AZUL APRIMORA, NA
UNIAZUL,
SEU TREINAMENTO DE
PILOTOS
PARA A FROTA AIRBUS
A320.
(texto: Solange Galante/assessoria da Airbus)
(fotos: Solange Galante, exceto onde
especificada outra autoria)
O dia 8 de
junho ficará marcado, em especial para a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, pela
inauguração do primeiro Centro de Treinamento da Airbus na América do Sul.
Localizado na UniAzul (Universidade da Azul), em Campinas (SP), do lado do
Aeroporto Internacional de Viracopos, e com a instalação de um simulador FFS de
Airbus A320, o Airbus Brazil Training Centre (ABTC) permitirá à gigante da
indústria aeronáutica aumentar sua estrutura
de treinamentos. É o segundo centro de treinamento da América Latina, se considerarmos
também o da Cidade do México.
A cerimônia foi presidida por Fabrice
Hamel, vice-presidente global dos centros de treinamentos e serviços aos
clientes da Airbus; Arturo Barreira, vice-presidente de vendas para América
Latina e Caribe; Antonoaldo Neves, presidente da Azul Linhas Aéreas, e contou ainda
com a presença do diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Ricardo
Bezerra. A data marca também o primeiro aniversário da decisão da Azul de
utilizar o “Training by Airbus” para oferecer treinamentos e cursos em
simuladores de voo para a família A320.
O acordo de 12 anos firmado pela Azul
com o “Training by Airbus” inclui mais de 70 mil horas de treino de voo, além
da já citada instalação de um simulador de voo completo para o A320 na UniAzul.
O ABTC agora conta com o pacote completo de equipamentos para o treinamento de
pilotos para aquele equipamento narrowbody,
incluindo um Airbus Pilot Trainer. Os pilotos da Azul vêm realizando os
treinamentos no ABTC desde novembro de 2016. Agora, com o simulador, a Azul
supre toda a demanda de seus pilotos nesse equipamento e ainda recebe pilotos
da Avianca Brasil, que também utiliza o A320.
“Estamos felizes em ver o
estabelecimento do Airbus Brazil Training Centre como referência para o
trabalho junto às autoridades da aviação e às maiores companhias aéreas em todo
o país. Ele será um centro de excelência para América do Sul”, afirmou Fabrice
Hamels.
A Airbus vem oferecendo treinamento
para a região primariamente por meio de sua base em Miami. Os centros no Brasil
e no México ajudarão a empresa a sustentar o crescimento de longo prazo dos
mercados em expansão, como o Brasil, especialmente diante das previsões do
Airbus Global Market Forecast, que indicam um crescimento anual de cinco por
cento na demanda por treinamentos na América Latina nos próximos 20 anos, com a
necessidade de treinamento de 80 mil novos pilotos e técnicos.
O simulador instalado na UniAzul tem
capacidade para treinar 600 pilotos ao ano. O investimento da Airbus foi de US$
7 milhões, mas seus v-p ressaltaram que o investimento em seres humanos é muito
mais valioso.
O “Training by Airbus” assegura um
início de operações sem dificuldades para as aeronaves e oferece suporte e
atendimento ao longo de toda a vida operacional da frota da Airbus. Ele também
oferece treinamentos localmente para seus clientes graças às soluções móveis e
os recursos de e-Training.
Com mais de mil aeronaves vendidas e um
backlog de cerca de 450, quase 650
aeronaves Airbus estão em operação em toda a América Latina e Caribe. Desde
1990, a Airbus tem recebido mais de 60 por cento de pedidos líquidos na região
e, nos últimos 10 anos, a Airbus triplicou sua frota em operação.
A Azul tem encomendados 63 aeronaves A320 até 2023.
NÃO
SÓ PILOTOS
A
Azul não treina somente pilotos na UniAzul. Comissários, mecânicos e até
agentes de aeroportos e de cargas passam por sua Universidade Corporativa. Em
maio, a companhia ampliou a oferta de cursos para os Tripulantes de solo que
trabalham nas áreas de Aeroportos e Cargas – a empresa, desde seu início, chama
de “Tripulantes” absolutamente todos os seus funcionários. Ela criou mockups simulando as áreas nos aeroportos para
atividades práticas na UniAzul para o treinamento exato de como é o dia a dia
das operações de atendimento nas modalidades Check-in e Terminal de
Cargas. A ideia surgiu da necessidade aprimorar as competências dos Tripulantes
na prática e permitir uma vivência da rotina e de diferentes situações
encontradas no atendimento ao Cliente, antes mesmo de assumirem seus postos na
linha de frente. O mockup de Aeroportos está sendo usado
inicialmente para a formação de novos agentes de Aeroportos, mas no futuro ele
também poderá ser aplicado em treinamentos específicos. Já a Azul Cargo Express
tem um espaço que representa um Terminal de Cargas. Ali, todos os procedimentos
podem ser praticados até chegarem à perfeição. (fotos abaixo, crédito "divulgação da
Azul").
Nenhum comentário:
Postar um comentário