quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

"NÃO É BEM ASSIM"

 

"... como falamos, como escrevemos,

como publicamos, como digitamos..."

Pérolas, deslizes e outros erros que acontecem por aí

(Em substituição ao "Pérolas Voadoras")

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(Fonte: jornal Rede TV News , 12 de setembro de 2020)

"No aeroporto de Maringá, ao Norte do Paraná, um monomotor, usado para aulas de instrução, fez um pouso de emergência após perder o trem de pouso durante o voo. O instrutor e o aluno não ficaram feridos."

(Fonte: portal G1/RPC Maringá, 12 de setembro de 2020)





É incrível como a imprensa não-especializada (na maioria das vezes, pois já vi isso inclusive com a especializada) transforma monomotor em bimotor e vice-versa com uma facilidade incrível e, agora, cria mais uma pane de que eu, pessoalmente, jamais ouvi falar: uma possível queda de trem de pouso em voo!!! Pois, nesse caso (e ninguém fez errata, diga-se de passagem) não era um monomotor, mas um Piper Seneca (PT-KDH) e "perder", nesse caso, é jargão aeronáutico para "não estar funcionando, não ter descido quando foi acionado". mas, o que o leitor, até mesmo um não leigo em aviação, pode imaginar, à primeira vista? Que o equipamento despencou e, até por sorte, ele pode descobrir depois, não atingiu ninguém em solo...

Para comprovar que foi realmente como EU imaginei e não como as notícias sugerem, liguei pro Aeroclube de Maringá, onde uma funcionária me (nos) tranquilizou: "Ele é um bimotor e ele realmente não 'perdeu' na forma de cair, ele realmente não acionou na hora da aterrissagem" resultando no pouso de barriga como mostrado pela foto

O PIOR é que na prática intensa e terrível de copiar notícias dos outros e publicar (raramente, aliás, com citação da FONTE) esses erros vão se perpetuando, perpetuando... Veja um exemplo aí embaixo:


Ou seja: não teve errata, os erros foram duplicados, triplicados etc, e o leitor menos atento, especialmente o leigo, cria uma imagem negativa da  aviação em sua cabeça.


Embora com esse Blog, precursor até de um curso que visa trazer esse tipo de conhecimento à imprensa, eu sofra ataques inclusive pessoais de quem não entende a necessidade desse tipo de alerta (não só em relação aos erros mas também ao sensacionalismo, que também mancha a  aviação), sei reconhecer também qualquer boa iniciativa, boa matéria, bons alertas de sites especializados ou não. Neste caso específico do Seneca que simplesmente pousou de barriga mas com seu trem de pouso ainda lá e inteiro, pois estava apenas recolhido, destaco o texto bem esclarecedor do site especializado Aeroin.net (link https://www.aeroin.net/cenipa-revela-aviao-perdeu-trem-pouso-maringa/) Só não comentou sobre o erro do "monomotor" presente na maioria dos textos sobre o mesmo caso.

No entanto, também a  aviação não-especializada mas séria e atenta sabe sim divulgar sem estardalhaço, sem sensacionalismo e selecionando as palavras para não cometer erros: "avião de pequeno porte" vale para mono e bimotor realmente pequeno e "o problema é que o avião desceu sem o trem de pouso" é muito melhor inteligível ao leitor que já viu vários casos semelhantes na imprensa e logo entende que "o trem de pouso não desceu", do que esse "perdeu"... (confira no link https://maringapost.com.br/sala3/2020/09/12/aviao-de-pequeno-porte-faz-pouso-de-emergencia-no-aeroporto-de-maringa/)


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QUIZ!!!


(Fonte: revista ASAS n.1, Junho/Julho 2001)




O que tem de errado nesse trecho de texto?

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Atenção! Os erros e acertos da imprensa especializada e não-especializada sobre aviação registrados neste Blog também fazem ou farão parte dos "Estudos de Casos" do primeiro Curso à distância (EAD) de Introdução à Aviação Civil para Jornalistas, Assessores de Imprensa, Fontes e Público em Geral já disponibilizado na internet . Conheça-o em https://www.etcead.com/info-jornalismo 

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