quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

SPEECH

 O QUE ACONTECE QUANDO NÃO CUIDAMOS DA NOSSA AVIAÇÃO?


(por Solange Galante)

Bem no dia em que a extinta Transbrasil completou 65 desde que foi fundada, eu me deparei com esse vídeo, postado exatamente no dia 5 de janeiro.






Eu nem deveria ajudar a divulgar esse conteúdo, repleto de informações erradas, começando pelo péssimo português no título, mas é preciso conhecê-lo para entender o que estou escrevendo.

Como uma empresa aérea chega a esse ponto de... (completem como acharem melhor)?

Nem estou considerando em primeiro lugar o estado do Boeing 767, sua pichações e deterioração. Mas o que aconteceu muito antes disso.

A saudosa Transbrasil chegou a sofrer intervenção federal no final dos anos 1980, mas, pelo que consta, isso não resolveu muita coisa quanto à situação da companhia. Ela também entrou na Justiça, como outras empresas aéreas brasileiras, para reivindicar indenizações do Governo Federal após os sucessivos planos econômicos da mesma década e da seguinte, sem ser plenamente indenizada desde então. Ela também teve uma administração parasitária, em especial após o falecimento de Omar Fontana, seu fundador, em dezembro de 2000. E parou de voar um ano depois, sendo que, logo em seguida à sua parada, alguns espertinhos tentaram "comprá-la" por um real e, de desastre em desastre, chegamos ao leilão de seus bens.

Em 2012 eu mesma entrei nos três aviões da Transbrasil estacionados no Aeroporto de Brasília, como já publicado aqui neste mesmo Blog. Estavam inteiros, inclusive, o mesminho da foto, o PT-TAC, pelo qual sempre tive um carinho enorme, estava praticamente impecável por dentro e por fora. 

"Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça"

Antigamente, essa frase era sinônimo de muita criatividade, de quem fazia cinema com pouco dinheiro mas passava uma mensagem primorosa. Hoje, na era digital, não sou louca de dizer que não existam belas filmagens e vídeos a partir de um celular. Porém, parece que não é a regra, todo mundo se põe a filmar, fotografar e escrever o que vem à cabeça e, pior, seus seguidores, fãs, sua audiência acredita em qualquer informação, mesmo as mais mentirosas. 

"Tá..." – mas você pode me dizer – "Ele não tem pretensão de fazer uma reportagem, é apenas uma brincadeira, um vídeo doméstico..." Mas eu respondo: "O que me preocupa é a quantidade de seguidores que esse tipo de youtuber tem. A quantidade de 'likes' e o que as cabeças mais fracas irão fazer com as informações recebidas. Felizmente, aqui não estamos tratando de saúde, pois youtubers já influenciaram negativamente pessoas que beberam remédios perigosos ou adotaram práticas de 'saúde' que foram, depois, comprovadas como nocivas. Aqui, em relação ao Boeing da Transbrasil, perigoso e nocivo é o descaso com a cultura. E aviação também é cultura

Entre as várias mentiras do vídeo estão uma foto de Boeing 787, colocada aleatoriamente, mas como é de um modelo em parte semelhante ao 767, pode ser rapidamente associada ao mesmo modelo de avião, pelos internautas  menos familiarizados com aviões.

Pior, o jovem  afirmou que o avião está lá há 23 anos. Como já falei, em 2012 entrei dentro dele (noutro lugar). Em 2013, ele foi leiloado. Na verdade, está nesse parque desde julho de 2014 e estava parado antes disso no aeroporto de Brasília, não nas mesmas condições, desde 2001. Sim, foi montado lá nesse parque mas, antes, foi desmontado no Aeroporto Juscelino Kubitschek

Melhor seria se o youtuber tivesse pesquisado a história real desse avião, que foi abandonado, sim, pela pessoa que o comprou de quem o arrematou em leilão. E que queria sim transformá-lo em restaurante lá onde ele está, mas não imaginava o quanto iria gastar, então o abandonou e não pagou o arrematante (proprietário original). Um vídeo como recomendo pode não dar tantos "likes" quanto este, assim como às vezes também não alcançam tanta audiência os vídeos/canais sérios de aviação no Youtube (ou até dar audiência, sim!) mas garantirá a credibilidade do youtuber e seguidores melhor qualificados.

Lembro que não ocorre/ocorreu esse descaso só com o PT-TAC da Transbrasil. Não só com aquele DC-3 do Rio de Janeiro. Não só com o Scandia de Bebedouro. E não só na aviação civil e/ou comercial.

Quando não cuidamos da nossa aviação e de nossas empresas aéreas sérias, o final será sempre esse, infelizmente.

(Observação: não deixaram esse doido entrar no avião... Que bom!!!)



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