segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

SPEECH

 E EU CONTINUO ENTRE OS 100 MAIS!

Por Solange Galante



Conforme se autodefine, o "Portal dos Jornalistas é um projeto da Jornalistas Editora dedicado a apresentar ao mercado editorial e da comunicação o perfil biográfico e a trajetória profissional dos jornalistas brasileiros e as notícias das redações – de pequena, média e grande imprensa; de jornais, revistas, rádio, televisão, internet e agências; de todo o Brasil."

Todo ano, nesta época, eles divulgam o ranking dos jornalistas mais premiados do ano anterior e, no acumulado de todos os anos desde que a pesquisa é realizada, os mais premiados de todos os tempos.

A lista de 2023 saiu há poucos dias e, como podem ver pelas fotos acima ou pode ser conferido diretamente pelo link informado mais adiante, eu estou ainda dentro dos 100 jornalistas mais premiados (homens e mulheres), considerando todas as áreas do jornalismo (econômico, político, automotivo, gastronômico, esportivo, de meio ambiente, de moda, de tecnologias, fotojornalismo etc etc etc) e desde que existem os prêmios considerados no ranking.

O último prêmio eu que ganhei foi o Prêmio ANAC 10 Anos: Acadêmico e Jornalístico 2016  que não foi considerado como pontuação neste ranking por ter sido realizado apenas uma vez, não pelo menos três vezes. Também não são considerados nesse levantamento do Portal dos Jornalistas segundos-lugares, menções honrosas e finalistas – sendo que eu também já estive nesses patamares.

Outro detalhe importante é o peso de alguns prêmios. Além do citado Prêmio da ANAC minhas vitórias foram majoritariamente no Prêmio Santos Dumont e também no Prêmio Abear.  A esses prêmios segmentados (no caso, sobre aviação) o Portal dá uma pontuação menor porque os prêmios mais relevantes no jornalismo brasileiro e internacional são, por exemplo, o internacional Latinoamericano de Jornalismo Investigativo, os nacionais e muito conhecidos prêmios Vladimir HerzogEssoEmbratel e outros, que premiam assuntos muito mais presentes no dia-a-dia e mais relacionados à saúde, segurança, economia e outros temas da sociedade como um todo. Ou seja: na prática, é preciso vários prêmios segmentados para competir em pontuação com apenas um prêmio Esso, por exemplo. E o Portal considerou, este ano, 183 diferentes premiações.

Esses reconhecimentos geram vários benefícios profissionais mas, é claro, o reconhecimento do leitor, do internauta, do ouvinte ou do telespectador, em feedbacks pelas redes sociais ou pessoalmente, é o que mais corrobora o trabalho de um jornalista, de qualquer área.

Lembro ser também muito importante manter a ética, evitar o sensacionalismo, e combater as notícias falsas, as famosas fake news, que só prejudicam a audiência e também as fontes legítimas.

Obs: em 2011, ano em que ganhei o último Prêmio Santos Dumont, cheguei a 19a. Jornalista mais premiada de todos os tempos pelo mesmo Portal. Eu até observei, e ainda observo, que dificilmente o Roberto Marinho me alcançará (ele está atualmente no lugar 483)...

Obs: Se considerarmos apenas os jornalistas da região Sudeste, estou entre os 40 +.


Confira toda a lista (ambas) e procure seus jornalistas preferidos! 

E acesse também o ranking de veículos (tem revista de aviação também!)



Nenhum comentário:

Postar um comentário