NOSSA EXCLUSIVA E MUITO FOFA
COLEÇÃO DE PÉROLAS VOADORAS!!!
Uma edição especial com erros encontrados na revista
Aero Magazine!
A Pérola da imprensa especializada em abril (presume-se, já que não publicam o mês) de 2017
“A própria Embraer se tornou a empresa que é por causa de um avião capaz de pousar em regiões ermas – o Bandeirantes.” (1)
Todo mundo sabe que o avião que deu início à Embraer e é, até hoje, um de nossas orgulhos nacionais pelo impulso que deu à indústria aeronáutica brasileira chama-se "Bandeirante", no singular. Alguém pode perguntar "Que mal há se foi apenas um S a mais?" Respondo: a diferença entre o nome próprio Ruben e Rubens em um documento oficial.
Mais uma pérola dupla da mesma edição:
“A Abag organiza a principal feira de aviação de negócios da América Latina, a Labace (Latin America Business Aviation Conference and Exposition” (1)
O nome correto da Labace é Latin American Business Aviation Conferende and Exhibition. Ou seja: além de comer S, comem também N (não foi a primeira vez que fizeram isso), além da palavra errada no fim, em relação a uma feira que sempre acompanharam, inclusive editando um extinto jornalzinho oficial. Uma falta de cuidado na redação e na revisão.
O nome correto da Labace é Latin American Business Aviation Conferende and Exhibition. Ou seja: além de comer S, comem também N (não foi a primeira vez que fizeram isso), além da palavra errada no fim, em relação a uma feira que sempre acompanharam, inclusive editando um extinto jornalzinho oficial. Uma falta de cuidado na redação e na revisão.
E seguimos com a mesma edição, noutra reportagem:
“A gigante estatal Rostec, por meio de sua divisão de exportação, a Rosoboronextport, (...)” (1)
O nome correto é Rosoboronexport. A revista colocou um T a mais, no meio... Tá, "apenas" um T, mas que eu enxerguei! (aqui sobrou letra, incrível!!!)
O nome correto é Rosoboronexport. A revista colocou um T a mais, no meio... Tá, "apenas" um T, mas que eu enxerguei! (aqui sobrou letra, incrível!!!)
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A Pérola da imprensa especializada em janeiro (presume-se, já que não publicam o mês) de 2018
“Novidades nas asas rotativas - O mercado de helicópteros também terá novidades nesta década. Em 2015, a Bell realizou o primeiro voo do 525 Rentless, um helicóptero médio destinado a operações offshore (...).” (1)
A Bell ainda não conhece esse modelo de helicóptero, já que o que ela lançou chama-se, na verdade Relentless (que significa em português "Implacável", mas que foi reduzido, pela revista "especializada" a "Sem aluguel", que é a tradução de "Rentless...)
Que feio!!!
(1) O destaque (negrito vermelho) foi incluído por mim
A seguir, "pérolas" da mesma revista já publicadas em Caixa Preta (vale a pena ler de novo!)
A Pérola da imprensa especializada em setembro de 2006 (nessa época, citavam o mês...)
“(...) foi o
único piloto a apresentar-se no Salão Aero Espacial do Brasil, feira
internacional de aviação realizada em São José dos Campos, em 1972.”
O famoso Salão Aeroespacial de São José dos
Campos ocorreu na verdade em setembro de 1973.
(Abaixo, da mesma edição):
“Alberto
Bertelli faleceu aos 66 anos enquanto dormia em 09 de dezembro de 1980, na cidade de Rio Claro.”
A data oficial do falecimento de Alberto
Bertelli é 08 de dezembro de 1980.”
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A Pérola da imprensa especializada em fevereiro de 2008 (nessa época, citavam o mês...)
“Fotolog
interessante que traz algumas curiosidades e fotografias da aviação antiga no
País, da época da visita dos zeppelins, Não deixe de ver a imagem tirada da
cabine de comando de um velho Junker-52,
em aproximação para pouso no Rio de Janeiro.”
Um erro bem comum de revistas sem um revisor
que entenda de aviação: o nome correto é Junkers.
Mesmo no singular.
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A Pérola da imprensa especializada em março de 2008 (nessa época, citavam o mês...)
“Curiosamente,
o primeiro operador do F-100 no Brasil
foi a regional TABA (Transportes Aéreos da Bacia Amazônica), que voou com
dois jatos no início dos anos 1990. Estes aviões (prefixos PT-MCN e PT-COM) foram devolvidos ao fabricante
(...).”
