quarta-feira, 31 de julho de 2024

terça-feira, 30 de julho de 2024

NOTÍCIAS CAIXA PRETA

 VITÓRIA DA CULTURA!

                                        (Texto de responsabilidade da

assessoria de imprensa Egom PR Agency - íntegra)

 

Exposição Santos-Dumont - Pioneiros da Aviação marca reabertura do Museu Asas de Um Sonho, agora em Itu (SP)

 

Antigo Museu TAM fará parte do Centro Cultural Fábrica São Pedro. Espaço vai abrigar parte do acervo de mais de cem aeronaves históricas

 

São Paulo, julho de 2024 - O Museu Asas de um Sonho irá reabrir as portas, agora em Itu (a 94 km de SP) no próximo dia 10 de agosto, com a exposição “Santos-Dumont - Pioneiros da Aviação”. Na ocasião, será possível conferir a exposição inédita com réplica do 14-Bis e do Demoiselle, além dos históricos aviões São Paulo, desenvolvido por Dimitri de Lavaud, e o Blériot XI, de Louis Blériot. Também serão expostos itens pessoais do inventor brasileiro, como óculos, luvas e gorro, livro, negativos fotográficos, relógio e o icônico chapéu Panamá. A mostra está sendo organizada em parceria com a Fundação Santos-Dumont.

No futuro, o espaço vai abrigar parte do acervo de mais de cem aeronaves, todas históricas, entre elas o Lockheed Constellation e o Supermarine Spitfire, da 2ª Guerra Mundial, bem como os Fokker F-27 e F-100, que fizeram parte da frota da TAM.

O novo museu é uma iniciativa do empresário Marcos Amaro, que é artista plástico, e administra o FAMA, também em Itu, e é filho do comandante Rolim, que fundou a TAM e o museu junto de seu irmão, João Amaro. Marcos Amaro é também empreendedor na aviação, fundador da Amaro Aviation, empresa de compartilhamento de aeronaves, gerenciamento de frotas e táxi-aéreo. 

As aeronaves ficavam expostas no antigo Museu TAM, em São Carlos (SP). No entanto, o local está fechado há mais de dez anos. “Quero dar continuidade ao sonho de meu pai e meu tio, que montaram esse incrível acervo com muito esforço e ao longo de muitos anos”, comenta Marcos Amaro. O museu também contará com diversos objetos pessoais que pertenceram a Rolim e um espaço em homenagem a ele.

 

Serviço:

Museu Asas de Um Sonho

Exposição: Santos-Dumont - Pioneiros da Aviação

Abertura dia 10 de agosto, a partir das 14h

Endereço: Centro Cultural Fábrica São Pedro - Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Itu (SP).

Ingressos: a partir de R$ 10, com política de meia-entrada e gratuidades

 

Mais sobre o Centro Cultural - Fábrica São Pedro

O Centro Cultural Fábrica São Pedro é o espaço pertencente ao FAMA Museu, que oferece atividades culturais, museológicas e educativas temporárias aos visitantes a fim de ampliar a diversidade artística e fornecer novos conteúdos para que a arte seja cada vez mais difundida. Marcos Amaro, criador do FAMA Museu e curador, constantemente busca artistas para ocupar o espaço com suas expressões artísticas. Há a disponibilidade da área São Pedro Village para novas exposições e colaborações, podendo ser feita por meio dos canais oficiais. https://famamuseu.org.br/

 -----------------------------------

segunda-feira, 29 de julho de 2024

NOTÍCIAS CAIXA PRETA|

 NESTA SEMANA, ASSISTINDO AO PROGRAMA DO CANAL SOLANGE AIRWAYS, VOCÊ TERÁ A CHANCE DE IR À LABACE NA FAIXA!

Link direto para o episódio da próxima 4a. feira:

https://www.youtube.com/watch?v=PFozswxcGWg


 

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Plantão Caixa Preta

 EXCLUSIVO

 A AERONAVE IRREGULAR QUE TRANSITOU PELO ESPAÇO AÉREO BRASILEIRO SEM SER INCOMODADA...

 


... E CAIU NESTA SEMANA EM MATUPÁ, NO MATO GROSSO

(por Solange Galante)
 
O que você viu nesse vídeo de autoria não identificada mas enviado para mim por uma fonte que prefere não se identificar é o Learjet 35 de matrícula PP-ERR taxiando no Aeroporto Internacional de Brasília em setembro do ano passado. Ele estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) cancelado e recomendação de que nem mesmo seus motores fossem ligados.
 
O avião tem uma história curiosa. Vamos tentar resumi-la.
 

Conforme documentos a que tive acesso, em 26 de julho de 2021, portanto, há quase três anos, o Learjet, que pertencia ao Governo do Estado de Roraima, foi leiloado e o arrematante, a empresa T & T Administração e Participações LTDA o adquiriu.
 

Como pode-se ver pelo recorte acima, ela estava com o CVA (Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade), um documento obrigatório emitido pela ANAC e que tem como objetivo atestar as condições de aeronavegabilidade de uma aeronave, incluindo seus componentes e equipamentos, vencido em abril de 2010, gerando seu Certificado de Aeronavegabilidade (CA), também emitido pela ANAC. Para quem não sabe, o que vem a ser esse CA, afinal? Trata-se de um documento de porte obrigatório que comprova que a aeronave estava em condições de operar com segurança e cumpria os regulamentos da aviação civil brasileira, na data em que foi expedida.
 
Sem CVA não tem CA e este estava CANCELADO. Consta que o último voo do PP-ERR antes do leilão ocorreu naquele ano de 2010.
 
Testemunhas afirmam que o PP-ERR estava repleto de itens de "não conformidade", não havia documentos que pudessem atestar se estavam vencidas ou não as inspeções de célula, motores e componentes, e, não era recomendado dar a partida ou girar os motores, nem mesmo em "idle" o equivalente à marcha lenta.
 
Com isso, o PP-ERR continuava sendo oficialmente, nada mais, nada menos, que uma sucata, que se encontrava estacionado no aeroporto Juscelino Kubitschek, de Brasília.
 
Essa "sucata", entretanto, foi vendida, em janeiro de 2022, para o comprador que passaremos a denominar de "Cacatua", no lugar de seu nome verdadeiro. No documento de compra consta o hangar onde o Learjet se encontrava em Brasília.  
 
A fonte que nos passou informações e documentos afirma que "Cacatua" colocou a aeronave, que estava em seu nome, em garantia de um empréstimo e a pessoa que denominaremos aqui de "A" transferiu a aeronave que não lhe pertencia para um terceiro chamado aqui por mim de "Golias" mas em nome de uma mulher que denominaremos aqui de "Eme UM". "Cacatua" só descobriu isso quando foi desfazer o negócio com "A" e pegar de volta seu Learjet e acabou descobrindo que não lhe pertencia mais. Essa transferência não reconhecida por "Cacatua" teria ocorrido em 25 de março de 2022, quando a aeronave foi adquirida. 
 
Apenas quatro dias depois, em 29 de março de 2022, "Eme UM", que mora no interior de Minas Gerais, criou uma "vaquinha virtual" alegando ser mãe solteira, ter um filho autista com quem morava, e pedindo ajuda para conseguir pagar seu aluguel, água e luz.

"Cacatua" abriu um B.O. no dia 31 de agosto de 2022 e, na véspera, já havia feito a solicitação de cancelamento da transferência junto à ANAC, que foi recusada.
 
Em setembro de 2023, conforme o vídeo, o PP-ERR taxiou com o(s) motor(es) ligado(s) – apesar da recomendação de que não o fossem – e até foi escoltado por viatura (Follow Me ?) do aeroporto de Brasília para outro hangar lá localizado. Teria sofrido manutenção e partido, segundo a ANAC, em novembro de 2023, com uma "autorização especial de voo" até um aeródromo no Mato Grosso do Sul.  
 
Até o momento não foi localizada qualquer pessoa que tenha visto/atendido o Learjet no aeródromo designado como seu destino. Ao que parece, o PP-ERR, que foi visto em uma foto que circulou na internet sobre macacos pois estava sem as rodas, só reapareceu "oficialmente" quando, finalmente, se acidentou longe dali, em Matupá, no Mato Grosso, embora ainda esteja com o CA CANCELADO. Como ele foi parar lá, onde teria realizado alguns voos para treinamento de pilotos, e já em nome de outro proprietário/operador – que denominamos de "Eme DOIS" – ninguém esclareceu ainda.

Em 27/11/2023 "Eme UM" criou nova vaquinha virtual, reiterando que passa por dificuldades e precisa pagar aluguel, água, luz e cuidar do filho autista. 
 
Apesar de "possuir" TAMBÉM um Cessna 310.
 
 ============================================================


 



 
 
 
 
 

Plantão Caixa Preta

 Exclusivo

TOTAL LINHAS AÉREAS MIRA BOEING 767

 (por Solange Galante)

Os outros Boeing 737 informados recentemente ainda não chegaram e não se fala mais em ERJ 145 mas a empresa afirma ter assinado uma carta de intenção (Letter of Intent - LOI) para receber em novembro próximo este Boeing 767 sn 23143 para o transporte de cargas. Continuarei acompanhado!


 





 

quinta-feira, 25 de julho de 2024

NOTÍCIAS CAIXA PRETA

 

EU SEI QUE VOCÊ QUER SABER A RESPOSTA DO QUIZ DA 

DECOLAGEM CENTO E VINTE E SETE DO PROGRAMA VOO 123

DO CANAL

SOLANGE AIRWAYS! ROLE A PÁGINA E SAIBA, ENTÃO!




O Quiz da Decolagem CENTO E VINTE E SETE foi este:


E AQUI ESTÁ A RESPOSTA:
 




E qual foi o primeiro e-mail que chegou com a resposta correta?
 



Parabéns ao PATRICK!


Além do presente da Decolagem 123, como ele acertou no primeiro-mail enviado e também participou do Chat,  então ganha 7 + 7 pontos (pontuação especial para julho) para a atual fase do Hall da Fama: 

Laurence Melo............. = 86 pontos (chat + indicação de entrevistado: 7 + 8 pontos)
Patrick Krug..................= 76 pontos
Sérgio Cardoso.............= 66 pontos 
Marta Bognar................ = 16 pontos (indicou 2 entrevistados)
Carlos Monteiro............= 08 pontos (indicou entrevistado)
Paulo Abrances.............= 07 pontos (só chat: + 7 pontos)



Esta fase do Hall da Fama se encerra agora em julho !



Não assistiu à Live de quarta-feira? Não sabe qual era o  brinde/presente/prêmio? Não sabe como poderia participar? E, muito menos, nem sabe que em TODAS as Lives há/haverá brindes ou presentes? 



Assista, dê seu LIKE e se inscreva no canal!
Toda QUARTA-FEIRA às 18h30 (Brasília)

  https://www.youtube.com/c/SolangeAirways





quinta-feira, 18 de julho de 2024

NOTÍCIAS CAIXA PRETA

 

TÁ QUERENDO SABER A RESPOSTA DO QUIZ DA 

DECOLAGEM CENTO E VINTE E SEIS DO PROGRAMA VOO 123

DO CANAL

SOLANGE AIRWAYS ? ROLE A PÁGINA E SAIBA, ENTÃO!




O Quiz da Decolagem CENTO E VINTE E SEIS foram essas duas questões:
 
 
 
E AQUI ESTÃO AS RESPOSTAS :

 



E qual foi o primeiro e-mail que chegou com todas as respostas corretas?
 


Parabéns ao LAURENCE!


Além do presente da Decolagem 123, como ele acertou no terceiro-mail enviado e também participou do Chat,  então ganha 4 + 7 pontos (pontuação especial para julho) para a atual fase do Hall da Fama: 

Laurence Melo............. = 71 pontos
Sérgio Cardoso.............= 66 pontos (hoje, só chat: + 7 pontos)
Patrick Krug..................= 62 pontos (hoje, só chat: + 7 pontos)
Marta Bognar................ = 16 pontos (indicou 2 entrevistados)
Carlos Monteiro............ = 08 pontos (indicou entrevistado)


Esta fase do Hall da Fama se encerra agora em julho !



Não assistiu à Live de quarta-feira? Não sabe qual era o  brinde/presente/prêmio? Não sabe como poderia participar? E, muito menos, nem sabe que em TODAS as Lives há/haverá brindes ou presentes? 



Assista, dê seu LIKE e se inscreva no canal!
Toda QUARTA-FEIRA às 18h30 (Brasília)

  https://www.youtube.com/c/SolangeAirways





quinta-feira, 11 de julho de 2024

NOTÍCIAS CAIXA PRETA

 

TÁ AQUI A RESPOSTA DO QUIZ DA 

DECOLAGEM CENTO E VINTE E CINCO DO PROGRAMA VOO 123

DO CANAL

SOLANGE AIRWAYS !!!




O Quiz da Decolagem CENTO E VINTE E CINCO foram essas quatro questões:
 
 



 

E AQUI ESTÃO AS RESPOSTAS :
 





E qual foi o primeiro e-mail que chegou com todas as respostas corretas?
 


Parabéns ao PATRICK!


Além do presente da Decolagem 123, como ele acertou no primeiro-mail enviado e também participou do Chat,  então ganha 7 + 7 pontos (pontuação especial para julho) para a atual fase do Hall da Fama: 

Laurence Melo............. = 60 pontos (hoje, só chat: + 7 pontos)
Sérgio Cardoso.............= 59 pontos (hoje, só chat: + 7 pontos)
Patrick Krug..................= 55 pontos (+ 14 pontos)
Marta Bognar................ = 16 pontos (indicou 2 entrevistados)
Carlos Monteiro............ = 08 pontos (indicou entrevistado)


Esta fase do Hall da Fama se encerra agora em julho !



Não assistiu à Live de quarta-feira? Não sabe qual era o  brinde/presente/prêmio? Não sabe como poderia participar? E, muito menos, nem sabe que em TODAS as Lives há/haverá brindes ou presentes? 



Assista, dê seu LIKE e se inscreva no canal!
Toda QUARTA-FEIRA às 18h30 (Brasília)

  https://www.youtube.com/c/SolangeAirways





segunda-feira, 8 de julho de 2024

sexta-feira, 5 de julho de 2024

NOTÍCIAS CAIXA PRETA

 ANIMAIS TRANSPORTADOS COM TODO CARINHO, COMO TEM QUE SER

(texto e imagens fornecidos pela assessoria de imprensa da AZUL Linhas Aéreas)

Dois filhotes de onça parda resgatados pelo Instituto Chico Mendes são transportados pela Azul Linhas Aéreas de Itaituba até Belém do Pará  

  

Os animais perderam a mãe e não tinham chances se permanecessem na natureza 

São Paulo, 5 de julho de 2024 - No dia 24 de junho de 2024 a equipe da Polícia Militar de Miritituba, Distrito de Itaituba, no Pará, entrou em contato com o Instituto Chico Mendes (ICMBio) para apoiar no resgate de um filhote de onça que foi encontrado por trabalhadores de uma empresa portuária da região. O filhote era uma fêmea, que mais tarde foi batizada de Naurú que significa corajosa e guerreira em Tupi Guarani.  

Após o resgate do filhote, na volta para a base, a equipe foi informada que foi encontrado mais um filhote nas mesmas condições. A equipe retornou e resgatou o irmão, que ganhou o nome de Piatã que significa fortaleza em Tupi Guarani.  

Apesar de estarem em bom estado de saúde, a equipe decidiu realizar o resgate pois os irmãos tinham apenas dois meses de vida e teriam poucas chances de sobrevivência se permanecessem no local. Não há confirmação sobre o que aconteceu com a mãe, mas é possível que tenha sido caçada ou morrido após atropelamento.  

