sábado, 25 de novembro de 2023

NÃO É BEM ASSIM

 

"... como falamos, como escrevemos,

como publicamos, como digitamos..."

Pérolas, deslizes e outros erros que

 acontecem por aí


(Em substituição ao "Pérolas Voadoras")

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Vamos aos destaques de hoje!!! Sempre com a intenção de observar e criticar construtivamente!!!


VAMOS COMEÇAR COM UMA COLABORAÇÃO?

Mesmo quem não curte tanto aviação já ouviu falar de um filme brasileiro de ação que está prestes a estrear no cinema. Falo de "O Sequestro do Voo 375", que fala do crime de 1988, quando um passageiro tentou direcionar um Boeing da VASP para jogá-lo sobre o presidente da República José Sarney (imagine o tamanho da revolta do cidadão...). O caso chega a ser comparado a um "quase" 11 de setembro brasileiro.

Um trailer do filme começou a ser exibido nas redes sociais e o fotógrafo Afonso Delagassa, tão logo assistiu, identificou vários erros, que podem ser percebidos por todos entusiastas com um mínimo de conhecimento sobre a aviação comercial brasileira da época – ou quase todos.

O vídeo promocional está neste do link abaixo. Teste seus conhecimentos sobre a aviação comercial brasileira e tente descobrir o que o Afonso observou:

https://www.youtube.com/watch?v=SaIkQ3RbIYY&t=9s


Analisarei os comentários do Afonso mais adiante. Vá pensando, enquanto isso... e lendo outros destaques desta coluna de hoje!


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EPA! O QUE ESSA CAPA DE REVISTA EM ALEMÃO

ESTÁ FAZENDO AQUI???


Ich erkläre... digo... eu explico!!!

"A família do ex-piloto Michael Schumacher está indignada e o motivo é essa revista alemã, que publicou uma entrevista fake com o ex-piloto da fórmula 1, tudo gerado por Inteligência Artificial. O problema é que a capa vende como se fosse uma entrevista verdadeira. Schumacher sofreu um acidente de esqui nos alpes franceses em 2013, bateu a cabeça e ficou em estado vegetativo. A família de Schumacher vai processar a revista." (Notícia do Jornal da Band - 20/04/23) 

Estou citando esse caso aqui, embora não esteja relacionado à aviação, porque é um exemplo bem claro do que alguns sites de aviação ou redes sociais dos mesmos publicam, da mesma maneira sensacionalista, dando a entender na capa ou abertura que há um fato que, depois, é desmentido no miolo, ou interior da notícia, só para que a notícia seja muito acessada (a partir da capa ou abertura falsa ou com informação duvidosa).

Muita gente acha que internet não tem ética e que tudo se pode fazer no mundo da rede



Convém observar que nem a Azul e nem animais desse grande porte são citados na matéria, publicada na base do Ctrl C + Ctrl V + Google Tradutor a partir de uma notícia internacional. Mas, quem vê essa montagem corre acessar, ler etc. E vê depois que não tem nada a ver com o que parecia. Só que a publicidade negativa para a companhia (assim como, no exemplo acima, publicidade negativa para a família do Schumacher), até mesmo sugerindo que voar pela mesma cia. seria perigoso, já aconteceu.

Algum tempo após essa publicação de fevereiro de 2021 enviei um email para a Azul Linhas Aéreas para perguntar se eu poderia usar esse exemplo no meu curso de aviação para jornalistas.


E o assessor de imprensa da Azul na época reconheceu que o site é sensacionalista. Como a revista acima que publicou uma entrevista de uma pessoa incapaz de falar feita apenas com ajuda de IA e cuja capa atraiu leitores com uma mentira.
É muito pior que o antigo Notícias Populares...


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ELES NÃO SÃO ASTRONAUTAS

(Fonte: Revista Flap Internacional n.456 , setembro de 2010)

O nome correto do Marcos da Powerpack, representante Sikorsky no Brasil, é Marcos Souza Dantas. E todo mundo sabe que Marcos Pontes foi o primeiro astronauta brasileiro.


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O COMPRIMENTO DO CBA 123 É...

(Fonte: Embraer.com)

Correção: O comprimento correto dessa aeronave, muito importante para o desenvolvimento de nossa indústria aeronáutica, é 18,46 m. 5,60 é a sua altura.

Fontes: 

https://www2.fab.mil.br/musal/index.php/aeronaves-em-exposicao/55-avioes/305-vector

https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer_CBA-123


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DE AVIÃO PARA EMBARCAÇÃO

"O primeiro ataque realizado a partir de um porta-aviões ocorreu em julho de 1918, quando sete embarcações Sopwith Camel partiram do HMS Furious e atacaram uma base alemã em Tondern.

(Fonte: revista Aero Magazine 282, novembro 2017)

Correção: O Sopwith Camel era um avião, não uma embarcação.

"Embarcação" é todo tipo de aparato capaz de navegar sobre ou abaixo da água (Fonte: Wikipedia); qualquer construção destinada a viajar sobre a água; barco (Fonte: https://www.meudicionario.org/) 

Ainda quer comprovação ?



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ALCANCE OU AUTONOMIA?

(Fonte: Armasnacionais.com)

Correção: Autonomia é medida em tempo de voo, enquanto que alcance, em distância de voo.


