ESPECIAL – dezembro de 2016
O VOO DA CHAPE
Sim:
eu também tenho que tratar desse assunto. Simplesmente porque envolve aviação.
Ou melhor, mais que isso, porque envolve práticas que há muito tempo já
deveriam ter sido expurgadas da aviação mundial.
O
primeiro mandamento da aviação deveria ser “Não tenha pressa!” Ué, mas aviação
não se baseia na velocidade, no ganho de tempo nos deslocamentos etc? Claro que
sim. Mas a segurança tem que vir em primeiro lugar.
NADA
justifica ficar dentro de uma nuvem e tentar se manter voando em regras de voo
visual. NADA justifica se arriscar em um aeroporto mal preparado para condições
de mau tempo, pousar sem balizamento noturno num breu total, esticar o voo na
base do “acho que dá”, só para citar alguns exemplos rotineiros.
Vejamos...
O
Avro RJ da empresa Lamia, modelo derivado do BAe 146 , tinha autonomia de 2.900
km. A empresa aérea pretendia transportar os ocupantes daquele fretamento entre
Santa Cruz de La Sierra e Medellín, com uma escala para reabastecimento em
Cobija, na fronteira da Bolívia com a Colômbia. Só que o voo regular entre
Guarulhos e La Paz, realizado pela empresa BOA atrasou, com isso, não seria
possível pousar em Cobija, que não opera à noite. Que pousassem em outro
aeroporto no trajeto, então. A opção seria La Paz. Mas, comentou-se durante a
cobertura da imprensa, lá as tarifas aeroportuárias eram mais caras. Então, “vamos
economizar”, devem ter pensado os pilotos – um deles, sócio da companhia.
O
plano de voo – sem qualquer escala prevista – foi interceptado pela funcionária
da Administração de Aeroportos e Serviços Auxiliares à Navegação
Aérea da Bolívia (Aasana) . Ela tinha, mais do
que autoridade para questionar a distância de voo sem escalas praticamente
semelhante à autonomia total do avião, autoridade para impedir aquele voo?
Provavelmente, sim. Mas desistiu de fazê-lo.
Autoconfiante,
o comandante decolou certo de que “vai dar”. “Tem que dar. Não temos plano B”
etc. Só que foi surpreendido pelo atraso
na aproximação de Medellín, onde entrou na fila. E foi nessa fila que a pane
seca se concretizou.
Comentou-se,
nas reportagens, que não era a primeira vez que a Lamia voava no limite. Sempre
dava certo, até chegar o dia em que... não daria mais. Por que não foi impedida
de continuar essa prática errada?
Por
sua vez, logo depois do acidente, jornais bolivianos publicaram a notícia de
que o comissário/técnico de voo sobrevivente alegou que só se salvara porque
“seguira os protocolos”, dobrando o corpo para a frente para a posição de
impacto etc etc etc. O quer ele próprio desmentiu dias depois, ao sair do
hospital e dar, só então, suas primeiras entrevistas. Aí se verifica as
reportagens sensacionalistas dos jornais bolivianos, que não agregam nada ao
público.
Nenhum
acidente, aéreo ou não, deixa de agregar algo às vidas que não se foram, e ao
público em geral. Vamos a algumas:
=
Avião não cai, é derrubado. A maioria dos acidentes aéreos é provocado por ação
humana. Arrisco-me a afirmar que em 100% dos casos. “100%? Como assim?” Porque
se quebra uma peça, ela foi fabricada por alguém ou não se atentou ao seu
limite de uso. Se a meteorologia for tão proeminente como fator de causa de um
acidente aéreo, é porque alguém não a respeitou e permitiu o voo em área e
momento de risco. E ainda tem os atentados terroristas, mísseis perdidos – como
no caso do 777 da Malaysia Airlines abatido em voo – isso sem contar a enorme
cadeira de pessoas envolvidas com um voo: além dos pilotos em si, os mecânicos,
os controladores de voo, os já citados fabricantes das peças etc. Portanto,
avião foi feito para não cair, para ter sua estabilidade dinâmica funcionando
etc
=
Fiscalização e burocracia são extremamente chatas mas reduzem o risco de que algo dê errado.Desde que a fiscalização e
a burocracia sejam honestas.
=
Aviação não admite achismos. “Acho que dá pra chegar” não existe. Pois sempre
pode haver imprevistos. Como ocorreu nesse voo também.
