PARABÉNS,
TRANSBRASIL!!!!
No último dia 5 de janeiro,
a querida Transbrasil estaria completando 61 anos de atividades, não tivesse
parado de voar em dezembro de 2001. Nossa missão é não deixá-la ser esquecida.
Eu não conheci em
atividades a Real, a Aerovias Brasil, a Panair. Aos poucos, elas estão sendo
esquecidas. O mesmo ainda pode acontecer com a Varig, a Vasp, e a Transbrasil, “Transbrasa”
para os íntimos. Isso porque a geração que não as viu em atividade acha que a
aviação de hoje é tão boa quanto a de antigamente. Grande engano! Naqueles
tempos, seus pilotos participavam diretamente da administração. Aliás, hoje, os
pilotos estão deixando de usar quepes e não têm o mesmo orgulho de serem
"aviadores" como os de antigamente. As comissárias e os comissários
podem ser ainda muito competentes, profissionais dos mais preparados, e o são,
mas jamais trabalharão com o mesmo glamour
daqueles “aeromoças” e “aeromoços” de antigamente, por mais que se esforcem. O
serviço de bordo também não lembra o dos bons tempos. Hoje, tudo é muito mais
impessoal. Uma combinação de letras e número ou códigos de barras ou QRCodes é
a sua passagem aérea, não aquele carnezinho com várias vias que dava orgulho de
se apresentar no balcão. Bem, o mundo todo está mais impessoal.
Saudades especialmente do
PT-TAC que marcou muito a minha vida e hoje eu o considero membro falecido de
minha família...
***Não nos esqueceremos de
você, Transbrasa, faremos esse esforço!!!!***
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MISSÃO EUROPA 2015 –
ALGUNS MOMENTOS
No
dia 12 de outubro eu e o foto-jornalista e cinegrafista profissional Carlos
Eduardo França viajamos para a Holanda e Alemanha para cumprir pautas para
algumas revistas e também conhecer melhor esses países.
(Obs:
todas as fotos abaixo de autoria de Solange Galante, exceto quando mencionado)
Schiphol
na manhã de 14 de outubro passado, visto de local para spotting.
Local para spotting, ou seja, adequado para fotógrafos que possuem o hobby de fotografar aviões em aeroportos, chamados de spotters.
O que está escrito? Mais ou menos isso: não deixe sujeira e migalhas no chão para não atrair pássaros e preservar a segurança de voo (pois tem um McDonald's do lado)
As seis
pistas em Schiphol, sendo que cada uma tem um nome (meio complicado para nós,
por sinal, rs). Estávamos perto da Buitenveldertbaan (09-27).
Outra
vista de Schiphol de um dos locais disponíveis para spotting.
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Atenção!!!
Não é raro spotters serem imaginados assim !!!!!
(veja
o vídeo no Facebook)
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“NOSSAS PRINCIPAIS SEÇÕES”
HISTÓRIAS DE ANAC*
Reouvindo uma entrevista que eu fiz
uns 15 anos atrás para a Aviação em Revista, o entrevistado falou, na ocasião:
"O DAC é desorganizado, não se preocupa com os aspectos econômicos da
aviação civil, temos esperança que tudo vá melhorar com a futura Anac!"
Qual a
sua opinião? Não precisa se identificar, se não quiser...
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DEU N@ INTERNET:
PASSAGEIROS MALCRIADOS, uma praga que virou moda
26 Nov 2015
|
Fabio Steinberg
A transformação da aviação em
transporte de massa fez o número de passageiros em todo mundo crescer
exponencialmente. Basta dizer que em 2016 as companhias aéreas devem receber a
bordo mundialmente 3,6 bilhões de pessoas, prevê a IATA, associação
internacional de transporte aéreo. Mas a explosão de viajantes promoveu um
efeito colateral. É que nem todos sabem se comportar bem nos aviões. Muitos
pensam que estão em casa ou entre amigos, e por vezes ignoram noções básicas de
convívio.
