CP EDIÇÃO
MENSAL135 - fevereiro de 2017
POR UM JORNALISMO ÉTICO
Quem acompanha meu Blog deve ter lido pelo menos um
dos “capítulos” de “Fotografou? Não? Então dançou!”, em que cito dois textos de
uma conhecidíssima revista brasileira de aviação que alega que esteve visitando
o Antonov 225 em sua última vinda ao Brasil, em novembro passado. Nada contra,
ora, em visitar um super mega ultra-avião cargueiro, único no mundo, e publicar
a respeito como verdadeiro furo de reportagem. Só que não... Até este momento,
nossa investigação independente não conseguiu confirmar de nenhuma maneira essa
visita.
Que mal há em não conseguir fazer uma visita dessas?
Que mal há em ser barrado? Que mal há em até mesmo dizer: “Tentamos, mas não
nos foi permitido?” se até a revista Veja, a TV Bandeirantes, o jornal Folha de
S. Paulo, a redação do portal Uol e inúmeros órgãos de imprensa nacionais e
estrangeiros também não o conseguiram? E se a toda poderosa TV Globo entrou mas
fez imagens super rápidas?
A revista optou, portanto, em dizer que entrou,
certamente para atrair mais leitores, pois anunciantes não vão dar bola pra
isso...
Há quem possa pensar: “Ah, a Solange está reclamando
disso por despeito, afinal, ela também não entrou no aviãozão!”
Negativo, senão eu reclamaria de muitas outras
oportunidades de que não pude usufruir.
Nunca fui a Oshkosh, o maior evento aeronáutico do planeta, e nunca reclamei de
quem foi. Nunca fui a Farnborough, onde acontece uma das maiores feiras
comerciais de aviação do mundo, e não reclamei. Fui convidada para cobrir o
Salão Aeronáutico de Paris, em Le Bourget... e recusei!!!
Por outro lado, fiz voos incríveis, alguns deles em
aviões cargueiros no Brasil mesmo, que resultaram em reportagens para revistas
e para este Blog, inclusive uma delas foi finalista de um prêmio de jornalismo.
FIZ, e, como se diz, matei a cobra e mostrei o pau!!! O pau e a cobra, aliás!
A principal razão de eu ter levantado essa bandeira
é o histórico de falta de ética da revista. Eu escrevi para ela e tive várias
vezes meus textos adulterados, de forma leve ou escandalosa, pelos seus
editores. É um desrespeito total para com o “artista”, chamado na imprensa de
“jornalista”, “redator” ou “autor”. Não aconteceu só comigo, mas com muitas
outras pessoas com que, falei e que... deixaram de escrever ou fotografar para
a mesma revista, pelo mesmo motivo pelo qual eu também deixei.
Some-se a isso o desrespeito ao leitor, muito mais
grave, se formos analisar o trabalho da imprensa. Pior ainda para imprensa
especializada, que escreve incorretamente e depois enche a edição seguinte de
erratas.
A “errata”, ou seja, correção posterior de um erro,
é uma das maiores inutilidades do jornalismo. Primeiro, porque geralmente fica
num cantinho da página menos lida de uma revista ou jornal, e na edição seguinte,
que pode ser no dia seguinte ou um mês depois, ou então é falada num momento
menos atraente do telejornal, no dia seguinte ou na semana seguinte, ou seja,
quase ninguém lê ou ouve, geralmente só a pessoa que se sentiu ofendida e
chamou a atenção para o erro. Depois, porque muitas vezes o assunto já esfriou
e ninguém mais sabe do que se trata.
No ano passado, a Etihad Airways anunciou que iria
deixar o Brasil, suspender seus voos, por questões de mercado. Mas a mesma
revista que embarcou um repórter invisível no Antonov 225 publicou em seu site
na internet que seria a Qatar Airways. Ainda bem que confundiram empresas de
mesma região, pior seria se confundissem a American Airlines com a South
African Airways... Mas, o erro já estava feito. Embora no mundo virtual se
possa corrigir rapidamente um deslize, o que é impossível na mídia impressa, o
estrago já estava feito e vários Blogs repercutiram a notícia, sendo que muitos
leitores passaram a se perguntar “Ué, a Qatar também?” Esses Blogs que
repercutiram a mentira podem ter sido copiados, servido de fonte para revistas
e jornais aos quais não temos acesso, imaginem o alcance disso... Não sabemos a
extensão do dano para a empresa aérea, por quanto tempo ficou o erro no ar, mas
mesmo que por apenas alguns minutos, minutos são uma eternidade no mundo digital.
Vi reclamações a respeito no próprio ambiente de Facebook da revista.
Veja, a esse respeito nossa seção sobre “pérolas
voadoras” nesta edição mensal da Caixa Preta, mais abaixo!!!
Ou seja: é uma revista de credibilidade ou não?
Para quem não viu ainda os capítulos de “Fotografou?
Não? Então dançou!”, os links são os seguintes:
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MISSÃO EUROPA 2015 –
ALGUNS MOMENTOS
Em outubro de 2015 eu e o
foto-jornalista e cinegrafista profissional Carlos Eduardo França viajamos para
a Holanda e Alemanha para cumprir pautas para algumas revistas e também
conhecer melhor esses países. Continuo a destacar mais belas fotos do voo com o
dirigível Zeppelin NT (New Technology) que realizamos sobre o Lago Constanza a
partir de Friedrischafen, cidade no sul a Alemanha. As imagens falam por si!!!!
(Obs: todas as fotos
abaixo de autoria de Solange Galante)
Todos a bordo para a partida!
Procurei ficar lá na frente, perto do comandante!
Alguns instrumentos ninguém verá em aviões ou
helicópteros. Como o nível de gás hélio e dos balonetes, estruturas infláveis
que ajudam a manter estável a pressão do hélio.
Vista aérea do
aeroporto de Fiedrischafen logo após nossa decolagem.
Cabeçotes de poltrona
personalizados.
Voando na fronteira da Alemanha com a Suíça. A velocidade máxima do dirigível é de 70 km/h.
Quem não gostaria de morar em uma pequena cidade alemã
como esta?
O comandante e a
nossa guia, a mesma mulher que nos deu todo o briefing antes do voo. Mas ela
não estava “copilotando”, não.
Por uma janelona
traseira podíamos ver inclusive a bequilha (uma delas...).
Quando autorizado
pela tripulação, pudemos ficar de pé, andar pela cabine e buscar os melhores
ângulos para fotos.
ângulos para fotos.
O lago Constança, na
fronteira entre Alemanha e Suíça. Felizmente o dia estava muito bonito para
voar!
Este moderno Zepp usa três motores a pistão Lycoming
IO-360 para voar. Dois deles (os laterais) giram até 120o, e o
traseiro, 90o para a manobrabilidade da aeronave.
Darei continuidade às
fotos deste voo na próxima edição mensal de Caixa Preta!
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FLAGRANTE!!! FLAGRANTE!!!
No último dia 7 de
fevereiro o spotter Rosvalmir Afonso Delasgassa, de São José dos Pinhais (PR)
flagrou o Boeing 737-400F da Rio já com o nome da Sideral na fuselagem. A
empresa, que é totalmente arredia para dar informações à imprensa – quem não
deve, não teme –, negava, nos bastidores, a compra da Rio Linhas Aéreas, bem
como a própria Rio. Como se isso fosse proibido e como se as pistas dadas não
levassem a isso: a Rio fazendo voos nas linhas de Correios da Sideral, por
exemplo.
(Fotos:
Rosvalmir Afonso Delagassa)
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MAIS UM FLAGRANTE,
DESTA VEZ NO GRU AIRPORT!
Não, não é um terreno baldio na periferia no fim de São Paulo, ou uma
parte do horto florestal... É a área da cabeceira do GRU Airport, com mato
quase da minha altura desde a área do hotel Pulmann até as obras da futura
estação de trem diante do TPS 1.
Nem nos tempos da Infrero eu tinha visto coisa assim.
Detalhe: há muitos quero-queros por lá. E os quero-quero nidificam no
chão, e quanto mais mato, mais ninhos escondidinhos dos predadores, quanto mais
ninhos, mais pássaros, e quanto mais pássaro mais bird strike. E quem vai
levar a culpa são os urubus, atraídos também pelos ratos que devem viver no
mesmo mato.
(Fotos: Solange Galante)
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CLARO QUE O JORNAL
NACIONAL TAMBÉM ERRA!!!
No dia 29 de outubro de 2016 , o Jornal Nacional
narrou:“Um avião pegou fogo pouquinho antes da decolagem no aeroporto de
Chicago, nos Estados Unidos. Os pilotos ouviram uma explosão e abortaram a
decolagem do Boeing da American Airlines para Miami. Vinte pessoas tiveram
ferimentos leves. O problema foi causado por problemas num dos motores.”
Tratava-se de um Boeing 767. Esse fato aconteceu na
véspera, dia 28 de outubro.
Ocorre que, horas depois, no mesmo dia, foi a vez de
um MD-10 cargueiro da Fedex também pegar fogo, este durante o pouso no
aeroporto de Fort Lauderdale, na Flórida. E o JN, por equívoco, mostrou imagens
deste acidente também, antes de mostrar o da American Airlines, e sem citá-lo!!
Incrível, não? Já que os aviões “são praticamente
iguais”, e a pintura das empresas aéreas, “rigorosamente idênticas”!!!! não
é??? (só que não...)
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CLARO QUE O FANTÁSTICO TAMBÉM ERRA!!!
Segundo o Fantástico, o King Air – no caso,
usando como exemplo o que transportava para Paraty (RJ), onde se acidentou, o
Ministro do Supremo – voa até 9 mil metros de ALTURA!
Imagine-o sobrevoando o Aconcágua!!! Vai ser
atropelado por um Falcon 7X!!!
(pois o correto é “altitude”...)
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A GUERRA DAS FLORES
Recebemos quase que simultaneamente dois releases,
um deles foi este:
“Mais de nove mil toneladas
de flores foram transportadas pela LATAM Cargo
para o dia de São Valentim
Mais
de 140 aviões de carga decolaram durante as quatro semanas da temporada,
transportando 21% do mercado total de flores da América do Sul
80% das flores são
transportadas para os Estados Unidos, enquanto os 20% restantes vão para a
Europa e outros destinos
São Paulo, 14 de fevereiro de 2017 - Mais de 160 milhões de ramalhetes de
flores foram transportados pela LATAM Cargo durante as quatro semanas prévias
ao dia de São Valentim, o Dia dos Namorados para a maioria dos países e a época
do ano na qual são exportadas mais flores no mundo todo. Para esta temporada, o
negócio de carga do LATAM Airlines Group transportou 21% do mercado total de
flores da América do Sul, o que representa por volta de 9.000 toneladas.
Entre os dias 16 de
janeiro e 7 de fevereiro, mais de 140 aviões de carga decolaram do Equador e
Colômbia, triplicando a média de envios regulares semanais. Só na rota Bogotá –
Miami, na qual normalmente são transportadas 360 toneladas por semana, durante
os dias que antecedem a data de São Valentim, este número chegou a 900
toneladas. Algo similar acontece na rota Quito – Miami, em que as 450 toneladas
semanais aumentaram para 1,5 mil. Desta maneira, a LATAM Cargo transportou mais
de 4,2 mil toneladas de flores provenientes da Colômbia e mais de 4,7 mil do
Equador.
“Para a LATAM Cargo a temporada foi encerrada
com sucesso. Cumprimos com a oferta de voos necessária para atender a demanda
de todos os nossos clientes, assim como com os recursos necessários em nossos
compartimentos de carga na origem e destino, temas fundamentais para o
desenvolvimento desta demandante época do ano para o transporte de cargas”,
garante Felipe Caballero, Gerente Comercial da América do Sul, Norte e Central.
Durante essas semanas,
os aviões de carga decolam de Bogotá, Medellín (Colômbia) e Quito (Equador),
sendo os principais destinos os Estados Unidos e a Holanda. A maioria deles
aterrissa em Miami, um dos hubs de distribuição mais importantes do mundo, no
qual está a base das operações de carga da LATAM Airlines Group.
Os Estados Unidos
são o principal destino das flores transportadas pela LATAM Cargo. Para
esta temporada, o aeroporto Internacional de Miami recebeu cerca de 7,5 mil
toneladas da empresa aérea, o que representa mais de 80% do total voado.
Desses, 90% do total das flores que entram no país ficam no estado da Flórida,
já os 10% restantes são transportados principalmente para Los Angeles.
Em uma semana normal, o
Aeroporto Internacional de Miami recebe algo em torno de cinco mil toneladas de
flores provenientes do Equador e Colômbia. Já durante as semanas da temporada
de São Valentim, esse tráfego supera as 14 mil toneladas.
Essas flores chegam às
instalações da LATAM Cargo Miami e são distribuídas para as diversas cidades
dos Estados Unidos e, em menor escala, para a Europa via Amsterdã, Holanda, e
Oceania via Sidney, Austrália.
Especialistas no transporte
de perecíveis
Para este serviço, a
empresa programa e mantém a temperatura de forma controlada nos compartimentos
de carga dos aviões e trabalha com períodos reduzidos de recebimento e entrega
da carga.
“Nosso transporte de perecíveis é baseado em
um controle de temperatura realizado durante toda a cadeia logística para manter
e garantir a qualidade do produto. A LATAM Cargo conta com uma frota de aviões
e instalações adaptadas para isso, especialmente em Miami, lugar no qual temos
a maior câmara frigorífica da nossa operação de carga”, afirma Cristián Ureta,
CEO da LATAM Cargo.
Colômbia e Equador,
principais exportadores mundiais
Mesmo que países
Latino-americanos como o Peru, Costa Rica e Guatemala contem com produções de
flores para esta temporada, os principais países são Colômbia e Equador,
exportando mais de 42.000 toneladas de flores frescas para mais de 90 países só
durante a temporada de São Valentim.
Para ambos os países, a
floricultura é fundamental em sua economia. As principais variedades
transportadas são as rosas vermelhas, cravos, pompons e crisântemos. Durante o
ano de 2016, a LATAM Cargo transportou mais de 100 mil toneladas de flores
provenientes desses dois países, alcançando uma participação de mercado
aproximada de 26%.
“Para a LATAM Cargo, o
mercado de flores é muito relevante, representando por volta de 57% da
carga que transportamos no ano da América do Sul para a América do Norte e
Europa, por meio de operações semanais de Medellín, Bogotá e Quito”, garante
Felipe Caballero, Gerente Comercial da América do Sul, Norte e Central.
O mercado de flores
permanece ativo durante o ano todo, sendo as temporadas de São Valentim
(janeiro e fevereiro) e Dia das Mães (abril e maio) os períodos que
concentram a maior demanda.”
Só que, logo em seguida, a concorrente informou que
já transportou bem mais...
“Para San Valentín:
Avianca Cargo transportó más de 11.000 toneladas de flores
14 de febrero de 2017. Con
motivo de la celebración de San Valentín, Avianca Cargo movilizó 11.200
toneladas de flores en el periodo comprendido entre el 16 de enero y el 7 de febrero
de 2017.
A través de 175 vuelos dedicados de manera exclusiva al transporte
de flores, la aerolínea registró un crecimiento del 15% en el volumen de flores
transportadas en esta temporada frente a la fiesta de San Valentín en 2016. A
la operación carguera directa con motivo de esta festividad, se suma el
traslado de 416 toneladas adicionales de flores movilizadas hasta Ámsterdam a
través de aerolíneas con las cuales Avianca tiene acuerdos comerciales.
Entre la variedad de flores transportadas desde Bogotá se destacan
las rosas, claveles y buquets.
Desde Medellín se exportaron pompones, hortensias y crisantemos, en
tanto que desde Quito se movilizaron rosas, gypsos y astromelias.
Las flores fueron llevadas a Miami,
desde donde conectaron con Los Ángeles, Nueva York, Tokio, Melbourne, Sídney,
Frankfurt, Sao Paulo,San Juan, San Salvador, Brisbane, Aruba, Toronto, Seúl,
Curazao, Londres, Pekín, Shanghái y Madrid. Solo en un día, Avianca Cargo
movilizó 832 toneladas de flores a través del Aeropuerto Internacional de
Miami.
Para el cubrimiento de la demanda por
San Valentín, Avianca Cargo operó ocho vuelos chárter con destino a Los Ángeles
(5), Miami (2) y un vuelo a San Juan de Puerto Rico.
El Director General de Avianca Cargo,
Andrés Osorio, anotó: “En Avianca Cargo nos sentimos orgullosos de los exitosos
resultados de la temporada. No solo superamos los volúmenes de flores
trasladadas el año pasado. También demostramos la calidad y el profesionalismo
de nuestros procesos, lo que nos habilita para atender las necesidades del
sector floricultor de la región. Es gratificante saber que nuestro equipo hizo
parte activa de esta cadena de suministro de flores a los diferentes países del
mundo que celebran esta fecha tan especial”.”
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NOSSA!!! COMO O PORTA-AVIÕES SÃO
PAULO
‘TÁ DIFERENTE...
15/02/2017 07h49 -
Atualizado em 15/02/2017 10h25
Marinha decide desativar
único porta-aviões
Por Estadão Conteúdo*
fonte: Divulgação/Ministério
da Defesa
O
processo de desmobilização começa imediatamente e só será concluído em 2020
A
Marinha do Brasil decidiu desativar definitivamente o único porta-aviões da sua
frota de combate, o NAe A-12 São Paulo, comprado na França, em 2000, pelo então
presidente Fernando Henrique Cardoso, por US$ 12 milhões. O navio está
recolhido ao sistema de docas da força naval no Rio de Janeiro. O levantamento
dos custos de modernização do navio superou a marca de R$ 1 bilhão e foi
considerado excessivo pelo Almirantado. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, e
o presidente Michel Temer já foram informados da decisão.
O
processo de desmobilização começa imediatamente e só será concluído em 2020. O
procedimento, em três etapas, exigiria 10 anos de trabalho e a imobilização da
unidade. Os caças A-4 Skyhawk do Grupo Aéreo do São Paulo continuarão operando
a partir da Base de São Pedro da Aldeia. O destino final do A-12 não está
definido. O tamanho do investimento para recuperá-lo dificulta uma negociação
no mercado de material de Defesa.
Excluído
o plano de recuperação do porta-aviões, as prioridades de reequipamento da
Marinha passam a ser os programas de construção de uma frota estratégica de
submarinos, um dos quais de propulsão nuclear, e de novas corvetas médias da
classe Tamandaré. Na próxima década, segundo apurou a reportagem, será lançado
o projeto de desenvolvimento no País de um porta-aviões de tecnologia nacional,
equipado com aviões de ataque brasileiros. Grande parte dos recursos de bordo,
incorporados ao longo do tempo durante operações de atualização de sistemas,
serão removidos e reinstalados em outras embarcações. A atualização os jatos de
ataque Skyhawk, a cargo da Embraer, será mantida.
O
NAe A-12 São Paulo, um gigante de 32,8 mil toneladas, 265 metros e 1.920
tripulantes, tem 37 anos de idade e sob a identidade francesa, Foch R-99, atuou
em frentes de combate na África, Oriente Médio e na Europa. Nau-capitânia da
Marinha, chegou ao Brasil em 2001.
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Tudo bem, só que a
foto é, na realidade, da Corveta Barroso da Marinha do Brasil, inclusive, ao se
clicar sobre a foto é justamente esse nome que surge.
E não adianta a
Jovem Pan colocar a culpa no “Estadão Conteúdo”, porque , lá no site do
Estadão, a foto está correta!!! (veja em http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,marinha-decide-desativar-unico-porta-avioes-de-combate-do-pais,70001665945)
Veja também
comentários de internautas no Facebook (mentemos anônimas suas identidades):
Está
explicado porque desativaram. Não cabia um único avião. Kkk
É
para drones?
Acho
que to vendo um F-18 ali no lado esquerdo, debaixo do periscópio!
"Imagem
meramente ilustrativa" :P
Que
vergonha!
Na
verdade não sei se dou risada ou choro...
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“NOSSAS PRINCIPAIS SEÇÕES”
DEU NO
F@CEBOOK
Olhem o garoto que pousou depois do
747-8 da Lulu... corajoso, hein?! kkkkkk
Yuri Gazzi Scudeler Solange
Galante J esse era o avião que eu voava hahahaha fiz muito isso aí de
pousar atras de 777,747,a340... Mas teve uma vez q na final uma esteira de um
a320 me virou no.dorso...
Solange Galante J Yuri
Gazzi Scudeler, o 747-8 eu fotografei às 6h47 e o
Carajá, às 6h50. Esses três minutos provam que ele foi abusado ou não? ;)
Yuri Gazzi Scudeler Muito abusado!!!! E
olha Solange, meu pai sempre me falava pra eu tomar cuidado...eu não botava
fé...achava q eu já tinha tomado esteira de turbulência... até q um dia eu
tomei uma.de verdade aí comecei a ser menos abusadinho 😂
Daniel R. Carneiro Estudos provaram que
a esteira de turbulência do 757 é maior que a de um 747 ou C-5 Galaxy!
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DEU N@
INTERNET:
Descubra
como é possível sobreviver a quase todos os acidentes aéreos
Yahoo Notícias14 de fevereiro de 2017
É
possível sobreviver a quase todos os acidentes aéreos, já que 87,7% deles
terminam sem vítimas fatais. No entanto, um especialista afirma que há um único
passo que pode aumentar muito as suas chances de sobrevivência.
No
ano passado os tripulantes que foram retirados com vida dos escombros do
desastre aéreo da Chapecoense afirmaram que sobreviveram por “seguirem o
protocolo de emergência” enquanto outros passageiros ficaram em pé e gritaram
desesperados.
Os
membros da tripulação, especificamente, se mantiveram sentados e adotaram a
posição de emergência para se proteger do impacto.
Adotar
esta posição de ‘emergência’, onde os passageiros se inclinam para a frente e apertam
os cintos, irá prevenir muitas das graves lesões dos acidentes aéreos, conforme
um especialista em segurança aérea, cujo nome não foi divulgado, explicou ao Mail Online.
Ele
disse: “Quando um avião sofre um acidente, você tem dois impactos. No primeiro
os passageiros sentem o aperto do cinto de segurança. No entanto, conforme a
aeronave para, você continua a se mover para a frente. O segundo impacto é o
mais crítico. O que acontece é que seu tronco se move para a frente, e ao fazer
isso, acaba atingindo alguma coisa. Este certamente é o caso nos assentos da
classe econômica”.
“A
melhor posição para se adotar, é aquela em que você se agacha e reduz o
movimento da cabeça na direção para a frente.”
“Qualquer coisa que você possa fazer para
impedir que o seu tronco e a sua cabeça se movam para a frente é a melhor
posição a adotar.”
“Você
tem boas chances de sobrevivência em um acidente aéreo. Pouquíssimos acidentes
envolvem um impacto total com o solo, e são esses em que a chance de sobreviver
é quase nenhuma.”
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2)
(FONTE (veja o vídeo)
http://br.blastingnews.com/mundo/2017/01/passageiros-trocam-socos-em-voo-barraco-e-as-coisas-nao-acabam-bem-video-001392659.html )
Passageiros
trocam socos em ‘voo barraco’ e as coisas não acabam bem; vídeo
Publicado:
13 janeiro 2017
Piloto precisou fazer pouso forçado
por conta de barraco dentro da aeronave.
"Atenção, senhores
passageiros. Este voo vai terminar em
barraco!". Poderia ser assim que as comissárias de bordo do voo entre Beirute, no Líbano, e Londres, na Inglaterra, poderiam ter
começado mais um dia de trabalho. Isso porque os passageiros que estavam nessa
viagem pareciam com os ânimos bem aflorados. De acordo com informações do
jornal 'O Globo', em reportagem publicada nesta sexta-feira, 13, passageiros do
trajeto mencionado anteriormente decidiram trocar socos e tapas no ar. O
motivo? Ninguém sabe. O jornal carioca evidencia a falta de justificação
explícita para briga, mas publica um vídeo, que mostra toda a confusão. Essas
imagens podem ser vistas ao final dessa reportagem.
O jornal 'O Globo' não diz
ao certo quando a viagem da discórdia foi realizada, mas fala que o vídeo
começou a circular nessa sexta-feira. Nas redes sociais, ele teria virado um
verdadeiro fenômeno de acessos. Ao que se sabe, a briga não terminou nada bem e
afetou a segurança de todos a bordo, inclusive, os mais adeptos ao lema 'paz e
amor' e que apenas observavam perplexos a briga entre alguns passageiros. O voo
acabou tendo que fazer um pouso forçado e colocando as autoridades em alerta. É
bastante raro um pouso desse tipo. Geralmente, ele acontece por uma falha
mecânica, ou por uma grave emergência médica.
As imagens mostram que os
dois homens na confusão estavam muito nervosos. O avião era da Middle Eastern
Airlines e acabou pousando em Istambul, na Turquia. A região, apenas para
lembrar, convive com regulares atentados terroristas. O homem que grava as
cenas de briga diz que tudo está muito engraçado. Ninguém teria sido preso. A
companhia aérea prefere não comentar o barraco.
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DIRETAMENTE DOS NOSSOS “ARCHIVOS”
Anúncio de 1979 da Airbus
(então chamada Airbus Industrie) sobre o Airbus A310, o A300 modernizado e
encurtado.
Airbus out 1979 (foto a ser incluída posteriormente neste Blog)
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“COMIDA DE AVIÃO”
Nosso colaborador gastronômico
relembra com essas fotos seu voo pela Aerolineas Argentinas em 23 de outubro de
2016 entre o Aeroparque (Buenos Aires) e Aeroporto de Guarulhos (GRU) no Boeing
737-800 LV-FUB. O recheio do sanduíche era de queijo e presunto.
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CAIXA PRETA DE CAMÕES
“Diferente do que as pessoas pensam, o acidente em que
a aeronave bate ou raspa a calda no
chão, o Tail Strike é mais comum do que parece.
(Fonte:
Blog “Sabor de Voar”)
(Esse
erro é tão grave quanto comum, que me recuso a comentar...)
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NOSSA EXCLUSIVA E SUPER CHARMOSA
COLEÇÃO DE PÉROLAS VOADORAS!!!
E S P E C I A L
Hoje uma
seção especial!!! Em homenagem à mesma revista que mandou o repórter invisível
visitar o Antonov 225 em GRU!
Uma
pérola que poderíamos chamar de “pequena confusão, só que não!”
Um dia,
comentaram comigo que a Qatar Airways iria deixar de voar para o Brasil em
2017. Estranhei, pois a Etihad também o faria, como previamente anunciado.
Lamentei pela perda de duas companhias com pintura dos aviões belíssimas.
Meses
depois, achei no Facebook essa “errata”...
O que é uma errata? É a correção de um erro no jornalismo.
A errata é sempre tardia, a partir de que o mesmo leitor, ouvinte, telespectador, internauta, ou seja destinatário da mensagem, pode não estar mais atento ou online ou lendo quando a errata se fizer presente. E pode vir a nunca saber que recebeu informação errada.
Vejam bem: o excelente site Contato Radar replicou a notícia, confiando na “credibilidade” da fonte, mas logo teve várias manifestações em contrário.
A errata é sempre tardia, a partir de que o mesmo leitor, ouvinte, telespectador, internauta, ou seja destinatário da mensagem, pode não estar mais atento ou online ou lendo quando a errata se fizer presente. E pode vir a nunca saber que recebeu informação errada.
Vejam bem: o excelente site Contato Radar replicou a notícia, confiando na “credibilidade” da fonte, mas logo teve várias manifestações em contrário.
Confiando
no Contato Radar, este outro site também replicou a notícia mentirosa da
revista especializada:
A revista, aliás, foi
rápida em corrigir o erro... mas algum estrago já havia sido feito, como vimos
acima.
Ela corrigiu mas
ainda não havia corrigido o link, que provava o erro:
A repercussão no
Facebook foi esta:
Reparem que os
internautas acusaram a revista de apagar comentários. Claro que os que não
agradam...
E que um deles disse
que confiou e repassou a notícia.
Consultada, a Qatar Airways preferiu não comentar o
assunto. Com certeza, estava nitidamente aborrecida com o engano.
VALE A PENA LER
DE NOVO
CAIXA PRETA # 26/2002
“SENTA A
PUA NO GLOBONEWS”
O
documentário "Senta a Pua!" venceu a votação via Internet no site
GloboNews como o melhor filme brasileiro de 2001. A eleição escolheu, no final
do ano recém-terminado, os principais destaques de Cultura do ano de 2001. Mas
gerou uma grande discussão logo após o comentário a seguir, publicado no mesmo
site:
"Mas
a surpresa mesmo ficou reservada à categoria filme brasileiro. O documentário
"Senta a Pua!", que ocupou pouquíssimas salas de exibição pelo Brasil
e não possui diretores consagrados, venceu com mais de 24% das intenções de
votos. Isso em um ano com filmes premiados como "Lavoura arcaica" e
"Bicho de sete cabeças" e líderes de bilheteria como "Xuxa
popstar" e "A partilha". O fato pode ter uma explicação: o filme
tem um fã-clube de peso ligado à internet ou bons admiradores hackers capazes
de burlar o sistema de votação, que só permitia uma escolha no prazo de 24
horas."
Para os
leitores se situarem, vejam parte de outro texto também do GloboNews:
“Melhor
filme no 12º Festival de Cinema de Natal, o documentário "Senta a
Pua!" conta a história da participação dos aviadores brasileiros na Segunda
Guerra Mundial. O documentário ficou à frente de "A partilha", a
comédia teatral que virou filme dirigido por Daniel Filho, que contabilizou
18%. "Bicho de sete cabeças" arrebatou a última edição do Festival de
Brasília, em novembro passado, acumulando prêmios do júri oficial, do júri
popular, da crítica, e o prêmio de melhor ator para Rodrigo Santoro e ficou em
terceiro lugar entre os leitores com 14%. Apenas com três cópias em circuito
nacional, "Lavoura arcaica", de Fernando Carvalho, fez bonito e ganhou
o primeiro lugar na premiação do júri oficial do 34º Festival de Brasília além
de outros quatro prêmios. Nas eleições online ganhou 10% dos votos. Por fim,
"O Xangô de Baker Street", de Miguel Faria Jr., uma adaptação do
livro de Jô Soares, ficou com 8%.”
Mas
vamos ao que interessa: a chuva de e-mails, inclusive de sua própria produtora,
em defesa do belo documentário de Erick de Castro (Conforme texto publicado no
próprio GloboNews, com trechos que resumimos devido seu tamanho; também o nome
dos internautas foi abreviado, exceto em relação ao produtor) :
“A íntegra dos e-mails dos leitores e
fãs de 'Senta a Pua!'
Abaixo, a reprodução dos e-mails dos leitores sobre a vitória de "Senta a Pua!":
Abaixo, a reprodução dos e-mails dos leitores sobre a vitória de "Senta a Pua!":
"A
eleição do documentário "Senta a Pua!" como melhor filme brasileiro
de 2001 veio abrilhantar ainda mais a trajetória do filme, que há 2 anos vem
concorrendo em festivais nacionais e internacionais e percorrendo cidades
brasileiras, sendo sempre muito bem recebido. Mas hoje, ao lermos a matéria
sobre o resultado da enquete, ficamos um tanto decepcionados com as
alternativas com que vocês tentam justificar o fato. Levantar hipóteses
suspeitas quanto ao resultado não seria, ao mesmo tempo, uma certa falta de
respeito aos seus eleitores e ao seu eleito? Isso não poderia ser considerado
um certo preconceito? Então, não merece fé o concurso realizado pela Globonews?
Ter um grande fã-clube de peso ligado à Internet é uma realidade, pois sempre
foi o nosso objetivo divulgar o Projeto "Senta a Pua!" nesse mar sem
fronteiras pois trata-se de um filme que teve o maior lançamento do Brasil na
Categoria Documentário, com lançamento em 15 cidades brasileiras; (...); conta
com uma extensa mailing list de interessados pelo tema; lançado em Nova York
antes do lançamento no Brasil, ficou 1 semana em cartaz no Pioneer Theater;
eleito, ainda há pouco, o melhor filme em 2 Festivais de Cinema, o de Natal e o
da Amazônia, nos quais concorreu com filmes de ficção. Será que diante de tudo
isso o "Senta a Pua!" já não se constituiria um sério concorrente?
Quanto a outra alternativa, preferimos não comentar. Somos uma produtora
inaugurada em 1995, sendo o "Senta a Pua!" nossa primeira grande
produção, logo o nosso dever é cuidar dia a dia do nosso produto pois para nós
o filme não acaba sua carreira após o lançamento no circuito comercial, resta
muito a fazer (...). não se deve desprezar a ocorrência de mais um
reconhecimento do público pelo importante resgate histórico que representa o
"Senta a Pua!". Portanto, cremos ser de justiça que qualquer alusão a
nossa vitória seja feita de maneira mais isenta. (...)” Christian de Castro, produtor
"'O
fato pode ter uma explicação: o filme tem um fã-clube de peso ligado à internet
ou bons admiradores harckers capazes de burlar o sistema de votação, que só
permitia uma escolha no prazo de 24 horas.' (...) O filme é um marco no
resgate da cultura histórica brasileira. Senti-me, portanto, extremamente
ofendido pela infeliz colocação (conforme texto sublinhado acima), motivo pelo
qual venho solicitar a retratação de quem o escreveu, visto que o mesmo
constitui-se em flagrante desrespeito àqueles que acessam diariamente
Globonews, bem como e em especial, ao espetacular trabalho de Erik de
Castro." R H
"São
muito lamentáveis os comentários preconceituosos a respeito da vitória do
documentário "Senta a Pua", de Erick de Castro. (...). Vocês deveriam
elogiar a produção, que acredito ser independente e revela o surgimento de
novos talentos no cinema brasileiro. Não foi escrita uma linha sobre as qualidades
do filme. (...) Apesar de, a meu ver, a nota descredenciar a pesquisa feita por
este portal e não o filme, seria nobre da parte do autor da mesma uma
retratação. Acredito que muitos, como eu, repudiam tal comentário." J T
"Na
noite de hoje (2 de janeiro), acessei o site da GloboNews (...) Confesso que me
encontro profundamente decepcionado e até indignado com as observações contidas
na matéria "Senta a pua!' vence como melhor filme brasileiro e 'Harry
Potter', americano". Para justificar o que pareceu ser uma anomalia, o
autor da matéria lançou mão do infeliz comentário (...). No meu fraco entender,
tal opinião impugna a validade do trabalho que realiza a GloboNews na área de
divulgação e promoção de eventos culturais, sem mencionar que insulta a
inteligência do público que pretende participar de tal trabalho. O autor ainda
demonstrou uma certa falta de conhecimento ao afirmar "O documentário
"Senta a pua!"... ocupou pouquíssimas salas de exibição pelo
Brasil...". Conquanto não disputo esse fato, o autor não mencionou - por
conveniência ou desconhecimento - que esse mesmo filme foi apresentado nos
Estados Unidos e diversos países europeus, onde colheu muitos elogios. Em vista
dos lamentáveis comentários dirigidos ao filme "Senta a Pua", só
posso presumir que o autor desconsidera o valor de produções cinematográficas
do gênero documentário. (...) Acredito que se deve apoiar onde possível as
iniciativas que visam a preservação da história desse país. No entanto, vejo
que o autor da matéria "Senta a pua!' vence como melhor filme brasileiro e
'Harry Potter', americano" está inclinado a apoiar outro tipo de
empreitada cinematográfica que não os documentários. Talvez o autor é de
opinião que 'Xuxa Popstar' era merecedora de uma melhor colocação que aquela
obtida por 'Senta a Pua'?" J
FJr
"Venho
manifestar minha surpresa e indignação com os comentários publicados na página
do site GloboNews, sobre o documentário "Senta a Pua" (...) Sim, o
documentário tem "um fã-clube de peso ligado à Internet". E-mails
foram enviados a todos os que, de uma forma ou outra, estão envolvidos com a
preservação da história do 1º GpAvCa pedindo que votassem no filme,
procedimento este absolutamente normal e corriqueiro em eleições via internet.
O documentário tem uma enorme quantidade de admiradores que valorizam-no
considerando não apenas o lado "arte", mas o resgate de nossa
história, o excelente trabalho de pesquisa e a justiça que foi feita a homens
que lutaram pelo nosso país sem nunca ter tido o devido reconhecimento. Mas não,
o documentário não tem "bons admiradores hackers capazes de burlar o
sistema de votação". Muitos de nós contribuem, cada um a seu modo, para
manter viva a memória dos feitos do 1º Grupo de Aviação de Caça e as lições
aprendidas com nossos veteranos incluem aquelas de respeito e dignidade.
Lamento informar que se nossas integridade e dignidade tivessem um preço (e que
fique claro que não o tem), certamente este não seria o de uma mísera eleição
via Internet. Creio que a GloboNews não entendeu que o público do "Senta a
Pua" não é composto por um bando de adolescentes dispostos a tudo para
ganhar uma eleição via web e certamente ninguém burlou o sistema de votação da
GloboNews, mesmo não sendo necessário ser nenhum "hacker" ou
"expert" para fazê-lo. O que me ofende no artigo publicado é ver a
honestidade de nossos votos colocada em dúvida. Ofende a memória de homens como
Cordeiro, Medeiros, Rittmeister, Waldir, Aurélio, Dornelles, dos Santos,
Sapucaia e Gastaldoni ver um infeliz autor não entender como a história do "Senta
a Pua" pode ser mais votada do que um "líder de bilheteria como Xuxa
popstar". Sim, cabe a esse infeliz autor o direito de questionar a
qualidade técnica e/ou artística do documentário e seu valor como obra
cinematográfica. Mas não lhe cabe o questionamento público da honestidade dos
votantes, o que é uma ofensa a toda a comunidade que rodeia o 1º GpAvCa e que
uniu-se e mobilizou-se para votar no documentário de maneira limpa. Creio,
portanto, ser justa e cabível a publicação no site da GloboNews de uma retratação
à ofensa feita a todos aqueles que honesta e dignamente votaram no documentário
"Senta a Pua".V
V
"No mínimo mais estranha a
alegação deste importante meio de informações, ao tentar imputar a simples
"hackers" a expressiva votação dos brasileiros para com um filme que
retrata uma real história de bravura de alguns poucos brasileiros que estiveram
no horrendo palco de guerra, a Segunda Guerra Mundial. Parece-me sim, que o Sr.
Editor, como todos da REDE GLOBO, vive um "Mundo de fantasias", no
qual acredita que o público brasileiro ainda está assistindo somente
"aquilo" (sic) que a Rede Globo transmite em suas potentes antenas, e
não consegue acreditar que numa virada da história, e que nós simples mortais
brasileiros temos interesse em assistir outros filmes, mesmo que não
gerados/dirigidos por "diretores consagrados", e que mostrem algo
mais consistente, real, não "fantasioso e novelesco". (...)." N K
"Extremamente infeliz o comentário
da Editoria de ‘Diversão e Arte’ a respeito da vitória do filme "Senta a
Pua!" como melhor filme nacional. Argumentar que a vitória possa dever-se
à um fã clube organizado ou mesmo à uma maior quantidade de internautas fãs de
aviação ou de história (poderia usar o termo "cultura" mas não creio
que seja uma palavra conhecida de vocês) até que passaria. Mas insinuar que
tenha sido obra de hackers é muito mais grave. O que diriam os Srs. editores
se, houvesse ganho o filme da Xuxa, nós internautas disséssemos que houvera
fraude da Globo para favorecer a sua estrela cadente? (...) não participei da
votação (só fiquei sabendo da mesma hoje, por meio de um e-mail de um amigo).
Caso contrário, teria sido mais um voto (honesto) para o "Senta a
Púa". O mesmo deve ter ocorrido a muitos outros entusiastas, razão verdadeira
pelo resultado ter ficado APENAS em 24%. (...)." L N B
A RESPOSTA DO
SITE GLOBONEWS:
“Fãs
justificam vitória de 'Senta a pua!'
"Talvez o autor seja de opinião
que 'Xuxa Popstar' era merecedora de uma melhor colocação que aquela obtida por
'Senta a Pua'?", perguntou o leitor J.F.Jr., do Rio de Janeiro.
Sinceramente, J.? Não. Nós preferimos o "Senta a pua". Mas que
ficamos surpresos com sua vitória na eleição dos leitores para os melhores do
ano de 2001, encerrada na última terça-feira, isso ficamos. Ainda mais surpresos
porque, quando a votação entrou no ar, em 18 de dezembro, "A
partilha", que atraiu 1,5 milhão de pagantes aos cinemas, disparou na
frente, seguido de "Bicho de sete cabeças", visto por 400 mil
espectadores. Essa colocação se manteve por pelo menos dez dias, com
"Senta a pua" na lanterninha. De repente, não mais que de repente,
poucos dias antes do encerramento, o filme dispara e termina em primeiro.
Quando a eleição foi consolidada, levantamos duas possíveis explicações:
"o filme tem um fã-clube de peso ligado à internet ou bons admiradores
hackers capazes de burlar o sistema de votação". Agora se sabe que é a
primeira opção. Choveram e-mails de fãs de "Senta a pua"
indignadíssimos com a gente por ter suspeitado de um hacker. Tudo bem. Como os
CDs de Zélia Duncan e do Infierno provaram nas categorias de música popular e
pop/rock, ao vencer títulos que tiveram muito mais cópias vendidas, o que
importa no voto popular não é quantidade de pagantes, mas a intensidade dos
fãs. E aos de "Senta a pua" não falta entusiasmo. Via e-mail,
Christian de Castro, da BSB Produções Ltda, produtora do filme, explicou que
"Ter um grande fã-clube de peso ligado à Internet é uma realidade, pois
sempre foi o nosso objetivo divulgar o Projeto 'Senta a Pua!' nesse mar sem
fronteiras", acrescentando que a produtora "conta com uma extensa
mailing list de interessados pelo tema". O leitor V.V., de São Paulo,
corroborou a afirmação de Castro: "Sim, o documentário tem 'um fã-clube de
peso ligado à internet'. E-mails foram enviados a todos os que, de uma forma ou
outra, estão envolvidos com a preservação da história do 1º GpAvCa, pedindo que
votassem no filme, procedimento este absolutamente normal e corriqueiro em
eleições via internet". Então, mais uma vez, para deixar claro: nada contra.
Isso apenas deixa mais clara determinada diferença: se mais gente saiu de casa
para ver "A partilha" ou "Bicho de sete cabeças" em vez de
"Senta a pua", mas mais espectadores de "Senta a pua!"
quiseram votar no seu filme favorito, isso só mostra o produto cultural mais
consumido não necessariamente é o que tem o fã mais apaixonado. GloboNews.com
Meu
comentário:
Se no
lugar de “Senta a Pua!” houvesse ocorrido o mesmo com “Xuxa Popstar” ou “A
Partilha”, por exemplo, é possível que o GloboNews nada comentaria, muito menos
em tom irônico. Aliás, no caso do filme da Xuxa, provavelmente até aplaudiria o
resultado...
Quanto
ao infeliz comentário: "o filme tem um fã-clube de peso
ligado à internet ou bons admiradores hackers capazes de burlar o sistema de
votação", podemos comentar ou
perguntar:
Por que esse fã-clube
não mostrou sua garra desde o início das votações? É possível que ainda não
soubesse da votação. E se só soube da votação nos últimos dias de eleição e só
então fez sua escolha, isso é crime???
Seria por acaso
improvável que pessoas que já tivessem assistido a todos ou vários dos filmes
em votação, incluse “A Partilha” e “Bicho de sete cabeças”, sem ser
particularmente fãs de “Senta a Pua!”, votassem neste último simplesmente por
terem gostado dele? Creio que isso seja absolutamente normal de acontecer. Mas
o site dá a entender que só “fãs” contribuiram com sua vitória, e até de
maneira desonesta (hackers).
Por que apenas “Senta
a Pua!” teria “fãs” (hackers ou não) em suficiente número para que o filme
vencesse? A meu ver, com isso, o próprio site deprecia os outros filmes, como
se pensasse “Puxa, nem mesmo os filmes com mais público apaixonaram tanta
gente...”
Êpa, eu falei
“apaixonar”? Mas... não “apaixona” apenas o que realmente agrada?
Alguns filmes (não
exatamente os constantes da votação de filmes nacionais e internacionais do
GloboNews) apaixonam demais mas nem Oscar conseguem. E os que vencem o Oscar ou
outros grandes prêmios muitas vezes só agradam críticos, não o público (a quem
todos os filmes se destinam). Lembrando ainda que, assim como muitas pessoas
vão ao cinema com recomendação dos amigos que já viram o filme X ou Y antes,
igualmente muita gente vai ao cinema (e entra no total de público da bilheteria
de determinado filme) e sai decepcionado – mas aí já é tarde, virou público,
entrou no banco de dados, se não gostou, esse fato é descartado, vale quanto de
gente entrou no cinema.
Outro trecho da
resposta: ”Isso apenas deixa mais clara
determinada diferença: se mais gente saiu de casa para ver "A
partilha" ou "Bicho de sete cabeças" em vez de "Senta a
pua", mas mais espectadores de "Senta a pua!" quiseram votar no
seu filme favorito, isso só mostra o produto cultural mais consumido não
necessariamente é o que tem o fã mais apaixonado.”
Conforme
falei acima...
“(...)quando a votação entrou no ar, em
18 de dezembro, "A partilha", que atraiu 1,5 milhão de pagantes aos
cinemas, disparou na frente, seguido de "Bicho de sete cabeças",
visto por 400 mil espectadores. Essa colocação se manteve por pelo menos dez
dias, com "Senta a pua" na lanterninha. De repente, não mais que de
repente, poucos dias antes do encerramento, o filme dispara e termina em
primeiro.
...então,
por que o tom irônico? Se tivesse disparado logo de início, então não teriam
sido fãs (ou hackers)? Sugiro que, nas próximas eleições desse tipo,
acrescentem essas perguntas aos votantes: “Diga a qual dos filmes abaixo você
assistiu, em qual vota e porquê.” Daí tudo ficará bem claro, sem dar margem a
dúvidas.
É, minha gente... Pelo que parece, a
História de nossa Aviação continua sendo extremamente maltratada pela mídia
não-especializada...
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
“LIVROS DE
AVIAÇÃO”
Vamos além de
uma resenha. Apresentamos livros e indicamos onde podem ser conseguidos!
Dois livros, este
mês!!!!
CONTATO
AVIAÇÃO E ARTE
Mauro
Godoy
Instituto
Fernando Arruda Botelho
Livro
novíssimo, lançado em outubro passado, é recheado de contos, crônicas, “papos
de hangar” e casos pitorescos de vários autores, reunidos pelo conhecido piloto
e artista de aviation art Mauro José de Godoy Moreira e ilustrados pelo próprio
em magníficas imagens coloridas ou em bico de pena. Entre os autores com saborosíssimas histórias
estão o saudoso Fernando de Arruda Botelho, Flávio Bierrenbach, Lucita Briza,
Coronel Camazano, Carlos Edo e vários outros. Imperdível para quem gosta
da aviação tradicional dos aeroclubes,
aeródromos de interior, aviões de tela etc.
Em português,
repleto de ilustrações
2016
143 páginas
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A VELA – VOANDO MAIS RÁPIDO E MAIS LONGE
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Editora
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sendo lançado este mês e tem patrocínio da Embraer O autor já foi cinco vezes
campeão brasileiro e participou também de quatro campeonatos mundiais com boas
colocações, batendo ainda 26 recordes brasileiros de distância e velocidade
para planadores. Ou seja: conhece “nada” do esporte... Por isso, o livro vai
além das publicações para quem está aprendendo a planar: fala de acrobacia,
conta “causos” vividos pelo autor, analisa fenômenos meteorológicos envolvidos
com o voo a vela, analisa os modelos mais populares no Brasil, comenta
recordes, detalha competições, ensina a calcular o centro de gravidade, trata
do treinamento mental do piloto de competição... será que falta algo? Ah sim, e
tudo com ilustrações e fotos coloridas!
ISBN
978-85-86262-62-3
Em português,
repleto de fotos
2016
296 páginas
28 cm X 21 cm
Brochura
Capa flexível
Onde
pode ser adquirido?
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“CAPAS”
Algumas
capas de revista de aviação que se destacam por si só ou trazem homenagens
históricas. Colabore você também
enviando aquelas de que mais gosta!
MD-11 da Vasp na capa dupla da Flap de outubro de 1994, a tradicional
edição de Aviação Comercial na América Latina.
A norte-americana revista
Flying é publicada desde 1927 (o nome era, então Popular Aviation) Seu
principal público é composto por pilotos, proprietários de aeronaves
executivas, e representantes do mercado de aviação em geral. As matérias, em
sua maioria, são técnicas. Esta edição é de junho de 2001. A principal matéria
de capa, sobre voo em um caça , foi escrita pelo Capitão Bill Cason, da Guarda
Aérea Nacional norte-americana, voando F-16.
Maio de 2002. Uma
edição especial da saudosa Varig, pela sua própria revista.
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CAIXA COR DE ROSA
Em março e abril de
2017 o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão-Tom Jobim) receberá
uma grande feira de aviação, a International
Brazil Airshow (IBAS). Entre a programação preliminarmente divulgada haverá
o seminário Women in Aviation visando “promover discussões a respeito do incentivo à
participação das mulheres na aviação na América Latina, e reconhecer as
pioneiras que trouxeram contribuições históricas para o setor.” “O IBAS traz o
seminário Women in Aviation, no dia 29 de
março de 2017 – a data já está confirmada.
Esta
é a programação preliminar (até 11 de fevereiro) (fonte: IBAS):
·
14:00 - 15:00
HIGHLIGHTS: Abertura - Boas-vindas e perspectivas: participação das mulheres no setor aeronáutico mundial - cronograma
Cláudia Sender, Presidente – LATAM*
Donna Hrinak, Diretora da América Latina e Caribe – Boeing*
Junia Hermont, Superintendente - Líder Aviação*
Molly Martin, Diretora de divulgação - Women in Aviation, International
Paula Faria, Idealizadora - IBAS - International Brazil Air Show
Peggy Gilligan, Associate Administrator, Office of Aviation Safety - FAA - Federal Aviation Administration
Moderatora: Maria Julia Coutinho, Jornalista*
* A confirmar
14:00 - 15:00
HIGHLIGHTS: Abertura - Boas-vindas e perspectivas: participação das mulheres no setor aeronáutico mundial - cronograma
Cláudia Sender, Presidente – LATAM*
Donna Hrinak, Diretora da América Latina e Caribe – Boeing*
Junia Hermont, Superintendente - Líder Aviação*
Molly Martin, Diretora de divulgação - Women in Aviation, International
Paula Faria, Idealizadora - IBAS - International Brazil Air Show
Peggy Gilligan, Associate Administrator, Office of Aviation Safety - FAA - Federal Aviation Administration
Moderatora: Maria Julia Coutinho, Jornalista*
* A confirmar
· 15:00 - 16:00
PAINEL 1: Mulheres brasileiras e latino-americanas na aviação- Como estimular a participação através da educação?
- Como promover a compreensão pública das realizações e contribuições das mulheres na aviação?
Aline Pacheco, Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Aeronáuticas - PUC Rio Grande do Sul*
Carla Christina Schnapp, Partner - Bernardi Advogados*
Marcia Costa, Presidente - Marcia's Catering*
Moderador: Fabio Campos, Diretor Executivo da América do Sul e Central - Embry-Riddle Aeronautical University*
* A confirmar
PAINEL 1: Mulheres brasileiras e latino-americanas na aviação- Como estimular a participação através da educação?
- Como promover a compreensão pública das realizações e contribuições das mulheres na aviação?
Aline Pacheco, Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Aeronáuticas - PUC Rio Grande do Sul*
Carla Christina Schnapp, Partner - Bernardi Advogados*
Marcia Costa, Presidente - Marcia's Catering*
Moderador: Fabio Campos, Diretor Executivo da América do Sul e Central - Embry-Riddle Aeronautical University*
* A confirmar
· 16:30 - 17:00
SPOTLIGHT: Qual é o papel desempenhado pelas empresas, universidades e entidades do setor para estimular a participação das mulheres na aviação?
A confirmar
SPOTLIGHT: Qual é o papel desempenhado pelas empresas, universidades e entidades do setor para estimular a participação das mulheres na aviação?
A confirmar
· 17:00 - 17:30
BRAZIL CHAPTER: Porque e como participar
Molly Martin, Diretora de divulgação - Women in Aviation, International
Paula Faria, Idealizadora - IBAS - International Brazil Air Show
BRAZIL CHAPTER: Porque e como participar
Molly Martin, Diretora de divulgação - Women in Aviation, International
Paula Faria, Idealizadora - IBAS - International Brazil Air Show
Mais informações:
==============================================================
“Sites úteis”
A
página se intitula o único site em português especializado
em manutenção de motores aeronáuticos. Sua origem é portuguesa, com certeza.
Embora não esteja atualizado desde outubro de 2010, traz um glossário muito
interessante de termos técnicos de aviação.
=====================================================================
– “PENSAR PARA VOAR” –
(PENSAMENTOS E FRASES RELACIONADOS À AVIAÇÃO)
“Varig
mesmo foi a combinação dos melhores aviões, tripulados pelos melhores
profissionais, operando nas melhores rotas, nos mais convenientes horários, com
o melhor serviço possível e transportando os melhores passageiros. É isso que
temos hoje em dia? Claro que não.” (Gianfranco “Panda” Beting, 2010)
===================================================================
A PERGUNTA
DO MÊS
Quem poderá responder a essa indagação?
“Qual será o destino do prédio-sede da Vasp, no Aeroporto de Congonhas,
que já teve seu leilão frustrado por várias vezes?”
-----------------------------
Resta ainda sabermos (e a lista só aumenta):
= “Se começar
mesmo a vigorar a cobrança pelo despacho de bagagem por parte das companhias
aéreas brasileiras, haverá redução no preço em si das passagens aéreas, que,
supostamente, é a motivação para essa mudança”
=“Aproveitando
a visita do An225 ao Brasil, será que um segundo exemplar do avião gigantesco
será mesmo construído, para o transporte cargueiro?”
= O que aconteceu, afinal, ao Boeing 777 da Malaysia Airlines que
cumpria o voo MH370 em 8 de março de 2014?
= Com a incorporação da Secretaria de Aviação Civil ao Ministério dos
Transportes no governo Michel Temer, o Programa de Desenvolvimento da Aviação
Regional, o PDAR, vai enfim começar na prática?
= Será que
o GRU Airport vai conseguir honrar antes do final da concessão a dívida
bilionária que tem com o Governo Federal e já anunciou que não tem como pagar
(pelo menos não agora)?
= Afinal, será que foi o mágico David Copperfield que fez desaparecer o
A300 do Aeroporto de Guarulhos?
= A empresa aérea
Flyways vai voltar a voar ou não?
Dê sua opinião!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
N
O V I D A D E S E R E G I S T R O S
Muitos de vocês
podem não dar a mínima para a aviação executiva mas é uma marca muito
importante para a Embraer que é a caçula nesse mercado, ao lado de marcas
tradicionais como Cessna, Bombardier, Gusfstream, Beechcraft etc. É um mercado
muito exigente, como não poderia deixar de "$er" e estamos lá em cima
com produtos de qualidade. Parabéns à Embraer!!!
(Texto de
responsabilidade da Assessoria de Imprensa da Embraer)
Phenom 300 da
Embraer é o jato executivo mais entregue no mundo pelo quarto ano consecutivo
São José dos
Campos, SP, 23 de fevereiro de 2017 – A Embraer Aviação Executiva entregou 63
jatos Phenom 300 em 2016, o maior volume entre todos os modelos de jatos
executivos da indústria no ano, de acordo com o relatório da GAMA (General
Aviation Manufacturers Association), entidade americana que representa o setor.
Este é o quarto ano consecutivo em que o Phenom 300 alcança esta marca, tendo
acumulado 266 entregas desde 2013, uma margem de 11% sobre o segundo jato mais
entregue no mesmo período.
“Mais uma vez estamos muito felizes pelo
Phenom 300 ter recebido reconhecimento tão importante do mercado. Ficamos muito
gratos aos nossos clientes pela validação, tanto do projeto original desta
aeronave, como por todas suas contribuições de melhorias, que fizeram este jato
se tornar o melhor de sua classe”, disse Paulo Cesar de Souza e Silva, CEO da
Embraer. “A reafirmação da confiança dos nossos operadores reitera nosso
compromisso de entregar a melhor experiência ao cliente”.
Em apenas sete
anos de operação, a frota de Phenom 300 está prestes a alcançar a marca de 400
aeronaves, tendo mantido uma fatia de mais de 50% de mercado na categoria de
jatos leves desde 2012. A aeronave está em operação em 30 países e acumula
perto de 500 mil horas de voo. A Embraer está investindo continuamente na
competitividade do Phenom 300, com melhorias no seu conforto, tecnologia e
eficiência operacional.
O Phenom 300 é
um dos jatos leves mais velozes, tendo estabelecido vários recordes de
velocidade reconhecidos pela NAA (National Aeronautic Association) e pela FAI
(Federation Aeronautique Internationale).
Fotos:
https://eej.imagerelay.com/sb/e2819d9e-0b36-4c26-bb6e-a8314599b3e9
Sobre o Phenom
300
O Phenom 300
tem desempenho entre os melhores jatos da categoria light, com velocidade
máxima de cruzeiro de 453 nós (839 km/h) e um alcance de 3.650 quilômetros
(1,971 milhas náuticas) com seis ocupantes nas condições NBAA IFR. Com a melhor
razão de subida e desempenho de pista da sua classe, o Phenom 300 tem custos de
operação e de manutenção menor do que seus concorrentes. A aeronave voa a uma
altitude de 45 mil pés (13.716 metros), propulsionada por dois motores Pratt
& Whitney Canada PW535E, com 3.360 libras de empuxo cada.
O Phenom 300
oferece uma cabine espaçosa, projetada em parceria com o BMW Group
DesignworksUSA e o maior bagageiro de sua categoria. As maiores janelas de sua
classe proporcionam luz natural abundante na cabine e no toalete. O conforto
dos assentos, com capacidade de reclínio e amplo movimento é acentuado pela
melhor pressurização de cabine entre os jatos leves (altitude máxima de 6.600
pés). O Phenom 300 oferece zonas de temperatura distintas para pilotos e
passageiros, uma ampla galley, opções de comunicação de voz e de dados e um sistema
de entretenimento.
A cabine de
comando permite operação por um só piloto e oferece a opção avançada Prodigy
Touch Flight Deck. Os recursos tipicamente encontrados em categorias superiores
são ponto único de reabastecimento, manutenção externa do toalete e uma
elegante escada.
Sobre a
Embraer Aviação Executiva
A Embraer é
uma das maiores fabricantes de jatos executivos do mundo, tendo entrado neste
segmento de mercado a partir de 2000, com o lançamento do jato Legacy. A
Embraer Aviação Executiva foi constituída em 2005. Seu portfólio, o mais amplo
da indústria, é formado pelos jatos Phenom 100, Phenom 300, Legacy 450, Legacy
500, Legacy 650E e Lineage 1000E. A frota da Embraer Aviação Executiva excede a
marca de 1000 jatos, que estão em operação em mais de 60 países. Os clientes
são apoiados por uma rede global de 70 centros de serviços entre próprios e
autorizados, complementados por um Contact Center 24/7.
Sobre a
Embraer
Empresa global
com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação
Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta,
desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer
suporte e serviços de pós-venda.
Desde que foi
fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a
cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do
mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
A Embraer é
líder na fabricação de jatos comerciais de até 130 assentos e a principal
exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades
industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre
outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
* * * * *
Veja na Edição 533 (fevereiro de 2016) da revista
Flap Internacional minha matéria sobre a tecnologia que ajuda no lazer do
passageiro da aviação comercial (in-Flight Enterteinment)
(Foto:
Honeywell)
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como também denúncias de maus tratos em companhias aéreas, flagrantes em fotos
e textos, desabafos, histórias, contos, crônicas, piadas, tudo o que lhe
agradar divulgar, anonimamente* ou não.
(*podemos publicar anonimamente depois de
comprovar se o autor realmente existe!)
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Todos os textos e fotos postados neste
Blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, a Lei de
Direitos Autorias.
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baseiam na Lei 5.988/73 que foi revogada pela Lei 9.610/98. Independentemente
se você é jornalista formado e/ou registrado ou não, sendo autor de qualquer
obra intelectual, fique atento!!!
Veja o texto da Lei EM VIGOR em:
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