sábado, 31 de maio de 2014

CAIXA PRETA # 105

31 de maio de 2014


SETE ANOS


Enfim, a Copa do Mundo Fifa 2014 – e ainda mais Fifa do que nunca – está aí. O Brasil teve sete anos para se preparar e... não se preparou! Agora não adianta ter estádios sub-capacitados, taxistas e mesmo policiais que não sabem dizer nem mesmo “bom dia” em inglês e nem chorar a falta de saúde e educação para o mesmo povo que irá, mal e mal, recepcionar os “gringos”.
Sete anos foi pouco? E se lembrarmos que o Brasil ficou muito, mais muito tempo “deitado em berço esplêndido” e dormindo, hibernando, ao invés de começar a ampliar sua infraestrutura aeroportuária há 10, 20 anos? E sem precisar esperar por uma Copa para lhe espetar o traseiro.
Já se sabia, bem antes de 2007, que não tínhamos aeroportos condizentes com o crescimento populacional e, especificamente, de viajantes. A Gol Linhas Aéreas surgiu em 2001, já facilitando o acesso aos “mais pobres” às viagens de avião, com suas promoções, parcelamentos e outras facilidades. Concorrentes como a TAM não puderam deixar de acompanhar esse ritmo, e a chegada de outras empresas como a Avianca e Azul ao mercado nacional, além de outras empresas estrangeiras chegando ao Brasil, vitaminou ainda mais essa tendência.
Correndo atrás do prejuízo, o Brasil colocou mãos à obra, e não imediatamente, em 2007, mas em 2008, 2009, 2010, 2011... Como resultado, a maioria de nossos aeroportos, mesmo os das cidades-sede para o torneio, só estarão parcialmente modernizados e readequados para os turistas domésticos e internacionais. E eu realmente temo que, depois da Copa, as obras restantes sejam empurradas com a barriga para 2015, 2016, 2017... 2020...


* * * * *

FELIZ DIA DO COMISSÁRIO E DA COMISSÁRIA DE VOO

O dia 31 de Maio é o Dia do Comissário de Voo, aquele profissional de quem só lembramos, de mau humor, quando nos pede para desligar o celular após o fechamento das portas do avião, ou quando nos entrega uma barrinha de cereal no lugar da aguardada refeição (de graça, de preferência) mas que já salvou centenas de vidas mundo afora, seja após um acidente ou durante um mal-estar a bordo.
Uma lembrança da Vasp em 1980, a seguir.





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CONCURSO DE ILUSTRAÇÕES


Voltamos a divulgar nosso Concurso. As fotos dos brindes estão na Caixa Preta # 94, de 30 de junho de 2013 (no ar em 01 de julho).
Convido meus leitores a me ajudar a escolher a cara de uma das principais companhias aéreas fictícias da história que compõe o romance de aviação que estou finalizando. Batizada como “Manche Negro”, ela utiliza basicamente equipamento Boeing 737-300 e suas cores são quentes: vermelho, laranja e amarelo. Vamos às regras:
1) Usar como base um Boeing 737-300 com as cores vermelho, laranja e amarelo sobre fundo branco e o nome Manche Negro, criando também uma logomarca a ser estampada na fuselagem e/ou cauda;
2) Criar a pintura sobre desenho ou foto da aeronave de perfil, ambos os lados;
3) Evitar usar esquema visual de companhia aérea já existente (real);
4) Enviar o desenho somente por e-mail para remigedeaguia@bol.com.br com o titulo (assunto da mensagem) “Manche Negro”;
5) Acrescentar seu(s) telefone (s) e nome completo ao e-mail.
6) Utilize a técnica que quiser para desenhar/pintar a ilustração;
7) Caso use como base uma foto real de Boeing 737-300 (foto retocada) envie uma declaração de que a foto de base é de sua autoria, com seus dados completos (nome, idade, endereço e dados da foto: onde foi tirada, data, câmera), para o caso de contestação por parte de outra pessoa.
Justamente para o caso de contestação de foto quanto ao uso de foto original ou utilização de imagem de propriedade de outra pessoa ou de companhia aérea real, todos os trabalho recebidos serão publicados neste Blog para que demais leitores ajudem na fiscalização dos mesmos.
A escolha dos melhores trabalhos se dará por etapas, a meu critério pessoal, e será divulgada à medida que alguns trabalhos forem sendo preferidos, até restar apenas dois, quando estes sim serão escolhidos pelos leitores do Blog por meio de seus comentários postados unicamente no próprio Blog Caixa Preta da Solange.
Agora, os incentivos.
As fotos a seguir são de brindes que serão doados ao vencedor final, com envio gratuito pelo Correio (modalidade PAC) ao endereço do vencedor, conforme relação a seguir:
Livro “Luftwafe over America” (Manfred Grihel), 256 páginas, em inglês
Um caderno-agenda Safran Turbomeca
Um caderno-agenda Embraer
Uma agendinha da Gol Linhas Aéreas
Uma caneta esferográfica azul Embraer
Um chaveiro em metal Embraer Ipanemão
Uma camisa AgustaWestland AW 169, tamanho G
Uma camisa 10 Anos Expo Aero Brasil tamanho GG
Haverá ainda a possibilidade da ilustração ser utilizada futuramente como capa do livro.
Todos os objetos são novos, sem uso.
Restam dúvidas? Escreva-me!

