AINDA EM RESPOSTA AO RAÍ
Complementando as informações solicitadas sobre o destino dos primeiros aviões da Vasp, o conhecido pesquisador Aparecido Camazano Alamino, a quem agradecemos, nos enviou mais informações sobre o destino do PP-SPC:
DeHavilland D.H.
84 Dragon - O
único exemplar deste bimotor inglês foi doado em 1939 à Marinha pelo Estado de
São Paulo (Governo do Interventor Adhemar de Barros), após ser retirado do
serviço da Viação Aérea São Paulo, para substituir um Waco CJC que o governo do
Estado de São Paulo emprestara à Marinha para fazer a Linha Aérea do Litoral
Paulista do Correio Aéreo Naval. Era o PP-SPC, VASP-3. Com capacidade para
transportar até 10 passageiros, foi utilizado para transporte na Base do Galeão
e para missões do Correio Aéreo Naval. Tinha dois motores Gipsy Major 1 de 4
cilindros em linha, invertidos, refrigerado a ar de 130 hp. Alcançava a
velocidade máxima de 206 km/h e tinha um alcance de 738 km. Recebeu a matrícula
na Aviação Naval de D4H-178 e foi lotado na Base de Santos, sendo retirado de
serviço em 1941, antes da passagem para a FAB. O perfil abaixo é uma tentativa,
vez que desconhecemos fotos desse avião com pintura da Marinha.
O DH.84 em serviço
na VASP.
Muito obrigado mais uma vez Solange. E obrigado à você Aparecido por essas informações
ResponderExcluirQue bom que ficou feliz, Raí, é um prazer pesquisar sobre a história da aviação brasileira e mundial! Abraços!
ResponderExcluir