AZUL OU VERMELHO?
Azul E Vermelho!
No último dia 15 de abril, na feira de turismo WTM Latin America 2025 a AZUL Linhas Aéreas oficializou o retorno de sua campanha e seu patrocínio a uma das maiores manifestações folcóricas do Brasil
Texto e fotos de responsabilidade
da Assessoria de Imprensa da AZUL
exceto onde identificado
Azul patrocina Festival de Parintins pelo 2º ano consecutivo
Em junho, companhia adota as duas cores dos bois-bumbás rivais e
espera levar mais do que os 10 mil Clientes que já voaram com a
companhia para prestigiar o tradicional espetáculo no Amazonas
A companhia com maior número de
voos e cidades atendidas no país – que anunciou há um mês a nova fase da
sua marca, com o slogan O Céu do Brasil é Azul – vai adotar uma nova
cor em junho.
A Azul Linhas Aéreas vai levar ao ar uma dupla de cores rivais, por uma
boa causa e para reforçar ainda mais os seus novos voos rumo à sua
essência e à valorização da cultura brasileira. Daqui a dois meses, a
Azul será azul e vermelho, como patrocinadora oficial
da 58ª edição do Festival Folclórico de Parintins – maior espetáculo
popular a céu aberto do mundo, que acontece todo ano, no Amazonas, e já é
patrimônio cultural do Brasil.
O patrocínio, que será feito pelo segundo ano consecutivo, foi anunciado dia 14/04, durante a participação da companhia na WTM Latin
America 2025. O evento contou com a presença de autoridades, entre elas
Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional,
Negócios e Sustentabilidade da Embratur; Ian Ribeiro, presidente da
Empresa de Turismo Amazonastur; Diego Mascarenhas, vice-presidente do
Caprichoso; Fred Goes, presidente do Garantido, além de André Guimarães,
da produtora Maná Produções, que é responsável
pelo evento.
No período do Festival – que, neste ano, acontece em 27, 28 e 29 de
junho, a companhia irá homenagear a rivalidade dos bois-bumbás
Caprichoso e Garantido com lançamento de aeronave estilizada, voos
extras e uma série de outras iniciativas, a bordo e em solo,
para valorizar e divulgar o evento para seus Clientes.
“Para a Azul, patrocinar o Festival de Parintins vai além de oferecer um
acesso mais rápido e seguro aos fãs desse espetáculo que, sem a nossa
companhia, só podiam participar do evento após horas de estrada e barco.
Investir na cultura brasileira e no desenvolvimento
do país com a movimentação regional pelo Turismo, por meio do nosso
negócio, é nossa missão desde o nosso primeiro voo e um compromisso
reforçado nesta nova fase da marca”, explica Cesar Grandolfo, gerente de
Relações Institucionais, da Azul.
Segundo Tariana Cruz, gerente geral de Marketing da Azul, o reforço da
brasilidade, que é essência da companhia, tem se dado anualmente com
iniciativas como esse apoio a um evento tão tradicional para o país e,
em especial neste caso, para a região Norte. “O
momento de reposicionamento da nossa marca levou em conta o fato de
estarmos cada vez mais presentes e conectando os brasileiros de todos os
cantos do Brasil, de todas as formas, com ações de marketing, sociais de sustentabilidade que vão além das nossas operações aéreas”, completa a executiva.
“Quando uma das maiores companhias aéreas do Brasil, como a Azul, aposta
no Festival de Parintins, ela não apenas contribui para a divulgação do
festival para o Brasil e o mundo, mas também reafirma a grandiosidade
do potencial turístico da nossa região. Isso
fomenta cada vez mais o turismo, fortalece nossa conectividade aérea,
amplia a visibilidade do nosso destino e aumenta o fluxo de turistas
querendo conhecer o festival, Parintins e a nossa cultura amazônica”,
afirmou o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas - Amazonastur,
Ian Ribeiro.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também registrou a importância
do Festival de Parintins. "É algo único no planeta. Um espetáculo
grandioso, uma manifestação cultural marcante do povo amazonense e de
nosso país. Pude vivenciar de perto esse evento
completo, uma atração internacional com a marca da diversidade do
Brasil. O Festival faz jus a esse apoio que está sendo anunciado de
forma acertada pela Azul, e tem um potencial muito grande de promoção
internacional, atraindo visitantes estrangeiros e promovendo
o desenvolvimento do turismo sustentável”, comentou Marcelo Freixo.
