O QUE SERÁ DO SIERRA-MIKE-ALPHA???
Hoje, 30 de setembro, faz exatamente um ano que o Sierra-Mike-Alpha, o primeiro Boeing 737-200 ("breguinha") da saudosa VASP, foi arrematado em leilão da 1a. Vara de Falências de São Paulo. O arrematante manifestou a intenção de preservar o avião histórico, recusado pelo Museu da TAM devido aos altos custos para sua desmontagem e transporte até São Carlos (SP), a partir de Confins (MG) onde o avião realizou seu último pouso – quiseram os deuses da Aviação que ele não pousasse no Rio ou em São Paulo, antes da VASP parar de voar, onde certamente ele teria mais sorte de ser adquirido por um saudosista ou empresa que realmente conseguisse preservá-lo.
Mas, cedo, o proprietário arrematante, um empresário mineiro, encarou a dificuldade e os custos para atingir seus objetivos. A desmontagem se arrastou, com extrema dificuldade devido ao estado do avião, e as autoridades aeroportuárias lhe impuseram altas multas pelo estacionamento persistente da aeronave. Tanto que ele resolveu desistir dela, e colocá-la a venda. Lembrando que a The Boeing Company, nos tempos em que o Mike-Alpha ainda voava, manifestou o interesse de tê-lo em seu museu nos EUA, visto ser o Boeing dessa geração há mais tempo em uma única companhia aérea, proposta que teria sido recusada pelo carrasco da VASP, o Sr. Wagner Canhedo. Diante dessa lembrança, tentamos oferecer à Boeing a oportunidade de comprar o SMA agora, mesmo no estado em que se encontrava, e, é claro, ela não o quis mais.
Parece ridícula essa história de querer preservar um avião que não voa mais e está todo deteriorado, especialmente por fora, e que teve suas partes mais "valio$a$" já removidas. Mas, se é ridícula, é uma prática ridícula no mundo inteiro, onde dezenas de grandes museus, inclusive os de aviação, fazem de tudo para preservar a história e o passado de seus povos e países, para as novas gerações se orgulhares deles. Bem, do jeito que anda a aviação brasileira, quem das novas gerações vai querer sequer imaginar que um dia ela já foi gloriosa e muito mais interessante?
As últimas notícias que tivemos do pobre avião foi que ele foi finalmente removido de Confins para área particular do proprietário, próximo a Belo Horizonte. Continua à venda e seu destino é totalmente incerto, visto que não surgem interessados.
Talvez ele se torne um fóssil abandonado que um dia venha a ser descoberto por arqueólogo daqui a centenas de anos para tentarmos reviver uma empresa aérea que deixou enorme saudade...
Seu destino, Sierra-Mike-Alpha, está nas mãos dos deuses da Aviação...
Nenhum comentário:
Postar um comentário