(Foto: Divulgação)
Com isto, estão se tornando cada dia
mais frequentes incidentes causados por passageiros mal-educados. Em casos
extremos, situações inesperadas trazem prejuízos
às companhias aéreas que podem variar
entre 10 mil e 200 mil dólares por episódio.
São conflitos que podem começar por uma
simples discussão sobre inclinação de assentos, até chegar a agressões físicas.
Há vários exemplos de situações que já provocaram até pousos de emergência. Foi
assim depois que um passageiro da Qantas acendeu um cigarro no banheiro e socou
um membro da tripulação. Ou quando um bêbado que voava pela Norwegian Air
desafiou as regras com um cigarro eletrônico, desligou os detectores de fumaça,
e a seguir agrediu um comissário de bordo. Ou o sujeito em voo da United que
não só se recusou a sentar como exigia o tempo todo ser servido de amendoim e
biscoitinho.
Houve a agressão de um passageiro a uma
aeromoça com cinto de segurança seguido de mordidas que tascou em passageiros,
mesmo depois de amarrado à poltrona com fita adesiva. Nem mesmo a primeira
classe escapa do fenômeno. Uma advogada que viajava pela US Airways, depois de
entornar três taças de vinho junto com pílula para dormir, destruiu sua
poltrona e a seguir tentou quebrar a janela do avião com um controle remoto.
O Brasil não está imune a estas
situações: recentemente um grupo de 52 adolescentes foi retirado de um voo da
Azul pelo comandante por algazarra e mau comportamento, inclusive por um deles
tentar fotografar a calcinha da aeromoça.
(Foto: Divulgação)
Uma pesquisa sobre etiqueta a bordo
realizada nos Estados Unidos pela Gfk a pedido da Expedia, identificou os tipos
de passageiros mais irritantes. Em
primeiro lugar, vem a criança que chuta a parte traseira da poltrona da
frente, ou que é excessivamente inconveniente ou gritante, enquanto os pais
fazem a maior cara de paisagem.
Logo
a seguir, o passageiro fedorento e sem a menor
noção de higiene. Depois, há o
barulhento, que fala alto ou ouve som em alto volume. Seguem na lista dos inconvenientes o bêbado e o tagarela, capazes
de não dar paz ao vizinho de assento durante todo o voo. Há também o
paquerador, o que tira sapato e meia sem qualquer
cerimônia, o “bexiga solta” que vai a cada momento ao banheiro, o mastigador
compulsivo de salgadinhos, o homem-canguru que saltita de poltrona em poltrona
e o apressadinho que fura fila no desembarque, entre outros.
A mesma pesquisa dedicou um capítulo
para a reclinação do assento. Um terço dos pesquisados gostaria que as
poltronas fossem fixas ou com movimentos restritos a certos horários do voo. Um
terço disse que não costuma reclinar, enquanto 30% dos demais só o fazem para
dormir e 13% apenas se o passageiro da frente reclina, provocando um efeito
dominó. Há ainda 26% de vingativos, que só fazem isto para punir o
comportamento grosseiro do ocupante da poltrona traseira. Finalmente, existem
os insensíveis: 10% reclinam mesmo que o passageiro de trás seja muito alto, ou
se trate de uma mulher grávida.
No melhor estilo do “perguntar não
ofende”, a pesquisa revelou ainda que 1% dos viajantes tiveram relações íntimas
durante o voo. Se isto é verdade, aí é outra questão.
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DIRETAMENTE
DOS NOSSOS “ARCHIVOS”
(Fonte: Revista Aero, setembro de 1974)
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NOSSA EXCLUSIVA E SENSACIONALCOLEÇÃO DE PÉROLAS
VOADORAS!!!
(Erros da imprensa que capturamos por aí. Vamos
contar somente os pecados, e não os pecadores, combinado?)
A Pérola da imprensa especializada em fevereiro
de 2015 (Revista 02)
“Com um histórico de voo impecável, tornou-se
comandante de Junker Ju-52 da
Condor.’’
Qual é o
plural de Junker, ou, qual é o singular de Junkers? Nada disso, Junkers é nome
próprio e sempre se escreve assim: Junkers. Comentamos isso todo ano aqui no
Blog e parece que ninguém aprende...
A Pérola da imprensa especializada em agosto de
2015 (Revista 01)
“A Gol apostou desde sua fundação, em 2001, na
uniformização da frota. Utilizando apenas jatos da família 737 (-300 no início, atualmente -700 e
-800) (...)”
Em seu
primeiro ano de operações, a Gol Linhas Aéreas operou apenas aviões
Boeing 737-700, e só mais tarde incorporou à frota o modelo na série -300.
A Pérola da imprensa especializada em... quê?
Mais uma que não coloca a data da publicação? Acho que é setembro de 2015.
(Magoei....) (revista 27)
“O PC-24 é o primeiro avião executivo construído na Suíça.”
Sério? E o
PC-12, da mesma fabricante suíça Pilatus, é o quê?
Melhor
considerar o PC-24 o primeiro avião executivo a jato construído na Suíça.
A Pérola da imprensa especializada na segunda
quinzena de novembro de 2015 (Revista 04)
“A Finnair foi a segunda companhia aérea a receber o Airbus A350”
Não foi. A
segunda foi a Vietnam Airlines, e a Finnair foi a terceira.
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CAIXA PRETA DE GOETHE
“Nesta edição (...) a cobertura exclusiva da Aero Friederichshafen 2015...”
(Fonte: Revista “27”, o nome correto da cidade é Friedrichshafen.
Sim, uma letra faz diferença sim... experimente testar com o seu próprio nome).
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CAIXA PRETA DE CAMÕES
“A empresa também se tornou parceria da Saab e deverá produzir na unidade de São Bernardo do
Campo (...).’’
“Parceria” ou “Parceira”?
(Fonte: Revista “2”, aquela que não coloca seu mês de
publicação na edição, mas que calculamos como sendo fevereiro de 2015)
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CAIXA PRETA DE SHEAKESPEARE (ou de Mark Twain)
“Para a maioria da turma, receber dois carros do
ano da Lockheed para irmos às aulas e ainda fazer programas de lazer, tendo
geralmente como foco a Dysneyland de
Anaheim, Califórnia (...)’’
O correto é Disneyland.
(Fonte: Revista “2”, aquela que não coloca seu mês de
publicação na edição, mas que calculamos como sendo fevereiro de 2015)
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VALE A PENA LER DE NOVO
CAIXA PRETA # 51 / outubro, novembro e
dezembro de 2006
OUVIDO
NA TEVÊ:
O Jornal da Record, até que estava indo bem... Mostrava imagens aéreas
da fila de aeronaves para decolar em Congonhas em meio ao caos do tráfego aéreo
no início de novembro. Mas o que estragou foi terem colocado legendas, sem
elas, estava tudo condizente com as imagens. Vejam o diálogo entre um avião e
Controle Solo; os trechos entre parêntesis (alguns dos quais eu negritei) NÃO
foram falados, apenas acrescentados às legendas na parte de baixo da tela, com
a intenção de dar uma explicação aos telespectadores. Mas os que negritei
não tinham nada a ver com a realidade, mesmo porque o Controle Solo não orienta
aeronaves em aproximação:
“Avião no pátio de Congonhas: –Solo, 2409.
Controle Solo da Torre de Congonhas: –Prossiga
Avião: –Teria um (tempo) estimado para o nosso início, senhor?
Controle: –Não, comandante, infelizmente, o senhor sabe, está meio
complicadinho pro setor de Brasília. E agora também pela manhã, o setor sul, de
Curitiba. Por isso, esse pequeno congestionamento. Agora, no momento, a gente
está com sete aeronaves (para descer), uma alinhando (descendo)
mais seis no ponto de espera.”
Depois disso, a emissora tentou ainda explicar as pistas de Congonhas,
mostrando, em um mapa, a pista principal e a auxiliar:
"Ao lado da pista principal do aeroporto, que tem 1.940 m de extensão, está a
chamada pista auxiliar, ou pista da direita, que tem 505 metros a menos,
opção pra quem tem presa...."
Bem, "direita" se estiver operando pista 35, portanto, como
sabemos, nem sempre ela está
à direita...
