CP Mensal 104 abril
de 2014
01 de maio
de 2014
COMIDA,
COMIDA!!!!
Certa vez, eu visitei as instalações da Gate
Gourmet, uma das maiores caterings do mundo, em Guarulhos. Ainda existia a
Varig e a Gol estava começando no mercado. Como a proposta da nova companhia
era de servir apenas as famosas barrinhas de cereais, água e refrigerante a
bordo, com o suposto intuito de baixar os preços das passagens aéreas devido à
redução de custos, questionei meu anfitrião na Gate Gourmet sobre essa
tendência, enquanto caminhávamos entre mesas repletas de refeições para todas
as classes (primeira, executiva e econômica), com apresentação impecável e
nível nutricional alto. Na ocasião, o anfitrião me disse que aquela moda de
evitar servir refeições a bordo não iria pegar, pois brasileiro “adora, e está
acostumado a, comer no avião”.
Apesar do mercado brasileiro estar bem enxuto,
com poucas companhias aéreas, é possível haver variedade à escolha do freguês,
isto é, quem quer um serviço de bordo mais caprichado pode optar por uma das
quatro empresas que hoje voam nacionalmente, e quem quer economia,
especialmente no boldo, abre mão de comida e pega a passagem mais barata. Teoricamente,
deveria ser assim, mas não é, e sabemos, o que acontece. A Gol pode ainda ser low costs mas já deixou de ser low fares faz tempo. Promoções pontuais,
hoje todas companhias fazem. Em companhias verdadeiramente da categoria que ela
se propunha a ser, na Europa e EUA, pode-se pagar até pelo uso do banheiro e,
quiçá, da quantidade de ar respirado a bordo, mas por preços de passagem de
ônibus municipais vai-se a outra cidade ou mesmo outro país. Os passageiros já
embarcam sabendo disso, e viajam dessa maneira.
A Gol trocou as mal faladas barrinhas –
coitadinhas, elas não têm culpa de terem ganho tal fama – por sanduíches e
outros tipos de snacks, mas, hoje, é
tudo pago. No entanto, não se engane: mesmo pagando, você corre o risco de
passar fome a bordo.
No último dia 15 de abril viajei de Belém para
Guarulhos com escalas em Santarém e Manaus, um total de sete horas de voo. Eu
já sabia que a bordo tudo seria pago, exceto água mineral (espero que seja
mineral e não “torneiral”). Mesmo com a iniciativa de minha colega de viagem de
ter trazido a bordo um lanchinho feito por ela mesma no nosso hotel, eu receava
que isso fosse proibido. Em tese, não se deveria mesmo consumir a bordo nada
que não fosse fornecido pela companhia, para reduzir o risco de mal estar e
doenças – lembrando que o ambiente aéreo, mesmo sob pressurização, ou
justamente por causa dela, pode causar reações adversas a alguns organismos. De
qualquer maneira, minha colega estava com nossa “cesta de picnic” em mãos. Por
minha vez, me senti no dever profissional de testar o serviço de bordo da Gol,
justamente para poder elogiar ou reclamar dele com conhecimento e causa. E, se
a empresa me ofereceu essas passagens aéreas de graça, ela queria me mostrar
como funciona seu voo – e arcar com as consequências de uma opinião
especializada.
Por erro de informação eu pensei que só poderia
fazer o check in online com 24 horas de antecedência – era o que eu havia visto
no site da companhia para o voo de ida a Belém – mas, só depois, eu soube que o
prazo correto era de mais de uma semana. Com isso, pimba: acabamos arrumando
lugar só na ultima fileira do avião. Nada contra, eu raramente reclino minha
poltrona mesmo – na última fileira as poltronas não reclinam – e se o banheiro,
ali do lado, não estivesse mal cheiroso...
O cardápio estava lá no bolsão das poltronas da
frente. Peguei-o e já fiz planos sobre o que comer. Escolhi sanduíche, mas na
etapa entre Belém e Santarém, bem como entre Santarém e Manaus, só serviriam snacks, como batatas fritas e amendoins.
