30 de julho de 2013
A HISTÓRIA MORRE DIANTE DE NOSSOS OLHOS...
MAS AINDA É POSSÍVEL FAZER ALGO POR ELA!!! (CONTINUAÇÃO)
Continuamos com o assunto do mês passado, desta vez muito ampliado...
Neste
mês de julho, nosso blog relacionou as aeronaves abandonadas, ou quase,
em aeroportos da Infraero em todo o Brasil que deverão ser removidas em
breve. É mais um capítulo de um história que se prolonga. Vamos
relembrar:
=Vasp,
Transbrasil, Varig, Skymaster, Beta, Rico e várias outras cias. aéreas
brasileiras foram parando de voar, por vários motivos, e seus aviões
foram ficando pelos nossos aeroportos, se deteriorando e ocupando
valioso espaço.
=O
Conselho/Corregedoria Nacional de Justiça lançou em 2011 o Programa
Espaço Livre-Aeroportos, capitaneado pelo Juiz Marlos Melek, ele
próprio piloto e interessado em aviação. Com isso, os processos para
liberação dos espaços dos aeroportos, inclusive no caso de aeronaves
apreendidas pela Polícia Federal, foram acelerados.
=O
primeiro e maior exemplo de que as coisas estavam finalmente mudando
foi a liberação total do espaço em Congonhas em 2012, onde quase 10
aeronaves viraram sucata e uma, da Vasp, o PP-SFI, foi leiloada e
preservada inteira. Mas houveram desmanches também no Rio de Janeiro,
Manaus etc.
=No
entanto, quando o Dr. Marlos resolveu deixar o CNJ, o Programa parou e
só foi retomado este ano. Comenta-se quem deu o empurrão foi a própria
presidente Dilma Roussef. Afinal, já imaginou na Copa, aquela sucataiada
toda nos aeroportos?
=Com isso, a Infraero, herdeira da maior parte da bagunça, lançou uma licitação para o extermínio da frota inerte.
=Dos
nove lotes leiloados, sete foram vencido pela empresa MNO, de Campinas,
a mesma que picotou a maioria dos aviões de Congonhas.
=No
entanto, os processos, individuais, dos aviões, prosseguem, pois no
mesmo saco tem aviões de empresas que ainda existem no papel e estão em
muito bom estado de conservação e condições de voo, como os dois
727-200F da Air Brasil e, na outra ponta, alguns Cessininhas,
Bandeirantes e Brasílias bem esquecidos...
=Ainda
no mesmo pacote, um avião bem histórico, o Boeing 737-200 PP-SMA, o
primeiro recebido pela Vasp e pelo Brasil, no final da década de 1960,
que jaz em Confins (Belo Horizonte).
=Muito
judiado, depenado, desfigurado, o Mike-Alfa, era do desejo de todos,
poderia ir para o Museu da TAM se o Museu não estivesse também passando
por dificuldades, especialmente após a fusão LAN-TAM ou como preferirem,
a criação da LATAM.
=Estar
em Confins (isso porque não é Confins do Judas...) é a maior
dificuldade para transporte do avião. Se o Museu TAM não consegue,
imagina se fosse o caso de levá-lo ao Musal, no RJ...
=Diferente
da história do Hidroavião Jahú, que ficou indo de lá pra cá enquanto se
desfazia como cupinzeiro ambulante, mas finalmente foi restaurado e
ganhou casa – justamente o Museu TAM – o Boeing histórico ainda é uma
batata quente, dessas que ninguém quer pegar.
=O
SMA tem solução mas, no caso dele, pior que cupins, grana e boa vontade
resolveriam seu caso. Aqui, na Caixa Preta, não temos dinheiro, mas
temos boa vontade de divulgar o caso e buscar ideias. Se elas surgirem,
serão bem-vindas e discutidas.
=Enquanto
isso, os outros aviões também têm sua própria história e possibilidades
mil de destino? Preservação? Desmontagem? Picotagem? Ou, no caso dos
dois Air Brasil, até uma decolagem tranquila para outra empresa aérea
interessada neles?
Fazemos aqui a nossa parte, de divulgar, questionar, informar. Para que, pelo menos, não choremos o leite derramado, depois.
* * * *
CONCURSO DE ILUSTRAÇÕES
Voltamos
a divulgar nosso Concurso. As fotos dos brindes estão na Caixa Preta #
94, de 30 de junho de 2013 (no ar em 01 de julho).
Quero
convidar meus leitores a me ajudar a escolher a cara de uma das
principais companhias aéreas fictícias da história que compõe o romance
de aviação que estou finalizando. Batizada como “Manche Negro”, ela
utiliza basicamente equipamento Boeing 737-300 e suas cores são quentes:
vermelho, laranja e amarelo. Vamos às regras:
1)
Usar como base um Boeing 737-300 com as cores vermelho, laranja e
amarelo sobre fundo branco e o nome Manche Negro, criando também uma
logomarca a ser estampada na fuselagem e/ou cauda;
2) Criar a pintura sobre desenho ou foto da aeronave de perfil, ambos os lados;
3) Evitar usar esquema visual de companhia aérea já existente (real);
4) Enviar o desenho somente por e-mail para remigedeaguia@bol.com.br com o titulo (assunto da mensagem) “Manche Negro”;
5) Acrescentar seu(s) telefone (s) e nome completo ao e-mail.
