domingo, 30 de janeiro de 2022

DEU N@ INTERNET

 ACHARAM A PANDORA... DENTRO DO GRU AIRPORT (QUE VERGONHA, GRU!!!) 

(Por Solange Galante)
(Atualizado 31/01/22 14h08 h)

Acesse o link do R7 >>>


"Pandora foi encontrada, curiosamente, dentro do Terminal de Cargas do Aeroporto de Guarulhos.

Uma das liminares concedidas pela Justiça foi justamente a garantia de acesso às dependências do aeroporto aos donos e à empresa contratada para realizar as buscas pelo pet."

---------------------------------------------------------------------------

Acesse o link do G1 >>>

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/01/31/choro-e-desmaio-veja-o-momento-do-reencontro-da-familia-com-a-cachorra-pandora-em-guarulhos-na-grande-sp.ghtml

"Falta de Apoio.

O advogado Leandro Petraglia, um dos representantes dos tutores de Pandora, disse que a companhia aérea não deu apoio nas buscas, bem como a concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos

'Não podíamos entrar no aeroporto para fazer as buscas. No dia 3, a Gol, que estava custeando a estadia deles enquanto durassem as buscas, expulsou Reinaldo e Terezinha do hotel. No dia 6 de janeiro, conseguimos na Justiça a permissão para adentrar e o direito de permanecer por mais um mês no hotel', afirmou o advogado."


--------------------------------------------------------------------------------------

É preciso lembrar de mais um detalhe...

Sabe o que acontece quando se encontra um rato circulando dentro de um avião?
Se for necessário, se desmonta todo o avião até se achar o rato. Pois ele pode causar danos enormes e ameaçar a segurança de voo.

Um cachorro circulando em um aeroporto internacional é um grande fator de risco à segurança aérea. Tudo leva a crer, e está cada vez mais claro, que ninguém no GRU Airport se importou com uma cadela circulando em áreas de manobras e demais dependências do aeródromo por mais de 40 dias. Colocaram iscas? ficaram chamando o animal assobiando ou gritando seu nome? O que fizeram ou não?

Esperamos que isso jamais se repita!



sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Diretamente dos nossos "Archivos"

 

SOBRE AS RESPONSABILIDADES DE UM COMANDANTE

(por Solange Galante)

Um Comandante não é apenas o piloto mais experiente a bordo. Às vezes, ele nem o é, naquele exato modelo de aeronave. Mas as responsabilidades de um Comandante vão muito além do conhecimento técnico. Nem todos os passageiros sabem disso. Mas, alguns, descobrem isso de uma maneira muito emocionante.

(Fonte: Revista Flap Internacional, março de 2008)


quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

NOTÍCIAS CAIXA PRETA

 

ADVINHEM QUEM FOI O VENCEDOR DO QUIZ E GANHADOR DO BRINDE DA LIVE DE HOJE?








Parabéns ao Laurence!


Ele arrisca e participa! 
Assista à próxima Live ao vivo para concorrer também ao brinde ou presente!

E esta foi a resposta do Quiz de hoje: 






Não assistiu à Live? Não sabe qual era o brinde? Não sabe como poderia participar? E, muito menos, nem sabe que em TODAS as Lives haverá brindes ou presentes? 

Assista, dê seu LIKE e se inscreva no canal!


Toda quarta-feira às 18h30 nova Live no Canal Solange Airways!

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Plantão Caixa Preta

ENQUANTO O BOEING 727 DA ASAS ESTÁ TOMANDO SOL DESDE QUE CHEGOU A BRASÍLIA...

(foto: autor desconhecido, circulando via redes sociais)


O PR-SDT DA SIDERAL JÁ ESTÁ PINTADO COM AS CORES E LOGO DOS CORREIOS, LÁ EM CURITIBA




(Em respeito ao direito autoral, sabemos quem o fotografou e postou na internet e recebemos autorização para publicá-la mas não seu nome, conforme solicitado.)

(O sigilo da fonte é garantido pelo Constituição Federal!)




NÃO É BEM ASSIM

 

"... como falamos, como escrevemos,


como publicamos, como digitamos..."


Pérolas, deslizes e outros erros que

 acontecem por aí


(Em substituição ao "Pérolas Voadoras")

* * * * * 

Vamos aos destaques de hoje!!! Sempre com a intenção de observar para ensinar!!!


"Ao tocar a pista, os pilotos receberam as instruções para onde deveriam levar o avião. Após repetir emocionado no rádio o comando da torre de controle (procedimento que serve para constatar que tudo o que foi dito foi compreendido adequadamente), o piloto diz :'AeroITA 5339, adeus!'."

(Fonte: Todos a Bordo, 23 de dezembro de 2021)

O próprio nome já diz: a Torre de CONTROLE não comanda nada, seus controladores orientam, instruem os pilotos.


Para comprovar: (Fonte: https://www2.anac.gov.br/anacpedia/por-por/tr2358.htm)

torre de controle

Definição1
Órgão estabelecido para proporcionar as três modalidades dos serviços de tráfego aéreo aos vôos (sic) VFR dentro de uma zona de aeródromo, bem como para orientar o tráfego de pessoas e veículos que se deslocam na área útil.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)



* * * * *

"O avião é este aqui, modelo B4. (...) De acordo com o corpo de bombeiros, que foi acionado por volta das quatro da manhã, o helicóptero ficou parcialmente destruído, principalmente cabine e hélices."

(Fonte: Jornal Hoje, 24 de janeiro de 2022)

A foto da aeronave é esta:

(crédito: TV Globo)

E a aeronave é um Eurocopter EC 130 B4 (matrícula PR-HVB) que NÃO é um "avião" e nem possui "hélices" mas rotores e pás dos rotores.

Para comprovar: (Fonte: https://www2.anac.gov.br/anacpedia/por-por/tr76.htm)

helicóptero

Definição1
Helicóptero significa uma aeronave de asa rotativa que depende principalmente de seus rotores, movidos a motor, para deslocamentos horizontais.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Brasília, 2008. Disponível em : . Acesso em: 17 fev. 2011.
Definição2
Aeronave de asas rotativas cuja sustentação provém de um ou mais rotores acionados por motores.
Fonte2
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço – vocabulário – parte 1 – aeronaves. Rio de Janeiro, 2011.

* * * * *

Colaboração (a pessoa prefere não se identificar):

Pérola do dia de um cliente ao passar o código da reserva por telefone para a cia aérea: "H de óculos"

👓👓👓👓👓 ...


QUIZZ !!!


O que tem de errado nestas duas imagens?




(Fonte: TV Globo)

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

NOTÍCIAS CAIXA PRETA

  

SIM! JÁ SAIU O VENCEDOR DO QUIZ E GANHADOR DO BRINDE DA LIVE DE HOJE!!! (e adivinhem quem é?!)






Parabéns ao Laurence!






Sim! Ele ganhou de novo! 
Pois ele arrisca e participa! 
Assista à próxima Live ao vivo para concorrer também ao brinde ou presente!

E esta foi a resposta do Quiz de hoje: 







Não assistiu à Live? Não sabe qual era o brinde? Não sabe como poderia participar? E, muito menos, nem sabe que em TODAS as Lives haverá brindes ou presentes? 

Assista, dê seu LIKE e se inscreva no canal!


Toda quarta-feira às 18h30 nova Live no Canal Solange Airways!
(Excepcionalmente, nesta semana foi na quinta-feira por problemas técnicos)

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

NOTÍCIAS CAIXA PRETA

 Nesta quinta-feira, no Canal Solange Airways!


Por problemas técnicos a "Live" não pôde ser transmitida
nesta quarta-feira dia 19.
Aguardo todos vocês nesta quinta-feira dia 20 de janeiro, às 18 h
 (hora exata) ! Obrigada!







E tem novidade!!!

VEM AÍ


Divulgue o link do seu vídeo preferido do Canal Solange Airways e ajude o entrevistado ou entrevistada a ser listado no Hall da Fama, todo final de mês! E ele ou ela será convidado a retornar à Live para nova entrevista e colocar um material exclusivo aqui no Blog!

Vídeos muito fáceis para localizar no Youtube: 
busque como "Voo 123 - Decolagem" + um número de UM a DOZE !

Exemplo:

Se vc digitar na busca do Youtube "voo 123 decolagem onze "

Aparecerá em primeiro lugar este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=REZ-xTPeARI

Vamos interagir sempre! 

