A PÉROLA DA TV GLOBO E OS ESCLARECIMENTOS DA FONTE
(Texto: Solange Galante)
O ex-piloto de Fórmula 1 e especialista em customização de motocicletas, Tasso Marques, por meio de sua empresa TMC, desenvolveu uma moto com motor de avião que venceu o campeonato mundial de customização nos Estados Unidos, em 2018. Chamada de TMC Dumont em homenagem ao Pai da Aviação, o belíssimo projeto mereceu reportagem do programa Auto Esporte em junho passado (reprise). Reportagem que, claro, mereceria fazer parte da minha modesta coleção de reportagens, comerciais, trechos de novelas e filmes sobre aviação, com mais de 760 DVDs e cerca de 200 VHSs.
(Fonte: tassomarques.com)
Contando a história do projeto, em dado instante a repórter narrou:
"O motor veio de um avião Continental da década de 50, muito usado em acrobacia."
Tá, a imagem exibida era de um avião Cessna monomotor, asa alta. Avião "Continental" não existe, mas motor Continental, sim. Eis a "pérola voadora" da TV Globo. Restava-me descobrir quais eram, avião e motor exatos. Para justificar esta publicação.
No site do próprio projeto consta: "...motor aeronáutico Rolls-Royce Continental V6 da década de 1960 com 300 cv de potência".
As imagens da reportagem negavam que fosse um motor com cilindros em "V". E... "Rolls-Royce Continental"? Como eu nunca disse que sei tudo, fui atrás de quem sabe mais que eu. No caso, um instrutor de voo com décadas de experiência em aviação geral e monomotores. Ele analisou as imagens e afirmou que era um motor "boxer" com cilindros contrapostos."Jamais V6". Mas ele ainda estranhava ser "Rolls-Royce Continental". O avião usado para ilustrar a matéria (que provavelmente era fiel ao modelo originário do motor usado) ele afirmou ser um Cessna 182.
Feitos esses primeiros esclarecimentos, fui atrás da assessoria de imprensa da empresa TMC, sendo muito bem atendida pelo assessor, que consultou o Tasso Marques que, segundo o assessor, disse que o avião "era um Cessna, provavelmente um modelo 182 na matéria do Auto Esporte. Complementou ainda que o motor utilizado na TMC Dumont tem várias nomenclaturas, e foi produzido sob licença pela Rolls Royce no Reino Unido, de 1947 a 1960, como Lycoming Continental C125."
"O Cessna ser um 182, coincide", segundo o instrutor de voo, "por ter motor com seis cilindros contrapostos". Mas, pela resposta que recebi, percebe-se que também a designação do motor na página da TMC estava incorreta (o modelo V6, que nunca existiu) o que, infelizmente, foi copiado por N sites especializados ou não em motociclismo, mas não em aviação. É quando o erro se propaga, e essa é a razão de ser dessas matérias sobre as "pérolas voadoras": esclarecer onde estão os erros para que não sejam copiados.
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