CP 123 - março de 2016
RAPAAAAAAZ!!!!
OLHA O AVIÃO!!!!!!!
Eu sei que, por ser mulher, às vezes
sinto o mundo da aviação de forma diferente e sensível e até caçoam de mim por
isso (os homens,é claro). Mas, às vezes, encontro eco em alguns assuntos emocionantes.
Há alguns meses descobri dois vídeos
na internet. Adiante, o link dos dois estão disponíveis para os visitantes
deste Blog.
O primeiro se chama “Menino se emociona
ao ver avião pousar em Porto Seguro”. O segundo, é uma continuação, uma
consequência do primeiro, e se chama “Menino que se emocionou ao ver avião
pousar foi convidado para conhecer aeronave de perto.”
O
menino Patrick, que se emocionou ao ver aviões pela primeira vez decolar e
pousar em Porto Seguro, nos emocionou também pela sua espontaneidade,
simplicidade e humildade. Quantos de nós já não evitamos ser assim tão
verdadeiro e sinceros “pra não ficar mal” perante as outras pessoas? Quantos de
nós só queremos aparecer em público engomados, muito bem vestidos, perfumados,
sem nenhuma mácula?
Outra
lição a tirar dessas duas aventuras do garoto Patrick é a falta de terraços
panorâmicos em alguns de nossos maiores aeroportos. Lembrando do gigantesco
terraço descoberto que, em Congonhas, ficava lotado de famílias inteiras nos
finais de semana e, por isso, era apelidado de “Prainha de São Paulo”, sendo,
anos depois, a mesma fechada e encoberta, por fim, pelo novo terminal de
passageiros. Sinal dos tempos.
A
mesma sensibilidade que eu tenho diante do mundo pode ser a mesma sensibilidade
espontânea de Patrick e de milhares de outras crianças Brasil afora. Isso vem
de dentro, de muito fundo, e se chama paixão. Que é o que move os melhores
profissionais, com ou sem dinheiro disponível para a realização de seu
trabalho. E a aviação, em especial, tem a paixão como combustível principal.
Para
você que ainda não conheceu Patrick, os links são estes:
Também a esse respeito, incluí, nesta
edição um pensamento publicado na revista Aero Magazine 252, de maio do ano
passado, que conclui o que todos sabemos: “A aviação é diferente de outras
paixões humanas pois tem na paixão seu combustível indispensável e principal.”
*
* * * *
Ainda sobre o tema “paixão pela
aviação”, gostaria de fazer uma homenagem aos spotters. Aqui já lembrei como muitos deles, com suas câmeras,
rádios, caderninhos e canetas, celulares etc foram os primeiros a flagrar
desastres, incidentes, e, principalmente, a história da aviação. A matéria que
eu reproduzo na íntegra nesta edição mensal de Caixa Preta foi escrita em 2010
e publicada na infelizmente extinta Aviação em Revista. Por trás de tanta
loucura, só tenho que repetir uma frase que sempre uso para justificar minha
indignação diante de quem não entende esse excelente hobby: “E tem gente que prefere... colecionar borboletas!!!! (Isso
é um absurdo!!!!)”!
======================================================
MISSÃO EUROPA 2015 –
ALGUNS MOMENTOS
No dia 12 de outubro eu e o
foto-jornalista e cinegrafista profissional Carlos Eduardo França viajamos para
a Holanda e Alemanha para cumprir pautas para algumas revistas e também
conhecer melhor esses países. Destaco hoje algumas fotos feitas na maior loja
para entusiastas da aviação da Europa, que fica próxima ao aeroporto Schiphol,
em Amsterdã. É realmente um parque de diversões para todos nós que amamos as
máquinas voadoras!!!!
(Obs: todas as fotos
abaixo de autoria de Solange Galante)
A Luchtvaart Hobby Shop é parada obrigatória para quem
gosta de avião e vai a Amsterdã.
Se você gosta de maquetes de aviões vai ficar pirado!
Um aeroporto em miniatura, na escala 1/500, que é a mais
comum na Alemanha e Holanda, inspira a todos.
Abaixo dos relógios, também à venda, luzes originais
retiradas das pistas de Schiphol e que ainda funcionam!
Por 60 euros por hora você pode se divertir nesse
simulador de voo de Boeing 737 NG.
Lindas camisetas também estão entre os itens mais
vendidos na loja.
Você também encontrará maquetes de empresas aéreas
brasileiras.
----------------------------------------------------------------------------------------------
O PT-MSZ QUE NÃO ERA O
PR-MSZ
A TAM tem, há bastante tempo,
aeronaves de matrículas começadas pelo prefixo PT e PR (PP ela nunca teve), o
que deve ter causado certa confusão na hora em que foi preparado o adesivo que
envelopou um Boeing 767 da companhia em homenagens aos personagens Disney e
promoção de sua rota para Orlando. Esse equívoco causou ter surgido o PR-MSZ na
fuselagem da aeronave, inclusive assim exibida no dia de sua apresentação (que
mico!!!).
Na verdade, o PR-MSZ é um Cessna
Citation CJ2, que nada tem a ver com a história.
A adesivagem já foi corrigida mas
a falha já tinha sido amplamente registrada...
Foto: Rodrigo Cozzato/Divulgação
TAM
-------------------------------------------------------------------------------------
A HORA DO ESPANTO???
21/01/2016 12:05:36
Aeromoça
assusta passageiros ao anunciar 'não queremos morrer'
Comunicação bizarra foi feita pelo sistema de som do avião da companhia
e deixou alguns assustados e outros furiosos
O DIA
Irlanda - Passageiros de um voo
que partiria para Dublin, na Irlanda, já estavam muito irritados por um atraso
de quase oito horas na decolagem quando uma aeromoça conseguiu piorar a situação ao explicar o
motivo do ocorrido: "Nós não queremos morrer".
A comunicação bizarra feita pelo sistema de som do
avião da companhia aérea Ryanair deixou alguns assustados, outros furiosos e
teve quem fizesse piada com o claro despreparo da mulher. O avião estava na
pista do aeroporto de Glasgow, na Escócia, quando o anúncio ocorreu.
"Isso é o que acontece quando seu voo
é adiado por quase oito horas e todo mundo está perdido, incluindo o pessoal do
'nós não queremos morrer'. Criou-se toda uma atmosfera infernal quando um
membro da equipe fez este anúncio ultrajante", compartilhou uma internauta
em sua página no Facebook, com um vídeo que mostra a tripulante dizer que o
piloto não poderia decolar com gelo nas asas da aeronave.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
“DEBRIS” OU “DAMAGE”???
Há exatamente um ano uma revista especializada em aviação
publicou uma reportagem sobre um helicóptero na qual o autor escreve “Além
disso, telas na entrada de ar do motor protegem contra a ingestão dos FOD
(Foreign Object Damages).”
Em inglês, Damage
é dano, estrago, avaria, lesão. Nenhum motor ingere danos, estragos, avarias ou
lesões, ele ingere o que causa essas consequências, por isso que nesse
caso, o termo correto é Debris, que
significa exatamente restos, detritos, escombros, destroços, resíduos,
fragmentos. Aí sim faz todo sentido: as telas protegem o motor contra a
ingestão de detritos estranhos, que podem causar danos!
Mas se usa sim “Damages” quando se quer dizer, por exemplo,
que deve-se sempre recolher das pistas e pátios esses pequenos destroços,
objetos, restos – que podem ser até de malas, rodinhas, objetos em geral, não
necessariamente oriundos de equipamentos aeronáuticos – e que são Foreign
Object Debris para justamente evitar Foreign Object Damages. Simples assim.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LEGENDAS ERRADAS...
(Revista 01, setembro de 2014)
(Revista 01, setembro de 2014)
As imagens falam por si.
======================================================
“NOSSAS PRINCIPAIS SEÇÕES”
Deu n@ Internet e no F@cebook!!!
A TAM adesivou um lindo Boeing
767-300ER para promover viagens à Disney... mas no site da empresa o avião “se
transformou” em um Boeing 737-800, equipamento que ela não tem na frota... Mas
a concorrente Gol tem!!!!!! E ela também voa para a Flórida...
========================================================
DEU N@ INTERNET:
O site Aviões e
Músicas publicou um texto (veja em http://www.avioesemusicas.com/o-primeiro-boeing-727-volta-aos-ceus-n7001u.html
) sobre a volta ao céu do primeiro Boeing 727 da história, o N7001U, que voou
para o Museum of Flight, em Seattle, no último dia 2 de março, trajando as
cores antigas da United Airlines.
Como
complemento, recomendamos a página https://www.museumofflight.org/727-final-flight,
do Museu onde o protótipo do 727 cumprirá seu repouso como aposentado.
No Youtube há
vários vídeos a esse respeito, um deles, da última decolagem, ocorrida em Paine Field (Everett, Washington, EUA) https://www.youtube.com/watch?v=hm3zU8MRiC4.
Nesses momentos,
perguntamos: e onde estão o Sierra Mike Alpha da Vasp e o Tango Alpha Alpha da
Transbrasil? Entre outros, todos jogados em um canto qualquer, não só sem voar
como nem mesmo expostos em algum museu ou área pública. Temos aviões
preservados por abnegados entusiastas como o Cmte. Capistrano (em Araraquara) e
o Dr. Ailton (em Urutaí) mas, infelizmente, não são os aviões pioneiros que
citei acima.
Até nisso os
Estados Unidos estão a anos-luz à nossa frente!!!
--------------------------
Técnico morre após ser engolido por turbina de avião em
aeroporto na Índia
Do UOL, em São Paulo (Com agências internacionais)
17/12/2015 09h44
Um
técnico da companhia aérea Air India morreu após ser engolido pela turbina
de um avião no aeroporto de Mumbai, na Índia.
O
incidente ocorreu na quarta-feira (16) depois que o co-piloto do voo AI 619,
que ia para Hyderabad, confundiu sinais feitos pelos operadores aeroportuários
e deu partida na aeronave para a decolagem.
O
funcionário Ravi Subramanian estava próximo da turbina no momento, segundo o
"Press Trust of India", citando fontes anônimas. Os passageiros já
haviam embarcado.
Nesta
quinta (17), a Air India informou que tanto o piloto quanto o
copiloto foram suspensos.
Não é o
primeiro caso estranho envolvendo a companhia indiana.
Em julho, um avião que deveria fazer a rota Nova
Déli-Milão precisou dar meia volta duas horas depois de decolar devido à
provável presença de uma ratazana.
Em abril, dois pilotos foram afastados depois de brigarem em
pleno voo.
--------------------------------------------------------------------------------------
Avião faz pouso forçado em praia da Itália após perder roda
A
aeronave seguia com destino a Milão e teve problemas ao deixar o aeroporto de
Catania, na Sicília
Da
Redação ()
Um avião da companhia
italiana Meridiana foi obrigado a fazer um pouso de emergência em uma praia,
após perder uma das rodas do trem de pouso. A aeronave seguia com destino a
Milão e teve problemas ao deixar o aeroporto de Catania, na Sicília.
A aeronave perdeu a roda
logo após a decolagem. Por sorte, a costa de Plaia, onde foi realizado o pouso,
estava deserta, em função do inverno e ninguém ficou ferido. O aeroporto
interrompeu as atividades por cerca de meia hora para receber o avião. Outros
dois voos precisaram ser desviados para Palermo, também na Sicília.
=====================================================================
CAIXA PRETA DE CAMÕES
“Cerca de 80% dos funcionários dos aeroportos
concedidos já foram devolvidos à Infraero e estão sendo readequados em novas
funções e realocados em novos locais.’’
(Hum... pleonasmo
vicioso...)
(Fonte: Revista
“1”, setembro de 2014)
--------------------------------------------------------------------------
NOSSA EXCLUSIVA E COMOVENTE
COLEÇÃO DE PÉROLAS VOADORAS!!!
(Erros da
imprensa que capturamos por aí. Vamos contar somente os pecados, e não os
pecadores, senão a gente não vai pro Céu (nem eles!))
A Pérola da imprensa especializada em março de 2015
(Revista 01)
“Durante 2014 três aeroportos brasileiros ampliaram ou inauguraram novos
terminais (...). Com os novos espaços, novas salas VIPs passaram a oferecer
serviços diferenciados para passageiros de primeira classe e executiva.(...)
São espaços privativos que chegam a quase dois
metros quadrados utilizados para descanso com acesso à internet e TV,
banheiros com duchas, espaço reservado para crianças, bares e serviços de bufê;
até salas de reunião equipadas com sistemas de áudio para conferência (...).”
Cabem em dois metros quadrados todos esses
benefícios??? Com certeza, não, mas devido a esse erro não temos como saber o
tamanho real da área, “talvez” dois MIL metros quadrados...
A Pérola da imprensa especializada em outubro de
2015 (Revista 02)
“NÃO TRIPLADAS. Por fim, outro segmento que
tem atraído pesados investimentos da Rússia é de aeronaves não tripuladas’’
De fato, a palavra “triplada(s/o)” não existe em
português. Clássica falta de revisão. O correto é “tripuladas”, obviamente. E sendo num
subtítulo da matéria, seria teoricamente mais fácil de se perceber o erro.
A Pérola da imprensa especializada em novembro de
2015 (Revista 01)
“A Embraer
entrou no fim de setembro o primeiro
jato executivo Legacy 500 à Flexjet.”
Claro que o correto é “entregou”, novamente a união de erro de digitação com falta de revisão
e desatenção, com péssimo resultado, como sempre.
================================================
VALE A PENA LER DE NOVO
CAIXA PRETA # 51 / outubro, novembro e
dezembro de 2006
O
AVIÃO DE ARAÇARIGUAMA
Ainda
engatinhamos muito ao tentar elevar a cultura aeronáutica do País...
A pequena cidade de Araçariguama, no interior paulista,
transformou a carcaça de um velho avião Viscount em um cinema popular,
inaugurado em julho último (2006). É uma atitude louvável mas, infelizmente,
muitas informações incorretas cercaram as notícias sobre o histórico da
aeronave.
Muitas incorreções nem sequer são creditadas à assessoria
de imprensa da Prefeitura da cidade, porém, outras o são, sim.
A seguir, uma das primeiras reportagens a respeito,
creditada à Agência Estado (os destaques são por nossa conta...):
“O prefeito de Araçariguama (SP), Carlos Aymar (PFL), comprou da Varig, por R$ 80 mil, um Boeing DC 3 de 30 metros e instalou o
aparelho numa praça da cidade de 13 mil habitantes, que nem sequer tem
aeroporto. O plano era criar um novo atrativo turístico para o município, onde
há uma mina de ouro desativada.
Mas ele acabou descobrindo que a aeronave havia sido usada como avião presidencial pelo então presidente
Juscelino Kubitschek. "Pesquisamos o prefixo e ficamos sabendo que era o
avião presidencial reserva, e que o Juscelino fez 22 viagens com ele".
Segundo Aymar, a descoberta conferiu valor histórico ao DC 3, estacionado
na Praça Santos Dumont, construída recentemente.
O plano, que era de homenagear o pai da aviação pelos 100 anos do
vôo do 14 Bis, foi modificado. "Decidimos instalar um cinema no interior
do avião", revelou o prefeito. A cidade não tem cinema. A sala de exibição
terá 70 lugares. Durante a semana, serão exibidos documentários e filmes
educativos para alunos das escolas locais. Aos sábados e domingos, as sessões
serão para turistas e visitantes.
A inauguração do Cine Avião, como será chamado o cinema, está
prevista para o dia 20 de julho, quando serão lembrados os 133 anos de
nascimento de Santos Dumont. O avião está sendo restaurado, a um custo de R$ 20
mil.
(...)”.
(...)”.
Uma olhada rápida na foto publicada já apontava alguns erros no
texto. Era um Viscount, jamais um DC-3 (quanto mais Boeing DC-3...). E a Varig
jamais usou Viscount.
A comunidade entusiasta de aviação desconfiou que seria o avião
PP-SRJ, que até algum tempo atrás estava abandonado em uma praça na cidade de
Piracicaba, também no interior de São Paulo.
No
entanto, conforme estava nítido através de uma reportagem de TV sobre a
inauguração do cine-avião, constava pintados na fuselagem a matrícula PP-SRC e
o número de série Mk701/015/1958.
E
agora? SRJ ou SRC?
Na
verdade, o número de série estaria correto mas, a matrícula, errada.
“Mk701/015”
corresponde ao PP-SRJ, o avião ex-Vasp de Piracicaba. Já o PP-SRC era modelo
827 com número de construção 398 (seria, então um Mk827/398). Voou também pela
Vasp e foi vendido a um operador uruguaio, recebendo a matrícula CX-BIY.
E
nenhum dos dois tinha a ver com o ex-presidente brasileiro. Os dois Viscount da
FAB eram o VC-90 2100 (Viscount modelo 742 c/n 141) e o VC-90 2101
(Viscount modelo 789 c/n 345). A não ser que Juscelino tenha passeado no avião
agora em Araçariguama como simples passageiro civil.
Eis
a confirmação da história do avião de Araçariguama:
Histórico:
Primeiro, voou como
G-AMOD pela BEA - British European Airways, comprado novo, entrou em serviço em
26 de junho de 1953. Vendido para a Vasp em 30 de agosto de 1962.
Recebeu a matrícula
PP-SRJ. Foi retirado de operação em fevereiro de 1969 e permaneceu em Congonhas. Foi
doado para a cidade de Piracicaba em 1974.
O site confirma que é
o de Araçariguama:
“2006: Now located at Araçariguama, São Paulo , Brasil (50 km of São
Paulo city), owner and date of move unknown. No
engines, no naceles and no original interior. The aircraft is now used as a
'cinema' for local children.”
O historiador Vito
Cedrini complementa as informações sobre este e outros aviões-irmãos:
“Este
Viscount era o que ficava no Jardim Zoológico de Piracicaba.
É um Viscount
701 PP-SRJ c/n 15. Construído pela Vickers Armstrong Ltd.em Weybridge,
registrado para a Vickers como G-AMOD em 23.05.52, voou pela 1ª vez 17.06.53
como G-AMOD com a B.E.A . Entrou em serviço em 26.06.1953. Vendido para a Vasp
como PP-SRJ e entregue em 26.02.1963. Retirado de serviço em 28.02.69 quando
tinha 25.039 horas de vôo.
A Vasp, em
1962, resolveu complementar sua frota de Viscount da Série 800 e entrou em
contato com a British European Airways para a compra de 10 V.701, que foram
gradativamente entregues até 1963.
Em 31 de
Dezembro de 1968 depois de um acidente ocorrido na Austrália com a aeronave
VH-RMQ ,devido a uma falha estrutural na asa foi decidido “groundear” toda a
frota de V.701. A vida útil da longarina interna das asas teve seu tempo
reduzido.
O novo limite
então já havia, ou seria alcançado em breve. O custo para renovar as longarinas era
alto e devido ao tempo de vida das aeronaves não seria compensador
economicamente.
Após isto a
Vasp doou vários para Aeroclubes, praças etc. Este PP-SRJ é um dos ‘sobreviventes’.
No Aeroclube
do Campo de Marte havia o PP-SRN que até era usado sobre “Macacos” que
simulavam um vôo e era passado um filme dentro como se estivesse voando. Uma
vez tive a oportunidade de ‘voar’ nele.
No Aeroclube
de Jacarepaguá no Rio havia o PP-SRI que foi desmontado e vendido como sucata.
(...) Em Bebedouro está o PP-SRO e, se não me engano, na Fazenda Matarazzo
havia o PP-SRL. O PP-SRP que ficava em Rio Claro também teve um fim inglório. Havia
também um em Pedreira, SP no qual resolveram “atear” fogo. Este, andei atrás
dos restos junto com um amigo e descobrimos somente uma turbina em um
ferro-velho da cidade.”
E, aqui, um
alerta do brig. Danilo Álvares:
Só quero saber quem vai fazer a
manutenção desta máquina. Em dois a três anos estará tudo corroído. A
prefeitura deveria contratar algum mecânico de aviação com prática em
tratamento anti-corrosivo ou na FAB (alguém que tenha trabalhado em um PAMA ) ou na VARIG.
Avião como monumento (sem voar) dá um trabalho danado e sai caro
"pacas".
De qualquer
modo, o avião foi inaugurado no dia do aniversário de Santos Dumont, conforme
prometido.
Aliás, quando
é mesmo o aniversário de Santos Dumont???
Semanas antes
da inauguração, perguntei para o assessor de imprensa de Araçariguama quando o
cinema seria inaugurado, e ele escreveu:
> A inauguração será no dia 23/06 quando comemoramos o aniversario
de Santos Dumont (eu acho?)
Daí eu
respondi para ele que o aniversário de Santos Dumont era dia
20 de julho. A resposta dele:
20 de julho. A resposta dele:
>
Realmente Solange me enganei mesmo, a inauguração será dia 23/07 e
não 20/06 como falei.
não 20/06 como falei.
Bem... deixa
pra lá...
=======================================================
DIRETAMENTE
DOS NOSSOS “ARCHIVOS”
Em 2010, a saudosa Aviação em
Revista publicou uma reportagem sobre os Spotters, que reproduzimos na íntegra
a seguir, como homenagem a esses entusiastas que, não raras vezes, são os que
primeiro flagram acidentes, incidentes e também imagens felizes da aviação,
especialmente a comercial, em todo o mundo.
=========================================================
“CAPAS”
Algumas capas de revista de
aviação que se destacam por si só ou trazem homenagens históricas. Colabore
você também enviando aquelas de que mais gosta!
Abril/maio de 1994. Hoje
reservada para os meses de julho de cada ano, a edição de Aviação Militar na
América Latina da Flap Internacional traz sempre um Raios-X que agrada
historiadores e entusiastas desse segmento da
aviação, inclusive com muitas fotos, várias delas exclusivas.
1992. A revista oficial da Força
Aérea Brasileira existe há muitos anos e, embora sem peridiocidade mensal (atualmente
é trimestral) sempre impressiona pela qualidade e diversidade das matérias.
Pode ser acessada inclusive em sua versão eletrônica.
=============================================
“COMIDA DE
AVIÃO”
Este
mês destacaremos um dos mais recentes posts
do site Airlinemeals.com, cujo colaborador voou de Munique para Lisboa na
companhia aérea portuguesa TAP.
O
voo foi realizado no dia três de fevereiro passado em um Airbus A319. O autor,
que se identifica como Alex, voou na classe executiva da companhia. Ele disse
que gostou muito do almoço. “O serviço foi muito atencioso
e personalizado. Havia uma escolha de dois pratos principais quentes.”
A foto a seguir é do próprio autor do comentário
===================================================
“Sites
úteis”
http://spotterguide.net
Você vai
viajar e quer saber se dá pra praticar spotting
em seu destino, se precisa levar uma escadinha, qual o comprimento das pistas
(e quantas são), os melhores horários para a luz incidir nas máquinas voadoras
a partir de onde você está, e que tipos de aeronaves você encontrará. Mais
ainda, se tem onde comer por perto, qual a melhor época do ano para “spottear”
etc. Então, seus problemas acabaram! O site europeu Spotter Guide tem todas
essas informações e muito mais, como fotos de satélite pra você se orientar, e
fotos de outros fotógrafos para você analisar.
Em
“Locations”, no Brasil, só consta o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Talvez seja o momento de incentivá-los a incluir informações sobre outros
aeroportos brasileiros também!
=====================================================================
– “PENSAR PARA VOAR” –
(PENSAMENTOS E FRASES RELACIONADOS À AVIAÇÃO)
“O aviador nutre uma paixão pela maravilhosa experiência de
voar. Enquanto houver um menino ou menina com os olhos voltados para o céu,
admirando um avião, aeromodelo, helicóptero, ultraleve, asa-delta, parapente ou
paraquedista, num campo de pouso qualquer desse imenso país, a chama pela
aviação continuará acesa. Essa mesma chama que nasce na infância será
alimentada enquanto os amantes da aviação reservarem fins de tardes com amigos,
nas portas de hangares, para contar histórias de voos que aconteceram (ou
não!), compartilhar novidades e planejar próximos voos. A aviação é diferente
de outras paixões humanas pois tem na paixão seu combustível indispensável e principal.”
(Humberto Gimenes Branco, vice-presidente da Associação dos Proprietários e
Pilotos de Aeronaves (APPA))
==============================================================
CAIXA COR DE ROSA
Direto do Túnel do
Tempo....
===================================================================
A PERGUNTA DO MÊS
Sempre inovando, nosso Blog está lançando nesta edição mensal sua mais
nova sessão, A Pergunta do Mês. Quem poderá responder a essa indagação?
“Mais de seis meses após o lançamento da Marca
LATAM, porque nenhum avião ou instalação ainda a recebeu?”
Para apimentar a questão, a Gol trocou de marca e, num instantinho já
tinha vários de seus aviões atualizados. Idem a Alitalia.
-------------------------------------------------------------------------
N O V I D A
D E S E R E G I S T R O S
Veja na Edição 521 (fevereiro de 2016) da revista Flap
Internacional minha matéria sobre as principais feiras aeronáuticas de 2016.
--------------------------------------------------------------------
Envie não só sugestões, comentários, reclamações como também denúncias
de maus tratos em companhias aéreas, flagrantes em fotos e textos, desabafos,
histórias, contos, crônicas, piadas, tudo o que lhe agradar divulgar,
anonimamente* ou não.
(*podemos publicar anonimamente depois de comprovar se o autor realmente
existe!)
===========================================
ATENÇÃO!
Todos os
textos e fotos postados neste Blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de
fevereiro de 1998, a Lei de Direitos Autorias.
Algumas
revistas, não só de aviação, se baseiam na Lei 5.988/73 que foi revogada pela
Lei 9.610/98. Independentemente se você é jornalista formado e/ou registrado ou
não, sendo autor de qualquer obra intelectual, fique atento!!!
Veja o
texto da Lei EM VIGOR em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário