30 de agosto de 2013
APERTEM OS CINTOS! O PILOTO ADOECEU!!!
Nas
últimas semanas, dois comandantes da TAM morreram. Pilotos morrem
todos os dias, é verdade, mas os dois casos chamaram a atenção da
imprensa porque um deles passou mal a bordo, desmaiou durante a fase
inicial do voo Rio-Paris e seu avião, um Airbus A330, teve que fazer um
pouso forçado em Salvador. Ronuro Mazaruni Cavalcanti Pinheiro, de 63 anos, faleceu dias depois no hospital onde ficou internado. Na semana seguinte, Luiz
Alvaro Sper de Almeida, 47 anos, comandante de Boeing 777, passou mal
no estacionamento do Aeroporto de Guarulhos e, internado, morreu também
pouco depois. Em ambos os casos, comenta-se que tiveram ataques
cardíacos ou, pelo menos no primeiro caso, um AVC. Coincidên
cia ou não, é fato que os aeronautas da aviação comercial brasileira, e
especialmente nas maiores empresas do país, sofrem diariamente pressões
que não deveriam acompanhá-los nos voos. Com certeza, suas malas estão,
como nunca, muito mais pesadas.
Nesta
edição mensal de Caixa Preta publicamos um artigo de 1982, de nossa
coleção, que já alertava para o problema. Se as condições mudaram desde
então? Não, não mudaram, ou, se mudaram, foi somente para pior.
Reza
a lenda que, no voo que trouxe os sobreviventes do acidente com o voo
Varig 254 para o Rio de Janeiro, comandante e presidente da empresa
aérea se encontraram. O voo Varig 254 pode não ser um nome familiar aos
internautas mas se eu disser que foi o famoso “acidente do Cmte. Garcez”
aí todos irão se lembrar... Na ocasião, em 1989, um Boeing 737-200 da
Varig que iria de Marabá para Belém se perdeu sobre a Amazônia e foi
cair, por pane seca, em São Félix do Xingu. O comandante Garcez foi
massacrado por público e crítica por ter “setado” errado o rumo nos
instrumentos do avião – eram 27 graus, ele colocou 270 graus. Mas,
apurei em reportagem, o erro também foi da Varig (veja mais detalhes em http://www.youtube.com/watch?v=S-MkVGF3yXc).
Como todo acidente pode ser comparado a uma brincadeira de peças de
dominó, onde cada uma que cai empurra a seguinte até todas estarem
caídas, Garcez foi, digamos, uma das últimas peças. Voltando ao nosso
tema: Garcez, sobrevivente, foi o piloto que se encontrou com o nada
saudoso presidente da Varig, Hélio Smidt, a bordo do avião que veio para
o Rio de Janeiro com alguns dos demais sobreviventes. Garcez,
comenta-se, foi pedir desculpas ao patrão, que lhe respondeu: Você
deveria ter morrido!!!” Claro que Smidt respondeu assim, pois piloto
morto não denuncia erros da empresa, como no caso do depoimento de
Garcez, do seu copiloto, e de outros pilotos em outros acidentes com
sobreviventes. Se estivessem vivos, os pilotos dos voos Air France 447,
Vasp 168, TAM 402 e TAM 3054, entre inúmeros outros, teriam
muuuuuuuuuuuuito o que falar.
De
uns anos para cá, as empresas mudaram a estratégia e agora impedem os
pilotos de falar ainda antes de acontecerem problemas. Eles são
terminantemente proibidos de falar sobre qualquer coisa, nem mesmo sobre
a situação dos aeroportos brasileiros, problema que não compete a seus
patrões, e muito mais proibidos em relação às empresa aéreas. Já cansei
de fazer matérias para várias revistas onde cito suas declarações apenas
como “um piloto que não quis se identificar”. Mas, felizmente, tenho
gravados ou por escrito vários depoimentos que comprovam que são reais e
não invenção minha.
Se
pilotos sempre sofreram pressão, como poderão ver pela matéria de 1982,
pelo menos antes tinham orgulho de trabalhar nas empresas onde voavam:
Vasp, Varig, Transbrasil, Cruzeiro, Rio Sul, até a TAM em seus tempos de
Cmte. Rolim. Os proprietários das empresas citadas eram entusiastas de
carteirinha, pilotos ou não, ou tinham o DNA puro dos ícones, como Ruben
Berta, da Varig, e isso infectava de maneira positiva os tripulantes.
Problemas, havia, mas não com a pressão que se vê hoje. Os tripulantes,
na grande maioria dos casos, se alimentavam melhor, podiam viajar de
graça com a família nas férias, tinham escalas de um mês (e não quase
diárias) e muito orgulho do que faziam. Eram, no mínimo, mais
respeitados.
Tenho muitos amigos pilotos comerciais, alguns deles voaram nesses “velhos tempos”, outros são mais jovens de aviação. Em off,
me contam coisas de deixar os cabelos de pé. Imagine, por exemplo, voar
um Airbus A330 para a Europa e ter que tentar dormir para descansar
sentado na classe executiva, e não no chamado “sarcófago” que, apesar do
nome, é um espaço muito mais sossegado e condizente com as necessidades
do tripulante. Nem que fosse dormir na primeira classe, nada substitui o
conforto e a privacidade necessários em voo. Isso porque os A330 não
tinham ou não têm “sarcófago”, em prol de mais algumas poltroninhas para
passageiros... Constantes listas de demissões, ameaça de aumento para
100 horas mensais de trabalho, e o uso de pr
ogramas de FOQA (Flight
Operational Quality Assurance) para (não oficialmente) punir e
pressionar os tripulantes. Nem sempre a segurança vem em primeiro lugar,
“nada substitui o lucro”, lembrem-se bem disso.
É
uma conversa que poderia levar horas, mas fico por aqui, acreditando
que a situação vai sim de mal a pior: nossos pilotos, mesmo os mais
ganaciosos – claro que existem! – deveriam ter melhores condições,
inclusive psicológicas, de trabalho, pois a pecinha mais sujeita a
falhas em qualquer avião é aquela localizada entre o manche, o painel,
muitas vezes do lado do sidestick...e a poltrona.
Por último, prestamos nossas homenagens aos dois comandantes falecidos em agosto.
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E S P E C I A L – L A B A C E 2 0 1 3
Fotorreportagem
sobre a 10ª edição da Labace (Latin American Business Aviation
Conference & Exhibition), que ocorreu entre os dias 14 e 16 de
agosto em São Paulo, incluive com fotos que nenhuma revista, jornal ou
site irá mostrar!!!
Fotos de 14 de agosto de 2013, primeiro dia da Labace.
Não é uma nave espacial: é a cabine do mockup do Cessna Citation Latitude.
Céu nublado e aeronaves quase "camufladas" no cinza.
A privilegiada Aviation International News ficou com uma
sala ampla e só pra ela no espaço reservado à imprensa. Enquanto eles se
deliciavam com suas batatinhas chips e biscoitinhos da Bauducco, o
resto dos jornalistas mal tinha biscoitinhos para acompanhar o café e
uma área muito menor. Aliás, a sala de imprensa era aceesível por uma
escadaria enorme e... sem corrimão! Que estava oculto por uns lençóis
servindo de paredes falsas. Se alguém tivesse ligado para o Corpo de
Bombeiros, acabavam com a Labace na hora!!!
Como não tinha comida na sala de imprensa e o restaurante
dentro da feira custava o olho da cara, a Líder Aviação e a Beechcraft
gentilmente me ofereceram quiche com salada. Deliciosos, por sinal!
Sobremesa, hehehe....
Compare as linhas da proa (ou nariz, como queiram) do Legacy 500 (em primeiro plano) e do Legacy 650, da Embraer.
Você já ouviu falar do Epic LT? Se não ouviu, provaelmente
vai ouvir, e muito. Basta olhar as linhas extremamente suaves desse
pequeno grande avião! Dá o que falar, não?
Veja a delicada dobra da ponta da asa do Epic. Que tal?
É como se estivesse presente, inteirinho, na Labace: Pilatus PC-24.
A pintura é familiar? Sim, esse é o novo Globocop da TV
Globo. Mas ela não quis que o nome dela estivesse no helicóptero durante
a Labace, talvez com medo de ser vítima de algum vândalo, vai saber...
Helisul é a real proprietária da aeronave, que a Globo
aluga. O nome Globocop estava embaixo desse adesivo (não conte pra
ninguém! rs).