Azul leva o Brasil para a região Norte
A companhia, que
nasceu para conectar o Brasil com o próprio país, e também com o mundo, é a
empresa aérea com a maior malha na região amazônica, liderando o mercado de
Aviação por lá, com uma participação de 54% nas decolagens só no estado do
Amazonas.
Essa presença tem
ajudado a aumentar a demanda por voos da companhia – e isso inclui a procura
dos Clientes por voos para o Festiva Folclórico de Parintins. Isso porque a
ilha em que o espetáculo dos bois-bumbás acontece, localizada a quase 370 km de
Manaus, no Amazonas, só é acessada por meios fluviais ou aéreos. Enquanto a
opção por barco pode demandar até 18 horas de viagem a partir de Manaus, o
transporte aéreo leva menos de 1h.
No ano passado, o
trecho entre a capital amazonense e Parintins, conhecida como a Rota do Boi,
chegou a uma média de 14 decolagens diárias, considerando voos regulares,
extras e fretados, ultrapassando o fluxo da ponte aérea Rio-São Paulo (Santos
Dumont-Congonhas). No período entre 26 de junho e 2 de julho, a Azul operou 154
voos e transportou quase 10 mil Clientes para o município do Bumbódromo.
Para este ano, no
período de 25 de junho a 01 de julho, serão 196 voos extras chegando e partindo
da “Ilha da Magia”, totalizando 13 mil assentos nos voos adicionais da
companhia no destino.
Em comparação às
operações da companhia no Festival do ano passado, houve um crescimento de 28%
em número de decolagens, o que representa, em média, praticamente um voo por
hora em cada sentido para os três dias de apresentações. As operações serão realizadas
por aeronaves ATR, com capacidade para 70 Clientes, e também por Cessna Grand
Caravan, que acomoda nove Clientes por voo.
A Azul Viagens,
operadora de Turismo da Azul, terá ainda voos dedicados conectando Manaus a
Parintins, como reforço à malha entre a capital e a ilha. Além do mais, a
operadora oferecerá produtos exclusivos para o evento, e espera repetir o
sucesso do ano passado. Vale destacar, ainda, que a Azul terá incrementos em
sua malha para Manaus, com voos partindo de Belém (PA), Recife (PE), Viracopos
(SP) e Confins (MG).
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ser azul ou vermelho
é coisa muito séria em Parintins!
por Solange Galante
Em 2015 aconteceu uma confusão em um voo da empresa creditado à falta de conhecimento sobre a cultura amazônica – e nem sequer aconteceu durante o Festival, que ocorre anualmente em junho! Em um voo entre Manaus e Parintins a comissária saudou os passageiros com um inocente "Boa tarde Azul!" e uma funcionária pública federal, torcedora apaixonada pelo Boi Garantido – cuja cor é o vermelho e rivaliza com o Boi Caprichoso, que tem a cor azul – sentiu-se insultada e ofendida, repreendeu a comissária que, por sua vez também se ofendeu e chamou a Polícia Federal para desembarcar a passageira.
A Azul deu azar disso ter acontecido com Roseani Novo, fervorosa torcedora e sócia benemérita do Boi branco e vermelho que, inclusive trajava sua cor oficial no voo onde estava acompanhada de outros amigos. Roseani, segundo uma de suas amigas contou em um site do Amazonas, chegou a barrar a entrada da cantora Fafá de Belém no Bumbódromo pela "porteira" do Garantido porque Fafá trajava um vestido preto, sendo que o rival Boi Caprichoso é preto e azul. Roseani faleceu em setembro de 2023, aos 66 anos, por problemas pulmonares.
A confusão a bordo do voo fez com que a companhia aérea mudasse sua saudação no voo para Parintins para "Boa tarde azul, para
os torcedores do Caprichoso e Boa Tarde Vermelho, para os torcedores do
Garantido"....
Eu estive em Parintins em 2012, também fora da época do Festival, e presenciei o quanto a cidade se divide entre as duas cores em todo lugar e no ano inteiro.
Pelo sim, pelo não eu fico com o Boi Galante de Manaus, que tem as cores azul, vermelha e amarela... e meu sobrenome!
Abaixo, fotos da aeronave comemorativa em 2024 (fotos de autoria de Patrick Krug):
Nenhum comentário:
Postar um comentário