quinta-feira, 1 de maio de 2014

CAIXA PRETA # 104



CP Mensal 104 abril de 2014


01 de maio de 2014

COMIDA, COMIDA!!!!

Certa vez, eu visitei as instalações da Gate Gourmet, uma das maiores caterings do mundo, em Guarulhos. Ainda existia a Varig e a Gol estava começando no mercado. Como a proposta da nova companhia era de servir apenas as famosas barrinhas de cereais, água e refrigerante a bordo, com o suposto intuito de baixar os preços das passagens aéreas devido à redução de custos, questionei meu anfitrião na Gate Gourmet sobre essa tendência, enquanto caminhávamos entre mesas repletas de refeições para todas as classes (primeira, executiva e econômica), com apresentação impecável e nível nutricional alto. Na ocasião, o anfitrião me disse que aquela moda de evitar servir refeições a bordo não iria pegar, pois brasileiro “adora, e está acostumado a, comer no avião”.
Apesar do mercado brasileiro estar bem enxuto, com poucas companhias aéreas, é possível haver variedade à escolha do freguês, isto é, quem quer um serviço de bordo mais caprichado pode optar por uma das quatro empresas que hoje voam nacionalmente, e quem quer economia, especialmente no boldo, abre mão de comida e pega a passagem mais barata. Teoricamente, deveria ser assim, mas não é, e sabemos, o que acontece. A Gol pode ainda ser low costs mas já deixou de ser low fares faz tempo. Promoções pontuais, hoje todas companhias fazem. Em companhias verdadeiramente da categoria que ela se propunha a ser, na Europa e EUA, pode-se pagar até pelo uso do banheiro e, quiçá, da quantidade de ar respirado a bordo, mas por preços de passagem de ônibus municipais vai-se a outra cidade ou mesmo outro país. Os passageiros já embarcam sabendo disso, e viajam dessa maneira.
A Gol trocou as mal faladas barrinhas – coitadinhas, elas não têm culpa de terem ganho tal fama – por sanduíches e outros tipos de snacks, mas, hoje, é tudo pago. No entanto, não se engane: mesmo pagando, você corre o risco de passar fome a bordo.
No último dia 15 de abril viajei de Belém para Guarulhos com escalas em Santarém e Manaus, um total de sete horas de voo. Eu já sabia que a bordo tudo seria pago, exceto água mineral (espero que seja mineral e não “torneiral”). Mesmo com a iniciativa de minha colega de viagem de ter trazido a bordo um lanchinho feito por ela mesma no nosso hotel, eu receava que isso fosse proibido. Em tese, não se deveria mesmo consumir a bordo nada que não fosse fornecido pela companhia, para reduzir o risco de mal estar e doenças – lembrando que o ambiente aéreo, mesmo sob pressurização, ou justamente por causa dela, pode causar reações adversas a alguns organismos. De qualquer maneira, minha colega estava com nossa “cesta de picnic” em mãos. Por minha vez, me senti no dever profissional de testar o serviço de bordo da Gol, justamente para poder elogiar ou reclamar dele com conhecimento e causa. E, se a empresa me ofereceu essas passagens aéreas de graça, ela queria me mostrar como funciona seu voo – e arcar com as consequências de uma opinião especializada.
Por erro de informação eu pensei que só poderia fazer o check in online com 24 horas de antecedência – era o que eu havia visto no site da companhia para o voo de ida a Belém – mas, só depois, eu soube que o prazo correto era de mais de uma semana. Com isso, pimba: acabamos arrumando lugar só na ultima fileira do avião. Nada contra, eu raramente reclino minha poltrona mesmo – na última fileira as poltronas não reclinam – e se o banheiro, ali do lado, não estivesse mal cheiroso...
O cardápio estava lá no bolsão das poltronas da frente. Peguei-o e já fiz planos sobre o que comer. Escolhi sanduíche, mas na etapa entre Belém e Santarém, bem como entre Santarém e Manaus, só serviriam snacks, como batatas fritas e amendoins.
Na hora do serviço de bordo um dos trolleys com dois comissários foi lá pra frente, e o outro começou o serviço do meio do avião. Sempre reparei nisso como padrão, mas lembro de ter voado em uma companhia, não me recordo agora qual era, em que o segundo trolley seguia do fundo para o meio, retornando depois à galley, após encontrar com o outro, justamente para os últimos passageiros lá de trás não serem os... últimos! Fica a sugestão.
No trecho entre Manaus e São Paulo, sim, haveria sanduíches, minha colega mesma viu, no embarque, serem colocados na galley. Porém, esse trecho sofreu com turbulências e o inevitável recolhimento dos trolleys. Enquanto isso, nós duas fizemos nosso “picnic” particular, mas eu ainda queria experimentar os “sandubas” da Linha Aérea Inteligente.
No entanto, umas cinco fileiras antes da nossa, ouvimos um dos comissários perguntar ao colega: “Acabaram os sanduíches, então?”.
Sim! Os sanduíches “já eram”!!! Eu ficaria sem, mesmo. Eu e mais várias pessoas...
Quando os comissários se aproximaram, enfim, de minha fileira, bem mais de uma hora após a decolagem de Manaus, questionei-o a respeito. Ele disse que haviam embarcado apenas 58 sanduíches para os 177 passageiros presentes.  E a companhia sabia que naquela rota, por ser um trecho mais longo (cerca de 3 h 30 min), lanches eram muito pedidos. Portanto, porque não embarcavam mais lanches?
Falei que eu era jornalista e iria reclamar. E ele me apoio: “Isso, reclame sim, é um absurdo!” e é o eu estou fazendo, inclusive enviando o link deste editorial de meu blog ao site da companhia.
Além disso, o chocolate quente servido – foi a opção que acabei escolhendo – era só pela metade do copo. A “foto meramente ilustrativa”, no cardápio era bem melhor...
Não concordo que uma pessoa voe apenas para comer. Na maioria das vezes, comida “de avião” não tem nem de longe o sabor e o frescor do mesmo prato comido em terra, mesmo que no aeroporto de partida. Mas, por algum motivo, o passageiro pode optar por se alimentar a bordo mesmo, e não em casa ou no aeroporto. Lembrando que transportar alimentos de solo a bordo podem causar, como falei, problemas que fugirão ao controle dos comissários – sem saber o que o passageiro comeu ou bebeu, como poderão agir em caso de mal-estar do mesmo com melhor rapidez e qualidade? Inclusive, a companhia pode se recusar a indenizar passageiro que passou mal a bordo porque comeu algo estragado que não foi fornecido por ela.
Se a companhia não quer perder grana por ter que incinerar dezenas de sanduíches não consumidos após cada voo – a falha começou nela, que não levou em consideração a estatística de consumo em determinado trecho de voo – que volte às barrinhas, mas não engane seu consumidores/passageiros vendendo a ilusão de que “agora o serviço é pago, mas melhorou”. Embora esteja escrito no cardápio “Os produtos deste cardápio estão sujeitos à disponibilidade em seu voo.”, como ocorre nos melhores restaurantes do mundo, pode falta alguma coisa mas não o que certamente é mais pedido em um trecho mais longo.
Tenho pena de quem vai aos Estados Unidos pela Gol !!!!

* * * * *

Em homenagem ao deficiente serviço de bordo desta e de outras companhias, bem como à qualidade de outras, estou inaugurando na Caixa Preta Mensal uma nova seção, a “Comida de Avião” com fotos e comentários que poderão ser enviados e sugeridos também pelos nossos fiéis leitores. Bom apetite a todos!!!


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CONCURSO DE ILUSTRAÇÕES

Voltamos a divulgar nosso Concurso. As fotos dos brindes estão na Caixa Preta # 94, de 30 de junho de 2013 (no ar em 01 de julho).

Finalmente uma inscrição! Ela está na edição passada, número 103, para incentivar outros possíveis concorrentes a enviar seus trabalhos e concorrer aos brindes.

Volto a convidar meus leitores a me ajudar a escolher a cara de uma das principais companhias aéreas fictícias da história que compõe o romance de aviação que estou finalizando. Batizada como “Manche Negro”, ela utiliza basicamente equipamento Boeing 737-300 e suas cores são quentes: vermelho, laranja e amarelo. Vamos às regras:
1) Usar como base um Boeing 737-300 com as cores vermelho, laranja e amarelo sobre fundo branco e o nome Manche Negro, criando também uma logomarca a ser estampada na fuselagem e/ou cauda;
2) Criar a pintura sobre desenho ou foto da aeronave de perfil, ambos os lados;
3) Evitar usar esquema visual de companhia aérea já existente (real);
4) Enviar o desenho somente por e-mail para remigedeaguia@bol.com.br com o titulo (assunto da mensagem) “Manche Negro”;
5) Acrescentar seu(s) telefone (s) e nome completo ao e-mail.
6) Utilize a técnica que quiser para desenhar/pintar a ilustração;
7) Caso use como base uma foto real de Boeing 737-300 (foto retocada) envie uma declaração de que a foto de base é de sua autoria, com seus dados completos (nome, idade, endereço e dados da foto: onde foi tirada, data, câmera), para o caso de contestação por parte de outra pessoa.
Justamente para o caso de contestação de foto quanto ao uso de foto original ou utilização de imagem de propriedade de outra pessoa ou de companhia aérea real, todos os trabalho recebidos serão publicados neste Blog para que demais leitores ajudem na fiscalização dos mesmos.
A escolha dos melhores trabalhos se dará por etapas, a meu critério pessoal, e será divulgada à medida que alguns trabalhos forem sendo preferidos, até restar apenas dois, quando estes sim serão escolhidos pelos leitores do Blog por meio de seus comentários postados unicamente no próprio Blog Caixa Preta da Solange.
Agora, os incentivos.
As fotos a seguir são de brindes que serão doados ao vencedor final, com envio gratuito pelo Correio (modalidade PAC) ao endereço do vencedor, conforme relação a seguir:
Livro “Luftwafe over America” (Manfred Grihel), 256 páginas, em inglês
Um caderno-agenda Safran Turbomeca
Um caderno-agenda Embraer
Uma agendinha da Gol Linhas Aéreas
Uma caneta esferográfica azul Embraer
Um chaveiro em metal Embraer Ipanemão
Uma camisa AgustaWestland AW 169, tamanho G
Uma camisa 10 Anos Expo Aero Brasil tamanho GG
Haverá ainda a possibilidade da ilustração ser utilizada futuramente como capa do livro.
Todos os objetos são novos, sem uso.
Restam dúvidas? Escreva-me!
PARTICIPEM!!!!

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Histórias da nossa aviação que se conta por aí...

“Pouco depois da fusão, alguns voos da TRIP foram operados por aeronaves da Azul. Só que a TRIP tinha comida pra tripulação e os aviões tinham forno, mas os aviões Azul não... aí, já viu. Veio o catering e não tinha como esquentar. Nasceu o picolé de frango.”

(O colaborador pede para se manter anônimo)

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Aviões ou helicópteros?

Texto da matéria de TV:

“Aviões de resgate estão tirando os turistas isolados.”

Pode até ser que tenham aviões ajudando, mas não é o que a imagem mostra...



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“Se ‘aquela’ Rede de Tevê pode, nós também podemos!!!”



(Foto e texto de responsabilidade do autor, que prefere se manter anônimo)

Chegada do avião com a taça ao Rio de Janeiro

TREMENDA BOLA FORA DA COCA-COLA DO BRASIL!

-------- Mensagem original --------
Assunto:
RE: Chegada do avião com a taça ao Rio de Janeiro
Data:
Thu, 17 Apr 2014 14:06:53 -0300
De:
- editor-chefe




Para:

Caro Victor,
 
Sou editor do portal XXXXX online (xxxxxx site de notícias de aviação do Brasil)e gostaria de cobrir a chegada da taça da Copa de 2014 ao aeroporto internacional do Rio de Janeiro no próximo dia 21.
 
Alguns aeroportos estão recepcionando o avião - pintado especialmente para o tour de volta ao mundo da taça - com a tradicional cerimônia de "batismo" com água.
 
Seria interessante que a Coca Cola organizasse, junto com a Infraero (contato da assessoria de comunicação e marketing: 
Silvia Vilanova, tel 21 3398-4163, e-mail svilanova@infraero.gov.br), um evento para os jornalistas na chegada do avião. 
Caso isso ocorra, desejo participar (e além de mim, outros veículos especializados em esportes e também em aviação)!
 
Meus contatos:
editor@xxxxxxxx.com.br
aviationxxxxxxx@gmail.com
(21) 98896-xxxx


-------- Mensagem original --------
Assunto:
RE: Chegada do avião com a taça ao Rio de Janeiro
Data:
Thu, 17 Apr 2014 15:28:23 +0200
De:
2014 FIFA World Cup Media Brazil (FIFA) <mediabrazil@fifa.org>
Para:

Prezado Xxxxx
 
A organização do Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA é de responsabilidade da Coca-Cola. Por favor, entre em contato diretamente Victor Bicca Neto: vneto@coca-cola.com. 
 
