"BARRIGADA" TEM COR?
(por Solange Galante)
Onde será que surgiram essas informações abaixo? replicadas, aliás, por vários sites (começou com os que SEMPRE destacamos aqui em "Não é bem assim")...
(Obs: o sublinhado é por minha conta)
"Azul mostra seu primeiro ATR 72-600 com motores PW
127XT no Paris Air Show
Em exibição
estática, um deles será o primeiro ATR 72-600 equipado com os motores
PW127XT da Azul, que emitem 45% menos CO2 do que outros jatos regionais de
porte semelhante. Essa aeronave, de futura matrícula PR-YXB, também
marcará a estreia da ATR no Brasil e na América com o novo motor Pratt
& Whitney."
(Fonte: https://aeroin.net/azul-mostra-seu-primeiro-atr-72-600-com-motores-pw-127xt-no-paris-air-show/?amp&fbclid=IwAR3GGTl3wbW5FfGpOec0XetC65JCC3R7NqaboX1CUFWdHkFpAvozshrL1H4) em 14 de junho de 2023
----------------------------------------
Novo ATR da Azul equipado com um diferencial está a caminho do Brasil
Sendo o mais novo
ATR a compor a frota da Azul, um ATR 72-600 de registro PR-YXB está a caminho
do Brasil neste momento.
(...)
Com a entrega, a Azul passa a deter uma frota de 40 aeronaves do turboélice, demonstrando o seu compromisso no segmento regional. Ainda no segundo semestre, a Azul deve receber um segundo ATR com a nova motorização: trata-se do PR-YXC (MSN 1667), que recententemente (sic) recebeu a nova pintura da companhia na planta da Airbus em Toulouse (TLS) e usará a matrícula de testes F-WWEM.
(Fonte: https://www.aeroflap.com.br/novo-atr-da-azul-equipado-com-um-diferencial-esta-a-caminho-do-brasil/?fbclid=IwAR3OQuO_aBgyuJVxUgJreNmyyW83ogfe4_45J91Y-QOTOlaU_l_qjA0dLQQ) em 30 de junho de 2023,
----------------------------------------------------------
Azul vai receber primeiro ATR com novos motores
A Azul Linhas Aéreas vai receber o
primeiro ATR 72-600 com os novos motores PW127XT, da Pratt & Whitney
A aeronave de matrícula PR-YXB será a
primeira das Américas a contar com os novos equipamentos, que emitem 45% menos
carbono que os modelos regionais semelhantes. Segundo a Pratt & Whitney, a
companhia aérea terá uma redução de 20% nos custos de manutenção e de 3% no
consumo de combustível em comparação ao modelo anterior: o PW127M.
(FONTE: https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/azul-vai-receber-primeiro-atr-com-novos-motores.html?fbclid=IwAR0nEzxzaoD-KlQBZ7sz4ktbo-jKPKry7HE-tixPoL6-C4KthwTruEXLGkM)
em 14/06/2023
==============================================================
O FATO é que ANTES do PR-YXB a cia. aérea brasileira JÁ TINHA recebido em dezembro passado os ATR-72-600 PR-YXA e PR-YXT com os MESMOS novos motores da Pratt & Whitney.
* * * * *
Em Jornalismo...
"A barrigada no jornalismo ocorre quando um veículo divulga uma informação equivocada. (...) A realidade hoje nas redações de televisão, jornais impressos, rádios e portais online contempla uma demanda crescente pela publicação de notícias com exclusividade, o que implica muita rapidez nas informações divulgadas. Essa necessidade de urgência pode impactar a qualidade do trabalho."
(Fonte: https://blog.mackenzie.br/vestibular/guia-de-profissoes/jornalismo-o-que-e-uma-barrigada/)
* * * * *
Já a revista Flap International, embora também tenha escorregado, (leia o link https://flapinternational.ig.com.br/destaque/azul-recebe-primeiro-atr-72-600-com-novos-motores/?fbclid=IwAR1duktNRme-EqEsJYRRblAC6a7_GRIkgLGWojMI-5kXXjGhG81g50QpGuQ ) corrigiu rapidamente a informação assim que a checou, que é uma das melhores práticas em jornalismo.
Azul recebe ATR 72-600 com novos motores
SE A "BARRIGADA" FOI COR AZUL...
A cia. aérea só publicou release a respeito dos novos aviões com seus novos motores hoje, 07 de julho.
Enfim, se quer ter informação correta, a fonte tem que ser a mais fidedigna possível, desta vez, a AZUL Linhas Aéreas. Segue o release:
Azul adquire quatro novos aviões para fortalecer as rotas regionais
A companhia aérea incluiu à frota novos ATRs, com motores mais eficientes e uma economia potencial de 20% nos custos de manutenção
São Paulo, 07 de julho de 2023 - A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de voos e destinos atendidos no país, celebrou a chegada de mais um avião turboélice ATR 72-600 que será incorporado à frota. Serão, ao todo, quatro aeronaves, equipadas com novos motores Pratt & Whitney Canada e capacidade para 72 Clientes, que representam um avanço significativo para a empresa.
O primeiro e o segundo avião, com as matrículas PR-YXT e PR-YXA, respectivamente, já estão em operação desde janeiro de 2023, enquanto o PR-YXB, entregue em junho, começará a voar ainda neste mês. A quarta aeronave, PR-YXC, por sua vez, chegará à empresa nos próximos dias, com previsão de iniciar as operações em agosto.
Segundo Raphael Linares, diretor de Frotas da Azul, as aeronaves estão equipadas com o novo motor PW127XT-M, que promete reduzir os custos de manutenção em até 20%. Do ponto de vista técnico, os motores apresentam melhorias significativas, como rolamentos cerâmicos híbridos, compressores mais eficientes e turbinas feitas com materiais avançados. Como resultado, esses motores conseguem reduzir em pelo menos 3% o consumo de combustível.
"A Azul leva a sério o compromisso com operações mais sustentáveis e reconhece a necessidade de investir continuamente em aeronaves modernas. Atualmente, 70% dos nossos assentos pertencem a aeronaves de nova geração, que têm menor impacto ambiental", afirmou o executivo.
O papel dos ATRs no desenvolvimento da aviação regional
Os ATRs, juntamente com as aeronaves do modelo Cessna Grand Caravan, são estratégicos para o desenvolvimento da aviação regional, que é liderada pela Azul.
Devido ao seu tamanho, os turboélices têm facilidade de pousar em aeroportos menores e pistas mais curtas, inadequadas para jatos. Além disso, por serem mais baixos, já contam com uma escada de embarque embutida na porta. Do ponto de vista de negócios, os ATRs atuam em rotas com menor número de Clientes e permitem o crescimento de novos mercados.
"Ao investir em aeronaves menores, conseguimos diversificar a malha aérea, atendendo cidades que antes não possuíam voos disponíveis. Nos orgulhamos dos 40 ATRs em nossa frota, pois eles são agentes transformadores de muitas cidades brasileiras, impulsionando o turismo e criando oportunidades para nossos Clientes, além de garantir a flexibilidade que é característica da malha aérea da Azul", afirmou o executivo
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, a informação surgiu em algum lugar, foi publicada por alguém, virou "barrigada" e foi copiada pela imprensa – ou devo dizer "imprenÇa"? – sem checagem e sem credibilidade, sem contestação. Mas, como sempre, a verdade sempre vem à tona em algum momento...
Pois é, eu vi essas publicações nesses sites, e notei que tinha algo estranho, porque um deles informou que a azul já tinha 2 deles em operação. Enfim...
ResponderExcluirViu só, Diego? Além de "barrigada" isso se chama "fake news"! Se vc assistiu ao meu último programa no Canal, trato exatamente disso! Uma vergonha, né? Abração!
ExcluirPois é!
Excluir