Na hora do serviço de bordo um dos trolleys com dois comissários foi lá pra
frente, e o outro começou o serviço do meio do avião. Sempre reparei nisso como
padrão, mas lembro de ter voado em uma companhia, não me recordo agora qual
era, em que o segundo trolley seguia do fundo para o meio, retornando depois à galley, após encontrar com o outro,
justamente para os últimos passageiros lá de trás não serem os... últimos! Fica
a sugestão.
No trecho entre Manaus e São Paulo, sim, haveria
sanduíches, minha colega mesma viu, no embarque, serem colocados na galley. Porém, esse trecho sofreu com
turbulências e o inevitável recolhimento dos trolleys. Enquanto isso, nós duas fizemos nosso “picnic”
particular, mas eu ainda queria experimentar os “sandubas” da Linha Aérea
Inteligente.
No entanto, umas cinco fileiras antes da nossa,
ouvimos um dos comissários perguntar ao colega: “Acabaram os sanduíches,
então?”.
Sim! Os sanduíches “já eram”!!! Eu ficaria sem,
mesmo. Eu e mais várias pessoas...
Quando os comissários se aproximaram, enfim, de
minha fileira, bem mais de uma hora após a decolagem de Manaus, questionei-o a
respeito. Ele disse que haviam embarcado apenas 58 sanduíches para os 177
passageiros presentes. E a companhia
sabia que naquela rota, por ser um trecho mais longo (cerca de 3 h 30 min),
lanches eram muito pedidos. Portanto, porque não embarcavam mais lanches?
Falei que eu era jornalista e iria reclamar. E
ele me apoio: “Isso, reclame sim, é um absurdo!” e é o eu estou fazendo,
inclusive enviando o link deste editorial de meu blog ao site da companhia.
Além disso, o chocolate quente servido – foi a
opção que acabei escolhendo – era só pela metade do copo. A “foto meramente
ilustrativa”, no cardápio era bem melhor...
Não concordo que uma pessoa voe apenas para
comer. Na maioria das vezes, comida “de avião” não tem nem de longe o sabor e o
frescor do mesmo prato comido em terra, mesmo que no aeroporto de partida. Mas,
por algum motivo, o passageiro pode optar por se alimentar a bordo mesmo, e não
em casa ou no aeroporto. Lembrando que transportar alimentos de solo a bordo
podem causar, como falei, problemas que fugirão ao controle dos comissários –
sem saber o que o passageiro comeu ou bebeu, como poderão agir em caso de
mal-estar do mesmo com melhor rapidez e qualidade? Inclusive, a companhia pode
se recusar a indenizar passageiro que passou mal a bordo porque comeu algo
estragado que não foi fornecido por ela.
Se a companhia não quer perder grana por ter que
incinerar dezenas de sanduíches não consumidos após cada voo – a falha começou
nela, que não levou em consideração a estatística de consumo em determinado
trecho de voo – que volte às barrinhas, mas não engane seu
consumidores/passageiros vendendo a ilusão de que “agora o serviço é pago, mas
melhorou”. Embora esteja escrito no cardápio “Os produtos deste cardápio estão sujeitos
à disponibilidade em seu voo.”, como ocorre nos melhores restaurantes do mundo,
pode falta alguma coisa mas não o que certamente é mais pedido em um trecho
mais longo.
Tenho pena de quem vai aos Estados Unidos pela
Gol !!!!
* * * * *
Em homenagem ao deficiente serviço de bordo
desta e de outras companhias, bem como à qualidade de outras, estou inaugurando
na Caixa Preta Mensal uma nova seção, a “Comida de Avião” com fotos e
comentários que poderão ser enviados e sugeridos também pelos nossos fiéis
leitores. Bom apetite a todos!!!
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CONCURSO DE ILUSTRAÇÕES
Voltamos
a divulgar nosso Concurso. As fotos dos brindes estão na Caixa Preta # 94, de
30 de junho de 2013 (no ar em 01 de julho).
Finalmente uma inscrição! Ela está na edição
passada, número 103, para incentivar outros possíveis concorrentes a enviar
seus trabalhos e concorrer aos brindes.
Volto
a convidar meus leitores a me ajudar a escolher a cara de uma das principais
companhias aéreas fictícias da história que compõe o romance de aviação que
estou finalizando. Batizada como “Manche Negro”, ela utiliza basicamente
equipamento Boeing 737-300 e suas cores são quentes: vermelho, laranja e
amarelo. Vamos às regras:
1)
Usar como base um Boeing 737-300 com as cores vermelho, laranja e amarelo sobre
fundo branco e o nome Manche Negro, criando também uma logomarca a ser
estampada na fuselagem e/ou cauda;
2)
Criar a pintura sobre desenho ou foto da aeronave de perfil, ambos os lados;
3)
Evitar usar esquema visual de companhia aérea já existente (real);
4)
Enviar o desenho somente por e-mail para remigedeaguia@bol.com.br com o titulo (assunto da mensagem)
“Manche Negro”;
5)
Acrescentar seu(s) telefone (s) e nome completo ao e-mail.
6)
Utilize a técnica que quiser para desenhar/pintar a ilustração;
7)
Caso use como base uma foto real de Boeing 737-300 (foto retocada) envie uma
declaração de que a foto de base é de sua autoria, com seus dados completos
(nome, idade, endereço e dados da foto: onde foi tirada, data, câmera), para o
caso de contestação por parte de outra pessoa.
Justamente
para o caso de contestação de foto quanto ao uso de foto original ou utilização
de imagem de propriedade de outra pessoa ou de companhia aérea real, todos os
trabalho recebidos serão publicados neste Blog para que demais leitores ajudem
na fiscalização dos mesmos.
A
escolha dos melhores trabalhos se dará por etapas, a meu critério pessoal, e
será divulgada à medida que alguns trabalhos forem sendo preferidos, até restar
apenas dois, quando estes sim serão escolhidos pelos leitores do Blog por meio
de seus comentários postados unicamente no próprio Blog Caixa Preta da Solange.
Agora,
os incentivos.
As
fotos a seguir são de brindes que serão doados ao vencedor final, com envio
gratuito pelo Correio (modalidade PAC) ao endereço do vencedor, conforme
relação a seguir:
Livro
“Luftwafe over America” (Manfred Grihel), 256 páginas, em inglês
Um
caderno-agenda Safran Turbomeca
Um
caderno-agenda Embraer
Uma
agendinha da Gol Linhas Aéreas
Uma
caneta esferográfica azul Embraer
Um
chaveiro em metal Embraer Ipanemão
Uma
camisa AgustaWestland AW 169, tamanho G
Uma
camisa 10 Anos Expo Aero Brasil tamanho GG
Haverá
ainda a possibilidade da ilustração ser utilizada futuramente como capa do
livro.
Todos
os objetos são novos, sem uso.
Restam
dúvidas? Escreva-me!
PARTICIPEM!!!!
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Histórias
da nossa aviação que se conta por aí...
“Pouco depois da fusão, alguns
voos da TRIP foram operados por aeronaves da Azul. Só que a TRIP tinha comida
pra tripulação e os aviões tinham forno, mas os aviões Azul não... aí, já viu.
Veio o catering e não tinha como esquentar. Nasceu o picolé de frango.”
(O colaborador pede para se
manter anônimo)
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Aviões ou
helicópteros?
Texto da matéria de TV:
“Aviões de resgate estão tirando os turistas isolados.”
Pode até ser que tenham aviões ajudando, mas não é o que
a imagem mostra...
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“Se ‘aquela’ Rede de Tevê pode, nós também podemos!!!”
(Foto e texto de responsabilidade do autor, que prefere
se manter anônimo)
Chegada
do avião com a taça ao Rio de Janeiro
TREMENDA
BOLA FORA DA COCA-COLA DO BRASIL!
-------- Mensagem original --------
Assunto:
|
RE: Chegada do avião com a taça ao Rio de Janeiro
|
Data:
|
Thu, 17 Apr 2014 14:06:53 -0300
|
De:
|
- editor-chefe
|
Para:
|
Caro Victor,
Sou editor do portal XXXXX online (xxxxxx site de notícias de aviação do Brasil)e gostaria de cobrir a chegada da taça da Copa de 2014 ao aeroporto internacional do Rio de Janeiro no próximo dia 21.
Alguns aeroportos estão recepcionando o avião - pintado especialmente para o tour de volta ao mundo da taça - com a tradicional cerimônia de "batismo" com água.
Seria interessante que a Coca Cola organizasse, junto com a Infraero (contato da assessoria de comunicação e marketing:
Silvia Vilanova, tel 21 3398-4163, e-mail svilanova@infraero.gov.br), um evento para os jornalistas na chegada do avião.
Caso isso ocorra, desejo participar (e além de mim, outros veículos especializados em esportes e também em aviação)!
Meus contatos:
editor@xxxxxxxx.com.br
aviationxxxxxxx@gmail.com
(21) 98896-xxxx
-------- Mensagem original --------
Assunto:
|
RE: Chegada do avião com a taça ao Rio de Janeiro
|
Data:
|
Thu, 17 Apr 2014 15:28:23 +0200
|
De:
|
2014 FIFA
World Cup Media Brazil (FIFA) <mediabrazil@fifa.org>
|
Para:
|
Prezado Xxxxx
A organização do Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA é de responsabilidade da Coca-Cola. Por favor, entre em contato diretamente Victor Bicca Neto: vneto@coca-cola.com.
Atenciosamente,
Renata Pereira
Departamento de Imprensa da FIFA
Contato: mediabrazil@fifa.org
Tel.: (21) 2014-2111 www.FIFA.com
Twitter: @fifamedia YouTube/FIFAtv
-----Original Message-----
From: feedback@fifa.com; em nome de editor
; [mailto:feedback@fifa.com]
Sent: Mittwoch, 16. April 2014 18:19
To: Media Office (FIFA)
Subject: Chegada do avião com a taça ao Rio de Janeiro
Nome: XXXXXXXX
Caro(a)s,
Sou editor do portal XXXXX online (xxxxxx site de notícias de aviação do Brasil)e gostaria de cobrir a chegada da taça da Copa de 2014 ao aeroporto internacional do Rio de Janeiro no próximo dia 21.
Alguns aeroportos estão recepcionando o avião - pintado especialmente para o tour de volta ao mundo da taça - com a tradicional cerimônia de "batismo" com água.
Seria interessante que a FIFA organizasse, junto com a Infraero (contato da assessoria de comunicação e marketing: Silvia Vilanova, tel 21 3398-4163, e-mail svilanova@infraero.gov.br), um evento para os jornalistas na chegada do avião. Caso isso ocorra, desejo participar (e além de mim, outros veículos especializados em esportes e tambem em aviação)!
Meus contatos:
editor@xxxxxxxx.com.br
aviationxxxxxxx@gmail.com
(21) 98896-xxxx
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(mensagem no Facebook de “editor”):
“Lamentável que, enquanto no restante do mundo o avião com a
taça vem sendo recebido com festa e com ampla cobertura da imprensa e dos
spotters,
no Brasil a Coca-Cola tenha optado por privilegiar com exclusividade o veículo de comunicação de maior poder, sequer respondendo aos contatos de veículos menores.
Não pedimos para embarcar também, como fez a equipe da Rede Globo. Apenas gostaríamos de ter coberto a chegada do avião ao Rio de Janeiro, no aeroporto!
Coberturas fotográficas no exterior:
http://www.planepictures.net/netsearch4.cgi?srch=OY-RUE&srng=2&stype=reg
http://www.airliners.net/search/photo.search?aircraft_genericsearch=&airlinesearch=&countrysearch=&specialsearch=&keywords=oy-rue&sort_order=photo_id+desc&page_limit=15&daterange=&range=&thumbnails=&engine_version=6.0
BOLA FORA, PESSOAL! :-(
XXXXXXXXXX”
no Brasil a Coca-Cola tenha optado por privilegiar com exclusividade o veículo de comunicação de maior poder, sequer respondendo aos contatos de veículos menores.