Atenciosamente,
Renata Pereira
 
Departamento de Imprensa da FIFA
Contato: mediabrazil@fifa.org 
Tel.: (21) 2014-2111    www.FIFA.com
Twitter: @fifamedia    YouTube/FIFAtv 
 
 
 
-----Original Message-----
From: feedback@fifa.com; em nome de editor
; [mailto:feedback@fifa.com] 
Sent: Mittwoch, 16. April 2014 18:19
To: Media Office (FIFA)
Subject: Chegada do avião com a taça ao Rio de Janeiro
 
Nome: XXXXXXXX
 
Caro(a)s,
 
Sou editor do portal XXXXX online (xxxxxx site de notícias de aviação do Brasil)e gostaria de cobrir a chegada da taça da Copa de 2014 ao aeroporto internacional do Rio de Janeiro no próximo dia 21.
 
Alguns aeroportos estão recepcionando o avião - pintado especialmente para o tour de volta ao mundo da taça - com a tradicional cerimônia de "batismo" com água.
 
Seria interessante que a FIFA organizasse, junto com a Infraero (contato da assessoria de comunicação e marketing: Silvia Vilanova, tel 21 3398-4163, e-mail svilanova@infraero.gov.br), um evento para os jornalistas na chegada do avião. Caso isso ocorra, desejo participar (e além de mim, outros veículos especializados em esportes e tambem em aviação)!
 
Meus contatos:
editor@xxxxxxxx.com.br
aviationxxxxxxx@gmail.com
(21) 98896-xxxx

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(mensagem no Facebook de “editor”):

“Lamentável que, enquanto no restante do mundo o avião com a taça vem sendo recebido com festa e com ampla cobertura da imprensa e dos spotters,
no Brasil a Coca-Cola tenha optado por privilegiar com exclusividade o veículo de comunicação de maior poder, sequer respondendo aos contatos de veículos menores.
Não pedimos para embarcar também, como fez a equipe da Rede Globo. Apenas gostaríamos de ter coberto a chegada do avião ao Rio de Janeiro, no aeroporto!

Coberturas fotográficas no exterior:
http://www.planepictures.net/netsearch4.cgi?srch=OY-RUE&srng=2&stype=reg
http://www.airliners.net/search/photo.search?aircraft_genericsearch=&airlinesearch=&countrysearch=&specialsearch=&keywords=oy-rue&sort_order=photo_id+desc&page_limit=15&daterange=&range=&thumbnails=&engine_version=6.0

BOLA FORA, PESSOAL! :-(
XXXXXXXXXX”


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Observação: Caixa Preta apoia essa bronca, destacando que a FIFA, que exige “padrão FIFA” em tudo mas, pelo jeito, não dá o exemplo, sequer respondeu à mensagem do colega jornalista.

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“NOSSAS PRINCIPAIS SEÇÕES”


NOSSA NADA MODESTA COLEÇÃO DE PÉROLAS VOADORAS


(Erros da imprensa que capturamos por aí. Vamos contar os pecados, mas vamos manter sigilo dos pecadores – para eles não nos chutarem a canela!!!)


A Pérola da imprensa especializada em outubro de 2013 (revista 01)


“Com essas modificações, o A300-200 poderá ativar opcionalmente o tanque central, que até agora só era utilizado no -300.”


Só que a matéria inteira é sobre o Airbus A330, aliás, nunca existiu Airbus A300-200...




A Pérola da imprensa especializada em fevereiro de 2014 (revista 01)


“Os principais aeroportos brasileiros estão perto de se livrar definitivamente dos aviões abandonados em áreas apelidadas de cemitérios. (...) Como os da Vasp, que faliu em 2005 e, desde então, suas aeronaves foram largadas à própria sorte.”


Só que a falência da Vasp só foi decretada em setembro de 2008


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VALE A PENA LER DE NOVO


DIRETAMENTE DA PRÓPRIA CAIXA PRETA:


SE VOCÊ FOR A LUGAR ERRADO...


Torre, para avião:
-- XXX foi para o box nove??? Era para o oito!!!
O piloto respondeu:
-- Não havia balizador e a manutenção estava nos chamando para este, senhor.
Controlador da Torre:
-- A manutenção não entende nada de tráfego aéreo!
O piloto, após uma pausa:
-- Desculpe. Não temos o que dizer...


C O L A B O R A Ç Õ E S 


(DIRETAMENTE DA PRÓPRIA CAIXA PRETA)


Eu estava voando em São Paulo em navegação do Campo de Marte para Ribeirão Preto. Ainda estava dentro da área do Controle Academia quando uma aeronave de prefixo PT – e o resto eu não me lembro – chamou o controle da seguinte maneira:
--"Rádio Academia, aqui é o PT-xxx."
O controlador logo respondeu:
--"RÁDIO?.Isso aqui já é Terminal desde 1930!"
O piloto, meio sem jeito, se desculpou:
-- "Desculpe, CONTROLE Academia, PT-xxx" e prosseguiu com a sua mensagem. Assim que acabou, outra aeronave abriu o áudio do microfone e, com nítidas risadas ao fundo, alguém disse: -- "Essa foi boa!"
E para encerrar, na outra chamada do PT-xxx, ele começou a mensagem assim: "digníssimo Controle Academia..."

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Tenho outro caso, que ocorreu dentro de um avião da TAM que fazia a rota Recife-Campinas-São Paulo (GRU) no dia 31 de dezembro, em torno das 05:20 da madrugada. A aeronave estava em Campinas e pronta para iniciar o táxi para a decolagem, logo após desembarcar alguns passageiros e nenhum embarcado, quando a chefe de equipe pegou o microfone e perguntou aos passageiros: "Vocês querem mesmo que eu diga que se as máscaras caírem vocês têm de colocá-las imediatamente?" Os passageiros responderam, meio tímidos e um pouco surpresos com a pergunta da comissária, da seguinte maneira: "NÃO!!".
Então ela terminou: "Tudo bem, pode deixar que se a gente ver (sic) alguns cabelos voando a gente vem correndo salvar todo mundo"...
E assim o vôo prosseguiu até São Paulo sem problema algum.


(pÉrOlAs BY ALEXANDRE FABBRINI)


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DIRETAMENTE DOS NOSSOS “ARCHIVOS”

 

(Fonte: Revista Aerovisão no 187, ago/out 1996)



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– “PENSAR PARA VOAR” –

(PENSAMENTOS E FRASES RELACIONADOS À AVIAÇÃO) 


"Evidentemente, como em todo monopólio, ele faz um mal terrível sobretudo ao passageiro que usa o serviço prestado por uma empresa, seja ela pública ou privada, monopolista, à medida em que a atitude de quem opera um monopólio é de que não está atendendo um serviço, mas está prestando um favor. Isso prejudica muito os interesses e direitos daquele que compra o serviço, o cliente." (Wellington Moreira Franco, ministro da Aviação Civil durante o último Fórum Panrotas, realizado no início deste mês, sobre a Infraero, em relação à concessão dos aeroportos brasileiros)


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CAIXA COR DE ROSA

Espaço dedicado às mulheres da aviação. Comissárias de voo, pilotos, esportistas de todas categorias, mecânicas: este espaço é SEU para publicar o que quiser, desde denúncias até humor, crônicas, contos etc. Participe! Vamos mostrar como são os sentimentos das mulheres em relação à Aviação!

Neste mês, indico o infográfico do Blog Azul, com informações sobre as primeiras mulheres a pilotar aviões.



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Nova seção:

“COMIDA DE AVIÃO”



Companhia: Avianca Brasil
Trecho: Porto Alegre-Guarulhos
Aeronave: Mk-28 (Fokker 100)
Data: 31 de março de 2014
Observações: Sanduíche quente com queijo e peito de peru, suco de laranja e água. (Nada é cobrado)
Foto: Solange Galante

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N O V I D A D E S

Veja na revista ASAS número 77 (fevereiro/março de 2014), minha reportagem de  estreia nessa revista com reportagem sobre a adaptação da malha das companhias aéreas durante a Copa do Mundo.

(Foto de abertura da reportagem: Solange Galante) 




Veja na revista AVIÃO REVUE número 175 (abril de 2014), como é o trabalho dos mecânicos que desmontam os aviões sucateados nos aeroportos brasileiros.

(Foto: Solange Galante) 


Veja na mesma edição da revista AVIÃO REVUE (número 175, abril de 2014), como surgiu o polêmico Aeroporto de Congonhas.

(Fotos: coleção Solange Galante) 



Estou no site Aeroin, um dos mais bem produzidos sites de aviação do Brasil!

Acesse >>>>> http://www.aeroin.net/como-e-voar-na-solange-airways-123/
 

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Envie não só sugestões, comentários, reclamações como também denúncias de maus tratos em companhias aéreas, flagrantes em fotos e textos, desabafos, histórias, contos, crônicas, piadas, tudo o que lhe agradar divulgar, anonimamente* ou não.
(*podemos publicar anonimamente depois de comprovar se o autor realmente existe!)

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ATENÇÃO!

Todos os textos e fotos postados neste Blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, a Lei de Direitos Autorias.
Algumas revistas, não só de aviação, se baseiam na Lei 5.988/73 que foi revogada pela Lei 9.610/98. Independentemente se você é jornalista formado e/ou registrado ou não, sendo autor de qualquer obra intelectual, fique atento!!!
Veja o texto da Lei EM VIGOR em:


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