31 de
maio de 2014
SETE
ANOS
Enfim, a Copa do Mundo Fifa 2014 – e ainda mais
Fifa do que nunca – está aí. O Brasil teve sete anos para se preparar e... não
se preparou! Agora não adianta ter estádios sub-capacitados, taxistas e mesmo
policiais que não sabem dizer nem mesmo “bom dia” em inglês e nem chorar a
falta de saúde e educação para o mesmo povo que irá, mal e mal, recepcionar os
“gringos”.
Sete anos foi pouco? E se lembrarmos que o
Brasil ficou muito, mais muito tempo “deitado em berço esplêndido” e dormindo,
hibernando, ao invés de começar a ampliar sua infraestrutura aeroportuária há
10, 20 anos? E sem precisar esperar por uma Copa para lhe espetar o traseiro.
Já se sabia, bem antes de 2007, que não tínhamos
aeroportos condizentes com o crescimento populacional e, especificamente, de
viajantes. A Gol Linhas Aéreas surgiu em 2001, já facilitando o acesso aos
“mais pobres” às viagens de avião, com suas promoções, parcelamentos e outras
facilidades. Concorrentes como a TAM não puderam deixar de acompanhar esse
ritmo, e a chegada de outras empresas como a Avianca e Azul ao mercado nacional,
além de outras empresas estrangeiras chegando ao Brasil, vitaminou ainda mais
essa tendência.
Correndo atrás do prejuízo, o Brasil colocou
mãos à obra, e não imediatamente, em 2007, mas em 2008, 2009, 2010, 2011...
Como resultado, a maioria de nossos aeroportos, mesmo os das cidades-sede para
o torneio, só estarão parcialmente modernizados e readequados para os turistas
domésticos e internacionais. E eu realmente temo que, depois da Copa, as obras
restantes sejam empurradas com a barriga para 2015, 2016, 2017... 2020...
* * * * *
FELIZ
DIA DO COMISSÁRIO E DA COMISSÁRIA DE VOO
O dia 31 de Maio é o Dia do Comissário de Voo,
aquele profissional de quem só lembramos, de mau humor, quando nos pede para desligar
o celular após o fechamento das portas do avião, ou quando nos entrega uma
barrinha de cereal no lugar da aguardada refeição (de graça, de preferência)
mas que já salvou centenas de vidas mundo afora, seja após um acidente ou
durante um mal-estar a bordo.
Uma lembrança da Vasp em 1980, a seguir.
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CONCURSO DE ILUSTRAÇÕES
Voltamos
a divulgar nosso Concurso. As fotos dos brindes estão na Caixa Preta # 94, de
30 de junho de 2013 (no ar em 01 de julho).
Convido
meus leitores a me ajudar a escolher a cara de uma das principais companhias
aéreas fictícias da história que compõe o romance de aviação que estou
finalizando. Batizada como “Manche Negro”, ela utiliza basicamente equipamento
Boeing 737-300 e suas cores são quentes: vermelho, laranja e amarelo. Vamos às
regras:
1)
Usar como base um Boeing 737-300 com as cores vermelho, laranja e amarelo sobre
fundo branco e o nome Manche Negro, criando também uma logomarca a ser
estampada na fuselagem e/ou cauda;
2)
Criar a pintura sobre desenho ou foto da aeronave de perfil, ambos os lados;
3)
Evitar usar esquema visual de companhia aérea já existente (real);
4)
Enviar o desenho somente por e-mail para remigedeaguia@bol.com.br com o titulo (assunto da mensagem)
“Manche Negro”;
5)
Acrescentar seu(s) telefone (s) e nome completo ao e-mail.
6)
Utilize a técnica que quiser para desenhar/pintar a ilustração;
7)
Caso use como base uma foto real de Boeing 737-300 (foto retocada) envie uma
declaração de que a foto de base é de sua autoria, com seus dados completos
(nome, idade, endereço e dados da foto: onde foi tirada, data, câmera), para o
caso de contestação por parte de outra pessoa.
Justamente
para o caso de contestação de foto quanto ao uso de foto original ou utilização
de imagem de propriedade de outra pessoa ou de companhia aérea real, todos os
trabalho recebidos serão publicados neste Blog para que demais leitores ajudem
na fiscalização dos mesmos.
A
escolha dos melhores trabalhos se dará por etapas, a meu critério pessoal, e
será divulgada à medida que alguns trabalhos forem sendo preferidos, até restar
apenas dois, quando estes sim serão escolhidos pelos leitores do Blog por meio
de seus comentários postados unicamente no próprio Blog Caixa Preta da Solange.
Agora,
os incentivos.
As
fotos a seguir são de brindes que serão doados ao vencedor final, com envio
gratuito pelo Correio (modalidade PAC) ao endereço do vencedor, conforme
relação a seguir:
Livro
“Luftwafe over America” (Manfred Grihel), 256 páginas, em inglês
Um
caderno-agenda Safran Turbomeca
Um
caderno-agenda Embraer
Uma
agendinha da Gol Linhas Aéreas
Uma
caneta esferográfica azul Embraer
Um
chaveiro em metal Embraer Ipanemão
Uma
camisa AgustaWestland AW 169, tamanho G
Uma
camisa 10 Anos Expo Aero Brasil tamanho GG
Haverá
ainda a possibilidade da ilustração ser utilizada futuramente como capa do
livro.
Todos
os objetos são novos, sem uso.
Restam
dúvidas? Escreva-me!
VOCÊ
JÁ PODE VOTAR NO SEU PREFERIDO!
Mande-nos
um e-mail (para remigedeaguia@bol.com.br) dizendo qual sua ilustração
predileta, dessas candidatas a seguir:
OPÇÃO
1:
OPÇÕES
2 E 3:
OPÇÕES
4 E 5:
OPÇÃO 6:
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“NOSSAS PRINCIPAIS SEÇÕES”
DEU N@ INTERNET
(Fonte; Folha de S. Paulo
SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014)
SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014)
Passageiro bêbado faz piloto disparar alerta de sequestro
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Um avião da companhia aérea australiana Virgin disparou o alerta de sequestro por conta do comportamento de um passageiro embriagado ao realizar um pouso em Bali, na Indonésia, ontem.
Os problemas no voo, que seguia de Brisbane (Austrália) rumo a Bali, começaram quando o passageiro Matt Christopher, cidadão australiano, começou a esmurrar a porta da cabine do piloto, pedindo para entrar.
Ele acabou dominado pelos tripulantes, algemado e mantido em um assento no fundo da aeronave, até o pouso.
O alerta de possível sequestro foi feito cerca de uma hora antes da aterrissagem. Ninguém se feriu.
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CAIXA PRETA DE CAMÕES
“Ada
Rogato recebe a 1a Licensa
feminina como piloto e planador...”
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CAIXA PRETA DE SHAKESPEARE
Por que não em inglês também quando, aparentemente, o erro é “só” de
digitação?
“RAAS
(Runway Awarreness Adivisore
System): fornece informações de áudio, para facilitar a operação no solo, sobre
pistas, distância cabeceira e assim por diante.”
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NOSSA NADA MODESTA
COLEÇÃO DE PÉROLAS VOADORAS
(Erros da imprensa que capturamos por aí. Vamos
contar somente os pecados, e não os pecadores, ta bom? – Sorte de vocês!!! hahaha)
A Pérola da imprensa especializada em junho de
2013 (talvez...) (revista 02)
“... e voos oferecidos pelas três maiores
companhias aéreas da região (Etihad, Emirates e Catar)...”
Olha, o nome correto da empresa aérea é QATAR, com
Q mesmo, e juro que não está errado, tá?
A Pérola da imprensa especializada em outubro de
2013 (parece que é esse mês sim...) (revista 02)
“...haverá outro desafio a vencer. A própria
privatização da companhia aérea estatal Tap Air Portugal.”
“O próprio lounge (sala vip) da Tap Air Portugal...”
“...pelo menos no Terminal 1, utilizado pela Tap
Air Portugal...”
Não adianta inventar: o nome fantasia da companhia aérea de Portugal é
simplesmente TAP Portugal, não tem mais o “Air”. Pelo estatuto (disponível no link http://new.flytap.com/prjdir/flytap/mediaRep/editors/Contentimages/INSTITUTIONAL/PDF/TAP/Our%20Company/Info_institucional/estatutos_tap/Estatutos_TAP_SGPS.pdf) o nome oficial é Transportes Aéreos
Portugueses. A empresa alterou sua designação comercial para TAP Air
Portugal, em 1979. Já no seu aniversário de 60 anos, passou a se chamar
simplesmente TAP Portugal, mudando também a apresentação visual de
suas aeronaves.
Como se diz por aí, errar é humano, mas persistir no erro é
tolice, mas pode também ser burrice etc, já que não é a primeira vez que
detectamos esse erro.
A Pérola da imprensa especializada em abril de
2014 (parece que sim...) (revista 02)
“...a Lufthansa promoveu a estréia do Boeing
747-8 Intercontinental na América do Sul (...) avião mais longo em atividade no
mundo, com 73,30 m de comprimento.”
Digamos que o comprimento seja mesmo 73,3 m.
neste caso seriam mais longos que ele o irmão Boeing 777-300 (73,9 m), seguido
do Airbus A340-600 (75,36 m), o Lockheed C5 Galaxy (a revista fala “avião”, não
avião “comercial” ou “civil”), com 75,53 m e o Antonov An-225, com 84 m, Seria,
então, o 5o mais longo.
No entanto, o comprimento CORRETO do novo
descendente da família 747 é 76,4 m. Ainda assim, ele é o
“segundo avião mais longo em atividade no mundo”, já que perde em quase 8 m
para o An 225. Melhor a revista ter escrito “primeiro avião comercial mais longo em atividade no mundo”. Será
que essa revista é especializada mesmo???
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VALE A PENA LER DE NOVO
CAIXA
PRETA nos 28/2001 e 29/2002
“DE PRIMEIRO MUNDO”
No Brasil, lamentavelmente, ocorrem também coisas que
apenas víamos pela TV, em noticiários internacionais, como por exemplo:
Aeromoça ameaça queimar-se para receber salário
O
protesto da comissária de bordo e funcionária da Transbrasil, Maria Rita de
Cássia Trevisan, de 45 anos, em frente à empresa, atrás do Aeroporto de
Congonhas, chamou a atenção de quem passava. O objetivo era pressionar a
Transbrasil a pagar os salários atrasados desde julho do ano passado. Maria
Rita amarrou-se na grade do portão principal da empresa e, com um vasilhame na
mão – que ela afirmava conter álcool –, ameaçou colocar fogo em seu corpo caso
não recebesse todo o dinheiro. Depois de uma hora de protesto, Maria Rita foi
atendida por bombeiros, assistentes sociais e psicólogos, além de um médico da
empresa. A companhia informou que a comissária de bordo, que está na empresa há
20 anos, está de licença médica e enfrenta problemas pessoais. A Transbrasil
passa por dificuldades financeiras e está sem voar desde o dia 3 de dezembro.
Segundo
a Transbrasil, o salário da comissária não será pago enquanto a companhia não
arranjar recursos para saldar a dívida que possui com os outros 1.200
funcionários. Todos estão sem receber o salário integral desde o ano passado.
Com dívidas calculadas em R$ 1 bilhão, a Transbrasil está sem voar desde 3 de
dezembro. Desde então, procura investidores dispostos a levantar a empresa. Sem
presidente desde o dia 4 de fevereiro, a companhia tenta transferir seu controle
para a Fundação Transbrasil. Mas a operação está sendo barrada pelo Ministério
Público, que considera ilegal a doação de uma empresa com um passivo tão alto
para uma fundação.
(Fontes:
Agência Estado e Folha On Line)
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DIRETAMENTE
DOS NOSSOS “ARCHIVOS”
(Fonte: Revista Flap Internacional no 101, março de 1980)
(Fonte: Revista Flap Internacional no 103, maio/junho de 1980)
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– “PENSAR PARA VOAR” –
(PENSAMENTOS E FRASES RELACIONADOS À
AVIAÇÃO)
“Em busca
do ótimo não se faz o bom.”
(Rolim Amaro, 2o mandamento da TAM)
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CAIXA COR DE ROSA
Espaço dedicado às mulheres da aviação. Comissárias de
voo, pilotos, esportistas de todas categorias, mecânicas: este espaço é SEU
para publicar o que quiser, desde denúncias até humor, crônicas, contos etc.
Participe! Vamos mostrar como são os sentimentos das mulheres em relação à
Aviação!
Neste mês, a
experiência de um RP a bordo de um Super Tucano durante a última Cruzex!
O sonho de voar em uma máquina de guerra
Como é voar em um
avião durante a CRUZEX?! A pergunta é realizada diariamente por jornalistas,
fotógrafos, fãs de aviação e todos aqueles que se impressionam com as aeronaves
de combate.
Para responder a esta
pergunta, colocamos a bordo de um avião A-29 Super Tucano uma Oficial da FAB
que nunca antes havia sequer sentado na cabine de uma aeronave de combate. A
Tenente Talita Lopes é profissional de Relações Públicas e conta abaixo como foi
a emoção de participar de um voo na CRUZEX Flight 2013. Agora quem assume o
comando deste post do Força Aérea Blog é a nossa tenente. Vamos acompanhar
agora o depoimento dela?
Autora: Tenente Talita Lopes
Foi um misto de
emoção, adrenalina, medo, expectativa e ansiedade passaram a conviver comigo,
quando recebi a missão de voar pela primeira vez neste caça e relatar toda a
experiência. Nunca pensei que poderia algum dia realizar este sonho de voar em
uma máquina de guerra!
“O primeiro passo foi
receber as orientações de segurança (são muuuitas!) e experimentar os
equipamentos (capacete e máscara, anti-G, colete salva-vidas, bota especial com
biqueira de aço), além do macacão de voo, claro, utilizado pelos pilotos da
FAB! Só de começar a experimentar os equipamentos, que devem estar
perfeitamente ajustados ao corpo, sinto um friozinho na barriga. São muitos
cuidados, muitos bizus, tudo pela segurança de voo! Tudo também para zelar pela
integridade dos tripulantes, pois caso haja algum mal-estar, a missão poderá
ser abortada.
O segundo passo foi o
briefing na aeronave. O avião escolhido foi um biplace, que
permite levar mais um tripulante, além do piloto. São muitos botões, mas eu só
estava autorizada acionar dois deles: o de voz, que permite a comunicação com o
piloto sentado no posto da frente, e o de oxigênio, ligado diretamente na
máscara de voo. Ah, tem o acionamento do assento ejetável, sobre o qual também
recebemos orientações para utilizar no caso de uma necessidade. Mas felizmente
não foi preciso nem chegar perto dele!
Tripulante “brifada”,
começa a aventura! Antes de decolar, o piloto passa algumas orientações sobre a
missão (o voo propriamente dito), como tempo da viagem, manobras a serem feitas
e as aeronaves componentes da esquadrilha (sim, o voo é com mais três A-29!!!).
O coração começa a bater mais forte!
Vamos decolar com
câmera fotográfica na mão para registrar os momentos importantes. Esta também é
outra orientação importante. Somente nos momentos autorizados pelo piloto
podemos registrar a viagem. Não é por causa de sigilo, mas pela segurança do
voo (ela está sempre presente). Algumas manobras mais radicais podem fazer com
que objetos se soltem e coloquem nossa viagem em risco. Para ficar mais claro:
nenhum item do avião irá se soltar, mas no caso de uma câmera carregada pelo
tripulante cair no chão, a missão deverá ser imediatamente interrompida pelo
piloto. Um objeto solto pode travar algum comando de voo ou se chocar contra o
painel ou o tripulante, por exemplo. Isso é muito sério, imagine o perigo! Vale
lembrar que as manobras fazem com que a gente sofra a chamada “Força G”. Ou
seja: ficamos mais pesados (ou até mais leves) dependendo da manobra por causa
da força da gravidade.
O voo começa bem
tranquilo, indo em direção a Serra do Feiticeiro, a 110 quilômetros da Base
Aérea de Natal. Nossa missão na CRUZEX Flight 2013 era um ataque simulado. Como
a missão é simulada, não houve emprego de armamento real. O objetivo do treino
foi aperfeiçoar a habilidade dos pilotos e colocar em prática a doutrina dos
voos de pacote. A sensação de poder participar dessa missão foi indescritível!
Realmente é muito emocionante!
Balsing, mergulho,
recuperação… Muita informação! Vamos explicar aqui um pouco de cada manobra. No
balsing, o avião ganha altura e se prepara para mergulhar. No mergulho, o
aviador aumenta a potência e o avião ganha velocidade para se dirigir ao solo,
se aproximar do alvo e fazer o ataque. Após o lançamento das bombas, vem a
recuperação, em que o avião retoma a altura rapidamente, para se defender
também de possíveis estilhaços resultantes das explosões do ataque. Nessa hora
é acionado o sistema “anti-G”, que não deixa o combatente perder a consciência
pela ação da Força-G.
Só para lembrar, não
houve explosão nem bomba, o ataque foi simulado. Como a nossa missão foi de
ataque, o voo garantiu muitos frios na barriga, pressão nos ouvidos, suor na
testa, lágrimas, coração disparado e a rendição do inimigo, no caso, o meu
estômago: ele não resistiu às manobras. Depois de 50 minutos de voo (a missão
durou cerca de uma hora e meia) senti um pouco de mal estar e lancei mão de um
item necessário aos inexperientes: o saquinho de enjoo.
Pane sanada, vamos
curtir a viagem! A bonita paisagem das montanhas me fez lembrar minha terrinha,
Minas Gerais. Voar tendo como cenário um relevo acidentado faz o coração
disparar novamente. A cada mergulho, mais suor na testa!
Eu me acalmo novamente, pois o piloto é
experiente e me sinto extremamente grata e abençoada pela oportunidade que me
foi dada! Hora de pousar, mais uma alegria! Caças Mirage pousam em uma pista ao
lado, para fechar a missão com chave de ouro!”
Depois do pouso, a Tenente Talita confessou que
estava sonolenta: a noite anterior havia sido de insônia e ansiedade. Mas muito
trabalho ainda estava pela frente, como preparar as imagens do voos mídias
sociais da Força Aérea Brasileira. Acompanhe as mídias sociais da FAB. Lá você
encontra novidades e todas as informações sobre como ingressar na Força.
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Nova seção:
“COMIDA DE
AVIÃO”
Companhia: TAM
Trecho: Uberlândia-Congonhas
Aeronave: Airbus A320
Data: 28 de fevereiro de 2013
Observações: Sanduíche frio de presunto com
queijo e peito de peru, suco de laranja e água. (Nada é cobrado)
Fotos: autoria de Solange Galante
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N O V I D A D E S
Veja na revista AVIÃO REVUE número 176 (maio de 2014),
minha reportagem sobre a previsão de movimento de passageiros deiando o Brasil
durante a Copa do Mundo.,,
Veja na revista Flap Internacional número 500 (maio de
2014), minha reportagem sobre Aviação Cargo.
(Foto: divulgação Rio Linhas Aéreas)
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revistas, não só de aviação, se baseiam na Lei 5.988/73 que foi revogada pela
Lei 9.610/98. Independentemente se você é jornalista formado e/ou registrado ou
não, sendo autor de qualquer obra intelectual, fique atento!!!
Veja o
texto da Lei EM VIGOR em:
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