AEROPORTO DE VIRACOPOS: PARTICIPAÇÃO IMPORTANTE NO COMBATE À COVID-19
(por Solange Galante)
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), divulgou os voos que recebeu, desde o início da pandemia de Covid-19, trazendo insumos e vacinas para o Brasil. bem como as previsões de recebimento até o final deste ano. Confira nos quadros abaixo:
Entre as cias. aéreas que transportaram as "ifas" e vacinas para o Brasil aterrissando em Viracopos estão a Azul, a Latam, a Lufthansa, a Cargolux e a UPS.
PROGRAMA AMBIENTAL
Mas o aeroporto não passou o primeiro semestre de 2021 apenas recebendo insumos e vacinas. Uma iniciativa iniciada em janeiro passado que é duradora e também importante para o meio ambiente e acomunidade de Campinas foi a implantação um programa ambiental pioneiro que já evitou, em seis meses, o envio de aproximadamente 500 toneladas de resíduos não recicláveis para aterros sanitários. E para onde os resíduos vão? Eles são usados como combustível gerador de energia, ou CDR (Combustível Derivado de Resíduos). A usina transforma esses materiais sólidos para alimentar diversos usos, por exemplo, transformando-os em calor para fornos industriais, fornalhas de siderúrgicas e de metalúrgicas, além dos setores papeleiros e de produção de cerâmicas. A utilização do CDR reduz o consumo de combustíveis fósseis não renováveis (como óleo diesel), a emissão de gases de efeito estufa e as emissões de óxidos de nitrogênio no processo de produção de cimento. “Além de reduzir a sobrecarga no aterro sanitário, a geração do CDR através do resíduo sólido, também gera energia limpa, pois a matéria-prima provém de resíduos que simplesmente seriam descartados”, destaca o coordenador de Meio Ambiente de Viracopos, Moisés Alves de Araújo Junior. Além de não gerar passivos ambientais, já que os materiais são transformados com o alto poder calorífico dos resíduos, o programa ambiental permite, consequentemente, aumentar a vida útil dos aterros sanitários e beneficia toda a região com a geração de emprego e renda, consequência direta do aumento de produção nas usinas de CDR. Uma das empresas que se beneficiam do uso desse combustível está a cimenteira do grupo multinacional Votorantim. (Todas as fotos abaixo: Divulgação/Aeroporto de Viracopos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário