sábado, 17 de agosto de 2019

SPEECH

MEU SPEECH SOBRE A LABACE 2019

(por Solange Galante, textos e fotos)
(Atualizado às 23h40)

Lamento. Você não lerá, aqui, uma reportagem sobre o que aconteceu na Labace 2019 no estilo da mídia tradicional, especializada ou não. Aquelas intermináveis análises de aeronaves, chover no molhado, lugar-comum, arroz-de-festa e por aí vai... Nem puxa-saquismo barato, da mídia que luta para se manter impressa em tempos digitais. Por isso que eu trouxe meu material coletado na última Labace para este Speech.

Eu frequentei TODAS as Labace, desde 2003. Na maioria delas, não só visitando, mas escrevendo sobre ela. Desde quando os estandes ficavam no centro de eventos do hotel Transamérica, na marginal Pinheiros, mas nós nos deslocávamos de vans ou ônibus para ver as então poucas aeronaves expostas em Congonhas. O congestionamento na Avenida dos Bandeirantes era brinde.

Durante quase uma década eu fui a responsável por 90% da parte editorial da Revista Labace Hoje, aquela distribuída por belas modelos à entrada do evento. Só me afastei da tarefa este ano, para me dedicar aos meus projetos pessoais. Mas tanto a revista citada quanto a maior e mais detalhada cobertura da Labace prosseguem em sua publicação original, agora com novos e mega competentes colaboradores. Para deixar no chinelo os concorrentes.

Nesses 16 anos vi ou soube praticamente de tudo quase em tempo real:
= da briga em que dois editores de revistas de aviação se engalfinharam no chão diante dos olhos de atônitos visitantes e expositores do estande da TAM Aviação Executiva; 
= do avião experimental proibido pela ANAC de cruzar o céu de São Paulo para participar da feira – enquanto que, ao lado do espaço vazio dele, o também experimental Falcon 8X fazia o maior sucesso no evento (literalmente, dois pesos e duas interpretações por parte da Agência);
= das discussões sobre qual revista de aviação poderia ou não ser distribuída na entrada ou dentro da feira mas fora de estande
= dos problemas de infra-estrutura de uma feira montada em instalações velhas antes usadas pela Vasp;
= de São Pedro jogando contra, mandando 30 graus no primeiro dia, com sol de sertão, e derrubando para 15 graus no segundo dia, quando os copos de água gelada foram substituídos, às pressas, por aqueles aquecedores de ambiente comumente vistos em calçadas de bares;
= das asas contra asas de aeronaves em Labaces compactas, onde mal se conseguia caminhar entre elas, quanto mais apreciá-las;
= do almoço self-service free das primeiras edições à sala de imprensa pelada da edição deste ano, onde mal havia cadeiras, mesinhas e tomadas (acho que funcionando);
= da cara de raiva dos representantes da Dassault diante de alunos de cursos de piloto fazendo algazarra na fila para visitar o Falcon 7X. Atitude totalmente indevida dos jovens que querem fazer parte do mundo da  aviação;
= dos furtos de equipamentos nos estandes – isso porque só se entra na Labace a convite ou pagando-se muito caro pelo ingresso!
= de quando apenas após o diretor geral ter desligado por completo a energia elétrica, à uma da manhã, o pessoal dos famosos happy-hours decidiu ir embora do aeroporto...
= de quando um editor de revista "de aviação" foi colocado para fora do evento por seguranças (mais de uma vez a mesma pessoa);
= da única Labace que foi cancelada devido aos então recentes ataques de uma facção criminosa a autoridades em São Paulo, gerando, portanto, muita insegurança aos visitantes;
= dos intermináveis alertas em algumas revistas "especializadas" de que "aquela" seria a última Labace em Congonhas... o que, vemos, não aconteceu. mas que, sabemos, está perto de acontecer, pelos sinais concretos de ocupação da área por empresa que não tem nada a ver com avião...
= etc etc etc

Calma! Vi também muitos lançamentos de aviões e helicópteros, inéditos na América Latina, atraindo inclusive celebridades do esporte, políticos e artistas, engrandecendo ainda mais a Labace! Negócios foram concretizados ou concluídos em plena feira (minoria, pois os contratos de compra e venda levam meses e podem já ter sido assinados antes, o que não tira o charme de serem anunciados dentro daqueles três dias) e o contato com equipamentos e serviços tão diferenciados e de várias faixas de preços é imperdível!

