quarta-feira, 9 de outubro de 2019

SPEECH

FINALMENTE LUCIDEZ!
A PONTE AÉREA RIO-SÃO PAULO OU SÃO PAULO-RIO NÃO EXISTE MAIS!

ATENÇÃO! Atualizado em 10 de outubro!

Por: Solange Galante

Mas, calma!!! Você não vai precisar ir de ônibus de lá pra cá, entre as duas metrópoles!




É que, depois de tantas reportagens na imprensa não especializada falando que a "Ponte Aérea fez 60 anos este ano", surgiu a excelente matéria da revista Flap Internacional deste mês (embora com data de capa Setembro de 2019), de autoria de Mário Sampaio, com o título "A ponte aérea não fez 60 anos" e esclarecendo que o "pool" chamado Ponte Aérea deixou de existir em 1999 (ufa!!!)

Eu sempre defendi a queda do termo "Ponte Aérea" por causa disso. E, além disso, participei de um dos últimos voos do final do "pool", então apenas entre Vasp e Transbrasil, que durou até 30 de abril de 1999, quando a Transbrasil saiu e ambas ficaram sozinhas com seus voos.

Eu tinha ido ao Rio num voo da Transbrasil no dia 27 de abril de 1999, no PP-TEH, para retornar pela Vasp em 29 de abril seguinte, no PP-SOU. Como a Vasp já sabia que passaria a voar sozinha na rota a partir de maio, presenteou os passageiros, no meu caso, eu retornando a São Paulo, com uma porta cartões de visitas em couro e, no serviço de bordo pudemos saborear um delicioso prato de massa (penne, com camarões graúdos, acreditem ou não!) Pena que eu estava sem câmera, na ocasião, mas foi um almoço delicioso. Para cativar clientes.

Portanto, hoje a rota mais famosa do Brasil é apenas... A rota mais famosa do Brasil, e ponto final. "Ponte Aérea" sugere "pool" , a exemplo do esforço aéreo entres EUA, França e do Reino Unido para suprir Berlim durante o controle soviético da capital alemã no final da década de 1940.

Quem sabe um dia a bobagem de ainda chamar a rota de "Ponte Aérea" deixe de acontecer...

ALIÁS....

Sendo assim, que tal comemorarmos não a Ponte Aérea, mas a ROTA São Paulo-Rio (ou vice versa) desde que a VASP a implantou em 30 de novembro de 1936 (após o início frustrado de 5 de agosto de 1936?


Nenhum comentário:

Postar um comentário