=
Pressa é inimiga da perfeição e amiga da fatalidade.Se não daria para ser em Cobija,
que fosse em La Paz ou em outra cidade próxima e com operação noturna. “Ah, mas
o custo seria mais alto” ? Toda aviação é uma atividade cara, isso tem que ser
previsto. “Mas o time tinha que chegar a tempo para descansar e treinar, na
concentração, antes de uma partida tão importante.” NADA justifica a pressa
quando as condições são desfavoráveis. Se o time ficasse cansado e perdesse a
primeira partida em Medellín, ainda teria tempo de se recuperar na segunda, em
Curitiba, uma semana depois. E se alguém cobrou chegarem o quanto antes, como
ocorreu em outros acidentes aéreo, aí , se o piloto amarelou e aceitou a pressa
do contratante, melhor mudar de profissão... antes do voo!
As
práticas nocivas são de âmbito mundial mas, é claro, existe uma diferença:
países que tratam sua aviação com mais seriedade, naturalmente, vão expurgando
essas práticas e tornando-as muito raras, e cada vez mais raras em sua área. Já
os países que tratam com menos seriedade sua aviação, acabam enfrentando
acidentes “bestas”, “inimagináveis”, “inadimissíveis” com maior frequência.
Infelizmente. E levando vítimas inocentes consigo.
E
como não é só na casa do vizinho que acontece o pior, todos somos vulneráveis,
que tal mudarmos nosso jeito de pensar e tornar o voo tão prazeiroso quanto
seguro, sempre?
*
* * * *
E MAIS JORNALISTAS SE
FORAM...
Não
havia só a Chapecoense e os tripulantes a bordo daquele voo fretado da Lamia.
Havia também jornalistas, de várias empresas. Tão logo eu soube disso, lembrei
de outro acidente que vitimara muitos colegas de profissão, este acidente no
Brasil. Vejam informações em: https://aviation-safety.net/database/record.php?id=19840628-1
Reza
a lenda que, devido a esse acidente, a TV Globo passou a rejeitar anúncios da
TAM. De fato, durante muitos anos não se via anúncio da companhia aérea na
famosa emissora. Via-se nas outras – na TV Globo, não. Verdade ou lenda, uma
dia a situação deve ter mudado pois começaram a aparecer os comerciais, já na
época dos primeiros Airbus A319, na empresa do Roberto Marinho.
********** ÍNDICE CAIXA PRETA **********
Como já é tradicional em nosso Blog, em dezembro, para
facilitar a consulta de nossos leitores, segue o índice dos links dos principais
artigos e reportagens publicados desde a primeira edição de Caixa Preta da
Solange no formato Blog (em ordem de data de publicação).
LISTA
DE PRINCIPAIS ARTIGOS E REPORTAGENS (PLANTÕES):
Mais oportunidades para ter relíquias da Vasp em casa e ajudar os
ex-funcionários:
Flagrante Caixa Preta: Os vazamentos no terminal 2 do Galeão (com
fotos):
Vendidas as primeiras cinco aeronaves da Vasp:
O A380, de volta a São Paulo:
Fotos do PP-SFI saindo de Congonhas rumo a Araraquara:
Vitória em ação contra desrespeito ao Direito Autoral:
ATR 72-600 da Passaredo:
Tenhamos paz em todos os 17 de julhos:
Novo leilão da Vasp agendado:
Leilões da Vasp suspensos:
Diálogos dos primeiros voos comerciais a decolar do e pousar no
Aeroporto de Guarulhos em 2013:
Sobre o retorno do Programa Espaço Livre-Aeroportos:
Lista das aeronaves em aeroportos da Rede Infraero cuja remoção já foi
autorizada, dentro do Programa Espaço Livre-Aeroportos:
Matéria sobre o EMB-121 Xingu:
Ainda o drama do Sierra Mike Alpha:
Resultado do leilão de aeronaves da Vasp:
Nenhum lance para os dois Boeing 727 que voavam pela Air Brasil:
Os primeiros aviões que operaram no Aeroporto de Guarulhos em 2014:
A Copa 'tá logo aí... e os aeroportos ainda são canteiros de obras:
Olha o puxadinhooooooooooooo!!! (Na Copa, aeroporto do Ceará poderá ter
terminal de lona):
É... a coisa tá ficando feia!!!!! (Revoltados com atraso, passageiros
forçam portas de emergência e "protestam" em asa de avião):
Vendidas em leilão hoje as últimas aeronaves da VASP:
Definido o destino dos três irmãos-arco-íris:
A novela do Sierra Mike Alpha:
Invasão em gru (aviões pichados etc):
Qual foi aquela revista de aviação que disse que a LABACE deste ano
seria no Campo de Marte, mesmo?...:
Propaganda enganosa da Tam:
Airports NO AR (nova revista):
Enquanto isso, em GRU (visita do MD-11 da KLM):
Curiosidades DOS PRÓXIMOS LEILÕES DA VASP:
A triste história sem fim do Sierra-Mike-Alpha:
Justa homenagem a uma das capas mais feias da história da revista (na
minha opinião):
Caso Sierra Mike Alpha - Resposta da Boeing:
MATÉRIA ESPECIAL: VOANDO DE
MD-11 FREIGHTER:
MATÉRIA ESPECIAL: A AVIAÇÃO SOBREVIVEU À COPA, INCLUSIVE A AVIAÇÃO
EXECUTIVA:
O que será do Sierra-Mike-Alpha???:
Invasão Azul em Congonhas:
Nosso blog foi finalista do 2o. Prêmio ABEAR !