VOCÊ JÁ PODE VOTAR NO SEU PREFERIDO!
Mande-nos um e-mail (para remigedeaguia@bol.com.br) dizendo qual sua ilustração predileta, dessas candidatas a seguir:

OPÇÃO 1:




OPÇÕES 2 E 3:




OPÇÕES 4 E 5:




OPÇÃO 6:






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“NOSSAS PRINCIPAIS SEÇÕES”
DEU N@ INTERNET
(Fonte; Folha de S. Paulo
SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014)

Passageiro bêbado faz piloto disparar alerta de sequestro
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um avião da companhia aérea australiana Virgin disparou o alerta de sequestro por conta do comportamento de um passageiro embriagado ao realizar um pouso em Bali, na Indonésia, ontem.

Os problemas no voo, que seguia de Brisbane (Austrália) rumo a Bali, começaram quando o passageiro Matt Christopher, cidadão australiano, começou a esmurrar a porta da cabine do piloto, pedindo para entrar.

Ele acabou dominado pelos tripulantes, algemado e mantido em um assento no fundo da aeronave, até o pouso.

O alerta de possível sequestro foi feito cerca de uma hora antes da aterrissagem. Ninguém se feriu. 

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CAIXA PRETA DE CAMÕES

“Ada Rogato recebe a 1a Licensa feminina como piloto e planador...”
(fonte: Revista “2”, especializada (em aviação), junho de 2013)

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CAIXA PRETA DE SHAKESPEARE

Por que não em inglês também quando, aparentemente, o erro é “só” de digitação?
“RAAS (Runway Awarreness Adivisore System): fornece informações de áudio, para facilitar a operação no solo, sobre pistas, distância cabeceira e assim por diante.”
(fonte: Revista “2”, especializada (em aviação), outubro de 2013)

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NOSSA NADA MODESTA COLEÇÃO DE PÉROLAS VOADORAS

(Erros da imprensa que capturamos por aí. Vamos contar somente os pecados, e não os pecadores, ta bom? – Sorte de vocês!!! hahaha)


A Pérola da imprensa especializada em junho de 2013 (talvez...) (revista 02)

“... e voos oferecidos pelas três maiores companhias aéreas da região (Etihad, Emirates e Catar)...”

Olha, o nome correto da empresa aérea é QATAR, com Q mesmo, e juro que não está errado, tá?



A Pérola da imprensa especializada em outubro de 2013 (parece que é esse mês sim...) (revista 02)

“...haverá outro desafio a vencer. A própria privatização da companhia aérea estatal Tap Air Portugal.”
“O próprio lounge (sala vip) da Tap Air Portugal...”
“...pelo menos no Terminal 1, utilizado pela Tap Air Portugal...”

Não adianta inventar: o nome fantasia da companhia aérea de Portugal é simplesmente TAP Portugal, não tem mais o “Air”. Pelo estatuto (disponível no link http://new.flytap.com/prjdir/flytap/mediaRep/editors/Contentimages/INSTITUTIONAL/PDF/TAP/Our%20Company/Info_institucional/estatutos_tap/Estatutos_TAP_SGPS.pdf) o nome oficial é Transportes Aéreos Portugueses. A empresa alterou sua designação comercial para TAP Air Portugal, em 1979. Já no seu aniversário de 60 anos, passou a se chamar simplesmente TAP Portugal, mudando também a apresentação visual de suas aeronaves.
Como se diz por aí, errar é humano, mas persistir no erro é tolice, mas pode também ser burrice etc, já que não é a primeira vez que detectamos esse erro.



A Pérola da imprensa especializada em abril de 2014 (parece que sim...) (revista 02)

“...a Lufthansa promoveu a estréia do Boeing 747-8 Intercontinental na América do Sul (...) avião mais longo em atividade no mundo, com 73,30 m de comprimento.”

Digamos que o comprimento seja mesmo 73,3 m. neste caso seriam mais longos que ele o irmão Boeing 777-300 (73,9 m), seguido do Airbus A340-600 (75,36 m), o Lockheed C5 Galaxy (a revista fala “avião”, não avião “comercial” ou “civil”), com 75,53 m e o Antonov An-225, com 84 m, Seria, então, o 5o mais longo.
No entanto, o comprimento CORRETO do novo descendente da família 747 é 76,4 m. Ainda assim, ele é o “segundo avião mais longo em atividade no mundo”, já que perde em quase 8 m para o An 225. Melhor a revista ter escrito “primeiro avião comercial mais longo em atividade no mundo”. Será que essa revista é especializada mesmo???


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VALE A PENA LER DE NOVO

CAIXA PRETA  nos 28/2001 e 29/2002

“DE PRIMEIRO MUNDO”


No Brasil, lamentavelmente, ocorrem também coisas que apenas víamos pela TV, em noticiários internacionais, como por exemplo:

Aeromoça ameaça queimar-se para receber salário
O protesto da comissária de bordo e funcionária da Transbrasil, Maria Rita de Cássia Trevisan, de 45 anos, em frente à empresa, atrás do Aeroporto de Congonhas, chamou a atenção de quem passava. O objetivo era pressionar a Transbrasil a pagar os salários atrasados desde julho do ano passado. Maria Rita amarrou-se na grade do portão principal da empresa e, com um vasilhame na mão – que ela afirmava conter álcool –, ameaçou colocar fogo em seu corpo caso não recebesse todo o dinheiro. Depois de uma hora de protesto, Maria Rita foi atendida por bombeiros, assistentes sociais e psicólogos, além de um médico da empresa. A companhia informou que a comissária de bordo, que está na empresa há 20 anos, está de licença médica e enfrenta problemas pessoais. A Transbrasil passa por dificuldades financeiras e está sem voar desde o dia 3 de dezembro.  
Segundo a Transbrasil, o salário da comissária não será pago enquanto a companhia não arranjar recursos para saldar a dívida que possui com os outros 1.200 funcionários. Todos estão sem receber o salário integral desde o ano passado. Com dívidas calculadas em R$ 1 bilhão, a Transbrasil está sem voar desde 3 de dezembro. Desde então, procura investidores dispostos a levantar a empresa. Sem presidente desde o dia 4 de fevereiro, a companhia tenta transferir seu controle para a Fundação Transbrasil. Mas a operação está sendo barrada pelo Ministério Público, que considera ilegal a doação de uma empresa com um passivo tão alto para uma fundação.
(Fontes: Agência Estado e Folha On Line)


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DIRETAMENTE DOS NOSSOS “ARCHIVOS”

 

(Fonte: Revista Flap Internacional no 101, março de 1980)

 

(Fonte: Revista Flap Internacional no 103, maio/junho de 1980)




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– “PENSAR PARA VOAR” –


(PENSAMENTOS E FRASES RELACIONADOS À AVIAÇÃO) 

“Em busca do ótimo não se faz o bom.”

 (Rolim Amaro, 2o mandamento da TAM)

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CAIXA COR DE ROSA

Espaço dedicado às mulheres da aviação. Comissárias de voo, pilotos, esportistas de todas categorias, mecânicas: este espaço é SEU para publicar o que quiser, desde denúncias até humor, crônicas, contos etc. Participe! Vamos mostrar como são os sentimentos das mulheres em relação à Aviação!
Neste mês, a experiência de um RP a bordo de um Super Tucano durante a última Cruzex!


O sonho de voar em uma máquina de guerra

 


Momentos antes do voo, tensão e alegria acompanham a guerreira.
Como é voar em um avião durante a CRUZEX?! A pergunta é realizada diariamente por jornalistas, fotógrafos, fãs de aviação e todos aqueles que se impressionam com as aeronaves de combate.
Para responder a esta pergunta, colocamos a bordo de um avião A-29 Super Tucano uma Oficial da FAB que nunca antes havia sequer sentado na cabine de uma aeronave de combate. A Tenente Talita Lopes é profissional de Relações Públicas e conta abaixo como foi a emoção de participar de um voo na CRUZEX Flight 2013. Agora quem assume o comando deste post do Força Aérea Blog é a nossa tenente. Vamos acompanhar agora o depoimento dela?


Autora: Tenente Talita Lopes
Foi um misto de emoção, adrenalina, medo, expectativa e ansiedade passaram a conviver comigo, quando recebi a missão de voar pela primeira vez neste caça e relatar toda a experiência. Nunca pensei que poderia algum dia realizar este sonho de voar em uma máquina de guerra!

Super Tucano A-29
“O primeiro passo foi receber as orientações de segurança (são muuuitas!) e experimentar os equipamentos (capacete e máscara, anti-G, colete salva-vidas, bota especial com biqueira de aço), além do macacão de voo, claro, utilizado pelos pilotos da FAB! Só de começar a experimentar os equipamentos, que devem estar perfeitamente ajustados ao corpo, sinto um friozinho na barriga. São muitos cuidados, muitos bizus, tudo pela segurança de voo! Tudo também para zelar pela integridade dos tripulantes, pois caso haja algum mal-estar, a missão poderá ser abortada.


A bota com biqueira de aço garante a integridade física do tripulante no caso de uma ejeção

O colete salva-vidas é inflado em contato com a água. Caso haja uma ejeção e a queda aconteça na água, a segurança do combatente está garantida.
O segundo passo foi o briefing na aeronave. O avião escolhido foi um biplace, que permite levar mais um tripulante, além do piloto. São muitos botões, mas eu só estava autorizada acionar dois deles: o de voz, que permite a comunicação com o piloto sentado no posto da frente, e o de oxigênio, ligado diretamente na máscara de voo. Ah, tem o acionamento do assento ejetável, sobre o qual também recebemos orientações para utilizar no caso de uma necessidade. Mas felizmente não foi preciso nem chegar perto dele!

Para que o voo seja tranquilo, é preciso estar familiarizado com o capacete e a máscara de oxigênio.
Tripulante “brifada”, começa a aventura! Antes de decolar, o piloto passa algumas orientações sobre a missão (o voo propriamente dito), como tempo da viagem, manobras a serem feitas e as aeronaves componentes da esquadrilha (sim, o voo é com mais três A-29!!!). O coração começa a bater mais forte!

Voo em esquadrilha na Cruzex Flight 2013
Vamos decolar com câmera fotográfica na mão para registrar os momentos importantes. Esta também é outra orientação importante. Somente nos momentos autorizados pelo piloto podemos registrar a viagem. Não é por causa de sigilo, mas pela segurança do voo (ela está sempre presente). Algumas manobras mais radicais podem fazer com que objetos se soltem e coloquem nossa viagem em risco. Para ficar mais claro: nenhum item do avião irá se soltar, mas no caso de uma câmera carregada pelo tripulante cair no chão, a missão deverá ser imediatamente interrompida pelo piloto. Um objeto solto pode travar algum comando de voo ou se chocar contra o painel ou o tripulante, por exemplo. Isso é muito sério, imagine o perigo! Vale lembrar que as manobras fazem com que a gente sofra a chamada “Força G”. Ou seja: ficamos mais pesados (ou até mais leves) dependendo da manobra por causa da força da gravidade.

A vista durante o voo
O voo começa bem tranquilo, indo em direção a Serra do Feiticeiro, a 110 quilômetros da Base Aérea de Natal. Nossa missão na CRUZEX Flight 2013 era um ataque simulado. Como a missão é simulada, não houve emprego de armamento real. O objetivo do treino foi aperfeiçoar a habilidade dos pilotos e colocar em prática a doutrina dos voos de pacote. A sensação de poder participar dessa missão foi indescritível! Realmente é muito emocionante!
Balsing, mergulho, recuperação… Muita informação! Vamos explicar aqui um pouco de cada manobra. No balsing, o avião ganha altura e se prepara para mergulhar. No mergulho, o aviador aumenta a potência e o avião ganha velocidade para se dirigir ao solo, se aproximar do alvo e fazer o ataque. Após o lançamento das bombas, vem a recuperação, em que o avião retoma a altura rapidamente, para se defender também de possíveis estilhaços resultantes das explosões do ataque. Nessa hora é acionado o sistema “anti-G”, que não deixa o combatente perder a consciência pela ação da Força-G.

O equipamento “Anti-G” é acionado durante o voo. As pernas e o abdômen do tripulante são levemente pressionados para que a circulação sanguínea se mantenha inalterada.
Só para lembrar, não houve explosão nem bomba, o ataque foi simulado. Como a nossa missão foi de ataque, o voo garantiu muitos frios na barriga, pressão nos ouvidos, suor na testa, lágrimas, coração disparado e a rendição do inimigo, no caso, o meu estômago: ele não resistiu às manobras. Depois de 50 minutos de voo (a missão durou cerca de uma hora e meia) senti um pouco de mal estar e lancei mão de um item necessário aos inexperientes: o saquinho de enjoo.

Vista da Serra do Feiticeiro
Pane sanada, vamos curtir a viagem! A bonita paisagem das montanhas me fez lembrar minha terrinha, Minas Gerais. Voar tendo como cenário um relevo acidentado faz o coração disparar novamente. A cada mergulho, mais suor na testa!

Tenente Talita e o piloto, Tenente Aviador Munhoz.
Eu me acalmo novamente, pois o piloto é experiente e me sinto extremamente grata e abençoada pela oportunidade que me foi dada! Hora de pousar, mais uma alegria! Caças Mirage pousam em uma pista ao lado, para fechar a missão com chave de ouro!”
Militares responsáveis pelos equipamentos de segurança para o voo
Acima, começando pela esquerda: Suboficiais Giacomelli e Marcelo , 3º Sargento Gerson e 1º Sargento Santos. Abaixo, da esquerda para direita: 3º Sargento Brandão, 1º Sargento Brown, Soldado Lucas Mattos e 2º Sargento Rigon.
Depois do pouso, a Tenente Talita confessou que estava sonolenta: a noite anterior havia sido de insônia e ansiedade. Mas muito trabalho ainda estava pela frente, como preparar as imagens do voos mídias sociais da Força Aérea Brasileira. Acompanhe as mídias sociais da FAB. Lá você encontra novidades e todas as informações sobre como ingressar na Força.



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Nova seção:
“COMIDA DE AVIÃO”




Companhia: TAM
Trecho: Uberlândia-Congonhas
Aeronave: Airbus A320
Data: 28 de fevereiro de 2013
Observações: Sanduíche frio de presunto com queijo e peito de peru, suco de laranja e água. (Nada é cobrado)
Fotos: autoria de Solange Galante

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N O V I D A D E S
Veja na revista AVIÃO REVUE número 176 (maio de 2014), minha reportagem sobre a previsão de movimento de passageiros deiando o Brasil durante a Copa do Mundo.,,



Veja na revista Flap Internacional número 500 (maio de 2014), minha reportagem sobre Aviação Cargo.


(Foto: divulgação Rio Linhas Aéreas)

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