As mil e uma utilidades das bolinhas de tênis. Aqui, no
Falcon 7X, servem para proteger as anteninhas dos descarregadores de
eletricidade estática. Alguma outra revista ou jornal vai mostrar esse
detalhe?
A Algar Aviation, representante das marcas Piaggio e TBM,
aproveitou depoimentos reais de clientes para falar de seus produtos.
Excelente ideia!
Para ler.
Outro depoimento.
Para ler.
Mas a Labace não estava preparada para a chuva... Você gostaria de visitar um estande com uma poça dessas à porta?
Cada chalé procurava estar mais bonito – e gostoso – que o ouro. Estas gostosuras estavam no chalé a debutante Sikorsky.
Quando comida e bebida não eram suficientes para atrair as
atenções em dia de chuva, por que não chaar uma banda? Aqui, no chalé da
MD/Helicentro Morumbi.
MD Explorer.
A Aviação e seus maravilhosos detalhes.
Mais detalhes.
Phenom 300. Estrela da Embraer.
Fotos de 15 de agosto de 2013, segundo dia da Labace.
Não adianta secar... vai chover de novo!
Ainda bem que eu não sou "formiga", senão... comeria todo o chalé da Beechcraft!
Segundo dia de almoço na Beechcraft, com escondidinho de carne seca e salada.
Parte interna do chalé da Dassault Falcon Jet.
Confesso que me interessei muito por esta outra parte interna do chalé da Dassault...
Enquanto eu estava lá na Dassault o sol resolveu aparecer um tiquinho...
Bem-vindo à bordo do Falcão!
Com o frio que estava fazendo, os aquecedores de ambiente
externo fizeram o maior sucesso e podiam ser encontrados em todos os
cantos...
Voltando à comida: sushi e sashimi no chalé da Sikorsky.
Mas as estrelas, mesmo, eram, claro, os aviões!
Hoje em dia, jato que não tem winglet, é... estranho!
Não se esqueça de remover antes de voar, por favor!!!
Motor GE CF34-10E7-B do Lineage 1000.
Um estranho na Labace!
Falcon 7X. Trijato imponente!
Fotos de 16 de agosto de 2013, último dia da Labace.
Detalhes... agora, finalmente sob o sol!
Dá um trato... que hoje tem muita luz pra brilhar!
Todos os controles da super cabine de passageiros do Lineage 1000... na palma da sua mão!!!
Versão limão do "Remova antes do voo ".
Legacy 500, belo pássaro!
Head-Up Dispay (HUD) do Lineage 1000.
Que tal esse faqueiro do Lianeage 1000?
Não, não é brinde... mas vc pode levar sua própria moto junto, no Lineage 1000.
Câmera na cauda do Gulfstream G550.
Mais de perto... imagens em alta definição!
EC130T2
Eu acho que achei um fotógrafo...
Sikorsky S-76C+.
A máquina da Sikorsky.
Ano que vem tem mais. E a pergunta que não quer calar: novamente em Congonhas???
Deixe para o final as fotos feitas para uma revista
especializada, mas completamente ignoradas pela mesma na hora de
publicar a cobertura da feira. Estranho né???
Mas, tem nada não... não fique chateada, Embraer... esta
repórter agradece a atenção dispensada e publica com exclusividade aqui
no blog mesmo: os novos spoilers do Phenom 100 abertos, para melhor
apreciação! Pensam que foi fácil fazer essas fotos? Pergunte para o
pessoal da Embraer!!!
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CONCURSO DE ILUSTRAÇÕES
Voltamos
a divulgar nosso Concurso. As fotos dos brindes estão na Caixa Preta #
94, de 30 de junho de 2013 (no ar em 01 de julho).
Quero
convidar meus leitores a me ajudar a escolher a cara de uma das
principais companhias aéreas fictícias da história que compõe o romance
de aviação que estou finalizando. Batizada como “Manche Negro”, ela
utiliza basicamente equipamento Boeing 737-300 e suas cores são quentes:
vermelho, laranja e amarelo. Vamos às regras:
1)
Usar como base um Boeing 737-300 com as cores vermelho, laranja e
amarelo sobre fundo branco e o nome Manche Negro, criando também uma
logomarca a ser estampada na fuselagem e/ou cauda;
2) Criar a pintura sobre desenho ou foto da aeronave de perfil, ambos os lados;
3) Evitar usar esquema visual de companhia aérea já existente (real);
4) Enviar o desenho somente por e-mail para remigedeaguia@bol.com.br com o titulo (assunto da mensagem) “Manche Negro”;
5) Acrescentar seu(s) telefone (s) e nome completo ao e-mail.
6) Utilize a técnica que quiser para desenhar/pintar a ilustração;
7)
Caso use como base uma foto real de Boeing 737-300 (foto retocada)
envie uma declaração de que a foto de base é de sua autoria, com seus
dados completos (nome, idade, endereço e dados da foto: onde foi tirada,
data, câmera), para o caso de contestação por parte de outra pessoa.
Justamente para o caso de contestação de foto quanto ao uso de foto original ou utilização de imagem
de propriedade de outra pessoa ou de companhia aérea real, todos os
trabalho recebidos serão publicados neste Blog para que demais leitores
ajudem na fiscalização dos mesmos. Eles estarão expostos até o final de
janeiro de 2014 (prazo prorrogável).
A
escolha dos melhores trabalhos se dará por etapas, a meu critério
pessoal, e será divulgada à medida que alguns trabalhos forem sendo preferidos,
até restar apenas dois, quando estes sim serão escolhidos pelos
leitores do Blog por meio de seus comentários postados unicamente no
próprio Blog Caixa Preta da Solange.
Agora, os incentivos.
As
fotos a seguir são de brindes que serão doados ao vencedor final, com
envio gratuito pelo Correio (modalidade PAC) ao endereço do vencedor,
conforme relação a seguir:
Livro “Luftwafe over America” (Manfred Grihel), 256 páginas, em inglês
Um caderno-agenda Safran Turbomeca
Um caderno-agenda Embraer
Uma agendinha da Gol Linhas Aéreas
Uma caneta esferográfica azul Embraer
Um chaveiro em metal Embraer Ipanemão
Uma camisa AgustaWestland AW 169, tamanho G
Uma camisa 10 Anos Expo Aero Brasil tamanho GG
Haverá ainda a possibilidade da ilustração ser utilizada futuramente como capa do livro.
Todos os objetos são novos, sem uso.
Restam dúvidas? Escreva-me!
PARTICIPEM!!!!
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QUE AVIÃO É ESSE!!!!!!?????
23/07/07 - 20h15 - Atualizado em 23/07/07 - 20h15
Prefeito diz ter encontrado três locais aptos para a construção do aeroporto.
O prefeito de Araçariguama, Carlos Aimar (PRB), adiantou-se às demais cidades e já neste fim de semana, após sobrevoar a cidade, disse ter encontrado três locais aptos para a construção do aeroporto, todas com aproximadamente 10 milhões de metros quadrados, cinco vezes maiores do que a área do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo.
De acordo com o prefeito, dois dos terrenos pertencem ao município, e o terceiro local, considerado o mais adequado para a construção do aeroporto, pertence também ao governo do Estado. "Portanto não há qualquer risco de haver especula ção imobiliária", disse.
Ele argumentou que em nenhuma das áreas será necessário fazer desapropriações, que geram alto custo financeiro para o governo e dificultam a ampliação do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. "São áreas mais afastadas do centro e que não trariam impacto na qualidade de vida dos moradores", acrescentou.
A cidade já recebe parte dos recursos oriundos do pedágio da Rodovia Castello Branco. "Abrimos mão de qualquer tipo de cobrança antecipada para que o custo de implantação e construção desse aeroporto seja viável. Não queremos apenas oferecer uma área e colher os benefícios", declarou.
Araçariguama é cortada ao meio pela Rodovia Castello Branco. Segundo o prefeito, fica a oito minutos do Rodoanel, seis minutos da Rodovia Raposo Tavares, 25 minutos de Sorocaba e a uma hora do Aeroporto de Viracopos, em Campinas. A cidade também é próxima do Rio Tietê e do novo Ferroanel, que ligará Sorocaba até o Porto de São Sebastião.
