O ENGENHEIRO "DE VOO"
E A SOMBRA "SÓ QUE NÃO"
Minha principal coleção relacionada à aviação é de gravações da TV. Reportagens, trechos de novelas e de filmes, filmes completos, comerciais. Gravo desde 1995, antes em VHS, agora em DVD. São milhares de registros.
Todo esse material está protegido por direitos autorais, de modo que não posso comercializá-lo, exibi-lo em público etc, exceto sob autorização expressa de seus autores (emissoras de TV, jornalistas, produtores). Mas uso como apoio às minhas pesquisas, não necessitando, com isso, recorrer aos produtores para rever algo que me interessa como fonte. Claro que algum amigo pode assistir dentro de minha casa, se for de seu interesse.
Para manter essa coleção atualizada, todas as noites, quando em casa, fico "zapeando" os principais telejornais, que são em horários próximos ou simultâneos, buscando material de aviação.
No último dia 28 de junho, o SBT Brasl informou assim: "Pelo menos seis pessoas morreram na queda de um avião em Mumbai, na Índia".
Mais do que o suficiente para eu não mudar de canal e prestar atenção.
O narrador prosseguindo, enquanto já exibiam imagens do local do acidente.
"O avião de pequeno porte bateu em um prédio em construção. (...)"
Sim, era possível ver a cauda de um pequeno avião, embora não fosse possível identificar o modelo exato.
Mas, vamos ao que interessa: a PÉROLA!!!
Prossegue o narrador:
"Os dois pilotos e os dois engenheiros de voo que estavam no avião, morreram. As duas últimas vítimas estavam no solo. (...)"
Como especialista, logo raciocinei: "Se era um "avião de pequeno porte" não há como ter "engenheiros de voo" trabalhando a bordo. A não ser que fosse um avião de grande porte como os Boeing 727, que ainda têm esse profissional compondo a tripulação. Sendo avião "pequeno", só se essa fosse a profissão das duas vítimas mas, daí, seriam passageiros comuns e não seria relevante dizer que eram "engenheiros de voo", ou "médicos", ou "atores", ou "banqueiros", ou "jogadores de futebol" a não ser que, nesse caso, fossem pessoas públicas, famosas etc.
Como não ouvi essa notícia nos outros telejornais a que assisti, busquei as informações na internet e descobri o seguinte: além dos dois pilotos, os passageiros eram o engenheiro Yatin Wakade e o técnico Dean D'Souza.
Ok, um era mesmo engenheiro. restava descobrir se "de voo" ou não.
Pesquisando – algo em que sou especialista, modéstia à parte, rs – acabei chegando ao perfil no Linkedin de Yatin Wakade (na verdade, o nome correto dele é Yatin Wakde, sem o "a" central).
Bingo! Engenheiro de manutenção (aeronáutico) na empresa proprietária da aeronave.
De onde se deduz que seu colega era técnico em manutenção.
Mas restava saber sobre o avião.
Foi então que descobri, logo de cara outra pérola!
Descobri que o avião era o Beechcraft C90B King Air VT-UPZ.
MAS, a página de capa deste site... assusta!!!
Embora o site informe corretamente o modelo do avião que caiu, essa foto "genérica" faz com que o internauta imediatamente acredite que o acidente ocorreu com um avião bastante maior e que, possivelmente, foi uma tragédia mais grave, com muitos mortos etc.
Só tenho que lamentar ambas "pérolas", cujo sinônimo é "informação incorreta". Ninguém faz, ou deveria fazer jornalismo para informar incorretamente.
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