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“CAPAS”
Algumas capas de revista de
aviação que se destacam por si só ou trazem homenagens históricas. Colabore
você também enviando aquelas de que mais gosta!
***Neste mês homenageamos duas
publicações que já são especiais para a estante de qualquer entusiasta ou
profissional de aviação.***
Outubro/novembro de 2015. Há algumas
décadas esta edição especial de Flap Internacional, sempre a mais grossa do
ano, é uma radiografia da aviação comercial na América Latina. Desde 2005, ou
seja, há exatamente 10 anos, eu ajudo na pesquisa, sendo a responsável por
escrever o texto de mais de 60 companhias brasileiras e estrangeiras que
integram a edição. Já foi bem mais, passando de 70 empresas, mas como muitas se
fusionaram e outras, infelizmente, fecharam, mesmo as mais novas não conseguem
suprir, em todos os sentidos, as lacunas. É uma obra obrigatória para qualquer
biblioteca de entusiasta ou profissional da área.
Dezembro de 2015. Outra obra que se tornou obrigatória a
todos que se interessam por aviação, sendo publicada há 18 anos, é a Edição
Histórica anual da Flap Internacional, que não é vendida em banca mas apenas enviada
a assinantes ou quem a encomenda diretamente à editora. A cada edição, uma
coleção de matérias sobre vários aspectos históricos da aviação comercial
mundial, especialmente da brasileira.
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“COMIDA DE
AVIÃO”
Comendo
no 777 da KLM entre Amsterdã e Rio de Janeiro há pouco mais de dois meses, em
29 de outubro de 2015.
Macarrão
Penne, bolinhos de carne , purê de batatas com cenoura e cebola, pão, biscoito
salgado, queijo gouda, margarina, cerveja, carolinas com creme, de sobremesa.
(Fotos: Solange Galante)
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“Sites
úteis”
Banco de
dados de transcrições de cockpit voice
records, as famosas caixas pretas de voz, muito prestigiadas quando um
avião de acidenta. Entre as 158 transcrições atualmente no site estão a de um
DC-8 da Alitalia que de acidentou em 1962 na Índia, o Boeing 727 da Pacific
Southwest Airlines (PSA) que colidiu com
um Cessna 172 em 1978, a famosa colisão entre os dois 747, da KLM e da Pan Am
em 1977, o Vasp 168, que bateu próximo a Fortaleza em 1982 e até o TAM 3054 que
caiu próximo a Congonhas em 2007.
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– “PENSAR PARA VOAR” –
(PENSAMENTOS E FRASES RELACIONADOS À AVIAÇÃO)
“É impossível evitar a ilusão (desorientação espacial,
quando voando em condições de voo por instrumentos) completamente. Tudo o que
ele (piloto) pode (e deve) fazer é evitar que as ilusões causem problemas” (Cmte.
Rodrigo Duarte )
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CAIXA COR DE ROSA
Veja na página da AFA (Academia da Força Aérea) no Facebook a
divulgação do voo solo da Cadete
Aviadora Maria Luisa quando voou solo em formatura com quatro aeronaves T-27
Tucano durante seu curso.
Foto:
C:\Users\Solange\Documents\FOTOS 78\Cadente aviadora Maria Luísa
(Foto: AFA)
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N O V I D A
D E S E R E G I S T R O S
Edição 517 (2ª.quinzena de outubro/1ª. quinzena de novembro
de 2015) da revista Flap Internacional, com todas as companhias aéreas da
América Latina.
Veja na edição 519 (1ª. quinzena de dezembro de 2015), reprise
de duas matérias históricas minhas, a “Meta – a última romântica da Amazônica”
e “Total – Excelência Regional”.
Veja na edição 195 (dezembro de 2015) de Avião Revue, minha
entrevista com Stefan Auerbach, CEO da Lufthansa Sustems.
(Foto: Carlos Eduardo França)
Veja na mesma edição 195 (dezembro de 2015) de Avião Revue, minha
reportagem sobre novas instalações da Rockwell Collins no Brasil.
(Foto: Solange Galante)
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