As fotos e vídeos dos locais selecionados pela Prefeitura serão enviados para o chefe do gabinete pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho. O prefeito disse ter consultado o vice-presidente José Alencar, seu companheiro de partido, que o aconselhou a organizar a proposta e enviá- la ao governo. "Estamos fazendo nossa parte do ponto de vista de dar uma sugestão e indicar uma boa área para ser analisada como alternativa para o aeroporto", afirmou.
O prefeito informou que ainda não há prazo para resposta sobre a proposta de Araçariguama ou audiência marcada para discutir o assunto com o governo.
Independente do aeroporto, a cidade já conta com um avião desde o ano passado, um Boeing DC 3 que pertenceu à frota oficial do presidente Juscelino Kubitschek. Adquirida em um leilão de material sucateado da Vasp, a aeronave está instalada na Praça Santos Dumont e é utilizada como cinema. No avião, são exibidos filmes educativos para as crianças das escolas locais durante a semana. Nos fins de semana, são exibidos filmes comuns do circuito comercial.
Araçariguama quer receber novo aeroporto de SP
Cidade a 45 km de São Paulo lança candidatura para receber investimentos.Prefeito diz ter encontrado três locais aptos para a construção do aeroporto.
Do G1, em São Paulo, com informações da Agência Estado
Após o anúncio feito na última sexta-feira (20) pela ministra-chefe
da Casa Civil, Dilma Rousseff, de que um novo aeroporto será construído
em local ainda indefinido na Grande São Paulo, a Prefeitura de
Araçariguama, cidade de 20 mil habitantes a cerca de 45 quilômetros do
centro da capital paulista, lançou sua candidatura para receber o
investimento. O prefeito de Araçariguama, Carlos Aimar (PRB), adiantou-se às demais cidades e já neste fim de semana, após sobrevoar a cidade, disse ter encontrado três locais aptos para a construção do aeroporto, todas com aproximadamente 10 milhões de metros quadrados, cinco vezes maiores do que a área do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo.
De acordo com o prefeito, dois dos terrenos pertencem ao município, e o terceiro local, considerado o mais adequado para a construção do aeroporto, pertence também ao governo do Estado. "Portanto não há qualquer risco de haver especula ção imobiliária", disse.
Ele argumentou que em nenhuma das áreas será necessário fazer desapropriações, que geram alto custo financeiro para o governo e dificultam a ampliação do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. "São áreas mais afastadas do centro e que não trariam impacto na qualidade de vida dos moradores", acrescentou.
Cessão de terreno
Aimar ressaltou que o município estaria disposto a ceder o terreno e
conceder isenções fiscais durante as obras de construção do aeroporto.
"As isenções diminuiriam em no mínimo 5% os gastos com obras", disse. A
compensação de Araçariguama viria por meio da divisão das taxas e
tributos arrecadados durante a operação do aeroporto.A cidade já recebe parte dos recursos oriundos do pedágio da Rodovia Castello Branco. "Abrimos mão de qualquer tipo de cobrança antecipada para que o custo de implantação e construção desse aeroporto seja viável. Não queremos apenas oferecer uma área e colher os benefícios", declarou.
Araçariguama é cortada ao meio pela Rodovia Castello Branco. Segundo o prefeito, fica a oito minutos do Rodoanel, seis minutos da Rodovia Raposo Tavares, 25 minutos de Sorocaba e a uma hora do Aeroporto de Viracopos, em Campinas. A cidade também é próxima do Rio Tietê e do novo Ferroanel, que ligará Sorocaba até o Porto de São Sebastião.
As fotos e vídeos dos locais selecionados pela Prefeitura serão enviados para o chefe do gabinete pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho. O prefeito disse ter consultado o vice-presidente José Alencar, seu companheiro de partido, que o aconselhou a organizar a proposta e enviá- la ao governo. "Estamos fazendo nossa parte do ponto de vista de dar uma sugestão e indicar uma boa área para ser analisada como alternativa para o aeroporto", afirmou.
O prefeito informou que ainda não há prazo para resposta sobre a proposta de Araçariguama ou audiência marcada para discutir o assunto com o governo.
Independente do aeroporto, a cidade já conta com um avião desde o ano passado, um Boeing DC 3 que pertenceu à frota oficial do presidente Juscelino Kubitschek. Adquirida em um leilão de material sucateado da Vasp, a aeronave está instalada na Praça Santos Dumont e é utilizada como cinema. No avião, são exibidos filmes educativos para as crianças das escolas locais durante a semana. Nos fins de semana, são exibidos filmes comuns do circuito comercial.