Não pedimos para embarcar também, como fez a equipe da Rede Globo. Apenas gostaríamos de ter coberto a chegada do avião ao Rio de Janeiro, no aeroporto!
Coberturas fotográficas no exterior:
http://www.planepictures.net/netsearch4.cgi?srch=OY-RUE&srng=2&stype=reg
http://www.airliners.net/search/photo.search?aircraft_genericsearch=&airlinesearch=&countrysearch=&specialsearch=&keywords=oy-rue&sort_order=photo_id+desc&page_limit=15&daterange=&range=&thumbnails=&engine_version=6.0
BOLA FORA, PESSOAL! :-(
XXXXXXXXXX”
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Observação:
Caixa Preta apoia essa bronca, destacando que a FIFA, que exige “padrão FIFA”
em tudo mas, pelo jeito, não dá o exemplo, sequer respondeu à mensagem do
colega jornalista.
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“NOSSAS PRINCIPAIS SEÇÕES”
NOSSA NADA MODESTA
COLEÇÃO DE PÉROLAS VOADORAS
(Erros da imprensa que capturamos por aí. Vamos
contar os pecados, mas vamos manter sigilo dos pecadores – para eles não nos chutarem
a canela!!!)
A Pérola da imprensa especializada em outubro de
2013 (revista 01)
“Com essas modificações, o A300-200 poderá ativar opcionalmente o tanque central, que até
agora só era utilizado no -300.”
Só que a matéria inteira é sobre o Airbus A330,
aliás, nunca existiu Airbus A300-200...
A Pérola da imprensa especializada em fevereiro
de 2014 (revista 01)
“Os principais aeroportos brasileiros estão
perto de se livrar definitivamente dos aviões abandonados em áreas apelidadas
de cemitérios. (...) Como os da Vasp, que
faliu em 2005 e, desde então, suas aeronaves foram largadas à própria
sorte.”
Só que a falência da Vasp só foi decretada em setembro de 2008.
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VALE A PENA LER DE NOVO
DIRETAMENTE DA PRÓPRIA CAIXA PRETA:
SE VOCÊ FOR A LUGAR ERRADO...
Torre, para avião:
-- XXX foi para o box nove???
Era para o oito!!!
O piloto respondeu:
-- Não havia balizador e a
manutenção estava nos chamando para este, senhor.
Controlador da Torre:
-- A manutenção não entende
nada de tráfego aéreo!
O piloto, após uma pausa:
-- Desculpe. Não temos o que dizer...
C O L A B O R A Ç Õ E S
(DIRETAMENTE DA PRÓPRIA CAIXA
PRETA)
Eu estava voando em São Paulo
em navegação do Campo de Marte para Ribeirão Preto. Ainda estava dentro da área
do Controle Academia quando uma aeronave de prefixo PT – e o resto eu não me
lembro – chamou o controle da seguinte maneira:
--"Rádio Academia, aqui é
o PT-xxx."
O controlador logo respondeu:
--"RÁDIO?.Isso aqui já é
Terminal desde 1930!"
O piloto, meio sem jeito, se
desculpou:
-- "Desculpe, CONTROLE
Academia, PT-xxx" e prosseguiu com a sua mensagem. Assim que acabou, outra
aeronave abriu o áudio do microfone e, com nítidas risadas ao fundo, alguém
disse: -- "Essa foi boa!"
E para encerrar, na outra
chamada do PT-xxx, ele começou a mensagem assim: "digníssimo Controle
Academia..."
------------------------------------------
Tenho outro caso, que ocorreu
dentro de um avião da TAM que fazia a rota Recife-Campinas-São Paulo (GRU) no
dia 31 de dezembro, em torno das 05:20 da madrugada. A aeronave estava em
Campinas e pronta para iniciar o táxi para a decolagem, logo após desembarcar
alguns passageiros e nenhum embarcado, quando a chefe de equipe pegou o
microfone e perguntou aos passageiros: "Vocês querem mesmo que eu diga que
se as máscaras caírem vocês têm de colocá-las imediatamente?" Os
passageiros responderam, meio tímidos e um pouco surpresos com a pergunta da
comissária, da seguinte maneira: "NÃO!!".
Então ela terminou: "Tudo
bem, pode deixar que se a gente ver (sic) alguns cabelos voando a gente vem
correndo salvar todo mundo"...
E assim o vôo prosseguiu até
São Paulo sem problema algum.
(pÉrOlAs BY ALEXANDRE FABBRINI)
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
DIRETAMENTE
DOS NOSSOS “ARCHIVOS”
(Fonte: Revista Aerovisão no 187, ago/out 1996)
=========================================================
– “PENSAR PARA VOAR” –
(PENSAMENTOS E FRASES
RELACIONADOS À AVIAÇÃO)
"Evidentemente, como em todo
monopólio, ele faz um mal terrível sobretudo ao passageiro que usa o serviço
prestado por uma empresa, seja ela pública ou privada, monopolista, à medida em
que a atitude de quem opera um monopólio é de que não está atendendo um
serviço, mas está prestando um favor. Isso prejudica muito os interesses e
direitos daquele que compra o serviço, o cliente." (Wellington Moreira
Franco, ministro da Aviação Civil durante o último Fórum Panrotas, realizado no
início deste mês, sobre a Infraero, em relação à concessão dos aeroportos
brasileiros)
================================================================
CAIXA COR DE ROSA
Espaço dedicado às mulheres da aviação. Comissárias de
voo, pilotos, esportistas de todas categorias, mecânicas: este espaço é SEU
para publicar o que quiser, desde denúncias até humor, crônicas, contos etc.
Participe! Vamos mostrar como são os sentimentos das mulheres em relação à
Aviação!
Neste mês,
indico o infográfico do Blog Azul, com informações sobre as primeiras mulheres
a pilotar aviões.
===================================================
Nova seção:
“COMIDA DE
AVIÃO”
Companhia: Avianca Brasil
Trecho: Porto Alegre-Guarulhos
Aeronave: Mk-28 (Fokker 100)
Data: 31 de março de 2014
Observações: Sanduíche quente com queijo
e peito de peru, suco de laranja e água. (Nada é cobrado)
Foto: Solange Galante
==========================================
N O V I D A D E S
Veja na revista ASAS número 77 (fevereiro/março de 2014),
minha reportagem de estreia nessa
revista com reportagem sobre a adaptação da malha das companhias aéreas durante
a Copa do Mundo.
(Foto de abertura da reportagem: Solange Galante)
Veja na revista AVIÃO REVUE número 175 (abril de 2014), como
é o trabalho dos mecânicos que desmontam os aviões sucateados nos aeroportos
brasileiros.
(Foto: Solange Galante)
Veja na mesma edição da revista AVIÃO REVUE (número 175, abril
de 2014), como surgiu o polêmico Aeroporto de Congonhas.
(Fotos: coleção Solange Galante)
Estou no site Aeroin, um dos mais bem produzidos sites de aviação do Brasil!
Acesse >>>>> http://www.aeroin.net/como-e-voar-na-solange-airways-123/
Acesse >>>>> http://www.aeroin.net/como-e-voar-na-solange-airways-123/
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COLABORE VOCÊ TAMBÉM COM ESTE BLOG!!!
Envie não só sugestões, comentários, reclamações como também denúncias
de maus tratos em companhias aéreas, flagrantes em fotos e textos, desabafos,
histórias, contos, crônicas, piadas, tudo o que lhe agradar divulgar,
anonimamente* ou não.
(*podemos publicar anonimamente depois de comprovar se o autor realmente
existe!)
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ATENÇÃO!
Todos os
textos e fotos postados neste Blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de
fevereiro de 1998, a Lei de Direitos Autorias.
Algumas
revistas, não só de aviação, se baseiam na Lei 5.988/73 que foi revogada pela
Lei 9.610/98. Independentemente se você é jornalista formado e/ou registrado ou
não, sendo autor de qualquer obra intelectual, fique atento!!!
Veja o
texto da Lei EM VIGOR em:
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