Voo 3720 (previsão de Juscelino Luz que não se concretizou):
Denúncia (sobre furtos dos aviões em GRU):
E prossegue o pastelão dos aviões arrematados no Aeroporto de
Guarulhos...
Mais sobre o pastelão dos aviões no Aeroporto de Guarulhos...
ABRAPHE alerta para crise com licença dos pilotos de helicóptero:
Exclusivo: coisas estranhas que acontecem e nos lembram de como a
aviação participou do mensalão:
Afinal, por que caem os aviões?
Convite para o lançamento do meu livro;
Noite de autógrafos de "Nas Asas do Líder"
O avião "do Braga" na Austrália
Nota de falecimento (Roberto Pereira):
Show de imagens – portões abertos da Academia de Força Aérea
MATÉRIA ESPECIAL: A REVOLUÇÃO DA “BARRIGA”:
Denúncia (Sobre aviões da Beta depenados em Manaus):
Denúncias (documento da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação
Civil contra a TAM):
Feliz Natal? Não, Palhaçada!!!!!! (T-6 do Braga fantasiado):
Ameaça de bomba desvia Boeing 777 da TAM da rota
Acabou de chegar o novíssimo Boeing a350 da TAM!!!!!!!!!!!!!!!
O álbum da AA de Afonso Delagassa
O desaparecimento do A300 da Vasp em GRU
Os 80 anos de Congonhas – logo oficial
O avião “Disney” da TAM e sua
adesivagem
O primeiro Spotter Day em Congonhas
Perdemos Valquíria Bognar
O sucesso do primeiro Spotter Day em Congonhas
Comida de Food
Truck a bordo da Azul
Voos inaugural Viracopos-Lages da
Azul
MATÉRIA ESPECIAL: A AVIAÇÃO REGIONAL BRASILEIRA LUTA PARA
SOBREVIVER:
O lançamento do romance “A Ás”
A exposição com as fotos do Spotter
Day em Congonhas
Os vencedores do Concurso de Fotos do
Spotter Day no Blog
Transportando animais de estimação, por Afonso Delagassa
A nova pintura da MAP
O Antonov 225 volta ao Brasil
LISTA DAS EDIÇÕES MENSAIS DO BLOG, COM DESTAQUES:
Caixa Preta # 77:
Caixa Preta # 78 (destaque: fotos antigas do piloto italiano da Primeira
Guerra Aldo Bognetti):
Caixa Preta # 79 – Especial (destaque: duas reportagens sobre mulheres
aviadoras);
Caixa Preta # 80 (destaques: Homenagem a Ernesto Klotzel e Tributo a
dois guerreiros (A300 da Vasp picotados em Congonhas):
Caixa Preta # 81 (destaque: O DC-10 de Chicago):
Caixa Preta # 82:
Caixa Preta # 83 (destaque: especial Memorial 17 de Julho):
Caixa Preta # 84 (destaques: entrevista com Dr. Marlos do CNJ):
Caixa Preta # 85 (destaques); História do Airbus A300 e fotos dos Boeing
767 da Transbrasil em Brasília):
Caixa Preta # 86 (destaque: Histórias da saudosa Transbrasil):
Caixa Preta # 87 (destaques: homenagem ao Jornal da Tarde e ranking das
empresas aéreas nacionais e estrangeiras que pior atenderam a imprensa em
2012):
Caixa Preta # 88 (destaques: fotos da Lufthansa Cargo em Manaus e
fotos da visita da Escola
Superior de Guerra às instalações da área industrial da Varig no Aeroporto
Internacional do Rio de Janeiro em 1984):
Caixa Preta # 89 (destaques: Os Spotters brasileiros e a
dificuldade para terem lugar para praticar o hobby, e um voo
panorâmico por Manaus, pelas asas da Rico):
Caixa Preta # 90:
Caixa Preta # 91 (destaque: História do Learjet (1ª. parte)):
Caixa Preta # 92 (destaque: História do Learjet (2ª. parte)):
Caixa Preta # 93 (destaque: História do Learjet (última parte)):
Caixa Preta # 94 (destaque: lançamento do concurso de ilustrações e
reportagem sobre Asas de Socorro):
Caixa Preta # 95 (destaque: O drama do Sierra Mike Alpha):
Caixa Preta # 96 (destaque: Especial – LABACE 2013):
Caixa Preta # 97 (destaque: Sobre o leilão da Transbrasil):
Caixa Preta # 98 (destaque: Voando de MD-11 Freighter – Parte 1):
Caixa Preta # 99 (destaque: Voando de MD-11 Freighter – última parte):
Caixa Preta # 100 – Índice Parcial
Caixa Preta # 101 (destaque: destaque do último leilão da Vasp; as
plantas originais do 14 Bis)
Caixa Preta # 102 (destaque: matéria “90% de suor e 10 % de inspiração:
os voos”)
Caixa Preta # 103 (destaque: erros e curiosidades de filmes de aviação)
Caixa Preta # 104 (destaque: falta de sanduíches na Gol – editorial)
Caixa Preta # 105 (destaque: tenente da FAB voando na Cruzex 2013)
Caixa Preta # 106 (destaque: Histórias de Anac, o cocoruto do
Caravan...)
