sexta-feira, 22 de junho de 2018

PÉROLAS VOADORAS!

NOSSA EXCLUSIVA E MUITO FOFA
COLEÇÃO DE PÉROLAS VOADORAS!!!


Uma edição especial com erros encontrados na revista
Aero Magazine!

A Pérola da imprensa especializada em abril (presume-se, já que não publicam o mês) de 2017

“A própria Embraer se tornou a empresa que é por causa de um avião capaz de pousar em regiões ermas – o Bandeirantes.” (1)

Todo mundo sabe que o avião que deu início à Embraer e é, até hoje, um de nossas orgulhos nacionais pelo impulso que deu à indústria aeronáutica brasileira chama-se "Bandeirante", no singular. Alguém pode perguntar "Que mal há se foi apenas um S a mais?" Respondo: a diferença entre o nome próprio Ruben e Rubens em um documento oficial.

Mais uma pérola dupla da mesma edição:

“A Abag organiza a principal feira de aviação de negócios da América Latina, a Labace (Latin America Business Aviation Conference and Exposition” (1)

O nome correto da Labace é Latin American Business Aviation Conferende and Exhibition. Ou seja: além de comer S, comem também N (não foi a primeira vez que fizeram isso), além da palavra errada no fim, em relação a uma feira que sempre acompanharam, inclusive editando um extinto jornalzinho oficial. Uma falta de cuidado na redação e na revisão.

E seguimos com a mesma edição, noutra reportagem:

“A gigante estatal Rostec, por meio de sua divisão de exportação, a Rosoboronextport, (...)” (1)

O nome correto é Rosoboronexport. A revista colocou um T a mais, no meio... Tá, "apenas" um T, mas que eu enxerguei! (aqui sobrou letra, incrível!!!)

* * * * * 

A Pérola da imprensa especializada em janeiro (presume-se, já que não publicam o mês) de 2018


“Novidades nas asas rotativas - O mercado de helicópteros também terá novidades nesta década. Em 2015, a Bell realizou o primeiro voo do 525 Rentless, um helicóptero médio destinado a operações offshore (...).” (1)

A Bell ainda não conhece esse modelo de helicóptero, já que o que ela lançou chama-se, na verdade Relentless (que significa em português "Implacável", mas que foi reduzido, pela revista "especializada" a "Sem aluguel", que é a tradução de "Rentless...)

Que feio!!!

(1) O destaque (negrito vermelho) foi incluído por mim


A seguir, "pérolas" da mesma revista já publicadas em Caixa Preta (vale a pena ler de novo!) 


A Pérola da imprensa especializada em setembro de 2006 (nessa época, citavam o mês...)

 

“(...) foi o único piloto a apresentar-se no Salão Aero Espacial do Brasil, feira internacional de aviação realizada em São José dos Campos, em 1972.”

O famoso Salão Aeroespacial de São José dos Campos ocorreu na verdade em setembro de 1973.


(Abaixo, da mesma edição):


“Alberto Bertelli faleceu aos 66 anos enquanto dormia em 09 de dezembro de 1980, na cidade de Rio Claro.”

A data oficial do falecimento de Alberto Bertelli é 08 de dezembro de 1980.”


* * * * * 


A Pérola da imprensa especializada em fevereiro de 2008 (nessa época, citavam o mês...)

“Fotolog interessante que traz algumas curiosidades e fotografias da aviação antiga no País, da época da visita dos zeppelins, Não deixe de ver a imagem tirada da cabine de comando de um velho Junker-52, em aproximação para pouso no Rio de Janeiro.”


Um erro bem comum de revistas sem um revisor que entenda de aviação: o nome correto é Junkers. Mesmo no singular.


* * * * *


A Pérola da imprensa especializada em março de 2008 (nessa época, citavam o mês...)

“Curiosamente, o primeiro operador do F-100 no Brasil foi a regional TABA (Transportes Aéreos da Bacia Amazônica), que voou com dois jatos no início dos anos 1990. Estes aviões (prefixos PT-MCN e PT-COM) foram devolvidos ao fabricante (...).”

Na verdade, a TABA recebeu seus dois Fokker 100 apenas em 1993 (respectivamente em 06/07 e 03/12), sendo que a TAM recebeu antes seus primeiros PT-MRA e PT-MRB (respectivamente em 28 e 29/09/1990). Também a matrícula (matrícula é o nome correto, não “prefixo”) correta do segundo F-100 da TABA é PT-MCO.

* * * * * 

A Pérola da imprensa especializada em fevereiro de 2009 (nessa época, citavam o mês...)


“A aeronave tinha sido despachada (...) com o sistema de reverso do motor direito inoperante e, no momento do pouso em Congonhas, não conseguiu desacelerar, saindo da pista principal (18/36) e chocando-se com um edifício do outro lado da avenida Washington Luís.”

As pistas em Congonhas ainda são 17/35...


* * * * * 


A Pérola da imprensa especializada em março de 2009 (nessa época, citavam o mês...)


“O Boeing perdeu quase sete metros da asa esquerda durante o choque e entrou em parafuso numa altitude irreversível.”


Aqui, referindo-se ao choque do Legacy contra o Boeing da Gol em 2006, o correto nesta legenda é “atitude e não “altitude” como aliás, está escrito correto no texto.


* * * * * 

A Pérola da imprensa especializada em setembro de 2009 (nessa época, citavam o mês...)


“Outro caso de turbulência ‘atípica’ em altitude, presumivelmente de ar claro, foi o do Airbus 320 da TAM, no dia 26 de maio, na altura de Ribeirão Preto, ao término do voo Miami-Guarulhos.”

Na verdade a aeronave foi um Airbus A330-200. A TAM nunca voou com o A320 nessa rota...

(Abaixo, da mesma edição):

“A cabine de comando, repleta de relógios e instrumentos de voo, também tinha espaço para o engenheiro aeronáutico.”


A cabine, no caso, era do Concorde e, é claro, estavam se referindo a engenheiro de voo, pois “engenheiro aeronáutico” geralmente não compõe tripulação...


* * * * * 

A Pérola da imprensa especializada em abril de 2010 (nessa época, citavam o mês...)


 “No ano em que a Força Aérea Chilena comemorou 200 anos de existência (...).”

Tá certo, a FACh é bem mais antiga que a FAB mas completou “só” 100 anos, ainda não chegou aos 200...”

* * * * * 

A Pérola da imprensa especializada em outubro de 2010 (nessa época, citavam o mês...)

“A NHT atua na região Sul, a Sol no interior paulista e no Oeste do Paraná(...)”

Na verdade, a Sol Linhas Aéreas, regional paranaense, nunca voou para o interior de São Paulo


* * * * *

A Pérola da imprensa especializada em fevereiro de 2011 (nessa época, citavam o mês...)

“Ainda não se sabe a causa do acidente e a caixa preta da aeronave também não foi encontrada.”


O acidente, no caso, foi com o Airbus A330 da Air France. Como há duas “caixas pretas” nos aviões, o FDR e o CVR, e nenhuma havia sido encontrada até então, o certo é que “as caixas pretas” não haviam sido encontradas.

* * * * * 

A Pérola da imprensa especializada em fevereiro de 2011 (nessa época, citavam o mês...)


“A Airbus pretende vender 400 unidades de seu cargueiro militar A400M nos próximos 20 anos no mundo todo. Países do Oriente Médio e do norte da África devem encomendar entre 50 e 100 aviões. Ele acredita que a Airbus pode tirar clientes dos concorrentes Lockheed Martin e Boeing, quando os contratos encerrarem. O executivo previu que a demanda global por aviões cargueiros militares será de cerca de 800 unidades nos próximos 30 anos e que a divisão militar da Airbus pretende ter metade desse mercado.”


Ele QUEM????????????????


* * * * *

A Pérola da imprensa especializada em novembro de 2011 (nessa época, citavam o mês...)

“Em 2004, quando (Tarcísio Gargioni) era executivo da Gol, começou a conquista de 22% do mercado com 22 aeronaves. (...) Hoje, a primeira companhia low-cost low-fare brasileira tem mais de 110 aviões e ostenta um market share de aproximadamente 35%.”


A Gol não foi a primeira empresa brasileira dentro do conceito low-cost low-fare. Antes dela veio a Nacional Transportes Aéreos, que começou a voar com um Boeing 737-400 matriculado PP-NAC em 26 de Dezembro de 2000 – a Gol começou a voar dias depois, em 15 de janeiro de 2001.


Mais pérolas da mesma revista, em breve! 

2 comentários:

  1. Parabéns Solange pelo alto nível e principalmente pela INDEPENDÊNCIA. O jornalismo profissional deve ser referência para esta nova geração que não conviveu e não sabe o desafio de se acompanhar o jornalismo de Turismo e Aviação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernando, grata por suas palavras e pela compreensão em relação ao meu trabalho. Abraços! ;)

      Excluir