domingo, 23 de junho de 2024

SPEECH


PARABÉNS... PARA MIM!

(por Solange Galante)

Não posso deixar de comemorar meus 45 anos de paixão pela Aviação! Principalmente pelo inusitado de quando o "aerococus" me infectou pela primeira vez!

Nunca tive parentes na aviação, nunca tínhamos, eu e meus familiares, viajado de avião, nenhum de nós, mas as notícias de um acidente aéreo nos EUA no dia 25 de maio de 1979 me chamaram a atenção de maneira particular. De maneira particular mas inconscientemente.

Passaram-se algumas semanas até que tive um sonho bem estranho, como se eu "voasse" rasante mas dentro de um "avião" todo estranho, que mais parecia um ônibus urbano mesmo, voando, sim, mas seguindo baixinho as curvas de uma estrada sinuosa no meio de uma floresta. O mais próximo daquilo eu tinha vivido descendo a Serra do Mar de ônibus intermunicipal rumo ao litoral de São Paulo, rs... mas a paisagem, no horizonte, não era a da minha conhecida baixada santista, e sim o ainda desconhecido Rio de Janeiro.

Ao amanhecer, eu estava sedenta de ler sobre... aviação!

Eu lembrava que era um domingo, e a vontade foi crescendo nos dias posteriores, quando só então resolvi definir o dia exato em que eu tivera aquele sonho estranho: havia sido com certeza depois do meu aniversário, senão essa data (19 de junho) seria meu principal foco naquele momento. Passado o aniversário, nada mais competiria em importância e me alimentaria a ansiedade do que aquela minha descoberta por meio de um sonho! E foi assim que eu me conscientizei que havia sido na madrugada do domingo 24 de junho. E passei a chamar o sonho de "Sonho Base".

Meu pai era zelador e recolhia os jornais e, principalmente, as revistas descartados pelos moradores do prédio onde residíamos, para lermos. Entre as revistas, havia algumas edições da Veja onde achei encartados os fascículos da série O Mundo Maravilhoso da Aviação, patrocinado pela VASP. E não precisou de mais nada para eu ficar definitivamente maravilhada de verdade com a aviação! Foi apenas o começo dessa verdadeira paixão, que já havia começado, para outras pessoas, de berço ou influenciada por parentes ou pelo primeiro voo ou primeiro aviãozinho de brinquedo. Comigo, não: tudo começou com um acidente aéreo sem nenhuma ligação comigo, quando eu completava 13 anos de idade, e um sonho estranho exatamente um mês após o acidente!

Poucos anos depois, decepcionada por não conseguir ir trabalhar na aviação, pensei ter "me curado" daquela "infecção", porém, o "vírus" me atacaria novamente no dia 26/01/1995, ao fazer um voo de turismo para Maceió e, lá no alto, dizer para mim mesma "Preciso voltar para esse mundo!" E, aí, vendo que não tinha cura mesmo, me joguei de corpo e alma no mundo aéreo! E sem nenhum arrependimento!

Por essas e por outras que afirmo que eu não escolhi a Aviação, ela que me escolheu! E a maior prova do meu amor incondicional foi quando, uns dois anos depois da "infecção", sem nunca ter voado ainda, eu estava na prainha de Congonhas, vendo os Boeing da Vasp, Varig, Cruzeiro e Transbrasil lá estacionados e pensei "Voar custa muito caro. Acho que nunca vou voar. Mas eu amo a Aviação assim mesmo!"

Mas, pelo contrário, a Aviação me proporcionou conhecimento, amigos, prêmios e muuuitaaas viagens aéreas!

Portanto, PARABÉNS PARA MIM, que tive o privilégio de encontrar meu caminho na vida e abraçar uma causa, o que, infelizmente, nem todo mundo consegue!

E é isso!



quinta-feira, 20 de junho de 2024

sábado, 15 de junho de 2024

Diretamente dos nossos "Archivos"

 NA CURTA VIDA DA PRIMEIRA LOW COSTS/LOW FARES BRASILEIRA...

 (por Solange Galante)

 

(foto: Afonso Delagassa)

Nem todo mundo lembra que, pouco antes da Gol, a 26 de dezembro de 2000 nascia para o mercado de aviação a Nacional Transportes Aéreos, a primeira auto-entitulada empresa de baixos custos e baixas tarifas, pretendendo popularizar as viagens aéreas pelo Brasil com seus Boeing 737-400 e, depois, até um 737-200. Infelizmente, não durou muito, e em janeiro de 2002 já se despedia dos céus.

Mas a irreverência de alguns tripulantes se tornou famosa, nesse tempo. Um exemplo está nessa reportagem a seguir, de 30 de novembro de 2001. 

 




 

 

 

 

sexta-feira, 14 de junho de 2024

NOTÍCIAS CAIXA PRETA

 PARECE QUE AGORA... VAI! (FINALMENTE!)

É a história da aviação

vencendo mais uma batalha

(imagens e texto abaixo

de responsabilidade da

assessoria de imprensa Egom PR Agency - íntegra)

 



Museu Asas de um Sonho ganha nova identidade visual

Além disso, uma primeira mostra com parte do acervo está sendo programada para o segundo semestre de 2024 em Itu

O Museu Asas de um Sonho já tem uma identidade visual própria e, em breve, vai ganhar a primeira mostra com parte do acervo. As mais de cem aeronaves que compõem o antigo Museu da TAM serão transferidas de São Carlos (SP) para um novo espaço, parte delas deverá ir para o Centro Cultural São Pedro, em Itu (SP), administrado pelo empresário Marcos Amaro, filho do fundador da TAM, Comandante Rolim Amaro. 

“Pouco a pouco a ideia de voltar a permitir a visitação a este rico patrimônio que compõe o Museu Asas de um Sonho está ganhando corpo e começamos com uma nova identidade visual para marcar este novo momento”, disse Marcos Amaro, que neste momento negocia um novo espaço e o transporte do acervo. 

Desenvolvida pelas agências Quantk & Brandingnew, a nova marca traz o conceito dos dois irmãos, Rolim e João, unidos por um sonho, a aviação, algo que se torna um legado de família. “Tivemos o desafio de modernizar a identidade visual, recuperar o nome original do museu e desvincular a logomarca que trazia o 14 Bis, uma vez que a coleção é muito mais ampla”, disse Ricardo P.P. Cruz, sócio-diretor das agências, responsáveis pela coordenação do trabalho. 

As cores foram escolhidas também com muito critério, o azul por remeter ao céu, o vermelho numa alusão à paixão dos irmãos, a coragem que a bravura que pautou os dois desde o começo da trajetória. 

Durante quase dez anos o destino do antigo Museu da TAM permaneceu incerto. Com as portas fechadas, não era fácil mover o acervo, pois havia necessidade de uma área grande dado ao porte das aeronaves e a necessidade de preservação. “Uma parte importante da história da aviação brasileira está neste acervo e precisa ser preservada. Estou muito honrado de ter a oportunidade de liderar este movimento”, disse Marcos Amaro. 

Para Manuela Amaro, conselheira do Museu Asas de um Sonho, “foi fundamental pensarmos e iniciarmos a retomada do Museu com o seu Rebranding. A iniciativa do Marcos em trazer o acervo para outro contexto e formato deixou evidente a necessidade de entender melhor a vocação do Museu daqui para frente.”

Segundo ela, "Uma historia que viaja pelo tempo”, como Brand Statement, foi verdadeiramente inspirado na vida dos irmãos aviadores, Rolim e João evidenciando agora, todo o seu legado. O logo, um “A” estilizado remete ao universo da arte celebrando a nova casa do Museu, além de representar o legado da família Amaro na Aviação.

O acervo do Museu Asas de um Sonho é composto por cerca de 100 aeronaves, entre elas um o Lockheed Constellation da Panair do Brasil, o primeiro a fazer viagens entre continentes, réplicas do 14-bis e do Demoiselle, modelos construídos por Santos Dumont, exemplares do caça alemão Messerschmitt Bf 109 e do caça inglês Supermarine Spitfire, utilizados na Segunda Guerra Mundial além dos holandeses Fokker 27, Fokker 50 e Fokker 100, que foram utilizados pela TAM.

 ====================================================================

quinta-feira, 13 de junho de 2024

NOTÍCIAS CAIXA PRETA

 

SAIU A RESPOSTA E QUEM ACERTOU O QUIZ DA 

DECOLAGEM CENTO E VINTE E DOIS

DO CANAL

SOLANGE AIRWAYS !!!




O Quiz da Decolagem CENTO E VINTE E DOIS foi composto por estas perguntas:






Cada resposta do quiz foi discutida diretamente com a Amanda Santos,
especialista na área!



E AQUI ESTÃO AS RESPOSTAS :
 





E qual foi o primeiro e-mail que chegou com todas as respostas corretas?






Parabéns ao PATRICK!


Além do presente da Decolagem 122, como ele acertou no terceiro-mail enviado e participou do Chat,  ganha 7 pontos para a atual fase do Hall da Fama: 

Laurence Melo............. = 42 pontos (hoje, só chat: + 5 pontos)
Sérgio Cardoso.............= 38 pontos (hoje, só chat: + 5 pontos)
Patrick Krug..................= 27 pontos
Marta Bognar................ = 16 pontos (indicou 2 entrevistados)
Carlos Monteiro............ = 08 pontos (indicou entrevistado)



Esta fase do Hall da Fama se encerra em julho próximo!




Não assistiu à Live de quarta-feira? Não sabe qual era o  brinde/presente/prêmio? Não sabe como poderia participar? E, muito menos, nem sabe que em TODAS as Lives há/haverá brindes ou presentes? 



Assista, dê seu LIKE e se inscreva no canal!
Toda QUARTA-FEIRA às 18h30 (Brasília)

  https://www.youtube.com/c/SolangeAirways

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Plantão Caixa Preta

 Que tal um docinho?

 

O mais novo Embraer E2 da AZUL já foi aprovado pela empresa aérea e, para comemorar, a fabricante adoçou os integrantes do Delivery Team com
muito bom gosto!
 
(fotos: Patrick Krug)
 



 
Na sexta-feira, o PS-AEU será entregue à Azul.

 

sexta-feira, 7 de junho de 2024

quinta-feira, 6 de junho de 2024

NOTÍCIAS CAIXA PRETA

 

ESTÁ AQUI A RESPOSTA E QUEM ACERTOU O QUIZ DA 

DECOLAGEM CENTO E VINTE E UM

DO CANAL

SOLANGE AIRWAYS !!!




O Quiz da Decolagem CENTO E VINTE E UM foi este:







E A RESPOSTA É ESTA:
 
 FONTE: https://www.facebook.com/watch/?v=1062208770466731
 
(Apesar dos cartazes oficiais terem a palavra "quilômetros" abreviada para "Km", vale o que está na película, conforme acima)
 
 



 
 O nome completo é ROBERTO CARLOS A TREZENTOS QUILÔMETROS POR HORA porque faz parte de uma trilogia em que o nome do cantor aparece sempre (os outros dois filmes são "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura" (1968) e "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa" (1970))
 
"Lançado dia 24/25 de dezembro de 1971 (sessão da meia-noite)"
Fonte: http://www.lorenagt.com/03-300-km-por-hora.htm




E qual foi o primeiro e-mail que chegou com todas as respostas corretas?





Parabéns ao LAURENCE!


Além do presente da Decolagem 121, como ele acertou no primeiro e-mail enviado e participou do Chat,  ganha 10 pontos para a atual fase do Hall da Fama: 

Laurence Melo............. = 37 pontos
Sérgio Cardoso.............= 33 pontos (hoje, só chat: + 5 pontos)
Patrick Krug..................= 20 pontos
Marta Bognar................ = 16 pontos (indicou 2 entrevistados)
Carlos Monteiro............ = 08 pontos (indicou entrevistado)



Esta fase do Hall da Fama se encerra em julho próximo!





Não assistiu à Live de quarta-feira? Não sabe qual era o  brinde/presente/prêmio? Não sabe como poderia participar? E, muito menos, nem sabe que em TODAS as Lives há/haverá brindes ou presentes? 



Assista, dê seu LIKE e se inscreva no canal!
Toda QUARTA-FEIRA às 18h30 (Brasília)

  https://www.youtube.com/c/SolangeAirways

sábado, 1 de junho de 2024

Plantão Caixa Preta

 

 *Exclusivo*

Vídeos da chegada do PS-TLB a Confins para se integrar à frota da Total Linhas Aéreas

(por Solange Galante)

 


 

(créditos: Total Linhas Aéreas)