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Plantão Caixa Preta

DENÚNCIA EXCLUSIVA

NÃO BOTE A CULPA SÓ NA VARIANTE ÔMICRON PELO AUMENTO DOS CASOS DE COVID-19 NO MUNDO...

... e, muito menos, a culpe pelo aumento de casos de pessoas "supostamente vacinadas" com sintomas mais sérios após terem se infectado desde que ela foi identificada.

Fontes das próprias cias. aéreas (nacionais e estrangeiras) operando no Brasil e que, obviamente, não podem se identificar, AFIRMAM

algumas empresas aéreas onde:

1) Alguns funcionários compram certificados de vacinas falsos para não serem demitidos pelas companhias que exigem o certificado de vacinação contra a doença;

E/OU

2) E não há, em algumas cias. aéreas, cobrança/exigência de apresentação do certificado de vacinação de seus funcionários. Assim, elas permitem que todos (vacinados ou não) continuem trabalhando.


Resultado: Se isso estiver mesmo acontecendo como os comentários afirmam, passageiros e outros tripulantes voando de lá pra cá estão com exposição maior ao risco de contágio.

Esse tipo de desrespeito pode acontecer em todos os lugares, com todos as categorias de serviços mas, no caso das cias. aéreas, que transportam pessoas para lugares bem distantes de suas origens, o risco é muito maior.


Essa é uma denúncia muito séria. Cabe a quem tiver o poder de fiscalizar, assim o fazer e descobrir as falhas.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

NOTÍCIAS CAIXA PRETA

 ROSVALMIR AFONSO DELAGASSA ENVIOU UMA FOTO COM SEU PRÊMIO, RECEBIDO  LÁ EM PORTUGAL!


Ele respondeu corretamente ao quiz da Live do

Canal Solange Airways

do último dia 20 de outubro. 






Envie você também foto com seu brinde, caso você já tenha ganhado e recebido!


quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

NOTÍCIAS CAIXA PRETA

EXCLUSIVO 


RIO-GALEÃO COBRA UM MILHÃO

DA ITA

(por Solange Galante)

Após tornar a vida dos passageiros um inferno, a ITA (Itapemirim Transportes Aéreos) também vive seu inferno particular.

A concessionária Rio-Galeão, administradora do aeroporto Antônio Carlos Jobim, cobra exatos R$ 1.287.414,36 da aérea que parou de voar em dezembro – supostamente para passar por reestruturação – por repasse de tarifa de embarque.



E não fica só nisso.

Quando deixou os passageiros no chão, Sidnei Piva, presidente do Grupo Itapemirim, alegou que a empresa Orbital "teria retirado seus funcionários do aeroporto abruptamente" e que, por isso, a companhia aérea não pôde atender os clientes e teve que suspender operações.

A Orbital é uma ESATA (Empresa de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo) e, como tal, providencia escadas para embarque (em aeroportos ou posições no pátio onde não há fingers para conexão à aeronave), bem como push-back e outros importantes serviços. Acontece que, desde a véspera de Natal a própria Orbital cobra mais de R$ 6,4 milhões da ITA por quebra de contrato de prestação de serviços. 



Ou seja, só essas duas empresas – com certeza há outras – revindicam quase oito milhões de uma empresa que não vai ter créditos tão cedo, se os tiver um dia, já que a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC – por meio de medida cautelar expedida no último dia 07/01, proibiu a ITA de retomar a venda de passagens aéreas.

Conforme trechos do release expedido pela Agência:

"A decisão vigorará enquanto a empresa não demonstrar o cumprimento de ações corretivas como reacomodação de passageiros, reembolso integral da passagem aérea aos consumidores que optaram por esta alternativa e resposta aos passageiros sobre todas as reclamações registradas na plataforma Consumidor.gov.br, inclusive aquelas cujo prazo de 10 dias tenha sido descumprido pela empresa."A nova decisão da Agência soma-se à suspensão do Certificado de Operador Aéreo (COA) e à imediata suspensão da venda de passagens, adotadas pela ANAC em 17 de dezembro, data em que a Itapemirim anunciou a interrupção de suas operações. A nova medida cautelar aplicada à empresa decorre das ações permanentes de fiscalização em âmbito coletivo exercidas pela ANAC e só será revogada após comprovação do cumprimento integral de todas as obrigações estabelecidas na Resolução ANAC nº 400/2016 (clique no link para acessar)."

Enfim, foi mais uma companhia que vendeu ilusões de serviço diferenciado, respeito ao cliente, nova opção para viajantes e até mesmo emprego, para milhares de pessoas, inclusive com o apoio de agências de turismo, canais e sites especializados e pessoas que queiram se beneficiar com um castelo que, tudo indicava e só os mais inexperientes não percebiam, era de areia.
 

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

NOTÍCIAS CAIXA PRETA

 

SIM! JÁ SAIU O VENCEDOR DO QUIZ E GANHADOR DO BRINDE DA LIVE DE HOJE!!!






Parabéns ao Laurence!






Sim! Ele ganhou de novo! 
Pois ele arrisca e participa! 

Participe você também da próxima Live respondendo ao Quiz


Esta foi a resposta do Quiz de hoje: 





Não assistiu à Live? Não sabe qual era o brinde? Não sabe como poderia participar? E, muito menos, nem sabe que em TODAS as Lives haverá brindes ou presentes? 

Assista, dê seu LIKE e se inscreva no canal!


Toda quarta-feira às 18h30 nova Live no Canal Solange Airways!

sábado, 8 de janeiro de 2022

NOTÍCIAS CAIXA PRETA

 Quarta-feira, 12 de janeiro, no

Canal Solange Airways!!! 😍




terça-feira, 4 de janeiro de 2022

***Colaboração***

ACIDENTE QUASE CONSUMADO?


Nossa leitora, a cmte. Teresa Parnesenviou o link de uma notícia da Jovem Pan News de 15 de dezembro passado (https://www.youtube.com/watch?v=qL_b8X30UcY), do qual tirei esta foto:


Hoje, 4 de janeiro, esse link está como privado no Youtube (não está mais público).

Transcrição de parte do áudio da reportagem:

"Uma controladora de tráfego aéreo evitou que duas aeronaves pudessem ficar em uma distância perigosa e até mesmo em rota de colisão no aeroporto de Congonhas, em São Paulo (...) Um Airbus da Latam (...) se preparava para a aterrissagem quando o piloto comunicou que a aproximação não estava estabilizada e precisaria arremeter. Imediatamente, a controladora da Torre ordenou que um Boeing da Gol, que já corria na pista abortasse o procedimento." 

Opinião de nossa colaboradora:

"Olha o sensacionalismo dessa reportagem. É um procedimento que está previsto a gente treinar... É preciso tomar muito cuidado com o que se fala para não assustar os passageiros."

Minha análise:

O problema está no título (manchete). Conforme a transcrição acima do áudio da reportagem, ela evitou uma proximidade excessiva, mas em momento algum a chance de acidente era real, pois muitos fatores estão envolvidos para se consumar um acidente de fato. O repórter explicou direitinho, mas, o título...
De qualquer maneira, a reportagem mostra a perfeita coordenação entre todos os atores, da Latam, da Gol e do Controle e a segurança de voo resultante dessa coordenação.

No site da JP ainda tem a seguinte notícia, sobre o mesmo ocorrido:

Ação de controladora de tráfego aéreo evita tragédia em Congonhas


Transcrição do "olho" (complemento do título), legenda de foto e parte do texto da reportagem:

Presidente do Fórum Brasileiro para o Desenvolvimento da Aviação Civil destaca que ocorrido prova que voar no país é muito seguro

Controladora impediu que duas aeronaves pudessem ficar em uma distância perigosa e até mesmo entrar em rota de colisão

Uma controladora de tráfego aéreo evitou que duas aeronaves pudessem ficar em uma distância perigosa e até mesmo em rota de colisão no aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do país, em São Paulo.

Minha análise:

Mais uma vez, o problema está na manchete (que chama mais a atenção, por estar em letras maiores e na abertura). Conforme o texto, a controladora evitou uma proximidade excessiva. Apesar da reportagem mostrar a perfeita coordenação entre as tripulações da Latam, da Gol e do Controle de Tráfego Aéreo, como Teresa Parnes, comandante com décadas de experiência em várias empresas aéreas e estudiosa de segurança de voo observou, o sensacionalismo assusta os passageiros. E, eu acrescento, cria uma imagem negativa da aviação comercial.

Agradeço a comandante pela colaboração.! Colabore você também!!! 

=====================================================================

ELVIS TINHA BANDEIRANTE?


Nossos leitores gaúchos, Fábio Luís Fonseca e Fernando Valduga provavelmente quase caíram da cadeira diante do texto abaixo, publicado no dia 22 de dezembro de 2021:






Muita calma nessa hora...

Vamos por partes...

Pela foto esse avião é, sem dúvida alguma, um Embraer 110 Bandeirante. Mas está escrito no texto:

"O avião é um dos atrativos por ser igual ao modelo utilizado por Elvis Presley, conhecido por ele por ser o Lisa Marie."

Segundo apuramos em algumas fontes, O ídolo do rock teve, entre outros, próprios ou alugados, os seguintes aviões (abaixo, os mais famosos de sua propriedade):

Um Gulfstream II (N8000J) 
Um Dassault Falcon 20 (N368EJ)
Um Lockheed Jetstar (N440RM) que ganhou o nome "Hound Dog" (Cão de Caça)
Outro Lockheed Jetstar (N777EP) que passou a ser o "Hound Dog II"
E um Convair 880 (N880EP), jato que voou na Delta Air Lines e ganhou o nome da filha do artista, "Lisa Marie".

E

NÃO consta nenhum Bandeirante.
E um Bandeirante é muuuito diferente de um Convair 880 (como o Lisa Marie). Vide abaixo:

O avião da foto da matéria:


O verdadeiro Lisa Marie:




"O modelo NHT PR-CRX foi fabricado pela Fraport."

Ai... que salada...

NHT não foi um "modelo" de avião, mas sim uma empresa aérea brasileira regional com sede em Porto Alegre (RS) que operou entre 2006 e 2013 e NUNCA operou o avião Bandeirante.

PR-CRX também não foi um "modelo" de avião mas sim a matrícula de um dos aviões da NHT, um Let 410 UVP, conforme foto abaixo, de Juliano Damásio (Jaka):



Fraport não é fabricante de aeronaves. É a administradora do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre (RS), subsidiária da Fraport alemã.


"Trata-se de uma aeronave de 1991 e que chegou ao Brasil em 2003 para ser operada por outra empresa, a Cruiser."

Tudo correto!!! Bem como a continuidade do texto!

Mas sobre o PR-CRX da NHT, NADA a ver com o avião da matéria...


"O jatinho vai ser restaurado para integrar..."

Um avião turbo-hélice, como é o caso do Bandeirante, normalmente não é chamado de "jatinho". de qualquer maneira, certamente o repórter confundiu-o com os verdadeiros aviões de Elvis Presley preservados nos EUA, especialmente o JetStar "Hound Dog II".

Resultando de uma apuração deficiente, a matéria  partiu de um arremate de leilão promovido pela Fraport para dar fim a duas aeronaves abandonadas em sua área, sendo uma delas o citado PR-CRX e, outra, um Bandeirante PT-WBG, que pertencia a uma táxi aéreo que é a real aeronave da matéria que foi para um complexo turístico – que também terá um Museu dedicado a Elvis Presley. 


(Foto: Pestana Leilões)


O jornal digital GZH publicou, dias depois, errata:




Óbvio que antes da correção o texto foi alvo de muitas piadas na internet. Alguns dos comentários estão abaixo.

"Eu nunca vi tamanha quantidade de desinformação em tão poucas linhas!!! LAMENTÁVEL!!!"

"Não consigo encontrar palavras para tamanha asneira..."

"Como faz pra desver?"


"Elvis não morreu e voa de Bandeco pelo Brasil."


"😱😱 ao menos promoveram o nosso Bandeirante a um jato! 😂😂"

"O pior é quem pagou pela matéria, também não deve saber nada"

"Rapaaaaz... 😮 e isso porque hoje tem internet para dar uma averiguada nas informações"

E o comentário mais importante:

"E é através desses meios de comunicação que eles INFORMAM a sociedade, imagina o que não aceitamos como verdades de assuntos que não entendemos?"



O objetivo do jornalismo não é ser motivo de chacota, portanto...

Agradeço ao Fábio e ao Fernando pela colaboração.! Colabore você também e nos ajude a incentivar um jornalismo de qualidade sobre nossa querida aviação!!! 

=========================================================