Ainda quer comprovação ?

"Tempo de voo ou Autonomia: Tempo total que a aeronave consegue

permanecer no ar com um tanque de combustível."

"Alcance: Distância total que um avião consegue percorrer com um

tanque de combustível."

(Fonte: Universidade de Brasília - UnB

Faculdade UnB Gama - FGA - Curso de Engenharia Aeroespacial

Análise teórica e experimental de desempenho de

uma aeronave de instrução

Autor: Arthur Pereira Teodoro

Orientadora: Polliana Cândida Oliveira Martins

Coorientador: William Reis Silva

Brasília, DF, 2022

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BRAGA NÃO FUNDOU

"(...) o FAB 1390, um Texan T-6 que foi pilotado em mais 400 missões por ninguém menos que o honorável coronel Arthur Braga, um dos fundadores da Esquadrilha da Fumaça, da qual foi líder por 17 anos."

(Fonte: revista Flap International 598, setembro 2022)

Correção: Sim, Braga foi líder da Esquadrilha da Fumaça por 17 anos mas não foi um de seus fundadores. Os primeiros instrutores que iniciaram as atividades do Grupo foram os oficiais instrutores Domenech, Fraga, Collomer, Martins da Rosa  e Cezar Rosa. O primeiro voo oficial ocorreu em 14 de maio de 1952, data considerada de nascimento da Esquadrilha. O tanque de óleo para produção da fumaça em voo foi instalado em 1953 e, logo em seguida, a população começou a chamar o Grupo de Esquadrilha da Fumaça. Antônio Arthur Braga só entrou para a Esquadrilha em 1959. Ele ficou na Esquadrilha por 17 anos mas foi líder da mesma por pouco menos de 12 anos. Todos esses detalhes constam do meu livro "Nas asas do Líder - Biografia Oficial do Coronel Braga"

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FOI UM ANO ANTES

"No dia 3 de julho de 2018, a companhia anunciou a venda da empresa para o Grupo Itapemirim, mas, em 14 de setembro do mesmo ano o negócio foi desfeito."

(Fonte: https://www.pilotos.org.br)

Correção: A venda foi anunciada em 3 de julho de 2017 e o negócio foi desfeito em 11 de setembro de 2017.

Ainda quer comprovação ?





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rapidinhas...

O LOCAL ONDE POUSAM AVIÕES COMERCIAIS É...


"AILERON" É...


(colaboração de Patrick Krug)


OLHE COMO É O SUPER TUCANO!



(colaboração de Patrick Krug;

COLABORE VOCÊ TAMBÉM!)


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O Sequestro do Voo 375

As observações com supostos erros no vídeo promocional apontados pelo colaborador Afonso Delagassa:


1) LOGO DA VASP NA CAUDA, FORA DO TAMANHO PADRÃO




Abaixo, imagem real do avião no dia do sequestro:




2) O COMANDANTE MURILO NÃO USAVA BIGODE.

MUITO MENOS NO DIA DO SEQUESTRO




Abaixo, imagem real do comandante naquele dia



3) ERA UM BOEING 737-300, NÃO UM 737-200



Abaixo, novamente, imagem real do avião no dia do sequestro:




4) e 5) A COLOCAÇÃO DA MATRÍCULA ("PREFIXO") SOBRE E SOB AS ASAS




Conforme pode-se ver abaixo, A Vasp sempre usou assim: a marca de nacionalidade PP em uma das asas e a matrícula individual do avião na outra asa (no caso da foto, SOT; no caso do sequestro, SNT). Tanto na parte superior quanto inferior da asa.  No filme, pelo menos nas imagens do trailer, a matrícula não aparece na parte inferior. (foto abaixo: Afonso Delagassa)




6) CABEÇOTES DE POLTRONAS COM O LOGO E NOME 

"VASP" NA VERTICAL.

Neste caso, embora o Afonso tenha apontado esse erro por nunca ter visto tais cabeçotes, e eu também, não é erro! A não ser que não existisse naquele voo específico, o que ainda não consegui descobrir.

Após consultar ex-funcionários da companhia aérea, alguns dos quais sendo categóricos de que não existiram, bem como outros afirmando que "Sim, existiram!" fui atrás...



... do Juliano, da Coleção Vasp, que foi quem alugou grande parte do material usado nas filmagens desse longa metragem! E ele me enviou uma foto que confirma que a Vasp usou sim cabeçotes nesse padrão!



Por outro lado, achei um erro no vídeo "React: O SEQUESTRO DO VOO 375 @StarDistributionBrasil | EP. 1167 do canal Aviões & Músicas

Nessa análise do trailer do filme, aos aproximadamente 4'46", Lito Sousa chama de "bilhete", ou seja, passagem aérea, o cartão de embarque da VASP usado no filme, conforme ele aparece na foto abaixo:



Falhas à parte, o filme tem sido bastante elogiado mesmo antes de estrear no cinema, por já ter sido exibido em canais pagos, e o recomendo especialmente a quem desconhecia esse caso. Só quem viveu sob a presidência do Sarney, como eu, pode entender o que é a revolta contra quem lança planos econômicos que praticamente nada tinham para dar certo...


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