Enfim...!!! Desde quando ainda estava sob as asas da então parceira norte-americana NBAA  a Labace evoluiu muito e se tornou um dos eventos de negócios mais aguardados e prestigiados do ano na cidade de São Paulo. Um local de reencontro de representantes e profissionais de vários segmentos da aviação executiva para troca de cartões e de informações sobre produtos, serviços e tendências do setor.

O que não teve na Labace deste ano?

- As famosas sacolas com o logo da feira, antes patrocinadas pela Gulfstream e, mais recentemente, pela Icon. Mas isso privilegiou o uso das sacolas de outros expositores, afinal, todos querem expor suas marcas;
- A presença da Bombadier. A versão mais aceita para essa ausência foi que a empresa canadense quis fazer um evento próprio, particular, em outra área de Congonhas durante os mesmos dias de Labace, o que não pegou nada bem, então ela nem participou, e nem fez o evento paralelo;
- Chuva forte, goteiras,estandes inundados, reclamações em relação ao ar condicionado (muito frio ou sem funcionar).
- Carrinhos elétricos (desde o ano passado, com a mudança do leiaute da feira).
- Unanimidade sobre o novo leiaute da feira, completamente diferente das anteriores, com um labiríntico corredor atrás do estande da Gulfstream, enveredando pela praça de alimentação etc
- Os tais aquecedores de ambiente na área de exposição estática. Se esqueci de algo, me avisem.

Agora, alguns dos meus destaques da Labace 2019 estão a seguir!


Abertura da Labace 2019: nem todo mundo dá importância, mas estava, felizmente, bem concorrida!



   No mês do cinquentenário da Embraer, a presença do avião que deu origem a uma indústria multinacional.



Carinhosamente, o "Bandeco"!!!



Lamentavelmente, não estava aberto para visitação... Eu, por exemplo, nunca tive esse privilégio...



Lado a lado com o Praetor 500, 50 anos de Embraer.



O "Pequeno Samurai" HondaJet Elite: a atual estrela da Líder Aviação.



O design de gastronomia dos bufês dentro dos estandes fazem parte do espetáculo.



Fui muito bem servida pelo Sr. Adão em todos os estandes onde sua equipe atuava!



Ainda aguardamos ansiosamente pela vinda do Pilatus PC-24 que, embora constasse como presente este ano na Labace, segundo uma revista de aviação, só veio, mais uma vez, como maquete.



Para proteger a hélice e também a cabeça e braços dos mais distraídos...















Enquanto isso, na relação de expositores bem na entrada do evento...
(Você conhece esse expositor do estande 1016 ?)






    Réplica do Demoiselle: pela primeira vez a Labace...



...lembra do primeiro avião usado para voos executivos...



...no caso, por Alberto Santos Dumont!



Falcon 8X



Leonardo AW 169



Airbus ACH 145



Bell 505. De dia...



...e de noite...



Praetor 500 da Embraer, sempre cheia de novidades!



Você olha detalhes? Um dos tubos de pitô do Praetor 500



Requinte do Praetor 600...



... o novo jato super-médio da Embraer.



Velocidade de avião, versatilidade de helicóptero: esse poderá ser nosso futuro no céu.



Palestras da AMAB - Associação Brasileira das Mulheres Aviadoras do Brasil
(esta e próximas cinco fotos)








O novíssimo G600 da Gulfstream



Ubiratan Lago, responsável pelo handling sempre preciso da "frota Labace".




Pela primeira vez, a Dassault usou em seu leiaute apenas a marca Falcon,
que é sua divisão de aviação executiva.



Uma das mais tradicionais expositoras da Labace, mais uma vez presente,
foi a Líder Aviação, que completou 60 anos em 2018.




 Esta foto, e a seguinte, enquanto eu as produzia com uma câmera pequena, "de bolso", ouvi o segurança da Gulfstream gritando, em portunhol, que não podia, não podia, não podia etc. Até agora não entendi quais "segredos" poderiam ser revelados...





A TAM Aviação Executiva cercada por suas estrelas.



A Labace em Congonhas será sempre inesquecível pelo seu anoitecer.




Cessna Citation Longitude



"Feira"... é para se vender!!!

E aguardemos 2020, sobre o quando, onde e como da
Latin American Business Aviation Conference & Exhibition



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