FOTOGRAFOU? NÃO? ENTÃO,
DANÇOU!!!!
– PARTE 4: O FOTÓGRAFO QUE NÃO
VISITOU A AERONAVE NO BRASIL... MAS NA FRANÇA!!!
por : Solange
Galante
Dando continuidade a essa
denúncia, aguardamos a edição impressa onde, certamente, haveria uma matéria
sobre o Antonov 225...
Bingo!
“Embarcamos no Antonov An-225...”?
Mais uma vez, fotos sem
crédito. Sem considerar as fotos realmente históricas sobre o avião, as
externas, claro que poderiam ser atuais mas, as internas...
Duas pequenas fotos internas
de detalhes... teriam sido feitas às escondidas? Mas quem fotografa às
escondidas não publica... Não as publicaremos aqui porque não sabemos quem é o
autor, ou autores.
Exceto uma!
Consta uma interessante foto
da parte interna do famoso nariz basculante do super cargueiro ucraniano.
Uma busca pelo Google e a
mesma foto aparece na tela do meu computador... E ainda era de 2001, feita em
Le Bourget, com copyright, óbvio...
Tentei contato com o fotógrafo
que constava na página da Airliners.net, um dos mais famosos sites de fotos
aeronáuticas do mundo e consegui, alguns dias depois... depois que mostrei a
ele a página da citada matéria com a foto na revista brasileira e perguntei se
ele havia autorizado a publicação daquela imagem, bem como perguntei se eu
poderia usá-la no meu blog, com os devidos créditos, é claro.
(Foto: Thierry Deutsch)
ESTA foi a resposta do
educadíssimo Thierry Deutsch (codinome Planecatcher, no Airliners, e oriundo de
Luxemburgo):
“Hello
Solange, thank you for your message. No, I did not give them permission
to use the photo and I will contact them about it. If you wish to use the photo
in your blog, you are welcome to use it. Please let me know if you need a
Hi-res version of the photo.”
Ou seja: a foto não havia sido
autorizada para publicação na revista mas, se eu quisesse usá-la no meu Blog,
estava liberada (e ele ainda me oferecia em alta resolução, se eu quisesse).
Por que a necessidade de usar
foto alheia, e sem permissão, em uma reportagem onde entraram na aeronave supostamente
com autorização da Antonov Airlines e teriam a oportunidade de fazer, a própria
revista, a foto que quisesse, se permitido? E, se não fosse permitido fotografar,
não seria mais elegante escrever: “Estivemos dentro da aeronave mas não nos foi permitido fazer
fotos...” (se bem que, se a TV Globo entrou e filmou (vide capítulo anterior
desse Plantão Especial), daria sim pra se fazer alguma fotografiazinha...)
Moral imoral da história:
- Aos leitores foi passada uma
informação que, aparentemente, não era verdadeira (Entramos, embarcamos): até
este momento e segundo as evidências públicas, nada leva a crer que entraram ou
embarcaram, pois as informações utilizadas no texto, além das fotos, também
poderiam ser de outras fontes;
- As fotos usadas, tanto do
site quanto da matéria impressa, foram, em sua maioria, antigas (de 2010) ou
capturadas da internet, talvez até as minúsculas, de um manche e parte de um
painel, quase indefinidas.
- Essa foto do Thierry poderia
talvez até ser publicada de graça pela revista, se a solicitasse, como fizemos.
Aliás, no meu caso particular, sempre que eu precisei de fotos da internet,
identificadas, para matérias que escrevi em diversas revistas e as solicitei
diretamente, o autor de cada uma delas concordou em ceder gratuitamente as
imagens em alta resolução (nenhum recusou!), elas foram publicadas com os
devidos créditos e até passada uma cópia da reportagem publicada em .pdf para
os gentis autores. Sem estresse, sem custo, com ética.
Se a revista conseguiu seu
objetivo – certamente, cativar o leitor e vender mais exemplares – não sabemos.
O que sabemos, é que esse caso nos lembrou imediatamente daquele livro citado
em nossa parte 1 ...
Falta dizer que, antes da
publicação da edição impressa, questionamos, via Facebook, a autoria das fotos
da matéria sobre o Antonov 225 no site da revista, mas nossa pergunta entrou em
“análise” e não apareceu no Facebook da revista, até hoje.
“The End”? Nada disso, este
Especial prosseguirá. Até a próxima!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIsso não é mais um mico e sim um king kong protagonizado pela revista.
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