segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

SPEECH


AS MÁQUINAS E OS HOMENS POR TRÁS DAS MÁQUINAS

(Por Solange Galante)


Um dos primeiros resgates em Brumadinho, com um helicóptero do Corpo de Bombeiros de Minas gerais, tirando da lama uma mulher.

(Foto: captura de filmagem da RecordTV Minas, via Portal www.sigamais.com)


Assistimos, estupefatos, ao desastre de Brumadinho, na sexta-feira dia 25 de janeiro de 2019, repetindo, com consequências ainda mais trágicas à vida humana, o desastre de Mariana de 5 de novembro de 2015. O rompimento das barragens de rejeitos de mineração mais uma vez nos mostraram o heroico trabalho de tripulações e pilotos de helicópteros do segmento para-público, que engloba polícias, bombeiros civis e militares, órgãos de fiscalização em geral (IBAMA, Polícias Rodoviárias etc)trabalhando sempre em conjunto durante essas catástrofes. Já escrevi muito sobre esse segmento da  aviação de asas rotativas para várias revistas de aviação.
É nessas horas que eu me emociono, e não me canso de sempre me emocionar com a versatilidade do helicóptero. Máquina desenvolvida pouco depois que o avião, e que chega a lugares onde a ausência de pistas, ou mesmo de terrenos planos, impedem que aeronaves de asa fixa operem.
Há mais de uma década eu estive na sede administrativa da Sikorsky Aircraft em Connecticut (EUA)e visitei a sala onde Igor Sikorsky, fundador da empresa, trabalhou por muitos anos antes de morrer. E escrevi uma matéria sobre esse pioneiro da  aviação.
da minha reportagem da época eu destaco os dois parágrafos abaixo, auto-explicativos, que chancelam a importância dessa categoria de aeronave no salvamento de vidas humanas – infelizmente, eles hoje também matam, nas guerras e fora delas – e até usam um desastre no Brasil como exemplo.

Igor Sikorsky foi pioneiro em três áreas da aeronáutica diferentes entre si: aviões multimotores, botes voadores transoceânicos e helicópteros. Mas, quando insistiu em produzir helicópteros, sabia que eles poderiam salvar vidas. A primeira prova de que estava certo foi em 29 de novembro de 1945. Nesse dia, Jimmy (Dimitri) Viner, sobrinho de Igor Sikorsky, utilizando um helicóptero Sikorsky R-5 realizou o primeiro resgate com helicóptero da história ao salvar, com um guindaste, dois homens de uma barcaça da Texaco encalhada durante uma tempestade marítima na costa do estado de Connecticut, EUA.


O resgate civil pioneiro

(Foto: Divulgação Sikorsky Aircraft, hoje, pertencente ao Grupo Lockheed )

Quase três décadas depois, em 25 de outubro de 1972, exatamente na véspera de seu falecimento, Igor Sikorsky escreveu uma carta para Jerome Lederer, da Flight Safety Foundation, agradecendo-o por ter-lhe descrito a missão de resgate por helicópteros realizada em São Paulo, Brasil – tratava-se dos resgates do incêndio do Edifício Andraus, em fevereiro daquele ano. Ao agradecimento, Igor Sikorsky acrescentou: “Eu sempre acreditei que o helicóptero seria um importante veículo para a grande variedade de maneiras de salvar vidas e agora, perto do fim de minha vida, eu tenho a satisfação de saber que isso provou ser verdade.”



A última carta de Igor Sikorsky. Eu tive a honra de ver uma cópia dessa carta sobre a mesa usada por Sikorsky no escritório que ele havia ocupado e tornou-se um pequeno museu em sua memória.

(Foto: Divulgação Sikorsky Aircraft, hoje, pertencente ao Grupo Lockheed )


Que os homens e mulheres que usam os helicópteros como ferramentas de salvamento de vidas em todos os tipos de tragédias, acidentes, remoções hospitalares e missões assemelhadas sejam sempre devidamente recompensados e tenham nosso mais sincero agradecimento pelo trabalho sacrificante mas belíssimo que realizam com essas máquinas maravilhosas!

Um comentário:

  1. tenho um espelho "Belle epoque" com uma propaganda da VASP . é tão antigo que parece que o avião é de madeira. É o que eu vejo pela escada

    ResponderExcluir