30 de junho
de 2014
ERA A.L.
(APÓS LEILÕES)
Passados os leilões das companhias aéreas que
deixaram saudades (Vasp, Varig e Transbrasil), contabilizamos algumas vitórias
e algumas derrotas.
Derrotas:
*O PP-SMA, embora leiloado “inteiro” está muito
deteriorado e o atual proprietário está muito desanimado com as dificuldades
para remover a aeronave de onde está, em Confins. A aeronave pioneira ainda
corre sério risco de ser desmanchada e simplesmente virar panela...
*O GRU-Airport ainda conta com pelo menos cinco
aviões em péssimo estado em pátio bem próximo ao pátio do novíssimo,
moderníssimo, famosíssimo TPS 3;
*Por melhor boa intenção que tenha, os juízes
das massas falidas não estão aproveitando como deveriam os bens restantes das
empresas para fazer dinheiro, e muito material que poderia ser leiloado, com
bom retorno, foi simplesmente inutilizado. Isso pode ser consequência tanto do
desconhecimento de seu valor comercial mesmo entre entusiastas quanto da impossibilidade
de se gerenciar o histórico de peças mais valiosas.
Vitórias:
*Aeroportos como Congonhas livres das sucatas,
que deixam a área feia, menos valorizada, com risco de focos de doenças e
perigo para quem trabalha perto, além de menos espaço disponível para
ampliações;
*Preservação da memória da Vasp com pelo menos
quatro aviões mantidos no máximo do estado original;
*Mais dinheiro para pagamento de credores,
leia-se principalmente ex-funcionários.
*O Tango Alpha Charlie será preservado e também acessível!
FELIZ
PT-TAC
Meus leitores lembram das várias homenagens que
fiz aqui sobre o Tango Alpha Charlie, o Boeing 767 da Transbrasil que marcou
muito minha vida e a de muitas outras pessoas também. Todo entusiasta têm
aquela máquina que mora no seu coração, por um ou outro motivo. Embora o Boeing
767 não seja meu modelo de avião predileto, o TAC foi aquele companheiro que,
em apenas dois voos meus nele, tatuou na minha alma uma paixão incrível.
Primeiro, a tristeza da parada e posterior
falência da Transbrasil. Depois, a deteriorização. Alguma esperança, ao visitar
os três irmãos arco-íris, e preservação pelo menos do Charlie. A seguir, o
leilão e a incerteza, por ter sido comprado por uma empresa de reaproveitamento
de peças. Finalmente, o meio termo: não foi preservado inteirinho, como poderia
dado a seu ótimo estado, mas tirou-se o que tinha de mais valioso
comercialmente e será mantido o que se desejava para preservação: o corpo, a
cauda, o arco-íris.
Hoje, o PT-TAC
já se encontra em Taquatinga/DF pronto para ser cuidadosamente remontado.
Funcionarão quatro restaurantes lá dentro! Informações passadas pelo
proprietário do mesmo. Inclusive, garanti ao dono do avião que, se depender dos
meus amigos, todos engordaremos nos restaurantes dele (rs)
Para contribuir com a memória do
avião, estou lançando uma campanha de arrecadação de fotos sobre o avião pois seu
proprietário está muito interessado em decorar os restaurantes com as fotos dos
tempos áureos do TAC! E já pedi para ele manter o nome dos fotógrafos expostos
também, para ser grato a quem contribuir graciosamente com a campanha.
Conto inclusive com os amigos que possuam sites ligados à
aviação para ajudar nessa homenagem!!!
Vamos ajudar a preservar a memória do
primeiro avião da Transbrasil certo de estar representando a memória da
empresa!
As fotos, em alta resolução, deverão
ser enviadas para remigedeaguia@bol.com.br,
de preferência, com o nome do fotógrafo incluído no canto inferior ou superior
esquerdo ou direito (Não sobre a imagem do avião, mesmo por marca d’água). Após
eu confirmar o recebimento da foto, encaminhá-la-ei ao dono atual do TAC, que
ficará responsável pela exibição da imagem com a devida identificação do autor.
Daí é só aguardar a inauguração do espaço temático e ir visitar o avião que já
deu muitas alegrias a todos pela Transbrasil!
* * * * *
“IMAGINA
NA COPA”
Imaginávamos como estariam nossos aeroportos
durante a Copa. Pois a Copa chegou.
Talvez embriagados pelo evento e pelas caipirinhas
muitos turistas não reparem. Ou façam de conta que não reparam.
No último dia 25 de junho a área de desembarque
do Aeroporto Tancredo Neves, em Confins/MG estava intransitável pela manhã:
pouco espaço para tanta gente na área de restituição de bagagens, causando
enorme incômodo. Sem saber que eu era da imprensa, um funcionário da Infraero
me confirmou que diariamente está assim.
Aeroportos que já deveriam estar totalmente
ampliados, reformados etc pelo menos antes de 12 de junho e, melhor ainda, muitos
anos atrás – pois tráfego aéreo não depende só de Copa e eventos pontuais –
estão “meio prontos”. As máquinas de muitas das obras, aliás, estão proibidas
de funcionar durante a Copa (até 13 de julho) para não causar riscos de
segurança, poeira, e não ficar mal nas fotos e selfies dos turistas.
Alguns aeroportos fecharam devido a nevoeiros,
causando o cancelamento de viagem de centenas de passageiros, muitos deles
perdendo a possibilidade de assistir aos jogos nas “arenas” (novo nome dos
“estádios”). Para a Fifa, nada de mais, ela já embolsou a grana dos ingressos,
mesmo... Mas, por que houve aeroportos fechados se há décadas já deveria haver
ILS CAT II ou III em alguns deles?
Enfim está acontecendo exatamente o que eu
previa: a maioria dos problemas não está sendo noticiada, estão varrendo pra
debaixo do tapete, ocultas sob os berros do Galvão Bueno – hoje mesmo uma
reportagem da TV Globo no Jornal Nacional destacou os pontos fortes do Brasil,
para os turistas, e quase não divulgou o que os mesmos turistas estrangeiros
disseram como críticas ao Brasil – praticamente apenas altos preços e trânsito versus uma lista enorme de qualidades
como praias, simpatia do povo, caipirinhas etc. Mas os problemas varridos para
debaixo do tapete estão lá, e na hora em que o calombo sob o tapete começar a
incomodar, vamos tropeçar e cair na realidade...
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BASTIDORES DE QUEM VOA
“Perguntem ao pessoal do GTE se o
ex-presidente Lula e sua comitiva tinham essa educação?? Participei numa
comitiva presidencial sendo o Força Aérea 4 quando este sr Lula foi inaugurar
uma área da Petrobras no Espírito Santo, pude ver in loco como seus pilotos
eram tratados, aliás, como fui tratada, de 12 passageiros que transportei,
entre Senadores/as e deputados/as, se dois ou três foram educados com minha
tripulação foi muito.
Pude sentir a insatisfação dos pilotos da Força Aérea que faziam o transporte do presidente e sua comitiva, a 1ª dama (se é que era uma dama) foi a mais sem educação de todos.”
Pude sentir a insatisfação dos pilotos da Força Aérea que faziam o transporte do presidente e sua comitiva, a 1ª dama (se é que era uma dama) foi a mais sem educação de todos.”
(Cmte. Simone
Vaz, piloto de helicópteros, a respeito do link do bom exemplo de educação do
Presidente Barak Obama, a seguir)
(Traspiés de Obama - Se olvida del protocolo cuando subió a helicóptero militar)
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CONCURSO DE ILUSTRAÇÕES
Voltamos
a divulgar nosso Concurso. As fotos dos brindes estão na Caixa Preta # 94, de
30 de junho de 2013 (no ar em 01 de julho).
Convido
meus leitores a me ajudar a escolher a cara de uma das principais companhias
aéreas fictícias da história que compõe o romance de aviação que estou
finalizando. Batizada como “Manche Negro”, ela utiliza basicamente equipamento
Boeing 737-300 e suas cores são quentes: vermelho, laranja e amarelo. Vamos às
regras:
1)
Usar como base um Boeing 737-300 com as cores vermelho, laranja e amarelo sobre
fundo branco e o nome Manche Negro, criando também uma logomarca a ser
estampada na fuselagem e/ou cauda;
2)
Criar a pintura sobre desenho ou foto da aeronave de perfil, ambos os lados;
3)
Evitar usar esquema visual de companhia aérea já existente (real);
4)
Enviar o desenho somente por e-mail para remigedeaguia@bol.com.br com o titulo (assunto da mensagem)
“Manche Negro”;
5)
Acrescentar seu(s) telefone (s) e nome completo ao e-mail.
6)
Utilize a técnica que quiser para desenhar/pintar a ilustração;
7)
Caso use como base uma foto real de Boeing 737-300 (foto retocada) envie uma
declaração de que a foto de base é de sua autoria, com seus dados completos
(nome, idade, endereço e dados da foto: onde foi tirada, data, câmera), para o
caso de contestação por parte de outra pessoa.
Justamente
para o caso de contestação de foto quanto ao uso de foto original ou utilização
de imagem de propriedade de outra pessoa ou de companhia aérea real, todos os
trabalho recebidos serão publicados neste Blog para que demais leitores ajudem
na fiscalização dos mesmos.
A
escolha dos melhores trabalhos se dará por etapas, a meu critério pessoal, e
será divulgada à medida que alguns trabalhos forem sendo preferidos, até restar
apenas dois, quando estes sim serão escolhidos pelos leitores do Blog por meio
de seus comentários postados unicamente no próprio Blog Caixa Preta da Solange.
Agora,
os incentivos.
As
fotos são de brindes que serão doados ao vencedor final, com envio gratuito
pelo Correio (modalidade PAC) ao endereço do vencedor, conforme relação a
seguir:
Livro
“Luftwafe over America” (Manfred Grihel), 256 páginas, em inglês
Um
caderno-agenda Safran Turbomeca
Um
caderno-agenda Embraer
Uma
agendinha da Gol Linhas Aéreas
Uma
caneta esferográfica azul Embraer
Um
chaveiro em metal Embraer Ipanemão
Uma
camisa AgustaWestland AW 169, tamanho G
Uma
camisa 10 Anos Expo Aero Brasil tamanho GG
Haverá
ainda a possibilidade da ilustração ser utilizada futuramente como capa do
livro.
Todos
os objetos são novos, sem uso.
Restam
dúvidas? Escreva-me!
VOCÊ JÁ PODE VOTAR NO
SEU PREFERIDO!
Mande-nos um e-mail
(para remigedeaguia@bol.com.br)
dizendo qual sua ilustração predileta, das candidatas publicadas na edição
anterior de Caixa Preta mensal (link direto: http://caixapretadasolange.blogspot.com.br/2014/05/caixa-preta-105.html).
Faça
também seu comentário (porque escolheu determinada ilustração) e concorra ao
recebimento gratuito de revistas de aviação do mês, além de um exemplar de
“Airports Brasil”, revista que não é vendida em banca, com remessa grátis pelos
Correios.
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Boeing 787???
A matéria é
inteirinha sobre o Boeing 787, nem fala do Boeing 767, mas esta foto é de um...
um... Bem, vou deixar para a revista
“02” responder, já que foi ela quem publicou a matéria e a foto em abril de
2014...
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Campanha da Star Alliance para que os clientes da TAM não
migrem para a OneWorld junto com a companhia aérea brasileira...
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“NOSSAS PRINCIPAIS SEÇÕES”
DEU N@ INTERNET
(Fonte: G1, São. Paulo)
07/06/2014 15h19 - Atualizado em 07/06/2014 15h23
07/06/2014 15h19 - Atualizado em 07/06/2014 15h23
Bimotor faz pouso forçado
em rodovia em Mairiporã, na Grande SP
Aeronave de pequeno porte fez pouso de emergência
na SP-023.
Ninguém ficou ferido, segundo a Polícia Rodoviária Estadual.
Ninguém ficou ferido, segundo a Polícia Rodoviária Estadual.
Do G1 São
Paulo
Movimentação após pouso forçado de aeronave em
rodovia (Foto: Danilo Martins/Vc no G1)
Um
bimotor fez um pouso forçado na manhã deste sábado (7) na Rodovia Prefeito Luiz
Salomão Chamma,SP-023, em Mairiporã, na Grande São Paulo. Ninguém ficou ferido.
Segundo a
Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a aerovane de pequeno porte precisou fazer
um pouso de emergência por volta das 10h, próximo da represa Paiva Castro, na
divisa com Franco da Rocha. O bimotor ficou atravessado na rodovia sobre o
guard-rail. A rodovia foi interditada temporariamente.
O Corpo
de Bombeiros foi acionado e efetuou procedimentos de emergência para resfriar a
aeronave. Não há informações sobre a origem e destino do bimotor. Por volta das
15h20, a Força Aérea Brasileira (FAB) não tinha informações sobre o acidente.
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BIMOTOR ????????
Ah, bom... corrigiram
depois... acho que não encontraram o outro motor (verso definitiva abaixo
(excluímos as fotos, que são as mesmas))
07/06/2014
15h19 - Atualizado em 07/06/2014 20h58
Avião de pequeno porte faz
pouso forçado em rodovia em Mairiporã
Aeronave de pequeno porte fez pouso de emergência
na SP-023.
Ninguém ficou ferido, segundo a Polícia Rodoviária Estadual.
Ninguém ficou ferido, segundo a Polícia Rodoviária Estadual.
Do G1 São
Paulo
Um
avião de pequeno porte fez um pouso forçado na manhã deste sábado (7) na
Rodovia Prefeito Luiz Salomão Chamma,SP-023, em Mairiporã, na Grande São Paulo.
Duas pessoas estavam na aeronave, mas ninguém ficou ferido.
Segundo a
Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a aerovane precisou fazer um pouso de
emergência por volta das 10h, próximo da represa Paiva Castro, na divisa com
Franco da Rocha, e ficou atravessado na rodovia sobre o guard-rail. A rodovia
foi interditada temporariamente.
O Corpo
de Bombeiros foi acionado e efetuou procedimentos de emergência para resfriar a
aeronave. Não há informações sobre a origem e destino da aeronave.
De acordo
com a Força Aérea Brasileira (FAB) a aeronave que pertence ao Aeroclube de São
Paulo saiu do Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, e retornaria ao mesmo
local.
Movimentação
após pouso forçado de aeronave em rodovia (Foto: Danilo Martins/Vc no G1)
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CAIXA PRETA DE CAMÕES
“É
a aeronave comercial com as maiores janelas do mercado (...), além de
benefícios como maior humidade do ar e melhor pressurização de cabine.”
A
revista é editada no Brasil, publicada no Brasil, com jornalistas brasileiros
(pelo menos, nenhum português, até que se prove o contrário) e, segundo Maria da Gloria Perez Delgado
Sanches. Membro Correspondente da ACLAC –
Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ, no Blog
http://gramaticaequestoesvernaculas.blogspot.com.br, Tanto úmido como
húmido têm origem justificada em adjetivos latinos. Ocorre que a
correção do uso de um ou outro adjetivo (e seus derivados) depende da norma que
o abriga: no Brasil, escreve-se úmido,
umidade, sem agá; em Portugal, os termos são precedidos da consoante.
O Acordo Ortográfico preconiza a utilização
do h inicial, regido pela etimologia da palavra, e a sua supressão,
quando inteiramente consagrado o uso.
Na dúvida, válida é a consulta ao vocabulário da Academia Brasileira de Letras, no qual inexiste a forma precedida por h. Assim, em Portugal a norma rege o emprego do agá, no Brasil, sua supressão.
Na dúvida, válida é a consulta ao vocabulário da Academia Brasileira de Letras, no qual inexiste a forma precedida por h. Assim, em Portugal a norma rege o emprego do agá, no Brasil, sua supressão.
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NOSSA NADA MODESTA
COLEÇÃO DE PÉROLAS VOADORAS
(Erros da imprensa que capturamos por aí. Vamos
contar somente os pecados, e não os pecadores, tá bom assim?)
A Pérola da imprensa especializada em maio de
2013 (revista 01)
“Deveremos ter mil funcionários até o início de 2015.”
“Hoje esse quadro foi ampliado para 800
colaboradores e deverá chegar a 1.000 até
2017.”
Mesma empresa, colaboradores como sinônimo de
funcionários. Incoerência, portanto: 2015 ou 2017?
A Pérola da imprensa especializada em junho de
2014 (revista 01)
“O programa do chamado Russian Regional Jet
(RRJ) começou no ano 2000. O voo inaugural em 19 de maio de 2008 e o
certificado de homologação russo foi emitido em janeiro de 2001.”
Na verdade o hoje renomeado Superjet 100 recebeu o certificado de
homologação russo da Interstate Aviation Committee Aviation Register em três
de fevereiro de 2011. Mesmo porque não poderia ter recebido em
2001, antes do voo inaugural ocorrido em 2008.
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VALE A PENA LER DE NOVO
CAIXA
PRETA nos 28/2001 e 29/2002
C O L A B O R A Ç Õ E S
(DIRETAMENTE DA PRÓPRIA CAIXA PRETA)
(PARA OS SAUDOSISTAS):
“Após a reformulação da TMA
(terminal) Porto Alegre, existe uma SID (saída) chamada ATMA.
O controlador do APP após a
decolagem de um vôo da Vasp:
-- Vasp XXXX contato radar na
decolagem, prossiga no perfil da saída ATMA, porque ela é ótima...”
(pÉrOlA BY Rafael H. Germenink)
“Estou neste momento ouvindo
a freqüencia da Torre de Congonhas e estou presenciando várias mensagens onde
os aviões na aproximação final não têm condições de ouvir a torre, vários deles
estão reclamando:
TAM: -- Não copiei, a
freqüência está muito horrível.
-- [inaudível - muito chiado]
TAM: -- Novamente não copiei...
-- [inaudível - muito chiado novamente]
VARIG: -- Torre, não é possível escutar nada OK?
-- [algo inaudível]
VARIG: -- Senhor, a frequência está horrível.
-- [algo inaudível novamente]
TAM: -- Torre SP boa noite, 3955.
-- [muito chiado]
-- [inaudível - muito chiado]
TAM: -- Novamente não copiei...
-- [inaudível - muito chiado novamente]
VARIG: -- Torre, não é possível escutar nada OK?
-- [algo inaudível]
VARIG: -- Senhor, a frequência está horrível.
-- [algo inaudível novamente]
TAM: -- Torre SP boa noite, 3955.
-- [muito chiado]
E isso já se estende por
quase um minuto... (coitados dos nossos amiguinhos lá em cima, já não basta o
tráfego e agora tem que decifrar chiados).”
(pÉrOlA BY Atair V. Silva Jr.)
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DIRETAMENTE
DOS NOSSOS “ARCHIVOS”
(Fonte: University of Miami)
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– “PENSAR PARA VOAR” –
(PENSAMENTOS E FRASES RELACIONADOS
À AVIAÇÃO)
“O ser
humano não evolui no mesmo compasso que a tecnologia que aí se encontra. Se nós
não trouxermos os pilotos para os seus devidos momentos e treinamentos
adequados, continuaremos tendo os acidentes pelo mundo, e não serão poucos porque
a tecnologia e o ser humano ainda não estão numa fase de entendimento
absoluto.”
(Comandante Carlos Camacho, especialista em
segurança de voo)
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CAIXA COR DE ROSA
Espaço dedicado às mulheres da aviação. Comissárias de
voo, pilotos, esportistas de todas categorias, mecânicas: este espaço é SEU
para publicar o que quiser, desde denúncias até humor, crônicas, contos etc.
Participe! Vamos mostrar como são os sentimentos das mulheres em relação à
Aviação!
(Fonte:
Revista Flap Internacional de 1ª. quinzena de dezembro de 1995)
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Nova seção:
HISTÓRIAS DE ANAC
Sempre ouvimos história de Anac, ou seja, de absurdos reais,
quase piadas, do órgão civil que substituiu há menos de dez anos o antigo
Departamento de Aviação Civil, o DAC. Se você também tem alguma “história de
Anac”, mande pra gente. Não se preocupe, não identificaremos o colaborador, sua
empresa ou mesmo onde aconteceu o caso, para evitar-se represálias. O
importante é mostrar que por mais boa vontade que tente ter, a Agência Nacional
de Aviação Civil ainda comete falhas gravíssimas ou realiza práticas que podem
comprometer, e muito, o bom desempenho da aviação civil brasileira.
Contaram-me há alguns meses o caso a seguir, e que foi depois
confirmado por outras pessoas. Usarei nomes fictícios para não comprometer
ninguém.
“Vieram dois inspetores da Anac para ver um Cessna Caravan da
nossa empresa. O rapazinho que era um dos inspetores, perguntei para ele de
onde ele vinha, se tinha formação em aviação. Ele disse que vinha da rede
hoteleira, fez a prova do concurso da Anac, passou... Depois, ficou olhando
para o nosso avião. “Nossa, esse Caravan é cargueiro...” talvez não soubesse
que o Caravan é uma aeronave multimissão. Daí o rapaz fez a seguinte pergunta
pra mim e para o engenheiro Guilherme que estava lá: “O que é esse negócio que
tem na asa aqui?” Olhei para o Guilherme; falei para o rapaz: ”Eu não acredito
no que você está me perguntando...” “Não... não é estranho isso, mas não dá
arrasto aerodinâmico?” perguntou o inspetor. Falei, então, a ele: “Sabe o que é
isto? Isso aí é igual cupim de boi, depois de umas 500, mil, duas mil horas de
voo começa a brotar isso aí... Começa a brotar isso aí e começa a aparecer na
ponta da asa... É o cocoruto, é o cupim do Caravan. Vc pode cortar ele mas,
deixa ele aí... não incomoda...” Aí o inspetor me perguntou: “Você está me
gozando?” “Do mesmo jeito que você está me gozando, estou te gozando, cara...”
”Não estou gozando, eu realmente não sei o que é...” E falei pro Guilherme: “Eu
vou embora,eu não aguento ouvir isso...”
O tal “calombo”, na
verdade, é o radome onde fica o radar meteorológico do Caravan. Super normal
ele existir...
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“COMIDA DE
AVIÃO”
Companhia: SETE
Trecho: Belém-Monte Dourado
Aeronave: Embraer EMB-120
Data: 09 de abril de 2014
Observações: os snacks, segundo a
comissária, substituíram os sanduíches frios que não eram consumidos por todos
os passageiros e geravam desperdício.
Foto: autoria de Solange Galante
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Envie não só sugestões, comentários, reclamações como também denúncias
de maus tratos em companhias aéreas, flagrantes em fotos e textos, desabafos,
histórias, contos, crônicas, piadas, tudo o que lhe agradar divulgar,
anonimamente* ou não.
(*podemos publicar anonimamente depois de comprovar se o autor realmente
existe!)
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ATENÇÃO!
Todos os
textos e fotos postados neste Blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de
fevereiro de 1998, a Lei de Direitos Autorias.
Algumas
revistas, não só de aviação, se baseiam na Lei 5.988/73 que foi revogada pela
Lei 9.610/98. Independentemente se você é jornalista formado e/ou registrado ou
não, sendo autor de qualquer obra intelectual, fique atento!!!
Veja o
texto da Lei EM VIGOR em:
http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2008/02/lei_9610-direito-autoral.pdf
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