CONGONHAS QUER MUDAR DE ENDEREÇO!!!!
(E VOCÊ pode ajudar!!!!!!!!!!!)
Foto: Solange Galante
por Solange Galante
Mais de uma vez, aqui neste Blog, eu lamentei o risco de extinção dos historiadores de aviação. Após o falecimento de ícones como Carlos Dufriche, Germano Bernsmüller e Denir Lima de Camargo, entre outros, e embora não seja pra já essa extinção (felizmente) eu me preocupo sim com a nova geração de spotters e entusiastas, que quer fama imediata nas redes sociais, e não vai a fundo na história de companhias, aviões, aeroportos e pinturas de aeronaves. Os historiadores citados, por exemplo, fotografavam os aviões, em aeroportos, hangares, até quando estavam na rua, e depois iam atrás de detalhes de sua vida operacional e curiosidades (quando já não as tinham pesquisado). Cansei de ouvir belas histórias deles, algumas até desenvolvi em reportagens. Fotógrafos historiadores também adoram fotografar detalhes, por menores e mais ocultos que sejam.
Talvez, por nossas companhias atuais serem muito jovens, perto das anciãs Varig, Cruzeiro e Vasp do passado. Talvez pela menor variedade de tipos de aviões (antigamente havia muito mais quadrimotores e trijatos, atraindo muito mais os entusiastas, bem como várias grandes fabricantes). Talvez pela própria era digital, que impõe imediatismo, e, não raras vezes, depois de postadas e muito curtidas, as fotos são apagadas dos celulares.
Mas nós, saudosistas com sangue historiador, ainda resistimos e nos dedicamos a preservar o passado que os mais jovens não viram, ou só conheceram por fotos.
Foto: Solange Galante
Foto: Solange Galante
Esse foi o caso do projeto de Luís Guilherme Loffredo. Ele conhecia o aeroporto desde criança e tinha 14 anos quando viu o Congonhas de 1983 que reproduziu e, querendo revivê-lo, começou o desafio de montar uma maquete em escala 1/400 fiel àqueles tempos.
Ela foi totalmente construída em MFD e mede 3,15 m de comprimento.
Ela foi totalmente construída em MFD e mede 3,15 m de comprimento.
Fotos: Solange Galante
A pesquisa histórica ficou por conta do próprio Guilherme e a construção em si ficou a cargo do modelista Hugo Barros.
Apenas as maquetes (diecast) foram adquiridas prontas e, por serem de empresas que não existem mais, deve ter sido a parte mais cara, demorada e difícil do projeto, pois essas "aves" clássicas são normalmente muito disputadas por colecionadores.
Acompanhe, abaixo, o histórico do projeto com palavras do próprio Guilherme, com fotos do mesmo e de Gustavo Broglio:
Primeiros Passos
Foto: Guilherme Loffredo
Foto: Guilherme Loffredo
Foto: Guilherme Loffredo
Foto: Guilherme Loffredo
"A ideia de fazer uma maquete de Congonhas já me acompanhava há
anos, mas foi em 2014 que pude vislumbrar que seria possível. Em julho daquele ano eu estava em Santa Rita do
Passa Quatro e lá conheci o Hugo Barros, um artista de inegável talento. Apesar de
frequentar esta cidade há décadas, nunca o tinha visto.Trocamos algumas ideias e ele me disse que fazia, além de
diversos objetos em madeira, maquetes em escala. Eu já havia comprado algumas aeronaves na escala 1:400 e, após
a nossa conversa, fui atrás de outras que combinavam com o Projeto, ou seja:
aeronaves de companhias brasileiras dos anos 1980."
Escolha
do Ano para a Maquete Histórica
Foto: Guilherme Loffredo
Foto: Guilherme Loffredo
Foto: Guilherme Loffredo
"A escolha de 1983 foi pessoal, mas também por se tratar de
um ano em que a frota nacional de jatos passava por transformações e a operação
de wide-bodies estava intensa em Congonhas.
Havia a presença constante dos Airbus A300 da Cruzeiro, Vasp
e Varig, e ainda os 767-200 da TransBrasil. Mas todo este movimento seria
cessado em janeiro de 1985, com a inauguração do Aeroporto de Guarulhos e a transferência
da maioria dos voos para este aeroporto.
Portanto, retratar este momento era reviver todas as imagens
que tinha em minha mente deste período maravilhoso da Aviação Comercial Brasileira."
"Para realizar este projeto, juntei todas as fotos de meus
arquivos digitais, e ainda as que estavam em minha coleção da Revista Flap (tenho a revista desde agosto de 1980).
Infelizmente, eram poucas as fotos deste ano (1983) tiradas na
visão do pátio de aeronaves para os prédios de Embarque, Central e Desembarque.
Normalmente, estas são capturadas por passageiros embarcando ou desembarcado das
aeronaves, ou ainda por funcionários do aeroporto."
Fases do Projeto
Foto: Guilherme Loffredo
Foto: Guilherme Loffredo
Foto: Guilherme Loffredo
Foto: Guilherme Loffredo
Foto: Guilherme Loffredo
Foto: Guilherme Loffredo
Foto: Guilherme Loffredo
"a) Aquisição
das aeronaves da época em escala 1:400
b) Organização
das Imagens – Fotos, Revistas e Livros como: “No Ar – 60 anos do Aeroporto de
Congonhas - Infraero” e “Aeroporto de Congonhas – Terminal de Passageiros
– Letícia Bandeira de Mello”
c) Layout
– optamos por fazer a maquete englobando a cabeceira 17R, Pista 17R até a
segunda intersecção, e mais: Pátio de Aeronaves Pequenas e Médias, Pátio de
Aeronaves Wide-Body, Prédios Embarque (Ala Norte), Central, Desembarque(Ala Sul),
Estacionamento, Prédio das Autoridades e ainda Hangares Varig e Vasp
d) Dimensões da Maquete: 317 x 125cm
e) Pista
e Pátios das Aeronaves – Hugo fundamentou a base em compensado, pintura fiel
aos detalhes e posicionamento das bases dos prédios na maquete.
f) Iluminação
Fase I e Cobertura – Hugo realizou a iluminação da pista, da pista de táxi e a
cobertura em “grama” dos espaços.
g) Iluminação
Fase II (Cabeceira) e Estacionamento de Carros."
Foto: Guilherme Loffredo
Foto: Guilherme Loffredo
Colaboradores
"- Revista Flap Internacional: entrei em contato com a revista e
prontamente (como sempre) fui convidado a visitá-los. Fui recebido pelo Sr.
Spagat e Sr. Paulo Berger. Ambos gostaram muito do projeto e deram dicas
importantes. Após minha visita colocaram uma nota na página da Web da Revista:
- Letícia Bandeira – sempre
amável e solícita, ajudou muito com a certificação dos prédios.
- Solange Galante – colaborou com dicas
importantíssimas, inclusive a correção da identificação da cabeceira 17 para
16, pois esta mudança só ocorreria em novembro de 1984. Faremos a correção da repintura da indicação da cabeceira em
breve.
- Gianfranco Betting
– colaborou indiretamente com o seu acervo magnífico de fotos, pois muitas
delas eu havia guardado em meu PC. Aliás, acho que não só eu, mas como todo
aficionado por aviação, sempre foi presenteado por suas belíssimas imagens.
- INFRAERO – fui recebido
em Congonhas pela Sra. Camila Angelina Santos, Coordenadora de Comunicação
Institucional, que me ofereceu todas as dependências visitáveis do Aeroporto
para coleta de imagens. Esta visita foi extremante útil, pois possibilitou tirarmos
várias dúvidas que tínhamos de detalhes dos prédios e etc...
- Hugo Barros – além de executar a construção da Maquete,
colaborou com suas memórias que tinha do período em que morou próximo ao Aeroporto
em sua primeira infância.
- Hilton Mazur – responsável por boa parte da venda das
aeronaves em escala e incentivador importantíssimo deste projeto e de outros
que realizarei. O Hilton possui um Blog dedicado ao Colecionismo e um Grupo de
WhatsApp. Estes possibilitam aficionados, como eu, de adquirir peças raras. Há
inúmeros colaboradores neste grupo que, após tomarem conhecimento do projeto,
entraram “na viagem” e passaram a colaborar."
Conclusão: concluído!!!
"Sonho realizado e materializado! Vamos para o próximo:
Galeão 1983. Projeto em andamento!!!"
=======================================================
Pois é! O trabalho ficou belíssimo, como comprovei pessoalmente durante evento realizado em outubro passado, quando fiz as fotos acima.
Mas, agora, vamos ao que interessa: Congonhas 1983 está na sala do apartamento do Guilherme mas ele quer tirá-lo de lá! A intenção é deixá-lo permanentemente em exposição, para que todos possam apreciar o trabalho dele! Quem se interessa em expor Congonhas, torná-lo mais próximo de todos os entusiastas, crianças e, porque não, também de adultos saudosistas? Até agora, ele só foi exposto três vezes, nas edições 2018 e 2019 do Grupo de Plastimodelismo de Campinas (GPC), realizados na cidade de Valinhos, e no encontro de colecionadores e entusiastas de aviação realizado em São Paulo há pouco mais de um mês.
AJUDE NESSA CAMPANHA! Contate Guilherme pelo email guiloffredo@yahoo.com.br !
E compartilhe essa hastag: #Congonhas1983_Expo
---------------------------------------------------------------
A seguir, as belas fotos de Gustavo Broglio:
=======================================================================================================================================================================================================================================================================================
Muito bacana a reportagem e principalmente o reconhecimento do belíssimo trabalho que vc e o Hugo realizaram!
ResponderExcluir