6) Utilize a técnica que quiser para desenhar/pintar a ilustração;
7)
Caso use como base uma foto real de Boeing 737-300 (foto retocada)
envie uma declaração de que a foto de base é de sua autoria, com seus
dados completos (nome, idade, endereço e dados da foto: onde foi tirada,
data, câmera), para o caso de contestação por parte de outra pessoa.
Justamente
para o caso de contestação de foto quanto ao uso de foto original ou
utilização de imagem de propriedade de outra pessoa ou de companhia
aérea real, todos os trabalho recebidos serão publicados neste Blog para
que demais leitores ajudem na fiscalização dos mesmos. Eles estarão
expostos até o final de janeiro de 2014 (prazo prorrogável).
A
escolha dos melhores trabalhos se dará por etapas, a meu critério
pessoal, e será divulgada à medida que alguns trabalhos forem sendo
preferidos, até restar apenas dois, quando estes sim serão escolhidos
pelos leitores do Blog por meio de seus comentários postados unicamente
no próprio Blog Caixa Preta da Solange.
Agora, os incentivos.
As
fotos a seguir são de brindes que serão doados ao vencedor final, com
envio gratuito pelo Correio (modalidade PAC) ao endereço do vencedor,
conforme relação a seguir:
Livro “Luftwafe over America” (Manfred Grihel), 256 páginas, em inglês
Um caderno-agenda Safran Turbomeca
Um caderno-agenda Embraer
Uma agendinha da Gol Linhas Aéreas
Uma caneta esferográfica azul Embraer
Um chaveiro em metal Embraer Ipanemão
Uma camisa AgustaWestland AW 169, tamanho G
Uma camisa 10 Anos Expo Aero Brasil tamanho GG
Haverá ainda a possibilidade da ilustração ser utilizada futuramente como capa do livro.
Todos os objetos são novos, sem uso.
Restam dúvidas? Escreva-me!
PARTICIPEM!!!!
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POR ACASO ACHAMOS ESTE BLOG, E ALGUNS ERRINHOS EM SEU TEXTO...
(Obs: Exceto onde está em negrito, nada foi editado por nós)
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Conheça o avião utilizado na série Jornal Nacional no Ar
(...)
O avião usado pelo JN no Ar, é um Dassault Falcon 2000, avião civil a jato fabricado pela companhia francesa Dassault Aviation.
Características:
- Tripulação: dois
- Duração: 20,23 m (66 ft 4 in)
- Envergadura: 19,33 m
- Altura: 7,06 m (23 ft 2 in)
- Área da asa: 49 m² (527 m²)
- Pesovazio : 9,405 kg (£ 20.735)
- Pesomáximodedecolagem: 18,597 kg (41.000 lb)
- Turbinas : 2 × Pratt&WhitneyCanada PW308C turbofans , £ 7.000 () cada
- Velocidademáxima : Mach 0,83-0,85
- Velocidade de cruzeiro : 851 kmh (470 knots, 530 mph)
- Velocidadede estol : 158 kmh (85 nós, 98 mph) (rodas e flaps para baixo)
- Faixa : 6,020 km (3,250 nm) (6 passageiros, Mach 0,80, incluindo reservas NBAA IFR)
- Teto de serviço : 15.500 m (51.000 pés)
- Asa de carga : 435 kg / m² (91lb/ft ²)
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“NOSSAS PRINCIPAIS SEÇÕES”
DEU N@ INTERNET
Laudo confirma que atropelamento matou passageira em acidente da Asiana
Reuters – sex, 19 de jul de 2013
SAN
MATEO, Estados Unidos, 19 Jul (Reuters) - Uma passageira do avião que
se acidentou neste mês em San Francisco morreu em decorrência de um
atropelamento na pista, provavelmente causado por um caminhão de
bombeiros, e não por causa da colisão propriamente dita, disseram
autoridades nesta sexta-feira.
(Prova incontestável de que avião é o meio de transporte mais seguro do mundo: a mulher sobreviveu ao desastre aéreo mas morreu atropelada!!!!)
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NOSSA NADA MODESTA COLEÇÃO DE PÉROLAS VOADORAS
(Erros da imprensa que capturamos por aí. Vamos contar os pecados, mas vamos manter sigilo dos pecadores – para eles não passarem vergonha!!!)
A Pérola da imprensa especializada em dezembro de 2010 (revista 02)
“Primeiro modelo produzido pela Airbus, a partir de 1974, o A300-600 foi também o primeiro wide-body (...) com dois motores.”
Sim, o A300 foi o primeiro modelo produzido pela Airbus, mas na versão A300B2. O A300-600 foi a última versão, lançada somente em 1980.
A Pérola da imprensa especializada em maio (acho...) de 2013 (revista 02)
“Um helicóptero Robson R-22 sobrevoou o Vale dos Vinhedos, na Via Trento (...).”
O nome correto da fabricante do helicóptero a pistão é Robinson, e não Robson...
A Pérola da imprensa especializada em maio (acho...) de 2013 (revista 02)
“O fabricante canadense projetou essas aeronaves para concorrer com aeronaves regionais grandes, como os Fokker 70/1000.”
Menos, menos... o Fokker era só “100”...
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DIRETAMENTE DOS NOSSOS “ARCHIVOS”
(FONTE: Jornal “Unidade”, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, março/20081938)
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VALE A PENA LER DE NOVO
De CAIXA PRETA# 20/2001
DIRETAMENTE DA PRÓPRIA CAIXA PRETA*:
OOOOPS!!!!!!
Torre para avião que acabou de pousar:
-- ... qual é o seu destino após o pouso?
Nenhuma reposta.
A Torre repetiu a pergunta. Nada. Insistiu:
-- Senhor, qual o seu destino depois do pouso???
Finalmente o piloto respondeu:
-- É... (pátio da aviação) geral. Tinha caído o microfone aqui...
FREQÜENCIA CONGESTIONADA
Torre de Congonhas contatando o avião na aproximação final que fazia tempo que não dava sinal de vida:
-- ... você está avistando a pista?
Ele responde com toda pressa do mundo:
-- ... Juliet Sierra * aguardando-uma-brecha-para-informar-que-está-avistando-e-trem-baixado-e-travado!...
(* matrícula fictícia)
C O L A B O R A Ç Õ E S
(DIRETAMENTE DA PRÓPRIA CAIXA PRETA)
ATC: – XXX 1271 confirme se há turbulência no setor.
XX 1271: – Poooooooositivo, aqui tá pulando que nem macaco!
LV-WGO: – Curitiba, WGO para las condiciones
ATC:
– WGO, buenas notchess, Curitiba visual cabeceira, quer dizer,
carretera 15 viento uno dos cero com meia ducia, procedimiento Charlie
dos, aLtimetro uno cero uno cinco.
LV-WGO: – Que español hein ?
ATC: – No está bom ?
LV-WGO: – tién que treinar mas!
ATC: – Ah então tá bom meu amigo, um grande abraço!
(Pérolas by Jefferson L. Melchioretto)
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Um 737 da Varig chama o Solo com a seguinte pérola:
Varig xxxx: – "Solo Congonhas, Varig xxxx solicita taxiway, POB* 112, 2:30 (de autonomia)
alterna Galeão...e gostaria de avisar que fomos alertados pelos passageiros que há um cão na pista!!!"
Varig xxxx: – "Solo Congonhas, Varig xxxx solicita taxiway, POB* 112, 2:30 (de autonomia)
alterna Galeão...e gostaria de avisar que fomos alertados pelos passageiros que há um cão na pista!!!"
*Todos os diálogos foram reais
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NOVA SEÇÃO
– “PENSAR PARA VOAR” –
(PENSAMENTOS E FRASES RELACIONADOS À AVIAÇÃO)
“Quando
Santos=Dumont voou em 1906 em Paris ele realizou a trilogia do voo: a
corrida no chão, a locomoção no ar e o pouso por seus próprios meios. É
uma questão técnica. Ambos (Wrights e Santos Dumont) voaram, porém há
essa diferença essencial." (Anésia Pinheiro Machado, em "Anésia, um Voo
no Tempo")
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CAIXA COR DE ROSA
Espaço
dedicado à mulheres da aviação. Comissárias de voo, pilotos,
esportistas de todas categorias, mecânicas: este espaço é SEU para
publicar o eu quiser, desde denúncias até humor, crônicas, contos etc.
Participe! Vamos mostrar como são os sentimentos das mulheres em relação
à Aviação!
Aqui, uma homenagem a duas aviadoras brasileiras que tivemos o prazer de conhecer justamente no período da matéria abaixo!
Fonte: revista Flap Internacional no 280, segunda quinzena de novembro e primeira quinzena de dezembro de 1995
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ATENÇÃO!
Todos
os textos e fotos postados neste Blog estão protegidos pela Lei 9.610
de 19 de fevereiro de 1998, a Lei de Direitos Autorias.
ATENÇÃO!
Algumas revistas, não só de aviação, se baseiam na Lei 5.988/73 que foi
revogada pela Lei 9.610/98. Independentemente se você é jornalista
formado e/ou registrado ou não, sendo autor de qualquer obra
intelectual, fique atento!!!
Veja o texto da Lei EM VIGOR em:
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