(Por Solange Galante)
Gradativamente, a gigante empresa alemã de transporte de cargas aeroporto-a-aeroporto prossegue na modernização de sua frota, para substituir os MD-11F pelo Boeing 777F.
De seus 12 McDonnell Douglas/Boeing MD-11F ainda em operação, o primeiro a ser retirado da malha será o D-ALCE (Serial Number 48785; Line Number 629), aeronave com pouco mais de 20 anos de serviço, entregue nova à Lufthansa em 22 de outubro de 1998. A previsão de desativação da aeronave como integrante da Lufthansa Cargo é julho de 2019.
Os MD-11 D-ALCA, D-ALCB, D-ALCC e D-ALCE já "vestiram" a pintura mais recente das aeronaves do Grupo alemão, onde a principal característica foi a eliminação da cor amarela e mudança no tom do azul. Teoricamente, esses quatro trijatos serão os últimos a deixarem a frota, processo que se estenderá até 2024.
O D-ALCA já completou 21 anos de serviços. Foi entregue novo à Lufthansa em 21 de junho de 1998.
O D-ALCA já completou 21 anos de serviços. Foi entregue novo à Lufthansa em 21 de junho de 1998.
O D-ALCB foi entregue pouco depois, em 25 de junho de 1998.
O D-ALCC – um dos que eu tive a alegria de voar para reportagem – foi entregue à companhia alemã em 13 de agosto daquele mesmo ano.
Já o D-ALCD chegou na Lufthansa em 17 de setembro do mesmo ano.
Quanto aos demais sete MD-11F da Lufthansa Cargo, todos que deverão permanecer com a pintura antiga (com logo amarelo), foram entregues entre agosto de 1999 (D-ALCF) e fevereiro de 2001 (D-ALCM) – F, H, I, J, K, M e N
A empresa chegou a operar outros quatro MD-11F que hoje estão na Western Global Airlines (G, L, R e S), outros dois foram desativados em 2014 (O e P) e um acidentado (D-ALCQ, WO em 2010).
O D-ALCN é o caçula dos MD-11, o último construído pela Boeing, mas o D-ALCM foi o último entregue à Lufthansa porque ficou com a própria Boeing para testes de equipamentos entre outubro de 2000 e fevereiro de 2001.
De tri para bi: A alta confiabilidade dos motores aeronáuticos para widebodies já vem decretando, há algumas décadas, o fim dos trijatos e quadrijatos, para breve. Aliado à redução de custos e grande capacidade de aviões como o Boeing 777, especialmente os de versões mais recentes. Mas, é óbvio, que os trijatos deixarão saudade!
Quanto aos demais sete MD-11F da Lufthansa Cargo, todos que deverão permanecer com a pintura antiga (com logo amarelo), foram entregues entre agosto de 1999 (D-ALCF) e fevereiro de 2001 (D-ALCM) – F, H, I, J, K, M e N
A empresa chegou a operar outros quatro MD-11F que hoje estão na Western Global Airlines (G, L, R e S), outros dois foram desativados em 2014 (O e P) e um acidentado (D-ALCQ, WO em 2010).
O D-ALCN é o caçula dos MD-11, o último construído pela Boeing, mas o D-ALCM foi o último entregue à Lufthansa porque ficou com a própria Boeing para testes de equipamentos entre outubro de 2000 e fevereiro de 2001.
De tri para bi: A alta confiabilidade dos motores aeronáuticos para widebodies já vem decretando, há algumas décadas, o fim dos trijatos e quadrijatos, para breve. Aliado à redução de custos e grande capacidade de aviões como o Boeing 777, especialmente os de versões mais recentes. Mas, é óbvio, que os trijatos deixarão saudade!
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