E X C L U S I V O
COISAS ESTRANHAS QUE ACONTECEM E NOS LEMBRAM
DE COMO A AVIAÇÃO PARTICIPOU DO MENSALÃO
Recebemos
informação de fonte confiável de que a empresa aérea adquirida no ano passado
pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (conhecida como Correios),
devolveu a linha 10 da Rede Postal Noturna que cumpria, trecho Porto
Velho/Cuiabá/Brasília/Guarulhos/Brasília/Cuiabá/Porto Velho. Com isso, foi
aberta uma licitação para que outra empresa suprisse a rota, com preço de
referência de R$ 69.916.250,69 – valor que os Correios pagariam à empresa
contratada para a Linha 10. Entre as sete
empresas participantes de pregão, apenas três possuem o obrigatório Certificado
de Empresa de Transporte Aéreo (Certificado ETA) e aviões no Brasil,
as demais quatro, não, e nem tinham planos futuros de receber uma aeronave para
operar a rota – e é sabido que avião não se adquire como saco de feijão no
supermercado.
Aberto
o pregão eletrônico em 19 de fevereiro, as candidatas foram sendo
desclassificadas pela falta de atendimento às exigências do Edital,
descumprimento de normas etc. Primeiro, foram desclassificadas duas empresas
aéreas realmente homologadas no Brasil. Podemos perguntar: como empresas já
tradicionais no mercado desconhecem as regras do jogo? Depois, uma a uma,
outras quatro empresas foram desclassificadas. Todas davam lances entre R$ 69.777.777,77 – abaixo do preço
referencial do edital, que pode ou não cobrir os custos da operação – e R$
79.939.200,00 – acima –, exceto UMA das empresas, uma aérea de fato, que,
inclusive, já atende aos Correios. Seis foram desclassificadas, por não
baixarem os valores ofertados ou não estarem de acordo com as exigências. A que
sobrou, queria receber R$ 109 milhões – mais de 50% acima do valor de partida.
A empresa
tinha até às 16 h de 26 de fevereiro, segundo o site dos Correios, para baixar
o valor. Não baixou, então o leilão foi considerado fracassado, ninguém
arrematou a linha 10, por enquanto.
Por
que empresas que não possuem aviões nem ETA entram numa licitação da Rede
Postal Noturna, que o exige?
Fiquemos atentos. O
Mensalão começou assim: conforme relatório divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2005, houve
superfaturamento de mais de R$ 9 milhões na contratação de serviços de
transporte aéreo de cargas relativas às linhas A e C dos Correios e uma empresa aérea cargueira – que por isso e outros motivos
acabou sendo extinta – foi pivô no escândalo das fraudes e estopim para o
escândalo do Mensalão.
Solange, aquele problema do Memorial foi resolvido (ao menos espero). Passei por ele no sábado e ontem, domingo, e ele estava lindamente aceso. Parabéns.Espero que permaneça assim agora
ResponderExcluirOi, Raí, que bom! Também espero que continue lindo e traga muita paz para quem passar por lá, seja a que horas for!. Você deve ter visto no arquivo do Blog as fotos que fiz lá logo após a inauguração, à noite. Também lembro que especialmente no inverno é um excelente local para praticar spotting nos finais de tarde. Grata por participar aqui ativa e constantemente! Abraços!
ResponderExcluirEsperamos isso sim Solange, e lembro sim da sua matéria com as fotos. O local iluminado a noite fica bonito demais, e trás além de tudo segurança para quem passa por lá a pé nestes horários, além de que é uma homenagem à pessoas que não devem ser esquecidas. Mas lembrando que estava abandonado pelo visto, e que se não fosse por sua intervenção, continuaria no escuro.
ExcluirEstou todo dia de olho no blog aguardando novas matérias. Gostaria eu de trabalhar com jornalismo sobre aviação, já que o que mais gosto é escrever, e aviões. Até achei umas fotos minhas anteontem pequeno ao lado dos Vasp Mike-Papa e November-Lima.
Abraços