Como na região não havia nenhum Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) com condições de receber os animais, a equipe do ICMBio foi atrás de instituições que pudessem atender a demanda.  

O Centro Amazônico de Herpetologia, localizado em Benevides, cidade que fica 40 km de Belém e a mais de 1300 km de Itaituba, foi a instituição mais próxima encontrada. O centro possui um recinto de 70 metros quadrados onde os filhotes de onça-parda serão tratados até terem condições de serem reintroduzidos na natureza.  

A viagem de Itaituba até Benevides por estrada demoraria dois dias, o que seria muito estressante e arriscado para os animais, além da dificuldade para a equipe em ter que se deslocar e pernoitar no trajeto levando as duas onças.  

Assim, o Instituto Chico Mendes buscou o apoio da única companhia aérea que atua em Itaituba, a Azul Linhas Aéreas. O contato foi intermediado pela Embratur, agência brasileira de promoção do turismo do Brasil, que por meio do diálogo frequente que mantém com as companhias aéreas, prontamente acionou a equipe da Azul.   

Ao saber da situação, a Azul Cargo, uma das principais empresas de transporte de carga do país, prontamente se ofereceu para realizar o deslocamento dos animais. A equipe do Instituto Chico Mendes então providenciou todas as informações e documentação para que a missão pudesse ser realizada.  

O voo das onças aconteceu no dia 4 de julho, em uma aeronave Cessna Grand Caravan, da Azul Conecta, que levou a analista ambiental do Instituto Chico Mendes Greice Quele de Oliveira e a veterinária Leana Moraes. Leana trabalha na clínica veterinária Toca DiPets em Itaituba, que deu total apoio nos cuidados especiais com os felinos.  

Os animais viajaram dentro da cabine, em caixas de transporte de gatos. Segundo Greice, os animais ficaram um pouco estressados no começo da viagem, estranharam o barulho, mas depois ficaram tranquilos. “A sensação é de dever cumprido após esses nove dias cuidando desses dois felinos. O importante é que eles estão bem, brincando um com o outro, deu tudo certo” afirmou a analista. Os animais foram entregues ao Centro Amazônico de Herpetologia no começo da noite da quinta-feira, após uma viagem de duas horas de avião e mais um trecho rodoviário.  

“A Azul já participou do transporte de diferentes espécies de animais em extinção, como as ararinhas azuis e dos filhotes de peixe-boi, no ano passado. E para nós, é uma honra ser parte dessa iniciativa. Conseguimos assegurar segurança na operação e o menor nível de estresse possível para os animais. Estamos sempre à disposição do Instituto Chico Mendes e de outras instituições que tem como objetivo preservar a biodiversidade do Brasil, que é a nossa casa”, afirmou Izabel Reis, diretora da Azul Cargo.  

 


 

  

Gêmeas cuidando de gêmeos  

Um fato curioso no caso é o das veterinárias Leana e Leandra da clínica Toca DiPets de Itaituba. Elas apoiaram a equipe do ICMBio durante o período de espera entre o resgate e o transporte. Assim como Naurú e Piatã, elas são gêmeas.  

   

Sobre a espécie  

A onça-parda (puma concolor) quando filhote apresenta pelagem dourada com pintas pretas, muito semelhante às onças pintadas. A espécie ocorre desde o Canadá até a Patagônia e no Brasil há registros em todos os biomas.  

A onça parda também é conhecida como Suçuarana, onça-vermelha, bodeira e leão-baio.  

A espécie é considerada como “quase ameaçada”, conforme a avaliação do risco de extinção oficial. As informações sobre o estado de conservação dessa e de outras espécies da biodiversidade brasileira estão disponíveis na plataforma SALVE (salve.icmbio.gov.br).  

As principais ameaças à espécie são: supressão e fragmentação de habitat devido à expansão agropecuária, mineração e exploração de madeira para carvão, eliminação de indivíduos por caça, retaliação por predação de animais domésticos, queimadas (principalmente em canaviais) e atropelamentos.