segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Plantão Caixa Preta





 
CAOS NO ETERNO PAÍS DO FUTURO

                                                                (Solange Galante)
 
Seria cômico se não fosse trágico. O aeroporto brasileiro com um dos menores, se não o menor índice de fechamentos do País está fechado desde sábado passado devido a um acidente ocorrido com um MD11 da cargueira norte-americana Centurion Cargo. Devido a isso, a maior prejudicada foi a Azul Linhas Aéreas, cujo hub fica justamente naquele aeroporto e passageiros da companhia ficaram, de repente, no chão devido ao cancelmento de mais de 500 voos. Não bastasse isso, problemas de informática na TAM ocasionaram o famoso efeito-cascata nos voos da companhia hoje chilena e brasileira.


ESSE é o País que sediará eventos importantes, mas tentam nos persuadir de que esses problemas são pontuais, tudo está sendo colocado nos eixos devido às obras Brasil afora e que 2014, 2016 etc serão anos maravilhosos. Só que isso NÃO é verdade. Não se iluda. De vento em popa, somente a construção de estádios, muitos dos quais verdadeiros elefantes brancos que não servirão absolutamente para nada após a Copa.

São Paulo – e, consequentemente, o Brasil – se ressente há anos de um aeroporto digno. Desde antes da construção do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos e mesmo depois da inauguração do mesmo, pois lembro que até hoje esse aeroporto sofre de problemas durante nevoeiros, falta de espaço nos pátios, pistas, terminais e estacionamentos. Por que, então, já não se pensou em construir uma segunda pista e ampliar o Aeroporto de Viracopos há 10, 20, 30 anos antes? Porque o Brasil, pior do que se fosse o país de "colocar a tranca após a porta arrombada", é o país do "vamos empurrar com a barriga para ver até onde vai..."

Para piorar, uma conhecida marca de cerveja, que, aliás, nunca primou pelas melhores campanhas e sim por várias delas muito estúpidas, lança uma propaganda na TV lembrando que o Brasil é o país do futebol, portanto os aeroportos ficarão congestionados sim, mas de torcedores animados, e as ruas ficarão congestionadas sim, mas de trios elétricos, reforçando a idéia de que nosso país só serve mesmo para isso, carnaval, futebol, turismo sexual e por aí vai. Depois, não querermos sofrer preconceito ao tentar entrar em alguns países... infelizmente.
Enfim, o povo e seus governantes se merecem. E temos os aeroportos que merecemos.
 
 
 (Foto: Ricardo Custódio / EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário