"... como falamos, como escrevemos,
como publicamos, como digitamos..."
Pérolas, deslizes e outros erros que
acontecem por aí
(Em substituição ao "Pérolas Voadoras")
* * * * *
Você sabia que as postagens "Não é bem assim" são as de menor
audiência deste Blog???
Se os leitores forem jornalistas então, aí sim tenho certeza de estar sendo odiada, mas nem ligo...
Odiada especialmente pelos "produtores" de conteúdo baseado em Ctrl C + Ctrl V + Google Tradutor e sem o mínimo compromisso com o jornalismo de verdade!
A Caixa Preta, quando nasceu, ainda como uma coluna de uma revista segmentada e restrita ao aeroporto Campo de Marte, depois migrando para a internet, começou justamente apontando esse tipo de erro, incluídos como "bastidores da aviação" e do "jornalismo de aviação". E prosseguiremos dando visibilidade a esses erros, mesmo porque a imprensa já evoluiu muito e vem melhorando na cobertura do assunto, então pode continuar aprendendo com os erros que ainda persistem!
Portanto, vamos aos destaques de hoje!!! Sempre com a intenção de observar e criticar construtivamente!
VAMOS COMEÇAR COM O JUDAS ISCARIOTES DA VEZ NA AVIAÇÃO!
Trata-se da BOEING! Uma das maiores indústrias aeronáuticas do planeta, centenária, e que há anos vem passando por problemas de imagem relacionados a incidentes e acidentes envolvendo suas aeronaves! Há alguns meses (felizmente menos agora) algumas emissoras de TV e jornais online faziam QUESTÃO de destacar que o avião envolvido com um acidente ou incidente, mesmo dos menores, era um "B-O-E-I-N-G"...
Antes de mais nada, vamos aos FATOS:
1) Por mais que aconteçam acidentes rodoviários no Brasil e no mundo nunca ouvimos ou lemos que veículos de qualquer porte da empresa/modelo/fabricante envolvidos vinha sofrendo muitos sinistros. Por que com aviões precisa ser diferente?
2) Lembram-se do Fokker 100? Era uma excelente aeronave, cuja indústria foi extinta por questões econômica/financeiras/administrativas mas não por falta de qualidade exatamente. Porém, foi exaustivamente massacrado pela imprensa não-especializada, por conta em especial de problemas com a frota da TAM, e virou sinônimo de "caixão voador" para alguns usuários, tanto que a Ocean Air/Avianca Brasil mudou o nome dos seus para Mk28 para tentar disfarçar que se tratava do mesminho Fokker 100... Não duvidem do poder negatvo da exposição na imprensa!
De repente, parece que as aeronaves da Boeing passaram pelo mesmo carma... Não estou dizendo que ela não está vivendo problemas sérios, envolvendo até aquelas denúncias relacionadas à FAA norte-americana etc. Porém, há noticias desnecessárias ou relações de possível causa-e-efeito exageradas. Vamos aos exemplos reais!
Caso 1 -
"Novos incidentes com aviões da Boeing ajudam a arranhar a credibilidade da companhia que nesta semana fechou um acordo bilionário por causa de dois acidente com o modelo Boeing 737 MAX." (Jornal da Band, 10 de julho de 2024)
O fato: uma roda de um Boeing 757 da United Airlines soltou-se durante a decolagem do Aeroporto de Los Angeles e ficou perigosamente rodando pelo aeroporto por um tempo.
Citados pela mesma reportagem da Band, caso semelhante em março passado: pneu (ou roda) de um Boeing 777 da mesma cia aérea caiu durante a decolagem do Aeroporto de Los Angeles. E outro caso envolvendo não pneu/roda especificamente mas pouso sem trem de pouso dianteiro de um cargueiro Boeing 777 da Fedex em Istambul em maio
Caso 2 -
Por sua vez, ao noticiar na mesma edição do telejornal o problema com a cápsula espacial Starliner, a Band ressaltou: "...A Boeing - olha ela aí – e a NASA..."
Meus comentários:
Caso 1 - A emissora supostamente sentenciou, definiu, bateu o martelo de que a culpada seria a Boeing, por serem... aviões da Boeing! Pergunto: e se a causa dos problemas foram de manutenção da cia. aérea e não da fabricante? Isso já foi provado ou não?
Caso 2 - A Boeing é uma mega empresa. O que tem o setor espacial a ver com o setor de aviação comercial? Para a emissora, supostamente, tudo está ao menos aparentemente relacionado.
Enquanto isso...
No dia seguinte a emissora noticiou a emergência quando o trem de pouso – problema também com pneu ou roda – de um Airbus A330 da cia aérea Saudi pegou fogo durante o pouso em um aeroporto do Paquistão SEM nenhum destaque por ser um avião da Airbus.
===================================================================
TURBULÊNCIA FORA MAS TAMBÉM DENTRO?!
Repórter: "Bom, esse caso está chamando muito a atenção por causa dessa turbulência que ocorreu dentro do avião que levava pelo menos 325 passageiros de Madri na Espanha para Montevidéu, no Uruguai."
(Fonte: Jornal da CBN, 02/07/2024)
Claro que a turbulência que afetou um voo da Air Europa, tanto que ele teve que fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Natal (RN), ocorreu FORA do avião; trata-se da movimentação excessiva de correntes de ar, neste caso também imprevistas. Dentro do avião o que ocorreu foram consequências desse fenômeno, tanto que, estivessem todos os passageiros e tripulantes com os cintos devidamente afivelados e nenhum objeto grande e/ou perigoso solto na cabine, as consequência seria muito menores ou até inexistentes.
SR. PREFEITO, A INFRAERO JÁ ERA!
Prefeito de São Paulo Ricardo Nunes: "Acabei de assinar agora aí um decreto onde possibilita que a gente faça o conveniamento e assim poder utilizar as imagens de câmeras do setor privado, de outros governos, para que a gente possa ter, por exemplo, as câmeras do aeroporto, aqui, para integrar ao nosso sistema. A Infraero disponibiliza, a partir de um convênio, para a gente fazer a integração das câmeras do aeroporto de Congonhas ou de qualquer outro aeroporto, aqui."
(Fonte: Jornal da CBN, 05/07/2024)
Claro que prefeito de São Paulo já deve saber que agora é a AENA quem administra Congonhas. Mas como a Infraero por décadas virou sinônimo de administração aeroportuária, acaba sendo lembrada a todo momento...
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
OI???
(fonte: https://www.ibahia.com/cotidiano/transportes/aviao-e-impedido-de-pousar-no-aeroporto-de-salvador-331368)
ONDE FICA A CIDADE DO PORTO, MESMO?
(fonte: https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2024/08/quais-sao-os-destinos-mais-comercializados-pela-air-europa-em-2024-confira_208398.html)
MAIS UMA FUSÃO DE FABRICANTES
Repórter: "Quando o Airbus 777 que saiu de Londres em direção a Cingapura começou a chacoalhar muitos passageiros estavam sem o cinto de segurança afivelado..."
(Fonte: Jornal da Band 25/05/2024)
Imagine você dizer automóvel Ford T-Cross, Volkswagen Ranger ou então Fiat Onix e Chevrolet Strada . Pois nem Boeing e nem Airbus são sinônimos!
CARAVAN DA AZUL CONECTA - SÓ QUE NÃO!
Repórter: "O voo operado pela Azul será com um avião como esse, um turboélice modelo Cessna Grand Caravan"
(Fonte: Jornal da Band 30/05/2024)
A frase acima acompanha a decolagem do avião da foto. Você acha que ele é realmente com Cessna Grand Caravan? Pois olhe um Grand Caravan aí embaixo...
Alto lá! mas antes de tacar pedra no repórter, lembre-se que uma reportagem de TV conta com uma equipe grande e nem sempre o repórter pode acompanhar a edição de sua reportagem antes de ir para o ar! No caso, é bem possível que a equipe tenha mesmo filmado um Cessna Grande Caravan da Azul Conecta e quem editou as imagens não tenha sido devidamente informado de qual é esse avião. Daí colocou outra aeronave, como esse bimotor da imagem da reportagem. Mas... saiu errado mesmo!
NEM A PRÓPRIA GOL SABIA QUE TINHA AIRBUS!
---------------------------------------------------------
QUEM É VOCÊ?
AH, TÁ, PENSEI QUE FOSSE O RUBEN BERTA...
QUIZZ !!!
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=PrETte0vWJQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário