sábado, 30 de abril de 2022

HALL DA FAMA

 

SOLANGE AIRWAYS


Qual sua Live preferida no Canal Solange Airways no Youtube? Já pensou nisso?

Compartilhe, incentive, prestigie o(a) entrevistado(a)! O guia abaixo ajudará você a incentivar o Canal e os profissionais que deram seus depoimentos em cada Voo 123. Os mais acessados serão convidados para voltar a dar entrevistas, com novos temas! E também não deixe de dar seu "joinha" e se inscrever no canal!

O 10 vídeos mais acessados até agora (até a "Decolagem Vinte") do mais para o menos:


1) Voo 123 - Decolagem NOVE - Nas asas da conexão Brasil-África
O Cmte. Marcelo Lins conta de sua experiência voando pela TAAG em Angola.
(mais acessado também até março)

2) Voo 123 - Decolagem UM - Nas asas do trijato
O Dr. Sérgio Gonçalves fala do lançamento da Enciclopédia 727 e do próprio avião que é sua paixão!
(segundo mais acessado também até março)

3) Voo 123 - Decolagem DEZ - Nas asas cearenses
Joaquim Caracas não seguiu carreira na FAB mas a FAB permaneceu em seu coração. Se a Força Aérea não ganhou um piloto, pelo menos a Construção Civil ganhou um grande empreendedor!
(terceiro mais visto também até março)

4) Voo 123 - Decolagem QUATRO - Nas asas do Ruy
Ex-fumaceiro, Ruy Flemming hoje pilota helicópteros e aviões civil e contou um pouco de sua trajetória.
(quarto mais visto também até março)

5) Voo 123 - Decolagem VINTE - Nas asas da Aviação Regional
Com longa e variada trajetória na aviação comercial regional brasileira, Jaélcio França contou curiosidades e características de um mercado muito importante.
(quinto mais visto também até março)

6) Voo 123 - Decolagem DEZOITO - Nas asas... do FRAN!
Francisco C. Souza é spotter e maquetista e produz aeronaves incríveis para decoração e coleção!
(este vídeo subiu de oitavo até março para sexto mais visto!)

7) Empate!
Voo 123 - Decolagem CINCO - Nas asas portuguesas
Simone Caniello, ex-assessora de imprensa da TAP Air Portugal contou as curiosidades de seu trabalho para a companhia portuguesa.
(sexto mais visualizado até março)

7) Empate!
 Voo 123 - Decolagem OITO - Nas asas dos bastidores
A publicitária e jornalista Marisa Lucchiari falou sobre os bastidores das revistas onde trabalhou, como a Aero Magazine, e a relação com outras revistas do mercado.
(manteve-se o sétimo mais visto como até março)

8) Voo 123 - Decolagem SETE - Nas asas da Desmistificação
Raul Marinho, profissional sempre muito atuante na aviação geral e executiva, desmistifica vários conceitos errados ou irreais sobre esse segmento aeronáutico.
(este vídeo subiu de nono até março para oitavo mais visto!)

9) Voo 123 - Decolagem DOZE- Nas asas dos Tutores
https://www.youtube.com/watch?v=54U5re093_U&t=2971s
Afonso Delagassa fala de seu aprendizado no transporte internacional e registro de seus animais de estimação em Portugal
(este vídeo entrou este mês no ranking dos dez!)

10) Voo 123 - Decolagem SEIS - Nas asas da Ousadia
A jornalista e escritora Lucita Briza fala sobre Ada Rogato, que ela biografou.
(este vídeo foi o nono mais visto até março)


O(a) entrevistado(a) que acumular cinco primeiros lugares ainda este ano ganhará um brinde meu em dezembro!


Demais "Decolagens" a que vocês merecem assistir (até a vigésima):

Voo 123 - Decolagem DEZENOVE - Nas asas de Petit Santôs


Voo 123 - Decolagem DEZESSETE - Nas... minhas asas!


Voo 123 - Decolagem DEZESSEIS- Nas asas do Jornalismo Responsável


Voo 123 - Decolagem QUINZE - Nas asas dos Engenheiros


Voo 123 - Decolagem QUATORZE - Nas asas dos Bragas


Voo 123 - Decolagem TREZE - Nas asas dos Repatriados



Voo 123 - Decolagem ONZE - Nas asas da Segurança de Voo


Voo 123 - Decolagem TRÊS - Nas asas do Silêncio


Voo 123 - Decolagem DOIS BIS - Nas asas do Colecionismo




Obs: quem ainda não entregou o brinde/prêmio/presente ou ainda não combinou a entrega com quem acertou o Quiz da respectiva Live não estará nesta relação dos dez mais acessados!

NA PRÓXIMA EDIÇÃO DE HALL DA FAMA INCLUIREI MAIS CINCO LIVES (ATÉ A DECOLAGEM VINTE E CINCO) NO RANKING!


O único de aviação com quiz, brindes ou presentes e responsabilidade jornalística ao mesmo tempo!


sexta-feira, 29 de abril de 2022

Plantão Caixa Preta

APÓS DENÚNCIA PUBLICADA NESTE BLOG MAIS UM LEILÃO INDEVIDO DE MATERIAL AERONÁUTICO FOI SUSPENSO!





Segundo informações de fonte que prefere não ser identificada, a Juíza da 3a. Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo acatou o pedido de suspensão do novo leilão que seria finalizado na próxima segunda-feira, dia 2 de maio, de material aeronáutico que não foi localizado no Aeroporto de Congonhas (vide link abaixo):


No ano passado, este Blog também ajudou a impedir o leilão de uma aeronave no Aeroporto de Guarulhos, leilão que também era irregular.

(vide link a seguir): 


E, é claro, continuarei acompanhando... 



quarta-feira, 27 de abril de 2022

NOTÍCIAS CAIXA PRETA

 

ESTÁ AQUI O RESULTADO DO QUIZ DA LIVE  APRESENTADA HOJE!











Parabéns ao Diego! 
😉 👍👍👍


Reproduzo novamente a resposta oficial da Live de hoje



Esse Quiz tinha uma "pegadinha". 
No caso, um dos aviões era um Fairey III de modelo "B".
Segundo o site "lusitania100.pt", verifica-se esta diferença em relação a ele:



OBS: ninguém acertou completamente o Quiz mas todos cometeram o mesmo erro ao considerar o segundo avião como do modelo "D". Quanto ao nome do avião, ele já foi chamado de "Pátria", "Pátria-Portugal" ou simplesmente "Portugal", dependendo da fonte, todos nomes considerados, então, corretos como resposta do Quiz. Assim, considerei a primeira resposta enviada ao meu email.




Não assistiu à Live? Não sabe qual era o brinde/presente/prêmio? Não sabe como poderia participar? E, muito menos, nem sabe que em TODAS as Lives haverá brindes ou presentes? 

Assista, dê seu LIKE e se inscreva no canal!


Toda quarta-feira às 18h30 nova Live no Canal Solange Airways!

terça-feira, 26 de abril de 2022

NOTÍCIAS CAIXA PRETA

 



(por Solange Galante)

Atualizado em 26/04 às 20h20 - fotos e vídeos
Atualizado em 26/04 às 21h00 - B.O.

O leilão começou ontem, 25/04/2022 às 16 horas. Já havia ocorrido um outro leilão do mesmo material em outubro do ano passado. Porém, ontem mesmo, naquele mesmo horário, o advogado de um dos arrematantes do leilão anterior estava dando queixa na Delegacia do Aeroporto porque quase tudo havia desaparecido.

As fotos abaixo mostram o que o advogado do reclamante – que iria proceder ao recebimento dos bens – e também um interessado no leilão de ontem viram, no lugar do que queriam.

Algumas salas da instalações da Transbrasil em Congonhas viraram depósito de lixo...
(fotos Solange Galante )

... ou foram parcialmente demolidos.
(fotos Solange Galante )

Restaram praticamente móveis destruídos e carenagens de aviões,
mas nada realmente de valor.
(fotos Solange Galante )

De quatro motores arrematados em outubro passado o arrematante deu pela falta de um General Electric CF6-80...
(fotos Solange Galante )

... como este, que, completo, chega a pesar quase quatro toneladas.
Não cabe num bolso.
(fotos Solange Galante )

Os vídeos abaixo mostram o que a equipe do arrematante/reclamante registrou nos mesmos locais. 


 


(Todos os vídeos foram feitos pela equipe do Dr. Bruno Chermont)



Veja abaixo o BOLETIM DE OCORRÊNCIA DO CASO:








CONTINUAREI ACOMPANHANDO...



sábado, 23 de abril de 2022

Diretamente dos nossos "Archivos"

 

"GUIA AERONÁUTICO"

 





Publicado a partir de janeiro de 1947, o Guia Aeronáutico, que circulou até a década de 1990, trazia todo tipo de informações para passageiros e entusiastas da aviação comercial.

O único exemplar de minha coleção é de dezembro daquele mesmo ano.


========================================================


quinta-feira, 21 de abril de 2022

NOTÍCIAS CAIXA PRETA

 

ENFIM SAIU O BRINDE DO QUIZ DA LIVE  APRESENTADA ONTEM!



Ontem, dia 20, apresentei durante a Live alguns livros de minha biblioteca e perguntei: "Qual o livro de aviação com texto original mais antigo de minha coleção?" Considerando mesmo texto original (primeira edição), ou seja, ele pode ter sido reeditado e traduzido depois, como realmente foi, várias vezes. As dicas que dei foram: o autor era alemão e o livro foi muito importante para a aviação.

E o Prêmio, brinde, presente para quem for o primeiro a acertar?



Quem acertar o quiz poderá comprar meu livro A Ás com desconto, desta maneira:
1) Compre o livro pela AgBook (link na descrição da Live "Voo 123 - decolagem Vinte e Seis" https://www.youtube.com/watch?v=L0cyIg4sU6s );
2) Faça uma selfie sua com ele e me envie por email junto com cópia do recibo de pagamento para a AgBook. Ah, mande também sua chave PIX
3) Transferirei R$ 15,00 (quinze reais) por PIX para o ou a felizardo(a)

E a resposta correta foi enviada pelo... Laurence! Parabéns, Laurence!

Ele participa, insiste e, na maior parte das vezes, até acerta!



Complementando: Lilienthal publicou seu famoso livro Birdflight as the Basis of Aviation em 1889. E, abaixo, está a capa da edição que eu tenho na minha biblioteca:





Assista, dê seu LIKE e se inscreva no canal!


Toda quarta-feira às 18h30 nova Live no Canal Solange Airways!

quarta-feira, 20 de abril de 2022

NOTÍCIAS CAIXA PRETA

 

(AINDA) NÃO SAIU O BRINDE DO QUIZ DA LIVE  APRESENTADA HOJE!



Hoje apresentei durante a Live alguns livros de minha biblioteca e perguntei: "Qual o livro de aviação com texto original mais antigo de minha coleção?" Considerando mesmo texto original (primeira edição), ou seja, ele pode ter sido reeditado e traduzido depois, como realmente foi, várias vezes. As dicas que dei foram: o autor era alemão e o livro foi muito importante para a aviação.

E o Prêmio, brinde, presente para quem for o primeiro a acertar?



Quem acertar o quiz poderá comprar meu livro A Ás com desconto, desta maneira:
1) Compre o livro pela AgBook (link na descrição da Live "Voo 123 - decolagem Vinte e Seis" https://www.youtube.com/watch?v=L0cyIg4sU6s );
2) Faça uma selfie sua com ele e me envie por email junto com cópia do recibo de pagamento para a AgBook. Ah, mande também sua chave PIX
3) Transferirei R$ 15,00 (quinze reais) por PIX para o ou a felizardo(a)

Envie a resposta apenas por email: aquiladomar@uol.com.br
O resultado será divulgado aqui no Blog.




Assista, dê seu LIKE e se inscreva no canal!


Toda quarta-feira às 18h30 nova Live no Canal Solange Airways!

sábado, 16 de abril de 2022

NÃO É BEM ASSIM

 

"... como falamos, como escrevemos,


como publicamos, como digitamos..."


Pérolas, deslizes e outros erros que

 acontecem por aí


(Em substituição ao "Pérolas Voadoras")

* * * * * 

Vamos aos destaques de hoje!!! Sempre com a intenção de observar para ensinar!!!

Submeti a reportagem abaixo a uma especialista que pesquisa sobre o Boeing 727 há pelo menos 30 anos (ou seja, três décadas, mais tempo do que o tempo de publicação da revista em sua fase atual). 


(Fonte: Aero Magazine n. 333, fevereiro de 2022)

Recebi os comentários dele em áudio, arquivo este salvo e que transcrevo abaixo como falado:

"Artigo muito mal escrito, na minha opinião. Foram várias besteiras lá, várias besteiras. Ele cai na besteira de falar que a fuselagem do 727 foi inspirada na do 707 mas (na verdade, foi) só na parte superior da fuselagem, embaixo não tem nada a ver. Ele fala que o 727 usa a mesma fuselagem do 707. E quando ele fala que os motivos pelos quais o 727 não deu certo, ele não cita corretamente o motivo mais importante que é exatamente a evolução do motor turbofan, que fez com que ele não tivesse condição de evoluir da mesma maneira, pela altura dele, 727, não tinha condição de colocar os motores debaixo das asas e, para colocar os motores atrás, entendeu, turbofans, ele iria ficar numa condição, usando dois motores somente, não seria novamente o Boeing 727. Depois, quando o 727 deixou de ser fabricado,  ele fala que o avião foi substituído pelo Boeing 737-300, quando, na verdade, não tem nada a ver, o avião que substituiu o 727 é o 757, e o autor coloca que já estava em uso, em operação, cara, confunde pra c... E, na hora de falar dos em operação no Brasil ele fala como se só tivesse um 727 operando, não menciona os da Total, enfim, uma série de barbaridades... Enfim, eu vou ser bem sincero, não vou nem perder tempo de ficar anotando, é muito fraca a matéria, feita para dar uma puxada de saco no pessoal da Asas... Bom, eu não compro a Aero há séculos, na minha vida... e vou continuar sem comprar... Ah, ele falou uma besteira enorme lá também, eu tinha esquecido disso: ele falou que os aviões  remotorizados usam o motor Rolls-Royce, o do F-100, aquele Tay. Não é verdade. Os 727 remotorizados usam as JT8D da série 200, como a 217C e a 219, criadas para os MD-80.Os únicos 727 que usaram motores Tay da RR foram aqueles QF da UPS, inclusive, eles tinham uma mudança enorme no duto central porque a turbina (sic) central dele também era trocada. Em geral os remotorizados só têm nas laterais e algumas vezes na turbina (sic) central não tem. Mas o cara falar que os remotorizados usam a turbina (sic) Tay é uma besteira enorme."

Ele também comentou que o começo do texto parece tirado do livro recentemente publicado "Enciclopédia Boeing 717". "No começo, o autor fala algumas coisas de maneira bem encadeada de maneira próxima ao volume um da enciclopédia."


Em acréscimo, eu observo que a revista ignorou por completo a existência de três Boeing 727-200F voando no Brasil, pela Total Linhas Aéreas. Enquanto que o 727 da Asas nem entrou em manutenção ainda, quanto mais está operando... Cadê a isenção da revista nesta matéria claramente tendenciosa, paga?

* * * * * 

"Pela primeira vez, Oshkosh registrou a presença de veículos aéreos de decolagem e pouso verticais, os chamados eVTOL."

(Fonte: Aero Magazine n. 327, agosto de 2021)

Em inglês, eVTOL significa electric vertical take-off and landing aircraft, cuja tradução é "aeronave ELÉTRICA de decolagem e pouso vertical".

Para comprovar: (Fonte: https://www.icao.int/Meetings/Stocktaking2021/Pages/prest4.aspx )

* * * * * 

"A Surinam Airways opera cinco voos semanais entre Belém, no Pará e Paramaribo, no Suriname (...). Às terças, quintas e sábados, as aeronaves pousam na capital cearense após decolar de Paramaribo (...)."

(Fonte: Revista Avião Revue, novembro de 2014)

Bom... os voos eram para a capital PARAENSE, é óbvio...

Precisa de  comprovação? 
Bom, a malha aérea atual da empresa é idêntica a de oito anos atrás.



* * * * *


QUIZZ !!!


O que tem de errado na legenda desta foto?


(Fonte: Revista Flap, agosto de 2013)