CONFIRA AQUI O QUE A IMPRENSA EM GERAL ESQUECEU DE DIVULGAR:
NÃO SÓ OS AEROPORTOS DE
FLORIANÓPOLIS, SALVADOR, PORTO ALEGRE E FORTALEZA
FORAM CONCESSIONADOS !!!
(Texto/Fonte: ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo)
Com ágio de 101%, Consórcio Voa São Paulo oferece melhor proposta para a
concessão de cinco Aeroportos estaduais paulistas
Licitante terá que investir ao menos R$ 93
milhões em cinco aeroportos paulistas de aviação executiva; Concessão amplia o potencial de crescimento regional
São Paulo, 16 de março de 2017. Nesta sexta-feira, o consórcio Voa São Paulo
apresentou a melhor proposta de outorga para administrar e operar cinco
aeroportos estaduais paulistas com perfis para aviação executiva e táxi-aéreo.
A empresa ofertou R$ 24.439.590,00 (vinte e quatro milhões de Reais), o que
representa um ágio de 101% sobre o valor mínimo de outorga previsto para a
licitação (R$ 12,159 milhões). O projeto prevê que ao longo dos 30 anos de
contrato, ao concessionário deve investir ao menos R$ 93 milhões em melhorias
nos aeroportos. O Consórcio Voa São Paulo é formado pelas
empresas:
1. Terracom Construções Ltda. -
atua nas áreas de infraestrura e prestação de serviços como pavimentação,
inclusive com usinas de asfalto, saneamento e limpeza pública há 47 anos;
2. MPE Engenharia e Serviços S.A. - O grupo MPE opera o
aeroporto de Valença na Bahia. A empresa exerce atividades nas áreas de manutenção
e operação de aeroportos;
3.
ALC Participações e Administração Eireli – atua na área imobiliária;
4.
Nova Ubatuba Empreendimentos e Participações LTDA., incorporadora que atua há
65 anos no ramo imobiliário e
5. Estrutural Concessões de Rodovias Ltda. -– empresa com
histórico de atividades no segmento de obras de infraestrutura rodoviária.
“Ficamos
satisfeitos porque o Consórcio representa a diversidade que buscávamos com
empresas tanto de engenharia, como de operação e até mesmo do setor
imobiliário”, comenta Giovanni Pengue Filho, Diretor Geral da ARTESP. Além,
disso, “o ágio de 101% reitera a confiança de empresas sérias nos projetos do
Governo do Estado de São Paulo”, complementa Giovanni em referência a concessão
estadual do lote Rodovias do Centro Oeste cuja outorga de R$ 1,3 bilhão do Pátria
Infraestrutura III – Fundo de Investimentos em Participações representou ágio
de 130,89% sobre o valor mínimo da licitação.
A licitação de hoje
envolve um lote com os aeroportos Antônio Ribeiro Nogueira Jr. (Itanhaém),
Gastão Madeira (Ubatuba), Comandante Rolim Adolfo Amaro (Jundiaí), Campo dos
Amarais (Campinas) e Arthur Siqueira (Bragança Paulista). Esse é um dos poucos
projetos de concessão de infraestrutura viária no país que abre possibilidade
de participação mesmo para pequenos investidores. A segunda oferta pelo lote
foi da Gran Petro Distribuidora de Combustíveis Ltda. no valor de R$
12.160.000,00.
Além das atividades
aeroportuárias, o investidor poderá explorar a capacidade imobiliária e de
oferta de serviços. Assim, o concessionário pode implantar centros de
convenções, hotéis, café, restaurantes e lojas, por exemplo. Do total de
investimentos exigidos por contrato, cerca de R$ 33,6 milhões serão
concentrados nos quatro primeiros anos. Desse montante, R$ 15,78 milhões serão
aplicados no Aeroporto de Itanhaém; R$ 20,46 milhões no de Jundiaí; R$ 10,54
milhões no de Bragança Paulista; R$ 18,27 milhões no de Ubatuba; R$ 28,6
milhões no de Campinas.
A concessão garante
a adequação, operação, equipagem e manutenção dos cinco aeroportos. O ganho
operacional com a ampliação de investimentos na infraestrutura aeroportuária e
nos serviços beneficiarão diretamente os usuários dos aeródromos e têm
potencial para atrair novos negócios nas regiões. Os investimentos em obras contemplam,
por exemplo, melhorias nos sistemas de pistas, pátios e sinalização, como
também reformas nos terminais de passageiros e ampliações de hangares.
Atualmente, esses
cinco aeroportos são administrados pelo Daesp (Departamento Aeroviário do
Estado de São Paulo). Para a habilitação de sua proposta, a documentação do
Consórcio Voa São Paulo deve comprovar qualificação em gestão, operação, manutenção e segurança aeroportuária, com experiência em aeródromos de aviação geral ou comercial com movimentação mínima de 60 mil aeronaves por ano, entre outros critérios jurídicos e econômico-financeiros, conforme previsto em edital. Publicada a habilitação no Diário Oficial, a licitante será convocada para assinatura do contrato e o início de operação da concessionária deve ocorrer até junho.
Consórcio Voa São Paulo deve comprovar qualificação em gestão, operação, manutenção e segurança aeroportuária, com experiência em aeródromos de aviação geral ou comercial com movimentação mínima de 60 mil aeronaves por ano, entre outros critérios jurídicos e econômico-financeiros, conforme previsto em edital. Publicada a habilitação no Diário Oficial, a licitante será convocada para assinatura do contrato e o início de operação da concessionária deve ocorrer até junho.
Sobre os aeroportos
-
Aeroporto Estadual Campo do Amarais
(Campinas)
Opera com aviação geral (executiva e táxi
aéreo). Possui pista de 1.650 m, terminal de passageiros com 230 m² e
estacionamento com capacidade para 50 veículos. Está localizado a oito
quilômetros do centro da cidade. Em 2015, foram
registrados 9.753 passageiros e 49.385 aeronaves.
-
Aeroporto Estadual Artur Siqueira
(Bragança Paulista)
Possui pista de 1.200 m, terminal de
passageiros com 225 m², além de estacionamento para 76 veículos.
O aeroporto, que está localizado a três quilômetros do centro da cidade,
atende as demandas de voos executivos. Movimentou, em
2015, 36.624 passageiros e 37.121 aeronaves.
-
Aeroporto Estadual Comandante Rolim
Adolfo Amaro (Jundiaí)
Apresenta pista com 1.400 m, terminal de
passageiros com 500 m² e estacionamento para 50 veículos. São sete quilômetros
de distância do centro de Jundiaí. As operações são de voos executivos, sendo
que, em 2015, recebeu 11.674 passageiros e 81.211
aeronaves.
- Aeroporto Estadual
Antônio Ribeiro Nogueira Jr. (Itanhaém) possui pista de 1.350 metros,
terminal de passageiros com 1.560 m² (500 m² do Daesp e 1.060 m² da base da
Petrobras) e estacionamento para 50 veículos. Está localizado a três
quilômetros do centro da cidade. No ano passado, recebeu
14.379 passageiros e 15.044 aeronaves.
-
Aeroporto Estadual Gastão Madeira
(Ubatuba)
Recebeu 3.260
passageiros e 3.446 aeronaves em 2015. A pista do aeródromo possui 940
m, terminal de passageiros com 70 m² e estacionamento para 15 veículos.
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ARTESP – Assessoria de Imprensa
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