quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Plantão Caixa Preta

VOLTARÁ A VOAR O PT-ZNF?

Na imagem abaixo, da captura de um dos voos de teste do KC-390 da Embraer sobre a área de ensaios em Gavião Peixoto (SP), congelamos o instante em que a aeronave sofreu um estol e começava a cair. Apesar do Flight Radar 24 não ter a precisão necessária para analisar esse voo, uma fonte muito próxima da Embraer e que não quer se identificar, nos afirmou hoje que o avião militar voava a cerca de 20 mil pés quando sofreu a queda e desceu verticalmente em cerca de um minuto, chegando a pouco mais de 3 mil pés – sobre terreno com aproximadamente dois mil pés de altitude – e os altímetros a bordo travaram no máximo – a fonte afirmou que não é possível avaliar a velocidade máxima atingida pelo avião durante essa queda, que superou quatro G negativos – o suficiente para torcer sua estrutura a ponto de inutilizar o avião para novos voos. A fonte disse ainda que ele soltou pedaços, durante a queda.



O KC-390 PT-ZNF é o primeiro dos três protótipos da campanha de ensaios e participava de testes de formação de gelo no último feriado (12 de outubro). Caso não possa ser recuperado, será uma grande perda para a indústria aeronáutica nacional e para a campanha de ensaios do mesmo.
Até onde soubemos, os três tripulantes estão bem, não teriam se ferido, ou, pelo menos, não gravemente, e arriscamos dizer que conseguiram heroicamente retomar o controle do jato de 51 toneladas, o maior avião já produzido no Brasil e, após anunciarem "Mayday!" pela fonia, pousaram com segurança em GPX. Esperamos que a bela aeronave possa retornar ao voo e que a Embraer seja mais do que bem-sucedida com esse marco de nossa indústria.

Abaixo, o comunicado oficial da Embraer:

"Um protótipo do avião de transporte multimissão KC-390 realizou na manhã de quinta-feira, 12 de outubro, ensaios em voo para situação de estol, que resultam em perda de altitude da aeronave, devido à diminuição da força de sustentação, como parte da campanha de testes para certificação. 

Em razão das manobras efetuadas e seguindo os protocolos estabelecidos, a tripulação solicitou retorno antecipado à base, pousando normalmente no aeródromo da companhia em Gavião Peixoto (SP) onde a campanha de ensaios é realizada.
A entrada em serviço do KC-390 está prevista para acontecer em 2018, conforme o cronograma do programa. Atualmente, dois protótipos do KC-390 somam mais de 1.300 horas de voo."

14 comentários:

  1. Muito suspeito... Sem a ANAC Brasil a comentar nada... Numa situação de incidente ou acidente há a obrigatoriedade de se comunicar à autoridade nacional... Suspeito que está tudo omitido ou a Embraer pode perder milhões com um produto que não vale nada... Kc390 a verdade acaba sempre por se saber!!!

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    1. Aeronave militar. Não está sujeita a regulação da ANAC nesses termos que você aduziu.

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    2. O KC-390 encontra-se em processo de homologação civil, o que possibilitará sua utilização por cargueiras (cogitou-se até que os Correios seriam um dos possíveis operadores). Portanto a aeronave se submete a todas as regras da aviação civil. Basta observar que possui marcas de nacionalidade e matricula (PT-ZNF) e não apenas o indicativo militar.

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    3. Ahe,ô "sabe tudo"! O avião voltará a voar para sua infelicidade. Idiota.
      http://www.aereo.jor.br/2017/11/10/incidente-com-o-kc-390-embraer-diz-que-prototipo-voltara-voar/

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    4. Bom dia!
      Encaminharei minha mensagem à minha fonte para que ELE responda se é idiota ou não.
      Como jornalista, ouço todos os lados. Você me apresentou um dos lados e um site que tem todo o interesse em publicar o lado da maior interessada (e tem todo o direito de fazê-lo): a Embraer.
      Interessante é que se está tudo bem com a aeronave, por que a Embraer não abriu as portas do hangar e deixou a imprensa mesma verificar? Tudo o que é rapidamente oculto, provoca dúvidas.
      Retornar-lhe-ei o quanto antes. Grata por participar.

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  2. Aí... Falou irmão... Embraer é suspeita de copiar mas quem cópia errado é burro mesmo né? 51 toneladas multiplicando por quase 40 metros por segundo mesmo em quase 60 segundos de duração? Deus... Como conseguiram aterrissar o banheirão? Suspeita? Que nada, estão escondendo algo mesmo!

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  3. Deu ruim! Só espero q tenha sido erro de pilotagem (ao deixar um avião com a empenagem em T entrar em STOL de cauda).Pq se não for isso parceiro....o sonho acabou

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  4. Já apareceram por aqui os "ispissialistas", trolls e haters anônimos e colonizados que dão diagnósticos, via internet, através de um simples relato de qualquer acidente ou incidente, coisa não rara em aeronaves em desenvolvimento, sem conhecer fatos, causas, detalhes, condições, depoimentos, análises, nem o apoio de equipamentos.
    Esses indivíduos provavelmente até torcem para a queda de aeronaves brasileiras, assim poderão despejar seu ódio e frustração de suas desimportâncias, de seus recalques, com vigor da satisfação dos fracassados.
    Poderia algum desavisado suspeitar que são trolls anônimos pagos pela concorrência, por oportunistas ou por políticos fascistas, mas não, ninguém pagaria por comentários tão simplórios, tão sem base, tão ridículos e desprovidos de qualquer indicação de inteligência.

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  5. Se a aeronave estava em testes de Stoll a 20mil pés com 51 ton e após a perda de altitude a tripulação controlou a aeronave e a pousou em segurança, lembrando que certos testes visam a verificar ao extremo dentro dos limites de segurança de testes mas que em situações reais que raramente serão ou quase nunca chegarão a ser atingidas e aeronave pousou em segurança então estão especulando o que??? Vão procurar o que fazer, a aeronave esta passando por teste e estes devem ser feitos exaustivamente, e se for o caso para isso inutilize o equipamento, por isso é TESTE.

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    1. Olá
      Segundo uma de minhas fontes, o teste, na verdade, deu errado porque a Embraer estava operando sem alguns equipamentos de segurança por questão de economia. Obrigada.

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    2. Solange. Quais seriam estes equipamentos de segurança? No aguardo.

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    3. Uma delas foi o paraquedas de cauda, que estava desabilitado. E, no caso do Brasília, que sofreu problema muito semelhante, embora não tenha entrado em G negativo, os pilotos não tinha à disposição indicador de AOA, só engenheiro de voo de testes. Tudo segundo minha fonte, que é de grande confiança. A Embraer vai admitir isso? jamais! senão ela pode fechar as portas.

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  6. O KC-390 é um desenvolvimento inicialmente militar, mas que terá uma versão CIVIL, homologada por normals RBAC/FAR/EASA civis, para ser operado por empresas como DHL, FEDEX ou mesmo Correios Brasileiros. A matrícula ser civil ou militar durante os ensaios não quer dizer nada (vide os Tucanos que todos voavam como PT antes de serem entregues aos clientes).

    Gonçalo, escreve aí, o PT-ZNF não voltará a voar. O comunicado da Embraer não tem nenhuma credibilidade, nunca teve. Se nos outros 4 protótipos que perdeu nos últimos 10 anos, nunca falou a verdade, porque falaria no caso do KC ?

    Só pra lembrar : ALX na região de Taubaté com ejeção, EMB-120 BRasilia PT-ZBA após perda de controle em ensaios de stall e avião condenado estruturalmente, 190-005 PP-XMJ após ensaios de distancia de pouso (esse voltou a voar 1 ano depois, com troca de trem e toda a seção dianteira), e agora o KC ZNF. E Embraer, históricamente, NUNCA, JAMAIS, em hipótese alguma, fala a verdade ou é transparente com a imprensa. Heranças podres de suas origens militares.

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