Na verdade, a TABA recebeu seus dois Fokker 100 apenas em 1993
(respectivamente em 06/07 e 03/12), sendo que a TAM recebeu antes seus
primeiros PT-MRA e PT-MRB (respectivamente em 28 e 29/09/1990). Também a
matrícula (matrícula é o nome correto, não “prefixo”) correta do segundo F-100
da TABA é PT-MCO.
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A Pérola da imprensa especializada em fevereiro de 2009 (nessa época, citavam o mês...)
“A aeronave
tinha sido despachada (...) com o sistema de reverso do motor direito
inoperante e, no momento do pouso em Congonhas, não conseguiu desacelerar,
saindo da pista principal (18/36) e
chocando-se com um edifício do outro lado da avenida Washington Luís.”
As pistas em
Congonhas ainda são 17/35...
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A Pérola da imprensa especializada em março de 2009 (nessa época, citavam o mês...)
“O Boeing
perdeu quase sete metros da asa esquerda durante o choque e entrou em parafuso
numa altitude irreversível.”
Aqui, referindo-se ao choque do Legacy contra o Boeing
da Gol em 2006, o correto nesta legenda é “atitude” e não “altitude” como aliás, está escrito
correto no texto.
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A Pérola da imprensa especializada em setembro
de 2009 (nessa época, citavam o mês...)
“Outro caso de turbulência
‘atípica’ em altitude, presumivelmente de ar claro, foi o do Airbus 320 da TAM, no dia 26 de maio,
na altura de Ribeirão Preto, ao término do voo Miami-Guarulhos.”
Na verdade a aeronave foi um Airbus A330-200. A TAM nunca voou com o A320 nessa rota...
(Abaixo, da mesma edição):
“A cabine de
comando, repleta de relógios e instrumentos de voo, também tinha espaço para o engenheiro aeronáutico.”
A cabine, no caso, era do Concorde e, é
claro, estavam se referindo a engenheiro de voo, pois “engenheiro aeronáutico” geralmente não compõe tripulação...
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A Pérola da imprensa especializada em abril de 2010 (nessa época, citavam o mês...)
“No ano
em que a Força Aérea Chilena comemorou 200
anos de existência (...).”
Tá certo, a FACh é bem mais antiga que a FAB mas
completou “só” 100 anos, ainda não chegou aos 200...”
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A Pérola da imprensa especializada em outubro de 2010 (nessa época, citavam o mês...)
“A NHT
atua na região Sul, a Sol no interior
paulista e no Oeste do Paraná(...)”
Na
verdade, a Sol Linhas Aéreas, regional paranaense, nunca voou para
o interior de São Paulo
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A Pérola da imprensa especializada em fevereiro de 2011 (nessa época, citavam o mês...)
“Ainda não se
sabe a causa do acidente e a caixa preta
da aeronave também não foi encontrada.”
O acidente, no caso, foi com o Airbus A330
da Air France. Como há duas “caixas pretas” nos aviões, o FDR e o CVR, e
nenhuma havia sido encontrada até então, o certo é que “as caixas pretas” não haviam sido encontradas.
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A Pérola da imprensa especializada em fevereiro de 2011 (nessa época, citavam o mês...)
“A Airbus pretende vender 400 unidades de seu cargueiro
militar A400M nos próximos 20 anos no mundo todo. Países do Oriente Médio e do
norte da África devem encomendar entre 50 e 100 aviões. Ele acredita que a Airbus pode tirar clientes dos concorrentes
Lockheed Martin e Boeing, quando os contratos encerrarem. O executivo previu que a demanda global por aviões cargueiros
militares será de cerca de 800 unidades nos próximos 30 anos e que a divisão
militar da Airbus pretende ter metade desse mercado.”
Ele QUEM????????????????
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A Pérola da imprensa especializada em novembro de 2011 (nessa época, citavam o mês...)
“Em 2004,
quando (Tarcísio Gargioni) era executivo da Gol, começou a conquista de 22% do
mercado com 22 aeronaves. (...) Hoje, a
primeira companhia low-cost low-fare brasileira
tem mais de 110 aviões e ostenta um market
share de aproximadamente 35%.”
A Gol não foi a primeira empresa brasileira
dentro do conceito low-cost low-fare. Antes
dela veio a Nacional
Transportes Aéreos, que começou a
voar com um Boeing 737-400 matriculado PP-NAC em 26 de Dezembro de 2000 – a Gol começou a voar dias depois, em 15 de janeiro de 2001.
Parabéns Solange pelo alto nível e principalmente pela INDEPENDÊNCIA. O jornalismo profissional deve ser referência para esta nova geração que não conviveu e não sabe o desafio de se acompanhar o jornalismo de Turismo e Aviação.
ResponderExcluirOlá, Fernando, grata por suas palavras e pela compreensão em relação ao meu trabalho. Abraços! ;)
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