outubro
de 2014
UNITED BREAKS GUITARS AND AMERICAN AIRLINES
LOSES CAT
United Breaks Guitars (A United Quebra Violões, em
português) é uma música produzida pelo músico canadense Dave Carroll juntamente
com sua banda, Sons of Maxwell. A curiosa música é um protesto que relata um
incidente ocorrido com o violão de Dave por culpa de funcionários da companhia
aérea United Airlines. O videoclipe da canção, lançado em julho de 2009 no YouTube, imediatamente tornou-se um hit da internet,
e tornou-se um dos vídeos mais acessados e mais procurados nos sites de busca. O
incidente relatado na canção ocorreu quando o cantor e sua banda viajavam entre
a cidade canadense de Halifax, rumo ao estado norte-americano de Nebraska. Durante
a conexão na cidade de Chigago, a banda notou que alguns carregadores de
bagagem estavam atirando as mesmas e, após o desembarque, Dave percebeu que seu
violão da marca Taylor, no valor de US$ 3.500,00, havia sido danificado e, mas,
ao reclamar com funcionários da United Airlines, o cantor foi tratado com
indiferença. Ele, então passou a enfrentar uma maratona administrativa para
tentar receber uma indenização. Como não obteve sucesso nessa empreitada,
decidiu fazer essa canção relatando o ocorrido e disponibilizá-la no YouTube, o
que fez com que seu caso rapidamente tomasse repercussão internacional. Mas ele
havia decidido compor e publicar na internet três músicas a respeito e
seguiram-se à primeira (esta já teve mais de 14.260.651 acessos; a número 2,
ultrapassou 1.794.009
e, United Breaks Guitars 3, o vídeo mais recente, 722.111 visitas.
Agora
vamos à segunda parte deste editorial.
Em
setembro passado o casal de biólogos Alexandre Zuntini e Elaine Françoso, que
moravam nos Estados Unidos, mudaram-se de vez para o Brasil (péssima ideia) e
vieram de American Airlines desde Dallas para São Paulo, trazendo consigo o
gato que haviam adotado fazia um ano, Louis. Mas, chegando ao terminal 2 do
Aeroporto de Guarulhos, na esteira de bagagens Louis não apareceu Louis mas sua
caixa. Após horas de procura e bate-boca com funcionários da American Airlines,
os dois brasileiros descobriram que o felino havia conseguido escapar da
caixinha de transporte (que depois apareceu quebrada) durante a viagem e,
quando a porta do bagageiro de cargas foi aberta, ele fugiu para a pista do
Aeroporto de Guarulhos, no terminal 2. Desolados, os dois biólogos ofereceram
uma recompensa a quem ajudasse a encontrar o animal de estimação e divulgaram
amplamente o caso na internet e outras mídias. Dias depois, o animal foi
localizado, são e salvo, preso em uma armadilha usada no aeroporto justamente
para impedir o acesso de animais, especialmente os silvestres, às pistas.
É
preciso fazer algumas observações a respeito: primeiro, todo mundo sabe – talvez
apenas Dave Carroll não o soubesse antes de ter seu Taylor danificado, como
especialmente as companhias norte-americanas são “delicadas” ao transportar
bagagens. Não venham me dizer que “são as empresas de handling que manipulam as
malas e outros objetos despachados pelos passageiros”, porque a contratante
dessas empresas são corresponsáveis pelo serviço delas. Eu, que já viajei por
essas companhias em trechos domésticos nos EUA várias vezes pude ver isso
constantemente: são malas e caixas jogadas para lá e para cá. Se atiraram o
violão do cantor canadense, poderiam também ter atirado a caixa do gato Lui –
ou você, meu leitor, acredita que eles vão olhar antes se tem algum animal vivo
dentro e pensar duas vezes antes de jogar a caixa pra lá e pra cá? Portanto,
mesmo que Louis, num momento de estresse, tenha roído a caixa, certamente ela
estava já danificada por má manipulação ao ser embarcada, facilitando a fuga. E
eu duvido que a repercussão da trilogia de Dave Carroll tenha alertado
definitivamente a United, quanto mais suas outras colegas, sejam elas American
Airlines, US Airways, Delta Air Lines, Jet Blue etc.
A
solução para um futuro, digamos, mais tranquilo, para nós, passageiros, que
temos limitações – algumas lógicas, outras, exageradas – no transporte de
bagagens de mão, que somos, então, obrigados a despachar e rezar para que
cheguem sãs e salvas ao destino, é exatamente isso: reclamar, berrar, divulgar,
colocar na internet até que criem vergonha na cara e façam valer o serviço pelo
valor da passagem que pagamos.
O
pior, para a American, é que ela não só perdeu o gato mas também dois
passageiros: em entrevista a uma rede de TV, o casal afirmou que não quer mais
viajar de avião com o animal para evitar que ele escape novamente. "Se
quiser ir pra fora do país, vai ter que ser de carro ou de navio. Alguma coisa
em que a gente possa levá-lo com a gente", disse o biólogo Alexandre
Zuntini.
Ou seja, American
Airlines loses cat AND TWO PASSENGERS. (Como se diz “bem-feito” no idioma deles?)
* * * * *
Sempre
pensando em meus leitores e na preservação da história da Aviação brasileira e
mundial, estou incluindo duas novas seções nesta edição mensal de Caixa Preta:
“Capas” e “Sites úteis”. Colabore você também com essas seções!
CONCURSO DE ILUSTRAÇÕES
– O PRAZO ESTÁ ACABANDO!
Prosseguimos
com nosso Concurso de Ilustrações, avisando que o prazo final para você enviar
sua participação será dia PRIMEIRO DE NOVEMBRO DE 2014
As
fotos dos brindes estão na Caixa Preta # 94, de 30 de junho de 2013 (no ar em
01 de julho).
Convido
meus leitores a me ajudar a escolher a cara de uma das principais companhias
aéreas fictícias da história que compõe o romance de aviação que estou
finalizando. Batizada como “Manche Negro”, ela utiliza basicamente equipamento
Boeing 737-300 e suas cores são quentes: vermelho, laranja e amarelo. Vamos às
regras:
1)
Usar como base um Boeing 737-300 com as cores vermelho, laranja e amarelo sobre
fundo branco e o nome Manche Negro, criando também uma logomarca a ser
estampada na fuselagem e/ou cauda;
2)
Criar a pintura sobre desenho ou foto da aeronave de perfil, ambos os lados;
3)
Evitar usar esquema visual de companhia aérea já existente (real);
4)
Enviar o desenho somente por e-mail para remigedeaguia@bol.com.br com o titulo (assunto da mensagem)
“Manche Negro”;
5)
Acrescentar seu(s) telefone (s) e nome completo ao e-mail.
6)
Utilize a técnica que quiser para desenhar/pintar a ilustração;
7)
Caso use como base uma foto real de Boeing 737-300 (foto retocada) envie uma
declaração de que a foto de base é de sua autoria, com seus dados completos
(nome, idade, endereço e dados da foto: onde foi tirada, data, câmera), para o
caso de contestação por parte de outra pessoa.
Justamente
para o caso de contestação de foto quanto ao uso de foto original ou utilização
de imagem de propriedade de outra pessoa ou de companhia aérea real, todos os
trabalho recebidos serão publicados neste Blog para que demais leitores ajudem
na fiscalização dos mesmos.
A
escolha dos melhores trabalhos se dará por etapas, a meu critério pessoal, e
será divulgada à medida que alguns trabalhos forem sendo preferidos, até restar
apenas dois, quando estes sim serão escolhidos pelos leitores do Blog por meio
de seus comentários postados unicamente no próprio Blog Caixa Preta da Solange.
Agora,
os incentivos.
As
fotos são de brindes que serão doados ao vencedor final, com envio gratuito
pelo Correio (modalidade PAC) ao endereço do vencedor, conforme relação a
seguir:
Livro
“Luftwafe over America” (Manfred Grihel), 256 páginas, em inglês
Um
caderno-agenda Safran Turbomeca
Um
caderno-agenda Embraer
Uma
agendinha da Gol Linhas Aéreas
Uma
caneta esferográfica azul Embraer
Um
chaveiro em metal Embraer Ipanemão
Uma
camisa AgustaWestland AW 169, tamanho G
Uma
camisa 10 Anos Expo Aero Brasil tamanho GG
Haverá
ainda a possibilidade da ilustração ser utilizada futuramente como capa do
livro.
Todos
os objetos são novos, sem uso.
Restam
dúvidas? Escrevam-me!
===========================================================
VOCÊ JÁ PODE VOTAR NO
SEU PREFERIDO!
Mande-nos um e-mail
(para remigedeaguia@bol.com.br)
dizendo qual sua ilustração predileta, das candidatas publicadas na edição
anterior de Caixa Preta mensal (link direto: http://caixapretadasolange.blogspot.com.br/2014/05/caixa-preta-105.html).
=========================================================
TRANSPORTES
AÉREOS DE ANGOLA OU ANGOLA AIRLINES.
POR
UM ANGOLANO.
=====================================================
--------------------------------------------------------------------------------------------------
“O QUE
SERÁ ‘BABUGEM’ (NESTE TEXTO)???”
-----------------------------------------------------------------------------------
MAIOR DO
MUNDO?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
“NOSSAS PRINCIPAIS SEÇÕES”
DEU N@ INTERNET
(Fonte: http://economia.ig.com.br/empresas/2014-06-17/copa-delta-comete-gafe-em-tuite-ao-retratar-gana-com-uma-girafa.html)
“Por Marília Almeida - iG São Paulo | 17/06/2014 13:18 - Atualizada às 17/06/2014 18:14
Animal não habita país africano. Aérea comemorava vitória do time dos Estados Unidos e acabou se desculpando
A
Delta comemorou a vitória da Seleção americana no primeiro jogo do time na Copa
do Mundo no Brasil, realizado neste sábado (14) com um tuíte, mas acabou
cometendo um erro.
Companhia aérea Delta simboliza Gana com uma girafa ao
comemorar vitória na Copa do Brasil. O animal não vive no país africano
Enquanto
a companhia aérea colocou uma foto da Estátua da Liberdade para simbolizar o
time dos Estados Unidos, acabou caracterizando a Seleção oponente, Gana, com
uma girafa. O problema é que o animal não vive no país africano.
Após
uma enxurrada de comentários de seguidores e usuários da rede, alguns até mesmo
acusando a empresa de "racista", a empresa deletou o tuíte e pediu
desculpas em outro post pela escolha da foto no post anterior.
A
bola fora chamou atenção até de uma ONG para preservação das girafas, a GC
Giraffe, que postou que a empresa deveria ter procurado um especialista antes
de publicar a foto.
=======================================================================================================================
NOSSA EXCLUSIVA COLEÇÃO
DE PÉROLAS VOADORAS
(Erros da imprensa que capturamos por aí. Vamos
contar somente os pecados, e não os pecadores, senão eles vão rodar a baiana!!!)
A Pérola da imprensa especializada em abril de 2010 (revista 01)
“A Associação Nacional de Aviação Civil
reporta que as linhas aéreas regulares atingem apenas 130 cidades do território
nacional (...)”
Será que a
Agência Nacional de Aviação
Civil tinha mudado de nome e não me avisou???
A
Pérola da imprensa especializada em janeiro de 2011 (embora ela tenha colocado
na capa “dezembro de 2010”) (revista 02)
“(Especial “Voo pela história, duzentos aviões
que marcaram o desenvolvimento da indústria aeronáutica mundial): Embraer
Legacy 600: Desenvolvido sobre a plataforma do jato regional ERJ-145 (...)”
O Legacy
600 foi, na verdade, desenvolvido a partir da plataforma do ERJ-135, não do irmão maior e mais velho, o -145.
Não, não é a “mesma coisa”...
A
Pérola da imprensa especializada em janeiro de 2011 (embora ela tenha colocado
na capa “dezembro de 2010”) (revista 02)
“(Especial “Voo pela história, duzentos aviões
que marcaram o desenvolvimento da indústria aeronáutica mundial): Fokker Dr.I
Dreidecker: “Em meio a uma série de biplanos, foi a única aeronave da Primeira Guerra com três asas (...)”
Nada
disso. Também esteve operando na Primeira Guerra o inglês Sopwith
Triplane, como o próprio nome diz...
=====================================================================
CAIXA PRETA DE CAMÕES
“Os próprios pilotos confirma que aquele patrão que demitia
seu tripulante (...) está em processo de extinção (...)”
(fonte:
Revista “2”, especializada (em aviação), edição 244 (que deve ser de setembro
de 2014)
Devem
ter tirado o “m” para o texto caber na página. Explicado.
DIRETAMENTE DOS NOSSOS
“ARCHIVOS”
Uma das maiores companhias aéreas a desaparecer e deixar incontáveis saudosistas em todo o mundo.
Fonte: revista
Flap Internacional, 2ª. quinzena de novembro e 1ª. quinzena de dezembro de
1991.
======================================================================================================================
– “PENSAR PARA VOAR” –
(PENSAMENTOS E FRASES
RELACIONADOS À AVIAÇÃO)
“Você não voa o avião. Ele voa por conta própria. Você
tem que saber dizer para onde ele deve ir” (Chuck Yeager)
================================================================
CAIXA COR DE ROSA
Além das mulheres terem
lutado para conquistar seu espaço na aviação, é óbvio que outra grande
conquista foi aparecer como porta-voz de empresas e entidades. Esta página é um
exemplo. Não é ao mesmo tempo ainda estranho ver a foto de uma mulher com uniforme
de piloto e ainda mais tocando num assunto tão sério quanto a responsabilidade
de um comandante na segurança de voo? Mas chegamos lá e estamos sendo cada vez
mais respeitadas na aviação!
======================================================
“COMIDA DE
AVIÃO”
Companhia: TAM
Trecho: Guarulhos-Maceió
Aeronave: Airbus A320
Data: 09 de outubro de 2014
Observações: “Uma cortesia para deixar
seu voo mais agradável”, está escrito na embalagem.
Fotos: autoria de Maria Helena Mele
=======================================================
Nova seção:
“CAPAS”
Algumas capas de revista de
aviação do passado que se destacam por si só ou trazem homenagens históricas.
Colabore você também enviando as que mais gosta!
Capa da revista internacional da
Boeing, “Aero”, de julho de 2001, com um belo Boeing 767 da Varig (PP-VNP)!
Capa da finada Aviação em Revista
com outro finado, o Boeing 737-300 PP-SOT pousando em Congonhas. Foto de Benito
Latorre.
Capa da revista Flap
Internacional de novembro/dezembro de 1991 homenageando o Lockheed Electra II no
fim de suas operações na ponte Aérea e no Brasil.
=========================================
Nova seção:
“Sites
úteis”
A página do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo permite rapidamente realizar vários tipos de conversões de medidas, inclusive aquelas muito comuns na aviação que são pés em metros (e vice versa), milhas náuticas (nós) em quilômetros, libras em quilogramas.
=====================================================================
HISTÓRIAS DE ANAC*
“O DAC funcionava
bem, a Anac veio, tínhamos uma grande expectativa sobre a Anac, se ela seria
bem melhor que o antigo DAC era, mas não foi o que aconteceu normalmente... em
alguns momentos eu confundi a Anac como um órgão, uma instituição que se voltou
contra a aviação, as atitude dela, as normativas dela pareciam ser contra a
aviação, “nós vamos acabar com a aviação nesse país. Isso é uma coisa absurda.
Eu tive uma percepção recente na restrição de voos como teve na Copa do Mundo.
Não se pode restringir hoje todo mundo, há pessoas que precisam voar, pessoas
que estiveram doentes, um monte de gente, vão perder negócios, não se pode
restringir... Muita gente perdeu negócios, muita gente ficou no chão, táxi
aéreo não pode voar por questão de slot. Tem pessoas que marcaram slot tal
hora, 2h15 em Congonhas, atrasou por variáveis tipo meteorológicas, não é culpa
do operador ou do piloto e chegou atrasado às 2h17 e ‘desculpe, pode dar meia
volta’. Puxa vida, isso não é muito coerente, não é verdade?...”
(Márcio Pereira Ruivo,
especialista em Seguros Aeronáuticos, no evento Manutenção de Aeronaves –
Mercado e Regulação no Brasil, seminário ocorrido em 7 de outubro de 2014. À
frente dele na primeira fileira de cadeiras, diversos representantes da Anac)
*Só histórias reais -
Colabore você também! Coloque aqui sua indignação! (respeitaremos seu
anonimato, quando solicitado)
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
N O V I D A
D E S
No último dia 15 de setembro participei de mais um leilão da Primeira
vara de Falências do Estado de São Paulo, que cuida do caso da falência de
nossa saudosa Vasp e me empenhei, sendo felizmente bem sucedida, em adquirir
cinco livros de atas e três de registro de acionistas em assembleias da Vasp,
contendo, em suas páginas, a história da companhia desde sua fundação (4 de
novembro de 1933) até o final do ano de 1966. Lá estão decisões sobre aeronaves
a serem adquiridas ou desativadas, mudanças de endereço, compra de outras
companhias aéreas, mudanças de acionistas e tudo mais que foi importante
registrar sobre a companhia. Ainda irei ler todo o material para analisar esses
e outros detalhes, fazer cópia autenticada e depois decidirei a melhor maneira
de divulgar tal preciosidade.
N O V I D A
D E S
Veja na revista Avião Revue número 181 (outubro de 2014),
reportagem sobre minha visita àss instalações da Piquiatuba Transportes Aéreos.
(Foto: Solange Galante)
Veja na mesma Avião Revue número 181 (outubro de 2014), minha
reportagem sobre os aviões da ATR.
(Foto: Solange Galante)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
COLABORE VOCÊ TAMBÉM COM ESTE BLOG!!!
Envie não só sugestões, comentários, reclamações
como também denúncias de maus tratos em companhias aéreas, flagrantes em fotos
e textos, desabafos, histórias, contos, crônicas, piadas, tudo o que lhe
agradar divulgar, anonimamente* ou não.
(*podemos publicar anonimamente depois de
comprovar se o autor realmente existe!)
========================================================================
ATENÇÃO!
Todos os
textos e fotos postados neste Blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de
fevereiro de 1998, a Lei de Direitos Autorias.
Algumas
revistas, não só de aviação, se baseiam na Lei 5.988/73 que foi revogada pela
Lei 9.610/98. Independentemente se você é jornalista formado e/ou registrado ou
não, sendo autor de qualquer obra intelectual, fique atento!!!
Veja o
texto da Lei EM VIGOR em:
=====================================================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário