O QUE FAZER A BORDO?
BEM-VINDO À TECNOLOGIA DO ENTRETENIMENTO !
por Solange Galante / fotos fornecidas pelas assessorias de imprensa ou da própria autora
Hoje, o espaço
ocupado
por cada passageiro é mais tecnológico. E a preocupação
da indústria de aviação comercial do século XXI em como entreter o cliente é cada vez maior.
por cada passageiro é mais tecnológico. E a preocupação
da indústria de aviação comercial do século XXI em como entreter o cliente é cada vez maior.
Você entra a bordo, localiza sua
poltrona, acomoda-se e aperta o cinto de segurança. Centenas ou milhares de
quilômetros estão à sua frente para serem percorridos a jato. Sentado
confortavelmente, você terá muitas horas livres para fazer o que quiser dentro
do cardápio de entretenimento disponível pela companhia aérea, e ele poderá ser
amplo o bastante para fazê-lo se esquecer que está fora de casa ou do
escritório. Essa interação com o ambiente disponibilizado pela companhia aérea
poderá torná-lo um passageiro frequente ou mais um crítico que vai reclamar nas
redes sociais. Por isso, a indústria investe pesado nesse importante detalhe da
viagem.
Como entreter o passageiro a bordo
sempre foi um desafio, acompanhando o avanço das tecnologias. Hoje, muitas empresas
disponibilizam entretenimento digital o suficiente para o passageiro grudar os
olhos numa telinha bem à sua frente e esquecer do resto do mundo até voltar a
colocar os pés no chão. Melhor ainda se puder pausar o filme para ir escovar os
dentes, ou até dar uma espiadinha no que acontece lá embaixo, acessando o canal
de TV via satélite.
Uma
sigla resume, hoje, essa preocupação das airliners
na disputa por passageiros: IFE ou In-flight entertainment. De olho na
concorrência, os diferenciais incluem telas maiores, mais interatividade,
lançamentos de filmes simultâneos ao cinema, acesso à internet sem fio. “A
Airbus se esforça muito, em termos de engenharia, no desenvolvimento de IFE, na
linha de produção e aquisição de programas. O investimento anual é de € 2,4 bilhões anualmente em pesquisas e
desenvolvimento para suprir toda nossa família de aeronaves”, informa a
fabricante, por meio de sua assessoria de imprensa. Todas as fábricas
desenvolvem aviões atentas ao que há disponível no mercado, para que as
plataformas que produzem aceitem o que já existe no estado-da-arte em
Tecnologia da Informação. Por sua vez, as companhias aéreas são as
responsáveis por escolher quais aviões irão compor sua frota e o que irá dentro
deles para agradar o cliente, inclusive, escolhem minuciosamente seus
fornecedores de entretenimento a bordo e definem configuração e nível de
serviço desejado. O
Grupo Air France-KLM, por exemplo, conta com um time dedicado à inovação, focado
principalmente na experiência digital a bordo, e monitora de perto a
concorrência e as tendências do mercado ao mesmo tempo em que sempre testa
novidades em alguns de seus voos.
A indústria é unânime em afirmar que, após o conforto do assento em si,
o IFE é, hoje, o segundo critério mais importante na decisão dos passageiros
sobre com quem voar. Uma pesquisa de 2014 da Honeywell evidenciou exatamente
isso, que a disponibilidade de wi-fi a bordo influenciava na escolha de voo de
66% dos passageiros e que, aproximadamente, um em cada cinco deles trocaram sua
companhia aérea preferida por uma com conectividade de mais qualidade.
O Grupo Air France-KLM tem uma equipe dedicada à atender os anseios por entretenimento a bordo de seus passageiros.
O Grupo Air France-KLM tem uma equipe dedicada à atender os anseios por entretenimento a bordo de seus passageiros.
SEGURANÇA, CONFIANÇA, VARIEDADE E MENORES CUSTOS
A palavra-chave do entretenimento a bordo dos dias
atuais é a Tecnologia da Informação (TI), o conjunto de todas as
atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção,
o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações. A confiabilidade do IFE é
extremamente importante, inclusive para não afetar outros sistemas das
aeronaves, como os de navegação. O software
para sistemas de entretenimento deve ser esteticamente agradável, confiável e
compatível ao comunicar-se de e para o processador principal de entretenimento
durante o voo, além de também ser amigável, características responsáveis por
uma engenharia cara. Os IFE atuais são quase sempre sensíveis ao toque e sem
fio, permitindo a interação entre cada assento na aeronave e os comissários de
voo. As
empresas envolvidas estão constantemente em batalha para cortar custos de
produção sem sacrificar a qualidade e a compatibilidade do sistema. “Na
Rockwell Collins, temos um time de engenheiros de Fatores Humanos para
considerar o design de todos os
nossos produtos. Nossa abordagem está sempre baseada em três premissas de
desenho: ele precisa ser intuitivo, simplista e fácil de usar, quer se trate de uma interface
de usuário em nosso IFE sem fio ou o acesso a um conector USB” informa Richard
Nordstrom, diretor sênior de Marketing Global e Soluções de Cabine de Rockwell
Collins.
As companhias aéreas devem estar
aptas para adquirir pacotes de atualização para sua frota já existente, um
custo que
chega a US$ 5 milhões para cada avião. “A importância de ter uma aeronave, ou
seja, uma plataforma flexível vem de um constante monitoramento do mercado,
conversas com clientes e fornecedores, e análise das tendências de
comportamento dos passageiros. Porém cabe à própria empresa aérea avaliar qual
sistema instalar no avião e tomar a decisão final, direcionada por fatores como
concorrência, etapa média dos voos e posicionamento de marca”, informa a
Embraer por meio de sua assessoria de imprensa. A fabricante brasileira
trabalha próxima a todos os fornecedores para avaliar os impactos na instalação
dos equipamentos das diversas opções existentes no mercado nas aeronaves e
também para acompanhar de perto todas as tendências de tecnologia. “Sistemas
mais leves, simples e com menores impactos de instalação e de retrofit estão surgindo mais e mais.” Os
novos sistemas de entretenimento são cada vez mais confiáveis, o que previne
problemas como acontecia nos anos 1990, e pelo menos um terço mais leves que os
antigos, enquanto que as telas são bem maiores, o que abranda o efeito do peso.
As companhias aéreas preocupam-se muito em ter a maior variedade possível de entretenimento disponível.
As companhias aéreas preocupam-se muito em ter a maior variedade possível de entretenimento disponível.
A
Rockwell Collins oferece um portfólio completo de soluções de entretenimento
para aeronaves comerciais. Essas soluções incluem sistemas IFE sem fio,
banda larga de alta velocidade, aplicativos para passageiros e mapa Airshow
independentes dos servidores centrais, ou seja, com tecnologia seat-centric, por meio do PAVES – Programmable
Audio Video Entertainment System. A fabricante tem
soluções para todo o mercado e consegue auxiliar na missão de qualquer
companhia aérea e maioria das plataformas tanto para retrofit quanto instalação desde a linha de
produção da aeronave.
Exceto as comunicações importantes, da tripulação
para os passageiros, como instruções de segurança e para preenchimento de
papeletas de imigração, bem como as revistas eletrônicas apresentadas antes da
decolagem ou transmitidas em determinados momentos do voo, hoje o acesso ao entretenimento
segue a filosofia AVOD (Audio and Video On Demand). O AVOD armazena programas
individuais separadamente no computador principal do sistema IFE de uma
aeronave, e eles podem ser vistos por demanda, por cada passageiro, de maneira
independente da programação dos demais clientes, e cada um pode controlar sua
reprodução, avançando, retrocedendo, pausando ou parando a programação que
acessa, em completa interatividade. Seguindo a mesma facilidade hoje as
companhias também oferecem jogos de vídeo e até curso de idiomas e chats, como
parte do entretenimento.
Áudio e vídeo por demanda: hoje, o passageiro só perde o final do filme se quiser.
Áudio e vídeo por demanda: hoje, o passageiro só perde o final do filme se quiser.
INTERAÇÃO E CONECTIVIDADE
O IFE foi
se expandido para incluir conectividade em voo — serviços como navegar na
Internet, mensagens de texto, uso de telefones já disponíveis pela companhia
aérea e envio de e-mail, por isso, seu nome foi ampliado para “IFE&C”
(entretenimento de bordo e conectividade ou entretenimento e comunicação a
bordo). Pois, se antes os passageiros queriam deixar os problemas para trás e
apenas relaxar, há algumas décadas passaram a não se contentar mais em ser
passivos diante de uma tela de vidro mas interagir como se estivessem em terra
vivendo sua própria rotina com amigos,
família, redes sociais e, além de acessar conteúdos oferecidos
pela empresa aérea, também têm a opção de se manter conectado à internet em
todas as fases do voo. Por causa disso, têm sido requisitados pelo mercado, e cada vez mais, a
internet e o acesso a conteúdo wi-fi dentro das cabines. Essa
conectividade vale tanto para a operação, ou seja, interação por parte do
tripulante, quanto para o passageiro. “Os novíssimos E-Jets E2 são aeronaves e-enabled, ou seja, fazem uso da
conectividade de modo que dados/informações estejam disponíveis no momento
certo da forma mais eficiente” informa a Embraer. “Nossa empresa vem
trabalhando para que o avião seja uma plataforma flexível que permita a
instalação das diversas opções de IFE&C atualmente disponíveis, incluindoTV
ao vivo, telefonia a bordo, conectividade nas mais diversas tecnologias
disponíveis, além de acessórios para um melhor uso das mesmas como, por
exemplo, tablet holders. Itens como
tomadas de energia em assentos das classes business
e econômicas (USB e tradicionais), mesas de trabalho e suporte para tablets integrados foram pensados e
inseridos desde o começo do desenvolvimento dos E-Jets E2 para melhorar a
experiência do passageiro e permitir o melhor uso do IFE/conectividade.”
Roll-out do novo Embraer E2: as plataformas precisam ser adequadas para toda a tecnologia de IFE. Foto: Solange Galante
Roll-out do novo Embraer E2: as plataformas precisam ser adequadas para toda a tecnologia de IFE. Foto: Solange Galante
No
passado, os telefones por satélite integrados ao sistema, encontrados em locais
estratégicos na aeronave ou integrados ao controle remoto usado pelo passageiro
para o entretenimento de bordo individual permitiu que eles pudessem usar seu
cartão de crédito para fazer chamadas telefônicas a qualquer lugar no chão,
mediante o pagamento de uma taxa. Mais recentemente, a Emirates Airline
tornou-se uma das primeiras companhias aéreas a permitir que telefones
celulares pudessem ser usados durante o voo. Utilizando os sistemas fornecidos
pela empresa de telecomunicações AeroMobile, a empresa dos Emirados Árabes
lançou o serviço comercialmente em março de 2008, tendo sido instalado pela
primeira vez em um Airbus A340-300. No mesmo ano, a norte-americana AirCell debutou na aviação comercial com sua rede de
celulares ATG (Air-to-Ground) na American Airlines e, em 2011, trocou de nome
para GoGo, que é, hoje, um dos maiores provedores de serviços de internet
embarcada e outras conectividades para aviões comerciais e executivos. Em cinco
anos, a GoGo já disponibilizava duas mil aeronaves com internet. Suas parcerias
com empresas provedoras de serviços de satélite permitiram-lhe também
desenvolver a tecnologia 2Ku, hoje disponível para clientes como as companhias
Japan Airlines, Virgin Airlines, Delta Airlines, entre outras. Os diversos
produtos da GoGo fornecem amplo leque de entretenimento como informações aos
passageiros, troca de mensagens de texto e de voz por meio de celulares e,
transmissão de TV por wi-fi. Atualmente há várias tecnologias para acesso à
Internet, com velocidades de conexão muito superiores às existentes cinco anos
atrás, permitindo, assim, por exemplo, que passageiros de negócios trabalhem
com relatórios enquanto voam entre duas reuniões, mantendo-se conectados o
tempo todo.
Emirates Airline: uma das pioneiras na liberação do celular a bordo.
Emirates Airline: uma das pioneiras na liberação do celular a bordo.
Se caso
do destinatário estiver a bordo do mesmo avião, sistemas modernos permitem que
um passageiro possa chamar outro simplesmente digitando o número de seu
assento. Com isso, pode-se disputar jogos, conversar via chat ou até namorar.
Comissários podem receber solicitações por escrito somente se deslocar até as
poltronas tendo já providenciado, por exemplo, alimento ou bebida e levar
serviço adicional ao passageiro que já terá pago online pelo mesmo.
Chat a bordo: fale com qualquer passageiro sem levantar do assento. Foto: Solange Galante
Chat a bordo: fale com qualquer passageiro sem levantar do assento. Foto: Solange Galante
A AVIAÇÃO EXECUTIVA COMO PONTO DE PARTIDA
Muitas soluções que estão hoje disponíveis em
aviões comerciais começaram na aviação executiva. O próprio sistema GoGo, antes
um produto da AirCell, e que teve seu esboço rabiscado em 1991 em um guardanapo
de uma churrascaria texana, visava inicialmente aviões particulares e, em 1997,
já iniciava serviço telefônico na aviação executiva. Sistemas
de gerenciamento de cabine na aviação executiva como o Ovation Select, da
Honeywell, permitem que tanto passageiros quanto comissários de bordo
controlem, além do entretenimento na cabine, a iluminação, temperatura e outros
itens de conforto. O Ovation Select é utilizado em diversos jatos executivos,
especialmente os de longo alcance, incluindo o Boeing 777 em configuração business. A Honeywell e a Inmarsat são
fornecedoras pioneiras de hardware e
largura de banda, trazendo tecnologia para a indústria aeroespacial, aumentando
a segurança do voo, aprimorando a produtividade da tripulação e auxiliando no
entretenimento do passageiro. A rede de
telecomunicações via satélite Global Xpress da Inmarsat, juntamente
com o hardware JetWave da Honeywell,
criou o primeiro serviço de conectividade realmente global e consistente
disponível atualmente para a indústria da aviação. “É 100 vezes mais rápido e
20 vezes mais barato do que as opções existentes”, informa Ben Driggs,
presidente da Honeywell Brasil. As
soluções disponíveis pelas duas empresas já são utilizadas também por diversas
companhias aéreas e estão ou estarão disponíveis em várias aeronaves das
empresas Singapore Airlines, Qatar Airways, Air Caraibes e Jazeera
Airways. Também irão certificar ou testar o JetWave as empresas Air China,
Airbus, Haitec Aircraft Maintenance e Boeing.
Sistema Ovation Select da Honeywell em um Gusfstream G550: tecnologias que começam na aviação executiva e migram para a aviação comercial.
Sistema Ovation Select da Honeywell em um Gusfstream G550: tecnologias que começam na aviação executiva e migram para a aviação comercial.
ACESSE ONDE QUISER
Esqueça a
tela embutida no braço de sua poltrona ou atrás do assento do passageiro da
frente. A tendência mais marcante da tecnologia IFE é seguir os hábitos do
passageiro que diariamente, em terra, já caminha de olhos grudados em seu
aparelho pessoal e não quer ficar dependente de um monitor do próprio avião. O futuro,
inevitavelmente, chama-se BYOD – Bring Your Own Device. O passageiro da
década atual carrega consigo sua própria parafernália de entretenimento. Seguindo o conceito BYOD, basta o
passageiro se conectar e ver a programação do avião em seu próprio iPhone, tablet ou notebook, não mais utilizando entradas USB apenas para
alimentá-los de energia, e também acessa sua própria programação vendo-a na
tela da poltrona. Ter certeza antecipadamente de que poderá carregar seus
dispositivos a bordo já é imperativo para a maioria dos clientes das
companhias. Além de usá-los a bordo, eles não querem mais ir à caça das
tomadinhas no aeroporto de destino. Por isso, a Air France é uma das
empresas que começam a disponibilizar entradas USB que vão permitir que não só smartphones mas também tablets sejam carregados no voo. “Também
estamos trabalhando para aumentar o tamanho da tela e a qualidade dos programas
futuros” informa Hugues Heddebault, diretor geral da Air France-KLM na América
do Sul.
O futuro é agora, dentro do conceito BYOD: traga a bordo seu próprio dispositivo para acessar através dele toda a programação disponível a bordo.
O futuro é agora, dentro do conceito BYOD: traga a bordo seu próprio dispositivo para acessar através dele toda a programação disponível a bordo.
A Airbus se orgulha
de ser a única fabricante de aeronaves a oferecer conectividade in-flight em todos os aviões que produz, da família A320 ao
A380, já na produção e disponibilizando
integração inteligente dos sistemas sem interferir com o espaço para as pernas
dos passageiros, ao mesmo tempo em que permite facilidade de acesso aos
próprios dispositivos eletrônicos do cliente. “O A350 XWB oferece a
primeira plataforma genuína de IFE de quarta geração – que é a mais recente –
superando outras aeronaves em termos de conforto e visualização para o
passageiro. Telas de 12 polegadas, totalmente sensíveis ao toque e em alta
definição, estão pela primeira vez presentes na classe econômica e sua
arquitetura simples resulta em uma integração física mais
enxuta” garante a empresa. Com o advento da quarta geração, os custos de equipamentos, manutenção,
peso e consumo de energia dos sistemas IFE vêm se reduzindo drasticamente, sem
mencionar as melhoras no desempenho e conforto na visualização.
O QUE ALGUMAS EMPRESAS DISPONIBILIZAM A BORDO
Heddebault,
da Air France-KLM, informa que “o mais novo sistema de entretenimento de bordo
do Grupo oferece uma tela
touchscreen de alta definição,
navegação em 12 idiomas, incluindo chinês e árabe, mapa em movimento 3D
interativo e um aplicativo de chat
entre assentos que permite comunicação com outros passageiros sentados em
qualquer lugar da cabine.” Em todos os voos da KLM, os passageiros já podem
utilizar muitos tipos de equipamentos eletrônicos pessoais, inclusive tablets e e-readers. Nas classes Economy
e Premium Economy, cada cliente tem sua própria tela touch screen de 12 polegadas na Premium Economy e nove polegadas na
Economy – no Boeing 787-900, é de onze polegadas. Na World Business Class, a
tela pessoal de 16 polegadas oferece um controle remoto tátil que foi projetado
como um smartphone e que também
permite navegar pelos vários programas independentemente da posição da
poltrona. “Ele pode ser utilizado para fazer chamadas telefônicas e serve como
uma segunda tela que exibe informações extras sobre a viagem ou o filme, sem
interromper o programa na tela principal. Já na classe La Première, a tela de
24 polegadas é uma das maiores já vistas a bordo.”
Telas maiores em todas as classes para agradar todos os passageiros.
Telas maiores em todas as classes para agradar todos os passageiros.
Em seus novíssimos A350 XWB já
disponíveis no Brasil, os clientes da Latam têm acesso a um serviço IFE
individual, com tela widescreen
full
HD de 18” na Premium Business, e de 9” na Econômica. A tecnologia utilizada é
de fibra ótica de alta velocidade e tela de última
geração sensível ao toque. A nova tecnologia do entretenimento de bordo permite também a execução de mídia por meio de
USB e transmite imagens, ao vivo, de câmeras posicionadas estrategicamente na
área externa da aeronave, para que os clientes possam acompanhar o voo e a
movimentação do avião em solo.
Para os clientes que voam com a British Airways
em voos de longa distância, Richard D’Cruze, gerente de Tecnologia e IFE da
companhia britânica, informa que as últimas inovações estão disponíveis nos
Boeing 787-9 Dreamliner da BA, com novíssimos design e serviços. “Na cabine de
primeira classe, o console IFE possui um aparelho semelhante a um smartphone que permite ao passageiro ao
mesmo tempo olhar, por exemplo, o Moving Map e assistir a um filme, na tela
fixa de 23 polegadas. O entretenimento pode ser apreciado ‘gate-to-gate’, sem
que seja necessário guardar a TV para decolagem e pouso. Todos nossos clientes
nos Boeing 777-300ERs, 787 Dreamliners e Airbus A380s têm acesso à conexão USB
para fornecer energia a seus dispositivos pessoais, inclusive os maiores, e o
áudio dos filmes é em ‘3D’, levando os passageiros para o centro da ação.”
Muitas companhias já permitem que os passageiros permaneçam conectados desde antes da decolagem até após o pouso ("gate-to-gate").
Muitas companhias já permitem que os passageiros permaneçam conectados desde antes da decolagem até após o pouso ("gate-to-gate").
Os investimentos da
norte-americana Delta Airlines na experiência do cliente levaram à modernização
de seu sistema de entretenimento durante o voo e a primeira aeronave com esse
novo recurso foi um Airbus A330 que fez o voo de Atlanta a Honolulu. “A
experiência se assemelha mais a uma interação com iPhone”, garante Joe Kiely,
diretor-gerente de Produto e Experiência do Cliente da Delta. Nesse sistema,
segundo ele, “A nova interface ficou mais fácil e intuitiva e facilitou também
para os comissários de bordo, que muitas vezes têm de ajudar os passageiros com
os sistemas de entretenimento durante o voo. As modernizações incluem melhorias
na funcionalidade de busca, um nova seção Spotlight que destaca promoções e
temas do mês, e informações sobre conexões do voo, com mapas de terminais que
permitem selecionar os destinos.” O novo sistema já foi instalado em aeronaves
Airbus A321 e A330 da Delta e a implementação deve estar concluída em toda a
frota até 2017.
Destacando-se no Oriente Médio, a Etihad Airways recebeu recentemente
o prêmio de “Melhor Lançamento de IFE/Conectividade por uma companhia aérea em 2016”, pela revista PAX International.
A companhia foi premiada com base nos elevados níveis
de tecnologia e inovação do seu sistema E-Box e pelo conteúdo oferecido em sua
rede aérea global. Shane O’Hare, vice-presidente de Marketing da Etihad
Airways, informa ainda que a empresa opera uma frota totalmente conectada. “O
serviço Live TV da companhia aérea está disponível em 50 aeronaves de fuselagem
larga, trazendo conteúdo de qualidade de sete canais de televisão, incluindo a
BBC World News, Sport 24 e CNN.” A Etihad Airways utiliza sistema de
entretenimento pessoal de próxima geração e interativo Panasonic EX3, e foi a
primeira companhia aérea a instalar esse IFE de ponta em um Airbus A380.
Etihad Airways: premiada por seu entretenimento de bordo. Foto: Solange Galante
Etihad Airways: premiada por seu entretenimento de bordo. Foto: Solange Galante
A Emirates
ampliou as telas de seu sistema IFE de 27 para 32 polegadas na First Class, 40%
a mais, o que as torna, segundo a companhia, a maior do mercado em qualquer
aeronave. Segundo Patrick Brannelly, vice-Presidente Divisional de Experiência
do Cliente da Emirates, na classe econômica, as telas são de 13,3”, inclusive
nos A380 configurados em duas classes. Na Business Class são telas de largura
de 23” . Com capacidade três vezes maior de armazenamento de dados que a
media da indústria, o novo IFE agora disponibiliza mais de 2.100 canais de
entretenimento por demanda e mais de 1.200 canais de música, totalizando cerca
de 4.300 horas de entretenimento, em 14 idiomas. Quanto
à conectividade, a companhia oferece wi-fi grátis até
10 MB em todas as aeronaves A380 e na maioria das B777, desde o ano
passado – mais
da metade de sua frota – e TV ao vivo em 75 delas. Apenas o investimento em
conectividade de dados em 2015 foi de
US$15 milhões.
O FUTURO É AGORA, INCLUSIVE PARA ROTAS MAIS CURTAS.
O FUTURO É AGORA, INCLUSIVE PARA ROTAS MAIS CURTAS.
Não
pense que você irá se divertir apenas em voos de longa distância, já que mesmo
se o voo for mais curto e doméstico, os passageiros procuram por algum
entretenimento eletrônico. Por isso, o cliente que viaja com a Avianca Brasil
tem acesso aos últimos lançamentos da indústria cinematográfica, com exibição
simultânea a das salas de cinema, muitas series de TV, conteúdos de variedades
(com temas atuais de tecnologia, gastronomia e viagens), documentários, vídeo
clipes de artistas em evidência, canais com vários gêneros musicais, além de
ambiente kids, especialmente
elaborado para os pequenos viajantes curtirem jogos, desenhos e músicas
selecionados para sua faixa etária. “Toda a programação é atualizada
mensalmente e os jornais e conteúdos esportivos são atualizados todo dia”
informa a companhia, por meio de sua gerência de relações com a imprensa.
Atenta às tecnologias do mercado, o mais importante, na visão da Avianca, é
saber usar a tecnologia certa para entregar a experiência desejada pelos
clientes. “Estamos atualizando a versão do software
que alimenta o sistema de entretenimento individual. Como resultado, os
clientes terão à sua disposição um produto com qualidade técnica superior:
passaremos a oferecer resolução de tela e qualidade de imagem melhores.” As
aeronaves novas que a Avianca Brasil está recebendo desde 2014 já possuem
melhorias relevantes. Os USB ativos nos Airbus A319 e A320 permitem carregar os
dispositivos eletrônicos dos clientes. Na maioria dos assentos oferecidos, é possível até visualizar fotos e ouvir
músicas pelo pendrive ou celular. Quanto
ao conteúdo, a empresa busca permanentemente incluir novidades, como um canal
de gastronomia que está fazendo sucesso.
Avianca Brasil: atenção ao entretenimento mesmo em rotas domésticas.
Avianca Brasil: atenção ao entretenimento mesmo em rotas domésticas.
Para ampliar a conectividade e
aprimorar a experiência a bordo em trajetos domésticos no Brasil e em viagens
na América do Sul, os passageiros que voam Latam já podem desfrutar do Latam Entertainment,
sem fio e totalmente gratuito. O sistema foi
desenvolvido para dispositivos móveis pessoais e permite ao cliente assistir a
uma seleção especial de conteúdo com mais de 50 filmes e 42 episódios de
séries, além de acompanhar o mapa do voo em seus próprios smartphones,
tablets
ou laptops.
Por meio dos mesmos dispositivos, o cliente pode ainda selecionar episódios e
algumas temporadas completas de séries mundialmente reconhecidas. Como a
companhia informa por meio de sua assessoria de imprensa, o conteúdo é
disponibilizado por meio de streaming, ou seja, é transmitido em tempo
real, o que dispensa a armazenagem no dispositivo do passageiro. O Latam Entertainment apenas
não permite acesso à internet ou às redes sociais.
De olho
em voos e companhias aéreas de qualquer perfil, a Lufthansa Systems, empresa
desenvolvedora de Tecnologia da Informação do Grupo Lufthansa, apresentou em Hamburgo, na feira Aircraft
Interiors Expo em abril passado as soluções sem fio IFE BoardConnect e BoardConnect
Portable. O BoardConnect é uma solução sem fio para IFE que os passageiros
podem utilizar para transmitir o conteúdo disponível pela companhia aérea para
seus próprios tablets ou smartphones durante o voo utilizando um
aplicativo. Entre os recursos também estão incluídos vídeos e áudios sob
demanda, jogos, loja virtual e Moving Map com pontos de interesse relacionados
a vários tópicos. Segundo Eckart
Wallis, diretor de Gerenciamento de Produtos da Lufthansa Systems, o
BoardConnect é muito mais do que um sistema convencional de IFE porque permite
às companhias aéreas fornecer a seus passageiros serviços adicionais ao longo
de toda a cadeia de viagem. “Com o novo On-Ground
Portal, os
passageiros agora podem ver que entretenimento estará disponível a bordo antes
mesmo de embarcar e encontrar seus filmes favoritos ou montar playlists de suas músicas favoritas, com
download antecipado.” Já a versão
portátil do BoardConnect é, segundo Wallis,
ainda mais fácil de usar e mais flexível. Ele foi lançado no último outono
europeu e é projetado para as transportadoras que pretendam evitar altas
despesas em implantação permanente de hardware
e instalar o IFE principalmente em aviões menores, usados para voos de curto e
médio alcances. “A vantagem dessa nova solução ‘tudo em um’ é que todos os
componentes técnicos necessários para um sistema IFE – tais como um servidor e
pontos de acesso – são combinados em um único dispositivo, a unidade de streaming móvel (MSU). Um MSU pode
suprir até 50 passageiros com alta qualidade de fluxo de conteúdo. Isto
significa que em aviões narrow-body
dois ou três MSUs são suficientes para prover todos os passageiros de uma
experiência em IFE muito especial.”
Outro
aspecto positivo, como explica Wallis,
é a facilidade de instalação, pois um MSU tem o tamanho de um tablet convencional e pesa menos de 1,5
kg, então não há nenhuma necessidade de cabeamento elaborado. O BoardConnect
Portable da Lufthansa Systems já conquistou um prêmio este ano, o Crystal Cabin
Award na categoria “Sistemas eletrônicos”.
A premiada tecnologia BoardConnect da Lufthansa Systems permite às companhias aéreas fornecer muito mais que entretenimento aos passageiros, como, por exemplo, informações importantes sobre a viagem, e facilita a interação deles com a tripulação.
A premiada tecnologia BoardConnect da Lufthansa Systems permite às companhias aéreas fornecer muito mais que entretenimento aos passageiros, como, por exemplo, informações importantes sobre a viagem, e facilita a interação deles com a tripulação.
A TELEVISÃO AO VIVO, DOS LARES PARA O CÉU
Em outubro de 2012 a Azul Linhas Aéreas foi pioneira
no uso da TV ao vivo a bordo de aviões na América Latina. O trabalho para
implementar o serviço aconteceu em conjunto com a Sky Brasil e a Embraer. Os
desafios foram, principalmente, o desenvolvimento de uma antena e do software, compatíveis com o padrão de
transmissão no Brasil. “Os clientes não precisam mais
perder as partidas de futebol, capítulos finais de novelas ou estreia dos
episódios de algum programa: eles podem assistir durante o voo” observa o
vice-presidente de Receitas da Azul, Abhi Shah. Hoje a empresa aérea conta com a Live
TV oferecendo programas ao vivo e
gravados a bordo da maioria dos seus jatos Embraer 190 e 195. São mais de 40 canais
com opções de entretenimento, esportes e notícias em telas individuais, além de
canais de música, e outras atrações. Por sua vez, os jatos A330 da Azul contam
com o sistema de entretenimento Panasonic eX3. “É a solução tecnológica mais
avançada hoje na aviação, operada por sistema Android e que tem uma novidade
única da Azul em âmbito global: o sistema Picture
in Picture: enquanto
assiste a um filme, por exemplo, o cliente poderá selecionar outra produção e
acompanhá-las simultaneamente, com uma das opções reproduzida em tela
minimizada” explica Abhi Shah. Os televisores na classe Azul Xtra Business
Class do A330 têm 16 polegadas e são equipados com controle remoto e também
contam com modo touchscreen;
na Economy Extra e na Economy, são de nove polegadas e têm manuseio exclusivo
por toque. Em todas as classes, a qualidade de reprodução de vídeos é em HD. As
telas são equipadas com uma porta USB, que servirá, sobretudo, para recarregar
dispositivos móveis. Os A350 que a Azul já encomendou
terão o mesmo sistema IFE da Panasonic eX3 que os A330 têm. “Também estamos
analisando a possibilidade de oferecer conectividade a bordo desses aviões.” Um
dos principais desafios, o executivo observa, é justamente relacionado à
tecnologia, que muda constantemente no setor: assim que uma nova ferramenta é
lançada, outra inovação é divulgada no mercado.
A Azul revolucionou o entretenimento nas rotas domésticas brasileiras com a TV a bordo.
A Azul revolucionou o entretenimento nas rotas domésticas brasileiras com a TV a bordo.
E quem não tinha logo terá seu IFE, que
o diga a Gol. Na metade
de 2015 a empresa brasileira tornou-se a primeira parceira sul-americana da
banda 2Ku da GoGo, que permitirá picos de velocidade de mais de 70 Mbps de
internet para a aeronave. Com isso, a empresa aérea anunciou ao mercado o
desenvolvimento da mais completa plataforma de conectividade e entretenimento a
bordo e será a primeira aérea das Américas do Sul e Central a oferecer acesso
wi-fi à internet durante o período de voo, com
conexão via satélite. A solução permitirá o acesso a canais de televisão ao
vivo e incluirá programação por streaming
com filmes, desenhos, séries e jogos, conteúdo pay-per-view, músicas e mapa de voo. Todo conteúdo online e offline poderá ser facilmente acessado por meio do dispositivo
móvel do próprio cliente, celular, tablet
ou notebook. A primeira aeronave com
esta tecnologia está prevista ainda para 2016.
Instalação de antena para acesso aos sistemas da Honeywell: as companhias procuram se adequar ao que há no estado-da-arte do entretenimento de bordo.
Instalação de antena para acesso aos sistemas da Honeywell: as companhias procuram se adequar ao que há no estado-da-arte do entretenimento de bordo.
OPINIÃO DO CLIENTE
O Dr. Sergio Gonçalves é um advogado brasileiro que trabalha e reside nos
Estados Unidos. Como passageiro frequente de viagens internacionais, nos últimos 12 meses, realizou mais de 80
voos, a maior parte de longo curso em empresas como, entre outras, Emirates, Singapore,
Qatar, Etihad, British Airways, Cathay Pacific, Azul, Avianca (Brasil e
Colômbia), TAM, Copa e United Airlines. “Destes, sem dúvida, para mim, os
melhores serviços, no geral, são, pela ordem, Singapore, Qatar, Emirates e
Cathay Pacific. O entretenimento é melhor, pela ordem, na Singapore, Emirates,
Qatar e Cathay Pacific. Sérgio observou que, hoje, praticamente todas as
empresas citadas e outras possuem tomadas USB, seja na classe econômica, seja
na executiva. Apenas algumas aeronaves de voos locais nos EUA ainda não
possuem.
Conforto não é somente poltrona espaçosa. Os clientes querem ter muito o que fazer dentro da aeronave. Na foto, classe executiva na Alitalia.
Conforto não é somente poltrona espaçosa. Os clientes querem ter muito o que fazer dentro da aeronave. Na foto, classe executiva na Alitalia.
Outro passageiro brasileiro, Eduardo Bentes, em sua última viagem internacional, utilizou várias
companhias aéreas e equipamentos, quase sempre em classe executiva, para
diversos destinos, quais sejam: Frankfurt, Madri, Tóquio e Zurique. “O melhor
IFE experimentado na minha última viagem, foi, de fato, o da Qatar Airways.
Denominado Oryx, ele conta com uma infinidade de filmes, em vários idiomas e
CDs de músicas de diversos cantores e bandas. Mesmo tendo voado trechos que não
incluíam o Brasil, era possível ter filmes no idioma português.” Ele também
observou que, nas aeronaves grandes voadas, inclusive em um antigo 777 da
Alitalia, foi possível utilizar tomada elétrica para carregar o smartphone. “Mas a tomada no avião da
Alitalia está localizada no assento à frente, na parte inferior, então se você
deixar o aparelho próximo à você, cria-se um ‘bloqueio’ para sair do seu
assento, tendo que passar os pés sobre os fios. Já nos aviões da Qatar, a
tomada está abaixo do console central, próximo às pernas, embora ache que
deveria ficar mais acima, na lateral do console, onde normalmente está
localizado o controle.”
Outro brasileiro, Marcos Vinícius Faustino Olasa,
voou recentemente entre GRU-Milão-Doha-Bangkok a bordo do B788 da Lan, do A330-200 e do A380
da Qatar. Na volta, fez os trechos a bordo do A380 e B777W da Emirates e B789
da Lan. Em todos eles, viajou em classe econômica. “Como já havia voado
anteriormente na Qatar (e aprovado) estava ansioso também para avaliar o
serviço da companhia no ‘Superjumbo’. Como principal ponto positivo na Lan,
todas as funcionalidades estavam disponíveis em inglês, português e espanhol em
um sistema muito prático, fácil de se mexer.” Já no voo no A330 da Qatar,
segundo Marcos, a aeronave já demonstrava sua idade: “monitores menores, o touchscreen não respondia imediatamente,
mas não deixou de tornar a viagem agradável, pois estava disponível uma
infinidade de filmes e músicas.” Depois, no A380, ele considerou esse como o
melhor trecho voado em todos os quesitos: “aeronave novíssima, telas touchscreen enormes e que respondiam ao
toque na velocidade do som. Imensa variedade de filmes, músicas e afins, com
destaque para uma pasta de músicas brasileiras, mesmo que a aeronave não
tivesse como origem/destino o Brasil. Os passageiros ainda tinham disponíveis
15 minutos de wi-fi gratuitamente, podendo estendê-lo por um pequena
quantia em dólar. “Já na Emirates, a aeronave demonstrava alguns anos de
uso, sistema de bordo em telas grandes que, entretanto, não mostraram a
eficiência e nem a qualidade da Qatar. Poucos filmes com legenda em português.
O voo no 777 seguiu basicamente o mesmo padrão, entretanto, telas menores e a
aeronave demonstrava ainda mais anos de uso nesta que é a maior operadora do
tipo no mundo.”
Para resumir sua experiência a bordo, segundo Marcos Vinicius, a Qatar
apresenta um sistema de bordo incrível e, mesmo na econômica, havia de tudo
para todos os públicos, gêneros e etnias. “Já na Emirates, confesso que fiquei
decepcionado, esperava mais. E, finalmente, destaque também para Lan, a
companhia deu um show!”
Saber onde você está exatamente também é importante para quem está a bordo. Foto: Solange Galante
DESAFIOS
Como
observa Richard Nordstrom, da Rockwell Collins, a tecnologia para o consumidor evolui muito rapidamente. No mundo das
companhias aéreas, ele é mais lento devido ao processo de certificação de
aeronavegabilidade. Por isso, sua empresa é focada no desenvolvimento de
tecnologias que não são apenas o que é relevante hoje, mas o que o serão
amanhã. “Nossos projetos precisam ser flexíveis para permitir atualizações rápidas e similares e ser modular para que possamos construir em hardware básico e oferecer sistemas
multifuncionais com custos mínimos” acrescentou.
Hoje, quase todas as companhias aéreas estão analisando
ou desenvolvendo sua própria estratégia IFE&C. A maioria delas sabe que
precisa decidir 12 a 36 meses antes da entrega do avião sobre como a sua
configuração de cabine será. Aplicativos e serviços IFE&C funcionam melhor
quando toda a frota da companhia está usando o mesmo fornecedor e serviços para
que haja tanto coerência quanto mobilidade dos serviços, o que cria uma maior
sinergia e permite a otimização da estratégia de entretenimento e
conectividade. Por isso, os desafios são constantes e os passageiros, para quem
toda preocupação de fabricantes, fornecedores e companhias aéreas converge,
permanecem ávidos para se entreterem da melhor maneira possível a bordo.
Aperte o cinto e divirta-se! Tenha uma excelente viagem!
Aperte o cinto e divirta-se! Tenha uma excelente viagem!
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