quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

REPORTAGEM


(Foto: divulgação Global One)


Se o tripulante de voo opera ou operará Boeing 727,
 já passou ou ainda passará por aqui!

(Por Solange Galante)

Conversei com exclusividade com Oscar Centeno, gerente da área de simuladores da Global One Training. A empresa norte-americana opera o ÚNICO simulador Level D (FFS) de Boeing 727-100/-200 do mundo!


(Foto: divulgação Global One)


Ele está caminhando para a extinção. Mas, calma! Ainda existem cerca de 40 no mundo, três operacionais no Brasil, alguns configurados como executivos nas mãos de quem tem grana para isso... e lugar onde passar alguns apuros como panes, emergências, incêndios no motor, condições meteorológicas extremas, ou mesmo exercitar a coordenação de cabine sem sair do chão!

A Global One Training, localizada em Sanford (Flórida) possui, hoje, o único Full Flight Simulator Level D (que é padrão FAA) do mundo. Antes de 2016, ainda havia outros, em empresas como a Varig (enquanto a VarigLog operava) e  centros de treinamentos como a Pan Am Academy. O simulador da Global One veio da Fedex naquele ano. A empresa de entregas expressas utilizou o único trijato da Boeing durante muito tempo no transporte de cargas. E, hoje, é justamente transportando cargas que a maioria das clientes desse simulador busca treinamento, reciclagens obrigatórias e formação de novos tripulantes (pilotos e engenheiros de voo) na máquina considerada por muitos pura "aviação-raiz". Até hoje, se um Boeing 727 para em um aeroporto, não é raro um piloto de Airbus A320 ou Boeing 737-800, por exemplo, pedir licença ao colega para subir a bordo e conhecer o painel repleto de instrumentos analógicos. Muitos nem sequer o voaram no passado, mas estarão lá para matar sua curiosidade, mesmo que seja ver um autêntico painel de F/E, quando o gerenciamento dos sistemas era muito menos computadorizado do que é hoje e glass cockpit ainda era um conceito restrito à aviação militar.

(Foto: coleção Marcelo Steenhagen)


Oscar Centeno atendeu à minha solicitação e explicou que a empresa possui, exclusivamente para o simulador de 727, 23 clientes dos Estados Unidos, América do Sul e África. E não são apenas empresas cargueiras. "Em configuração executiva ou VIP temos operadores nos Estados Unidos, Oriente Médio e nas Ilhas Anglo-Normandas". Essas ilhas são também conhecidas como Ilhas do Canal, por se situarem no Canal da Mancha, ao largo da costa francesa. Você poderia imaginar que até lá ainda tem Boeing 727? 


(Foto: coleção Marcelo Steenhagen)


Em 2019, ou seja, antes da pandemia, a Global Training operou todos seus simuladores em torno de 4.000 horas e, naturalmente, em 2020 eles "voaram" menos (cerca de 2.700 horas, considerando todos os modelos de aeronaves disponíveis. Aliás, ela é especialista em aeronaves clássicas. Oscar informa a frota atual da empresa: além do Boeing 727 Level D, um simulador de Boeing 737 Classic EFIS FAA Level C e dois da McDonnell Douglas: DC-10 e DC-9, ambos também FAA Level C. Para cursos de outros aviões, por exemplo, Airbus A320, há type rating (pacote de ground school mais voos simulados) nas salas de aula mas usam simuladores de parceiros para completar o treino. Para o Boeing 727 o type rating leva, no total, entre 21 e 30 dias, passando por todas as etapas necessárias. Apesar da pandemia, a Global One não parou em 2020, visto que a maioria dos Boeing 727, em especial, é cargueira, e o setor de logística aérea esteve muito aquecido no ano passado, inclusive no mercado doméstico norte-americano. Os treinamentos podem ser dry leasing (a empresa leva seus próprios instrutores) ou wet leasing onde a Global fornece também instrutores, além das instalações. A Rio Linhas Aéreas já foi cliente deles e, atualmente, a Total também o é e, apurei, o custo por hora para "voar" no simulador é de US$ 150,00. Finalizado o treinamento, cada um dessas quase quatro dezenas de trijatos ainda operando no planeta estará em muito boas mãos!


(Foto: coleção Marcelo Steenhagen)

A Global One opera sob regras FAA Part 142








 






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