domingo, 9 de abril de 2023

NÃO É BEM ASSIM



"... como falamos, como escrevemos,

como publicamos, como digitamos..."

Pérolas, deslizes e outros erros que

 acontecem por aí


(Em substituição ao "Pérolas Voadoras")

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Vamos aos destaques de hoje!!! Sempre com a intenção de observar e criticar construtivamente!!!


A HISTÓRIA DA B.A. NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM

Nem todo documento em .pdf publicado na internet está correto (e é aí que mora o perigo: pode servir de fonte só aparentemente fidedigna). Veja o que esta apresentação salva no site Slideplayer diz logo no início:


 A abertura da apresentação, com seu título, é esta:


 
Na verdade, conforme até expliquei recentemente no meu Canal no Youtube:

A atual British Airways surgiu em 1974 a partir da fusão das empresas BOAC (British Overseas Airways Corporation) e BEA (British European Airways). A BOAC, por sua vez, teve origem na fusão entre Imperial Airways e British Airways em 1940. Esta British Airways foi formada pela fusão entre as empresas United Airways, Hillman’s Airways e Spartan Airlines em 1935. Já a Imperial Airways foi o resultado da fusão entre as aéreas Instone Airline, Daimler Airway, Handley Page Transport Limited e British Marine Air Navigation Co Ltd. A Daimler Airway foi uma empresa criada em 1922 utilizando ativos da AT&T (Air Transport and Travel) que, em 1919, foi a empresa de origem da atual British Airways.


Quer mais uma comprovação? Veja a formação da Imperial Airways e da OUTRA British Airways que entraram na formação da BOAC. O resto está no parágrafo acima.



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A PRONÚNCIA ENGANOU O ESTAGIÁRIO

" A empresa também enfrentou diferentes fases econômicas: nos anos 50, a Lufthansa era "mais uma" entre diversas companhias aéreas estatais, como Air France-KLM (França/Holanda) e British Airways (Grã-Bretanha). A companhia passou pela crise do petróleo nos anos 70 – quando o preço do querosene comprometeu lucros de empresas de aviação ao redor do mundo – e teve de adequar suas finanças para sobreviver ao surgimento das companhias low fair, que oferecem serviços mais simples e passagens mais baratas." 

(Fonte: site www.dw.com)

Correção: Facilita muito, como prego, ter um conhecimento básico de aviação para escrever sobre aviação.  Daí imediatamente se compreende que o correto é low FARE, pois "fare" significa "tarifa" e, no caso, fala-se das companhias que são de baixo custo (low costs) e, pelo menos teoricamente, cobram menos pelas suas passagens aéreas. Já "fair" tem muitos outros significados que não cabem nesse contexto.

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A praga do Ctrl C + Ctrl V + Google Tradutor

...Que resulta NISSO:


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ACEITAR CORREÇÃO É HUMILDADE! (PARABÉNS!!!)




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NÃO É DA TAM






E somente corrigiram a informação errada...



... depois que a PRÓPRIA TAM RECLAMOU!

Bastava ter olhado ANTES no Registro Aeronáutico Brasileiro, mais conhecido como RAB:


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QUIZZZ !!!

O que tem de errado no trecho abaixo?

(Fonte: revista Aero Magazine/2022)

3 comentários:

  1. Muito bom! Adoro quando aparecem as pérolas. "Low fair" foi pesado... 😂
    O que tem de errado no texto do SU-27? Bem, não conheço a parte técnica, então se tem algum erro técnico aí, não sei. Mas erro de digitação, tem. Pelo menos de acordo com a Wikipedia, ali é 1977, e não 1997. Devem ter trocado os dígitos. Até porque um avião entrar em serviço 12 anos antes de voar pela primeira vez... 🤣🤣

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  2. Olá, Diego! Absolutamente certo! Provavelmente foi erro de digitação, não seria 1997 mas sim, 1977. Sabia que no jornalismo isso é chamado de "erro objetivo"? Agora, que as revistas de aviação já não têm mais revisores há um tempão, isso já sabemos... E nem precisa ser revisor de aviação! Apareça no Canal Solange Airways na quarta-feira! Abraços!

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  3. Pois é, fazer o quê... Não, não sabia.

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