Caixa Preta # 107 (destaque: Revistas sem memória – editorial)
Caixa Preta # 108 (destaque: Cuspindo no prato em que comeu –
editorial sobre TAM e Airbus)
Caixa Preta # 109 (destaques: United breaks guitars and American
Airlines loses cat – editorial; o leilão dos livros de atas e de registro
de acionistas da Vasp)
Caixa Preta # 110 (destaque: Museu TAM resgata aeronave da vasp (mas não
resgatou...)
Caixa Preta # 111 (destaque: o Lado “B” das concessões – editorial;
Ricardo Sacco, vencedor do concurso de ilustrações)
Caixa Preta # 112 (destaque: Especial Transbrasil)
Caixa Preta # 113
(destaque: United breaks guitars, American Airlines loses cat and TAM
loses dog... – editorial)
Caixa Preta 114 (destaque: material; Um Urso com Asas; homenagem a
Erick Martinho)
Caixa
Preta 115 (destaque: O que eu tenho a ver com a TV Globo? – editorial;
Lembrando da Air Vias; Justiça absolve acusados pelo acidente da TAM que
deixou 199 mortos em Congonhas)
Caixa Preta 116 (destaque: GRU perde gato, perde cachorro e nativos
de Camarões sofrem no aeroporto!!! – editorial)
Caixa Preta 117 (destaque: Lista de perdidos (às vezes, achados) em
GRU Airport só cresce... – editorial)
Caixa Preta 118 (destaque: Infraero procura fazer as pazes com os
spotters – editorial)
Caixa Preta # 119 (destaque: Entrevista exclusiva – Heródoto Barbeiro, Jornalista (reprise de 2005);
Caixa Preta # 120 (destaque: 20 anos de jornalismo de aviação –
editorial)
Caixa Preta # 122 (destaque: matéria sobre o Aeroporto Santos Dumont da
revista Aero de setembro de 1974)
Caixa Preta # 123
(destaques: A despedida da American Airlines de Curitiba; editorial: fechamento
do Museu da TAM)
Caixa Preta # 124
(destaque: matéria sobre os Spotters da Aviação em Revista de 2010
Caixa Preta # 125
(destaques: Especial Congonhas 80 anos e matéria sobre Shirley Tyus publicada
na revista Woman Pilot em 1998)
Caixa Preta # 126 (destaques: Queijo,
salame e de leite liberados; entrevista com Laércio
Devegili, autor do famoso quadro da Transbrasil; Guaxinim, panda vermelho etc;
Spagat na Emirates; ;
Caixa Preta # 127 (destaques: Encontro
dos ex-funcionários e amigos da Vasp; trechos da matéria especial da Vasp de
1974)
Caixa Preta # 128 (destaque: matéria
da revista Elos (2002) sobre Teresa e Milton Parnes)
Caixa Preta # 129 (destaque: Aviation
Art na revista Sport Aviation em 1998)
Caixa Preta # 130 (destaque: Especial bastidores
da Labace 2016)
Caixa Preta # 131 (destaques: Ainda a
passarela de Congonhas; Encontro dos ex-funcionários e amigos da Transbrasil; O
perigo do Laser na aviação, trabalho de Weslei Tacani; Os patos no Galeão, por Vito
Cedrini; Sabotagem na Embraer; Nova seção: livros de aviação)
Caixa Preta # 132 (destaques: Premonição;
Lufthansa Cargo em Guarulhos; Criança de 6ª nos do Pará em GRU para ver
Antonov) http://caixapretadasolange.blogspot.com.br/2016/11/caixa-preta-132.html
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