domingo, 12 de maio de 2024

NÃO É BEM ASSIM

  

"... como falamos, como escrevemos,

como publicamos, como digitamos..."

Pérolas, deslizes e outros erros que

 acontecem por aí


(Em substituição ao "Pérolas Voadoras")

* * * * * 

Vamos aos destaques de hoje!!! Sempre com a intenção de observar e criticar construtivamente!!!


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Vocês lembram bem que o ano começou com um terrível acidente em Tóquio... Alguns jornalistas ainda acham que "Boeing" é sinônimo de "avião comercial grande a jato", de modo que até Airbus seria "Boeing"... Mas, sabemos que não é bem assim, inclusive, Airbus e Boeing são ferozes concorrentes na indústria aeronáutica...

Portanto... Tem quem errou...



... e teve quem corrigiu depois (mas o link denunciou o erro anterior... 
vide os destaques)





...E quiseram envolver a Boeing de todo jeito! 




Enquanto isso... após a "ejeção" de uma porta falsa do avião (Boeing 737 MAX) da Alaska Airlines...



... a imagem usada foi de um Embraer 175 (sim, pega mal!!!)

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MAIS BOEING "QUE NÃO É MAX" E NÃO TEM NADA A VER COM O ABACAXI...



Será que foi de novo algum estagiário que colocou uma linda foto de Boeing 707 da Varig numa matéria sobre os problemas do Boeing 737 MAX onde não se fala nem desse modelo antigo e nem da Varig?

Confira a matéria completa em:


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E ainda, mais recentemente (dia 8 de maio) problemas tão corriqueiros na operação de aviões comerciais em todo o mundo acabam recebendo enorme destaque quando o avião é... da BOEING!

Chamada para a notícia: (transcrição literal e na íntegra)
"Mais um incidente envolvendo a Boeing: avião de carga aterrissa sem abrir trem de pouso"

Narração que acompanhou a imagem (foto do vídeo, abaixo), na íntegra:

"Um avião de carga da Boeing fez um pouso de emergência em Istambul depois de uma falha no trem de pouso dianteiro. O modelo 767 decolou de Paris e se arrastou por metros na pista até parar. A tripulação saiu pela janela da cabine, felizmente, ninguém se feriu."


Ou seja: diferentemente de problemas recorrentes como no caso das baterias de lítio do Boeing 767 e portas encontradas com parafusos a menos em vários Boeing 737 MAX, no caso desse Boeing 767 tudo leva a crer tratar-se de um caso isolado que pode até ter sido falha da manutenção ou operação da própria empresa aérea (ou não) mas NÃO relacionada à fabricante em si. Situações muito diferentes mas creditadas de maneira semelhante.

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UFA! CHEGA DE TACAREM PEDRAS NA BOEING!

MAS

FALANDO EM TREM DE POUSO...


"Nova" TOTAL estreando avião com pane?
(Só que não... mas a falha não passou despercebida, é claro!)


(Ambas imagens: reprodução do Linkedin. 
Onde foi publicada a ilustração, que ainda não foi corrigida até nossa publicação)

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EM QUALQUER ACIDENTE AÉREO UM AVIÃO "CAI"?




Não necessariamente! Nesse caso, a aeronave já havia tocado ao solo. O que aconteceu foi uma saída de pista (excursão de pista ou runway excursion), portanto ela não "caiu", a não ser, é claro, caso tivesse se precipitado de um barranco, por exemplo, o que não foi o caso.

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SERÁ QUE FOI O ESTAGIÁRIO

QUE RESSUSCITOU A VASP NUM INCIDENTE DA UNITED?




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"EU SOU RESPONSÁVEL PELO QUE EU FALO, NÃO PELO QUE VOCÊ ENTENDE"

(SERÁ? SERÁ QUE VOCÊ SABE SE EXPRESSAR?)






Na verdade, o que aconteceu no texto e, principalmente no título, foi um "reforço" do nome da Embraer para atrair mais público para uma notícia pouco relevante para o público brasileiro, já que a nota da assessoria de imprensa da Air Serbia cita o modelo da aeronave envolvida mas não credita o acidente ao mesmo ou à fabricante (vide abaixo a nota original), como se sub-entende na manchete em português.




E...

NÃO, isso NÃO é uma interpretação pessoal minha, coisa apenas da minha cabeça, visto que um leitor compartilhou comigo o título e me perguntou antes mesmo de eu conhecer todo o conteúdo:


Esse é justamente o PERIGO de se ler apenas o título e, muitas vezes, até compartilhar imediatamente, após essa lida parcial, incompleta. Pior ainda quando se acredita na primeira leitura e não se busca outras fontes da notícia.

Outra observação importante: Grandes empresas como a Embraer têm serviço de clipagem. E o que é clipagem? Arquiva-se todas as notícias da imprensa em que aparece o nome dela ou referências a ela. E ter nessa coleção (com função corporativa) um conteúdo enviesado não é nada bom para quem escreveu...


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MAIS SENSACIONALISMO...

Uma tampa de tanque de combustível de um avião caiu sobre uma casa vizinha ao Aeroporto de Guarulhos (SP) e a reportagem da TV correu mostrar também os mais diversos acidentes ocorridos antes na região do mesmo aeroporto, como a trágica queda de um Boeing 707 da Transbrasil, em 1989, e outros. Muito mais graves e por fatores muito mais complexos.  Isso motivou minha postagem no Facebook e o comentário de um outro telespectador do mesmo telejornal, mais uma vez mostrando que a percepção não é só minha...



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Mande também sua colaboração!
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