E X C L U S I V O
(por Solange Galante)
Na
noite de 24 de novembro último o voo 8750 da Azul, que havia partido cerca de
meia hora antes de Campinas/Viracopos precisou regressar ao aeroporto,
interrompendo seu trajeto rumo a Lisboa, em Portugal.
Devido à vigilância online proporcionada
por sites como o Flight Radar 24, alguns outros sites especularam o que poderia ter
motivado o regresso do Airbus A330neo (A330-941), até mesmo sugerindo que teria
ocorrido uma pane hidráulica ou do trem de pouso.
Mas uma fonte fidedigna que prefere se
manter anônima relatou com exclusividade para este Blog que, na verdade, o
PR-ANV teve perda quase simultânea de seus dois geradores do sistema elétrico.
Um deles desligou e não se conseguiu ressetá-lo. Enquanto se realizava o
procedimento de acionamento da APU (Auxiliary Power Unit), também o outro
gerador foi perdido e também não logrou êxito ressetá-lo. Dessa maneira, com energia fornecida apenas pela APU, a
tripulação optou por regressar a Viracopos, declarando emergência (Mayday
Mayday Mayday).
O widebody pousou com
segurança, embora com overweight (peso acima do máximo para
pouso), lembrando que o A330neo não possui equipamento para alijamento de
combustível. Não houve feridos, e os transtornos se resumiram ao inevitável atraso do voo daquela
noite para Lisboa, mas ressaltando que uma pane elétrica dupla é considerada
extremamente rara.
A aeronave já regressou à malha da Azul
Linhas Aéreas.
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Devido à vigilância online proporcionada
por sites como o Flight Radar 24, alguns outros sites especularam o que poderia ter
motivado o regresso do Airbus A330neo (A330-941), até mesmo sugerindo que teria
ocorrido uma pane hidráulica ou do trem de pouso.
Mas uma fonte fidedigna que prefere se
manter anônima relatou com exclusividade para este Blog que, na verdade, o
PR-ANV teve perda quase simultânea de seus dois geradores do sistema elétrico.
Um deles desligou e não se conseguiu ressetá-lo. Enquanto se realizava o
procedimento de acionamento da APU (Auxiliary Power Unit), também o outro
gerador foi perdido e também não logrou êxito ressetá-lo. Dessa maneira, com energia fornecida apenas pela APU, a
tripulação optou por regressar a Viracopos, declarando emergência (Mayday
Mayday Mayday).
O widebody pousou com segurança, embora com overweight (peso acima do máximo para pouso), lembrando que o A330neo não possui equipamento para alijamento de combustível. Não houve feridos, e os transtornos se resumiram ao inevitável atraso do voo daquela noite para Lisboa, mas ressaltando que uma pane elétrica dupla é considerada extremamente rara.
A aeronave já regressou à malha da Azul
Linhas Aéreas.
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