(Colaboração do nosso leitor Luciano Lopes da Paixão, a quem agradecemos a indicação de texto.)
Esclarecemos
que na verdade tratava-se de um avião Vickers Viscount (Nem Boeing, nem
DC-3, nem uma fusão dos dois juntos...) e que ele nem sequer era da
frota do JK, como o prefeito “Maluquinho” andou alardeando na época...
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“NOSSAS PRINCIPAIS SEÇÕES”
CAIXA PRETA DE CAMÕES
“Ele adota uma postura intimidadora para suprir seu falta de conhecimento.”
(Revista 2)
Provavelmente, isso foi resultado de alguma má edição por parte de algum mau editor...
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NOSSA NADA MODESTA COLEÇÃO DE PÉROLAS VOADORAS
(Erros da imprensa que capturamos por aí. Vamos contar os pecados, mas vamos manter sigilo dos pecadores – para eles não processarem a gente!!!)
A Pérola da imprensa especializada em (cremos que) maio de 2013 (revista 02)
“(...) quarta eleição consecutiva do Aeroporto Internacional de Moscou – Domedovo, como o melhor na Europa Oriental.”
“Para obter o resultado que deu a vitória a Domedovo...”
“Para atender à demanda, Domedovo...”
“Uma importante vitória para os administradores de Domedovo...”
Escrito pelo menos sete vezes ao longo da matéria, inclusive na legenda de uma foto cujo nome, em cirílico(Домодедово) , permite que não reste dúvidas, o nome correto do aeroporto moscovita é Domodedovo
(Pode ser muito longo e mais complicado, mas é o nome correto. Já
imaginou se em alguma matéria jornalística no exterior chamassem o nosso
Galeão de “Galinhão”???)
A Pérola da imprensa especializada em (cremos que) junho de 2013 (revista 02)
“O projeto (do novo terminal do Aeroporto de Abu Dhabi) prevê a utilização de 69.000 ton de aço e 680.00 m3 de concreto.”
Certamente, devem ser 680.000 m3. Economia de zero....
A Pérola da imprensa não-especializada em 19 e agosto de 2013 (jornal 20)
“A
fabricante americana de helicópteros Sikorsky pretende definir até o
fim deste ano um parceiro no Brasil (...) O trem de pouso e o sistema de
combustível do helicóptero S-92, biturbina para até 21 passageiros, já
são fabricados no Brasil, pela Embraer - companhia brasileira de jatos
regionais, quarta maior no mundo -, informou o diretor da Sikorsky no Brasil, Marcos de Souza Dantas..”
Na verdade, Marcos é diretor da Powerpack, representante da Sikorsky no Brasil.
A Pérola da imprensa não-especializada em 19 e agosto de 2013 (jornal 20)
“A maior parte dos helicópteros da Sikorsky no Brasil - cerca de 98 unidades - atua no apoio às operações offshore.”
Segundo a Powerpack, o número da frota offshore está errado: são mais de 100 unidades do modelo S-76 e outras 22 do modelo S-92 operando no Brasil.
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VALE A PENA LER DE NOVO
De CAIXA PRETA# 21/2001
NESSA, ELE DANÇOU...*
Um
certo Checador estava fazendo um cheque em um co-piloto no trecho
Congonhas/Santos Dumont. Como checador, o cara estava ocupando o assento
do observador do Electra. Chegando no Rio, uma camada de (nuvens) startus
cobria quase toda a área da perna do vento e área de aproximação da
pista 02. O co-piloto entrou na perna do vento e, quando sobre a praia
de Botafogo optou, corretamente, por arremeter. O Comandante num gesto
estúpido disse "Negativo. Tá comigo" Capou os quatro cataventos do
Eletrão, curvou à esquerda e meteu o nariz do avião em um buraco da
camada de stratus. Fez uma
pelada e pousou. No taxi para o estacionamento comentou com o Checador
"Ainda bem que o cheque é do c
o-piloto senão EU é que teria ido ao pau". O Checador calmamente
respondeu ao audaz piloto "Negativo. Você FOI ao pau, sua carteira está
suspensa e o co-piloto está aprovado. Foi o único que tomou a decisão
correta". O cara ficou como cachorro que corre atrás de roda de carro.
