QUAL A CREDIBILIDADE DO CHAT GPT?
(por Solange Galante)
Inteligências artificiais são o assunto do momento. e com o Chat GPT não é diferente.
Entre as várias definições já dadas a essa ferramenta, selecionei esta da FIA Business School:
"O Chat GPT (sigla para “Generative Pre-Trained Transformer”) é um modelo de linguagem baseado em deep learning (aprendizagem profunda), um braço da inteligência artificial. Na prática, a plataforma utiliza um algoritmo baseado em redes neurais que permitem estabelecer uma conversa com o usuário a partir do processamento de um imenso volume de dados. O Chat GPT se apoia em milhares de exemplos de linguagem humana.Isso permite que a tecnologia entenda em profundidade o contexto das solicitações dos usuários e possa responder às demandas de maneira mais precisa. A ferramenta foi desenvolvida em 2019 pela empresa norte-americana OpenAI, que funciona como um laboratório de pesquisa em IA".
Após testá-la, o colaborador da vez, Édi Marques, resolveu me enviar o resultado de seu questionamento, no qual usou as palavras Acidente em São Paulo Brasil com um avião Learjet em 2007. E o resultado foi este texto:
Depois, Edmilson fez outros testes, sempre focando acidentes aéreos reais, e os demais resultados foram:
Segundo o colaborador, "O ChatGPT é confuso até sobre acidente aéreos. Já fiz outros questionamentos e inventa horrores."
Também fui testá-lo, é claro. e considerei o resultado satisfatório.
O importante, como é óbvio, a palavra final, o filtro, tem que ser de um humano especializado no assunto. Por isso que defendo, entre jornalistas em especial, conhecimentos básicos sobre o assunto sobre o qual deseja escrever com mais profundidade, antes de confiar na inteligência artificial. Mas o Chat GPT pode sim ser um apoio nas pesquisas. Você já testou?
Falando em teste, tente verificar os erros das respostas recebidas por Édi Marques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário