CP EDIÇÃO
MENSAL 134 - Janeiro de 2017
F.O.D.???
No dia 10 de novembro deste ano o MD-11F D-ALCM da
Lufthansa Cargo decolou de Curitiba (PR), aeroporto Afonso Pena, rumo a Buenos
Aires (Argentina), onde pousou no aeroporto de Ezeiza. No entanto,
aparentemente o pneu esquerdo do trem de nariz da grande aeronave esvaziou
durante o voo e por isso, quando o trijato tocou a pista no aeroporto
argentino, a roda correspondente impactou o solo, desprendeu-se e voou feito um
míssil, atingindo a parte ventral da fuselagem, causando sérios danos à mesma.
Fotos da aeronave após o incidente – tratado como
“acidente” pela investigação daquele país – logo correram pela internet. O
avião foi recolhido ao hangar da Aerolineas Argentinas e pessoal da MRO do
Grupo Lufthansa, a Lufthansa Technik, foram a Buenos Aires para avaliar o caso.
Como a Lufthansa está gradativamente substituindo
seus jatos MD-11F, fabricados entre 1998 e 2000, pelos mais modernos e
econômicos Boeing 777F, dos quais já recebeu cinco, e tinha previsão de estocar
mais um dos MD-11F em janeiro de 2017 – que seria o mais antigo deles, o D-ALCA
– acabou se decidindo manter o Alpha na frota por mais algum tempo e transferir
o D-ALCM da Argentina para Victorville, Califórnia, EUA, o que deve ocorrer em
breve.
Resta a dúvida? Por que o pneu murchou? Estaria
furado? Teria furado ao decolar de Curitiba? Teria sido furado por F.O.D.
(foreign object debris) como, aliás, ocorreu com o acidente com o Concorde em
Paris em 2000, cujo pneu estourou após passar por um pedaço de metal que havia
se soltado de um DC-10 da Continental Airlines que havia decolado um pouco
antes da mesma pista?
Veja mais informações e fotos em:
Continuaremos acompanhando o caso.
(Foto: Rosvalmir Afonso Delagassa)
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Não deixe de ver nossa série “FOTOGRAFOU? NÃO? ENTÃO, DANÇOU!!!!”, que terá continuidade em breve!!!
Os capítulos anteriores
estão nos links:
==========================================================
MISSÃO EUROPA 2015 –
ALGUNS MOMENTOS
Em outubro de 2015 eu e o
foto-jornalista e cinegrafista profissional Carlos Eduardo França viajamos para
a Holanda e Alemanha para cumprir pautas para algumas revistas e também
conhecer melhor esses países. Destaco hoje mais fotos do voo com o dirigível
Zeppelin NT (New Technology) que realizamos sobre o Lago Constanza a partir de
Friedrischafen, cidade no sul a Alemanha. As belíssimas imagens falam por
si!!!!
(Obs: todas as fotos
abaixo de autoria de Solange Galante)
Empresa Zeppelin NT, descendente da mesma
gigantesca empresa Zeppelin do final do século XIX.
“A melhor maneira de voar.”
“Sem peso elevado, acima
do Lago Constança. Calmo, gentil, uma experiência inesquecível.”
Vamos conferir, então!
Até espumante Zeppelin!
Antes do voo,
assistimos a um vídeo histórico e com instruções de segurança.
Hugo Eckener foi um
engenheiro aeronáutico alemão, piloto de dirigíveis e presidente da Companhia
Zeppelin. Portanto, nesse assunto, era “O Cara”!
Nossa anfitriã da Zeppelin NT deu instruções sobre como
embarcar na aeronave: aos pares. Tudo foi em alemão mas eu eu meu colega
recebemos depois instruções rápidas em inglês. Acho que não costumam receber
muitos turistas de fora do país!
O aeroporto de Friedrischafen e um Boeing da empresa
Germania decolando.
Nossa aeronave se aproxima, trazendo passageiros de outro
voo, e esperamos junto à tripulação de terra.
Não me perguntem se o cara que segura a biruta se chama
“biruta” ou o equivalente em alemão, rs
Clic, clic, clic,
clic, clic!!!
Uma aeronave sem “trem de pouso” mas com um monte de
“bequilha”! rs
Prestes a embarcar
na nave!
Darei continuidade às
fotos na próxima edição mensal de
Caixa Preta!
=======================================================
FLAGRANTE!!!
No último dia 10 de
dezembro este Boeing 737-400
da Sideral ficou aparentemente “entalado” no hangar da Rio – que, comenta-se,
foi comprada pelas Sideral, mas nenhuma das duas empresas confirma o negócio. O
flagrante foi registrado lá no aeroporto Afonso Pena pelo spotter Rosvalmir
Afonso Delasgassa.
Fonte que não quer se
identificvar informou que ocorreu isso: o motorista do trator de pushback puxou
a aeronave até próximo ao hangar e o mecânico que estava no cockpit deo avião
não freou o Boeing, de modo que quando o motorista do trator tirou o “garfo” (a
barra que prende o avião ao pushback) a aeronave escorregou e ficou assim
encostado no hangar.
Na segunda-feira, dia
12 de dezembro, por volta de 18 h, o XXXX já estava decolando rumo a Campo
Grande.
Será que deu tempo para
a ANAC dar uma boa olhada se houve estrago? Em se tratando da Sideral, a
companhia mais low-profile do Brasil (e não estou considerando só empresas
aéreas) é recomendável que alguém de fora dê uma checada também...
(Fotos:
Rosvalmir Afonso Delagassa)
==============================================================
Alguém quer ir para Curiti...VA???
(Foto: Fernando Canteras, no Aeroparque, Buenos Aires,
Argentina. Clicado há alguns meses.)
Ah sim, vá pela Aerolineas Argentinas!!!
=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-==-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=
CUIDADO COM O QUE A TESTEMUNHA DIZ....
Após o acidente com um helicóptero que
transportava uma noiva pronta para sua festa de casamento, na 1ª edição do
telejornal SPTV de seis de dezembro passado, segundo a repórter da Globo
algumas testemunhas ouvidas na delegacia de São Lourenço da Serra, moradores da
região ou que passavam por perto, disseram que "o helicóptero teria ficado
preso numa nuvem baixa, e aí o piloto tentou fazer manobras, não ia nem pra
frente, nem para trás, nem para os lados, e aí numa dessas tentativas de
manobra, já que a visibilidade era pouca e ele estava tentando pousar, a cauda
do helicóptero teria batido numa araucária..."
Ué, foi
assim mesmo? Travou geral ???????
============================================================
“NOSSAS
PRINCIPAIS SEÇÕES”
DEU N@
INTERNET:
O caso a seguir foi publicado há dois
anos mas não deixa de ser curioso.
(FONTE
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/crocodilo-que-escapou-pode-ter-sido-causa-de-queda-de-aviao-no-congo.html )
12/07/2014 14h34 - Atualizado em 12/07/2014 14h34
Crocodilo que escapou pode ter sido causa de queda de
avião no Congo
Acidente aconteceu em 2010 e deixou 18 mortos.
Crocodilo sobreviveu à queda, mas foi morto por socorristas.
Do G1, em São Paulo
Um acidente aéreo que deixou, pelo menos, 18 mortos em
25 de agosto de 2010 na República Democrática do Congo pode ter sido causado
por um crocodilo que escapou no avião, segundo revelou na sexta-feira (11) um
perito durante audiência no tribunal.
De acordo com o jornal inglês "The Times", a
tripulação e passageiros teriam ficado assustados após o réptil fugir e
correram em pânico para a cabine do avião, e o excesso de peso na frente da
aeronave pode ter causado a queda.
Apenas uma pessoa sobreviveu ao acidente, além do
próprio crocodilo, que acabou morto pelas equipes de resgate enquanto
vasculhavam os destroços do avião.
A aeronave de uma companhia aérea privada congolesa
procedia de Kinshasa, capital do país, e caiu sobre uma casa nas proximidades
do aeroporto da cidade de Bandundu.
O crocodilo, que media cerca de 1 metro, era
transportado em uma mala esportiva.
Além do crocodilo, outras causas consideradas para o
acidente são falha no motor e falta de combustível.
(Foto: Reprodução/YouTube/
Taiwanese Animators)
OBS: Pesquisamos que a
aeronave era um Let 410 UVP, matrícula 9Q-CCN
-----------------------------------------
Já
este outro caso é recente...
(FONTE: http://veja.abril.com.br/economia/gol-indenizara-familia-que-comeu-so-bolachas-durante-10-horas)
Gol
indenizará família que comeu só bolachas durante dez horas
Justiça
afirma que companhia aérea não teria disponibilizado refeições adequadas em
viagem de férias para Punta Cana, na República Dominicana, em 2012
Por Da
redação
7 nov 2016, 13h28 - Atualizado em 7 nov
2016, 14h41
Uma família de
Itajaí, em Santa Catarina, vai ser indenizada em 26 000 reais pela
companhia aérea Gol. A empresa não teria disponibilizado refeições adequadas
em viagem de férias para Punta Cana, na República Dominicana. O caso ocorreu no
réveillon de 2012.
A família havia embarcado em Curitiba
pela manhã e desembarcado em Guarulhos, onde faria a conexão para o destino
final. Mas o voo atrasou e todos tiveram de permanecer por duas horas
dentro da aeronave até a decolagem, sem acesso a alimentação adequada.
A viagem até Punta Cana durou mais sete
horas.
A 1.ª Câmara de Direito Público do Tribunal
de Justiça de Santa Catarina manteve a condenação, por unanimidade, da
companhia aérea na terça-feira 25 de outubro. Para o relator da apelação
(número 0001262-52.2014.8.24.0033), desembargador Jorge Luiz de Borba, “além de
não cumprir com suas obrigações de assistência material no atraso, a empresa
deixou de oferecer alimentação adequada e proporcional ao tempo de espera”.
“Os autores anexaram ao processo registros de
outros consumidores, que estavam na mesma viagem, na página eletrônica ‘reclame
aqui’, especializada nesse tipo de controvérsia, confirmando os fatos”,
concluiu o magistrado.
Jorge Luiz de Borba destacou que a companhia
aérea “somente poderia se isentar dos danos morais caso comprovasse culpa
exclusiva da vítima ou motivo de força maior, o que não foi provado”.
A Gol Linhas Aéreas informou que não comenta
decisões judiciais.
(Com Estadão Conteúdo)
============================================================
DIRETAMENTE DOS NOSSOS “ARCHIVOS”
A pouco conhecida e pouco
duradoura revista Aerojet publicou em 1978 esta reportagem sobre três projetos
da Embraer do qual um, podemos afirmar, foi profético diante do design do
Phenom 100 atual. Confira esta página da história da aviação brasileira!
=======================================================================
“COMIDA DE AVIÃO”
(por Solange Galante, texto e fotos)
Na Gol, mesmo querendo pagar pelo lanche, já fiquei sem sanduba
porque eles não costumam embarcar o suficiente para todos, ou seja, se todos os
passageiros quiserem comer lanche, não só batatinha frita, amendoim etc, sempre
vai ter quem fique sem!!!
Já na Avianca, sempre que pedi um a mais "caso sobre",
me atenderam, porque sempre tem o suficiente.
Sentar lá atrás tem suas vantagens: pude ver que muita gente aceitou o lanche
e, chegando lá na minha fileira, os comissários já sabiam se sobraria ou não.
E agora a Latam vai
começar a cobrar também, vamos aproveitar enquanto a Avianca ainda serve de
graça, hahaha E ainda é sanduba quentinho!
------------------------------------------------------------------------------------------------------
CAIXA PRETA DE CAMÕES
“A
aeronave pode operar em pistas curtas, com
apenas de 277 metros.”
(Fonte: Revista “2”, junho
de 2016)
Era
preciso escolher entre “apenas de 277 metros” ou “com apenas 277 metros”,
simples assim...
---------------------------------------------------------------------------------------------------
NOSSA EXCLUSIVA E SUPER CHARMOSA
COLEÇÃO DE PÉROLAS VOADORAS!!!
(Erros da
imprensa que capturamos por aí. Vamos contar somente os pecados, e não os pecadores,
pois continuamos torcendo para eles não errarem mais (E, além disso, pode ser
que eles queiram atirar o notebook na minha cabeça!!!!) ...
A Pérola da imprensa especializada em março de 2001
(revista “1”)
"A companhia aérea alemã Lufthansa registrou um sensível aumento de passageiros nos seus voos entre o Brasil e a Europa, no ano passado.
Entre São Paulo e a Alemanha foram mais de 170.000 pessoas (...) No total, a empresa transportou 216 passageiros em suas rotas brasileiras, em 2000."
Olha... devem ser 216 MIL, não?
A Pérola da imprensa especializada em
março de 2009 (revista “2”)
“A incorporação da Empresa de Transportes
Aéreos Norte do Brasil Aeronorte, em
1953, permitiu a Aerovias expandir sua malha aérea (...). (...) companhia ainda
tentou adquirir na França alguns cargueiros Nord Noratlas (...). Só que, desta
vez, o antigo Departamento de Aviação Civil foi mais ágil e teve como abortar,
ainda a tempo, a operação mirabolante.”
Em 1953 o DAC ainda se chamava Departamento de Aeronáutica Civil, nome que só foi mudado em 1969.
A Pérola da imprensa não-especializada em 26/05/2016
de 2013 (TV 8)
“O
monotrilho construído inicialmente para a Copa do Mundo está longe de ficar
pronto. A obra de superfície ligaria o Aeroporto Internacional de Congonhas a estações de metrô e trem...”
O Aeroporto de Congonhas deixou de ser considerado um aeroporto internacional em 2 de setembro
de 2008
=========================================================
VALE A PENA LER DE NOVO
CAIXA
PRETA ESPECIAL
# 24/2001 e 25/2002
A QUEDA DO A300 DA AMERICAN
AIRLINES
Já não bastasse a
infelicidade da companhia aérea estadunidense e a imprensa geral ainda avacalha
(apenas alguns exemplos):
“De acordo com as primeiras
informações, um dos motores do avião teria caído logo após o EMBARQUE.” - UOL,
Últimas Notícias, 12.11.01. (o destaque é nosso);
“... um Airbus A300 SEMELHANTE
A ESTE...” (A imagem é de um Boeing 767 da mesma companhia) - Jornal da TV
Record, 12.11.01 (o destaque é nosso)
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
“CAPAS”
Algumas
capas de revista de aviação que se destacam por si só ou trazem homenagens
históricas. Colabore você também
enviando aquelas de que mais gosta!
Em setembro de 2003 o fotógrafo Ricardo Beccari tornou-se o modelo para
seu colega Márcio Jumpei em um ensaio em voo com um avião Paulistinha. Tá
oculto pela sombra mas é o piloto sim!
25 de março de 2002. A
tradicionalíssima revista semanal Aviation Week & Space Technology fez uma
ampla reportagem sobre o quadrimotor Airbus A340-600. Repare como a revista
dedicava um espaço para etiquetas visando não interferir na foto de capa.
Em maio de 1979 a
Flap Internacional deu a capa para este Airbus A300 da Lufthansa em Frankfurt.
Outra matéria de destaque foi sobre o
Aeroporto Eduardo Gomes, de Manaus.
Há exatos 16 anos a Flying destacou em sua edição a outrora gigantesca
Aeroflot, que então também havia sido vítima do desmembramento da União
Soviética e, consequentemente, teve seu tamanho reduzido.
A edição especial da revista Frontiers no centenário da Boeing, ocorrido
em 2016 foi um primor!!!
============================================================
CAIXA COR DE ROSA
Em março e abril de
2017 o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão-Tom Jobim) receberá
uma grande feira de aviação, a International Brazil Airshow (IBAS). Entre a
programação preliminarmente divulgada haverá o seminário Women in Aviation
visando “promover
discussões a respeito do incentivo à participação das mulheres na aviação na
América Latina, e reconhecer as pioneiras que trouxeram contribuições
históricas para o setor.” “O IBAS traz o seminário Women in Aviation, no dia 31 de março de 2017. O seminário é
destinado a autoridades de governo e mulheres de diversos setores da aviação,
como: pilotas, comissárias, mecânicas aeronáuticas e técnicas de manutenção,
empreendedoras, administradoras de aeroportos, engenheiras e instrutoras, entre
outras.”
No
mesmo link há a menção da data 29/03 para o evento, de modo que é aconselhável
aos interessados ficarem atentos ao site oficial do IBAS ou nosso Blog, que
trará as novidades que surgirem sobre o seminário. Afinal, é uma bela
iniciativa! O site do IBAS é
========== ====================================================
“Sites úteis”
http://www.williamdemarest.com/
A
página do colecionador norte-americano Bill Demarest
é dedicada aos cartões postais de companhias aéreas e aeroportos, cartões estes
novos ou antigos. Como um grande banco de dados, imagens de outros postais, que
não constam no site, são aceitas, bem como complemento e correção de
informações. Há também “Fact Cards”, que possuem dados técnicos das aeronaves
no verso, não sendo, portanto, cartões postais de fato (os versos não estão à
mostra). Dá para se passar bastante tempo apreciando as imagens! Nos links,
acesso a outros sites semelhantes.
=====================================================================
– “PENSAR PARA VOAR” –
(PENSAMENTOS E FRASES RELACIONADOS À AVIAÇÃO)
“Nenhum
homem que pilotou um avião pode comparar-se aos demais. Ele se torna, pelos
próprios meios, parte integrante da natureza e sabe o que isto representa.”
(Antoine de Saint-Exupéry)
===================================================================
“LIVROS DE AVIAÇÃO”
Vamos além de
uma resenha. Apresentamos livros e indicamos onde podem ser conseguidos!
NAS
ASAS DO LÍDER – BIOGRAFIA OFICIAL DO CORONEL BRAGA
Solange
Galante de Jesus
EdipucRS
Lançado em
2015, meu primeiro livro foi ideia do próprio Cel. Braga, até hoje o membro e
líder mais famoso e influente da Esquadrilha da Fumaça, querido Esquadrão de Demonstrações
Aéreas da Força Aérea Brasileira. Contém depoimentos do próprio Braga, seus
parentes, familiares, amigos e admiradores. Contém fotos coloridas e em
p&b, algumas exclusivas.
ISBN 978-85-397-0652-5
Em português, repleto
de fotos
2015
258 páginas
22,5 cm X 15,5
cm
Brochura
Capa flexível
Onde
pode ser adquirido?
=======================================================
A PERGUNTA
DO MÊS
Quem poderá responder a essa indagação?
“Se começar mesmo a vigorar a cobrança pelo despacho de bagagem por
parte das companhias aéreas brasileiras, haverá redução no preço em si das
passagens aéreas, que, supostamente, é a motivação para essa mudança”
-----------------------------
Resta ainda sabermos (e a lista só aumenta):
=“Aproveitando
a visita do An225 ao Brasil, será que um segundo exemplar do avião gigantesco
será mesmo construído, para o transporte cargueiro?”
= O que aconteceu, afinal, ao Boeing 777 da Malaysia Airlines que
cumpria o voo MH370 em 8 de março de 2014?
= Com a incorporação da Secretaria de Aviação Civil ao Ministério dos
Transportes no governo Michel Temer, o Programa de Desenvolvimento da Aviação
Regional, o PDAR, vai enfim começar na prática?
= Será que
o GRU Airport vai conseguir honrar antes do final da concessão a dívida
bilionária que tem com o Governo Federal e já anunciou que não tem como pagar
(pelo menos não agora)?
= Afinal, será que foi o mágico David Copperfield que fez desaparecer o
A300 do Aeroporto de Guarulhos?
= A empresa aérea
Flyways vai voltar a voar ou não?
Dê sua opinião!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
COLABORE VOCÊ TAMBÉM COM ESTE BLOG!!!
Envie não só sugestões, comentários, reclamações
como também denúncias de maus tratos em companhias aéreas, flagrantes em fotos
e textos, desabafos, histórias, contos, crônicas, piadas, tudo o que lhe
agradar divulgar, anonimamente* ou não.
(*podemos publicar anonimamente depois de
comprovar se o autor realmente existe!)
============================================================
ATENÇÃO!
Todos os textos e fotos postados neste
Blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, a Lei de
Direitos Autorias.
Algumas revistas, não só de aviação, se
baseiam na Lei 5.988/73 que foi revogada pela Lei 9.610/98. Independentemente
se você é jornalista formado e/ou registrado ou não, sendo autor de qualquer
obra intelectual, fique atento!!!
Veja o texto da Lei EM VIGOR em:
===========================================================================