Quando você para, o cachorro não sabe o que fazer...
* colaboração do Cmte. Ney Senandes
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– “PENSAR PARA VOAR” –
(PENSAMENTOS E FRASES RELACIONADOS À AVIAÇÃO)
“Sem
falsa modéstia, eu vou dizer que sempre me esforcei para não deixar
minha imaginação se acabar. Trabalhei duro com a equipe que reuni. Nunca
deixei que os obstáculos me desencorajassem. Eu amo o que eu faço, e eu
sei como usar minha força de vontade para afastar do caminho o que
possa me desviar. Levo uma vida simples e feliz. Tudo ao meu redor
converge, e de fato deve convergir, para promover a tarefa que propus a
mim mesmo." (Marcel Dassault, 1892-1986)
================================================================
CAIXA COR DE ROSA
Espaço
dedicado à mulheres da aviação. Comissárias de voo, pilotos,
esportistas de todas categorias, mecânicas: este espaço é SEU para
publicar o eu quiser, desde denúncias até humor, crônicas, contos etc.
Participe! Vamos mostrar como são os sentimentos das mulheres em relação
à Aviação!
Link:
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=15823&OPERACIONAL%20%96%20Pela%20primeira%20vez,%20Blackhawk%20%E9%20pilotado%20somente%20por%20mulheres
05/08/2013 - 16h53
OPERACIONAL – Pela primeira vez, Blackhawk é pilotado somente por mulheres
O
Blackhawk é o maior e mais pesado helicóptero militar em operação no
Brasil. São 19 metros de comprimento e até 9.185 kg sustentados por duas
turbinas de 1.940 shp de potência. Como um verdadeiro "faz-tudo", a
aeronave é presença constante em exercícios militares e missões reais,
como busca e resgate, transporte de tropas e ajuda humanitária. No dia
1° de agosto, pela primeira vez, toda essa capacidade esteve nas mãos
duas mulheres, as Tenentes Aviadoras Déborah Gonçalves e Caroline
Pedretti, ambas do Esquadrão Harpia (7º/8º GAV), de Manaus (AM).
"Pra gente é uma missão normal. Não interessa se é homem ou mulher, e sim se é capaz de cumprir o que está previsto", diz a Tenente Pedretti. Formada em 2010 pela Academia da Força Aérea, no ano seguinte ela tirou o primeiro lugar no curso de formação de pilotos de helicóptero e escolheu servir em Manaus com o único objetivo de voar o Blackhawk. "Ele consegue transportar muito peso. É incrível", conta.
"Pra gente é uma missão normal. Não interessa se é homem ou mulher, e sim se é capaz de cumprir o que está previsto", diz a Tenente Pedretti. Formada em 2010 pela Academia da Força Aérea, no ano seguinte ela tirou o primeiro lugar no curso de formação de pilotos de helicóptero e escolheu servir em Manaus com o único objetivo de voar o Blackhawk. "Ele consegue transportar muito peso. É incrível", conta.
Com
1,63m de altura, ela garante que as mulheres são tão capazes quanto os
homens de dominar essa máquina de guerra. "Nós treinamos com o módulo de
assistência ao piloto desligado, o que aumenta o peso nos comandos. Mas
a gente faz normalmente", explica. Outro desafio vencido pela Tenente
Pedretti foi passar no Curso de Adaptação Básica ao Ambiente de Selva
(CABAS), exigido para os aviadores que voam na região amazônica.
"Apredemos bastante coisa sobre a selva. Se a gente precisar pernoitar
em alguma localidade remota, por exemplo, vai ser muito útil".
Já
para para a Tenente Déborah, comandante da missão, fazer parte do
Esquadrão Harpia também é uma experiência relevante por conta das
missões da Força Aérea Brasileira na região amazônica. “É uma região
muito carente, onde as pessoas precisam muito de ajuda", afirma.
Fonte: VII COMAR e Agência Força Aérea
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ATENÇÃO! Algumas revistas, não só de aviação, se
baseiam na Lei 5.988/73 que foi revogada pela Lei 9.610/98.
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sendo autor de qualquer obra intelectual, fique atento!!!
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