terça-feira, 16 de abril de 2013

Plantão Caixa Preta

COMENTÁRIO SOBRE EXPLICAÇÃO PUBLICADA EM "SEGUNDA TELA"
( http://cmais.com.br/segundatela/jornaldacultura/16-04-2013 )
DO JORNAL DA TV CULTURA:

Ficheiro:Jet a1 truck refueling dsc04316.jpg
O combustível para aviação é um tipo de combutível fóssil usado em aeronaves. Ele é geralmente de uma qualidade maior do que os outros combustíveis com menos aplicações críticas para o aquecimento ou transporte, e contém mais aditivos para reduzir o risco de congelar ou explodir em altas temperaturas, além de outras propriedades.
A maioria dos combustíveis para aviação são derivados da gasolina usada em motores com velas de ignição como os motores a pistão ou Jet-A1(querosene de aviação) para motores a turbina a jato. Outros combustíveis alternativos foram usados experimentalmente mas sem nenhum efeito satisfatório.
O Avgas (Gasolina de avião em inglês) é vendido em pequenos volumes e usado em aeronaves pequenas enquanto o jet fuel (combustível de jato em inglês) é vendido em grandes volumes e operado tipicamente por aviões comerciais, militares e de grandes corporações.
A Convenção Internacional da Aviação Civil, a qual entrou em operação em 1947, acabou com as taxas para os combustíveis usado em aeronaves. Austrália e Estados Unidos se opuseram mundialmente à tributação do combustível usado na aviação, mas um número de outros países expressaram interesse.
O combustível de aviação é freqüentemente distribuído de um caminhão-tanque o qual se dirige aos aviões e helicópteros. Alguns aeroportos têm bombas de combustível similares às bombas que enchem os táxis-aéreos.


MEU COMENTÁRIO (Via Facebook):
"Protesto contra a frase do Wikipedia sobre combustíveis de aviação "A maioria dos combustíveis para aviação são derivados da gasolina usada em motores com velas de ignição como os motores a pistão ou Jet-A1(querosene de aviação) para motores a turbina a jato. Outros combustíveis alternativos foram usados experimentalmente mas sem nenhum efeito satisfatório." No Brasil, o etanol para aviação é usado com sucesso no agrícola Ipanema, produzido pela Embraer, e pioneiro no uso de álcool como combustível para aviação em aviões de série."


Nenhum comentário:

Postar um comentário