28 de dezembro de 2012
RETROSPECTIVA 2012
Dezembro
é o mês das tradicionais retrospectivas, nas revistas, jornais, rádio, TV,
internet... Este Blog, que está no ar desde janeiro passado, também relembra os
destaques do ano na aviação aqui publicados.
Janeiro: Caixa Preta entrou no ar com a mesma
tradição da coluna que circulou por diversos sites, entre eles o Airpoint e o
Rota Aérea, extintos por motivos diferentes, mas, agora, com a interatividade
como novidade. O espaço também antecipa a publicação de minhas reportagens nas
principais revistas de aviação do Brasil.. Os “Plantões” trazem, ainda,
notícias quentinhas da aviação, algumas das quais justamente as que passam
despercebidas da grande imprensa.
Passados
tantos meses desde que flagrei infiltrações de água no Galeão, comprovo, hoje
que o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro continua com instalações muito
aquém das necessárias para um país que sediará a Copa do Mundo e as Olimpíadas
e, mais do que isso, um país que tem a cada dia mais e mais pessoas querendo
voar.
Enquanto
isso, foi dada a largada para os leilões de sucatas e mais materiais da Vasp
que estavam em Congonhas, mas recentemente a Justiça Federal revogou a falência
da empresa aérea e os últimos leilões foram adiados por tempo indeterminado,
prejudicando principalmente os credores..
Fevereiro: Falando em Vasp, a primeira aeronave
inteira da companhia foi enfim leiloada e seguiu para Araraquara, no interior
paulista. Hoje, você sabe, e somente pelo nosso Blog, que ela foi alugada por
uma produtora para gravar cenas para a série Catástrofes Aéreas do Discovery
Channel América Latina!
Março e Abril: A empresa regional Abaeté, de
Salvador, deixou de operar regularmente, mostrando as dificuldades que esse
setor enfrenta em algumas regiões do país. Enquanto isso, antes de passar pela FIDAE,
no Chile, o super avião Airbus A380 fez uma parada em São Paulo; A própria FIDAE,
que terminou no dia primeiro de abril, foi novamente um sucesso e exibiu a
maior estrela da Boeing, o 787 Dreamliner, entre outras atrações.
Maio: Desaparecem os últimos aviões da
Vasp em Congonhas, inclusive dois Airbus A300;
Junho: Enquanto nossos aeroportos vão de
mal a pior, o governo brasileiro financia a expansão do Aeroporto Internacional
Tamale... em Ghana!!! É mole???
Julho: Caças da FAB destroem todos os
vidros do Supremo Tribunal Federal mas, lá do lado, o Conselho Nacional de
Justiça prossegue com o Programa Espaço Livre, tendo já eliminado boa parte das
sucatas aéreas dos aeroportos brasileiros.
O
Memorial 17 de Julho foi inaugurado, do lado de Congonhas, para que ninguém se esqueça
das lições do maior acidente aéreo já ocorrido no Brasil com uma aeronave de
matrícula brasileira.
Agosto: Acontece mais uma edição da segunda
maior feira de aviação do mundo, a LABACE, em São Paulo.
Setembro: O Dr. Marlos Melek deixou o Conselho
Nacional de Justiça e fica a expectiva para a continuidade dos trabalhos para
livrar da maneira mais digna possível nossos aeroportos das sucatas de aviões
comerciais ou os apreendidos do tráfico de drogas.
Outubro: O mês da Semana da Asa foi novamente
de muita comemoração mas os problemas de nossos aeroportos e aviação em geral
prosseguem...
Estreia
de Águias da Cidade e Catástrofes Aéreas América Latina, no Discovery Channel.
Novembro: O Jornal da Tarde, que incentivou
muito o noticiário sério sobre aviação principalmente na década de 1980, deixou
de circular em São Paulo.
Dezembro: O ano que termina foi marcado, do
início ao fim, com Anac, Infraero e nossas principais companhias aéreas na
berlinda, e não por boas razões... E que venha o último ano antes da Copa do
Mundo de Futebol!!!
==================================================================
MAIOR EMPRESA
AERONÁUTICA BRASILEIRA
DEIXA JORNALISTAS A VER
NAVIOS
Tradicionalmente,
há cerca de uma década, o almoço de confraternização de fim de ano de nossa
maior fabricante de aeronaves sempre foi o único evento do ano que conseguia
reunir praticamente 100% dos jornalistas que cobrem aviação no Brasil, de todas
as mídias. Nem é pela comida ou pelos restaurantes luxuosos selecionados para
tal festa, mas pela interação entre colegas e funcionários da empresa que tanto
orgulha o Brasil.
Em
2012, porém, foi diferente: a maioria dos jornalistas ficou de fora mas soube
que ocorreu um evento bem menor, para alguns pouquíssimos profissionais e, como
todos se conhecem – os que foram convidados e os que não foram – o clima ficou
muito desconfortável entre eles. O consenso, especialmente entre os não-
convidados é de que deve estar faltando dinheiro na empresa, só isso
justificaria tal indelicadeza. Observa-se que em eventos menos expressivos da
empresa (por exemplo, entrega de algum avião para alguma empresa pequena da
África) durante o ano, praticamente implora-se a presença dos mesmos
jornalistas barrados no baile, para fazer número, encher o hangar na hora da
foto...
Não
tem problema: os concorrentes continuam prestigiando a imprensa brasileira!!!
=================================================================
PRESENCIAMOS A BORDO
Comissário
Diógenes Diogo em voo da Azul, durante speech para passageiros:
“Pessoal,
por gentileza, uma salva de palmas bem forte para o comissário que está no
corredor e está fazendo palhaçada para eu rir...” (e o comissário Anderson
ganhou sua salva de palmas!)
========================================================
LUFTHANSA
CARGO EM MANAUS
No dia 10 de
dezembro passado estive no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na capital
amazonense, acompanhando a escala de um dos voos da Lufthansa Cargo, proveniente
de Viracopos (SP) e seguindo depois para Quito (Equador) e Bogotá (Colômbia) antes
de cruzar o Atlântico para Frankfurt (Alemanha). Algumas das fotos estão a seguir.
=========================================================
“NOSSAS PRINCIPAIS SEÇÕES”
CAIXA PRETA DE CAMÕES
“Na Copa do Mundo,
além do fluxo da aviação comercial, ainda teremos as aeronaves executivas que viram
pra cá.”
Sim, pensamos no FUTURO, então o correto é VIRÃO.
===================================================================
DIRETAMENTE DOS NOSSOS
“ARCHIVOS”
A visita da Escola Superior de
Guerra às instalações da área industrial da Varig no Aeroporto Internacional do
Rio de Janeiro em 1984 gerou uma encadernação com fotos e texto a respeito do
grande hangar que hoje é usado pela TAP Manutenção e Engenharia. Selecionamos as
fotos e algumas páginas do texto interno e ilustrações para nossos leitores
conhecerem esse trabalho.
NOSSA NADA MODESTA COLEÇÃO DE PÉROLAS
VOADORAS
(Erros da imprensa que capturamos por aí. Vamos contar os pecados, mas
vamos manter sigilo dos pecadores. A não ser que eles façam questão em ser ser
divulgados, né?)
(Erros da imprensa que capturamos por aí. Vamos contar os pecados, mas
vamos manter sigilo dos pecadores. A não ser que eles façam questão em ser ser
divulgados, né?)
A Pérola da imprensa especializada em março
de 2008 (revista 2)
“Curiosamente,
o primeiro operador do F-100 no Brasil
foi a regional TABA (Transportes Aéreos da Bacia Amazônica), que voou com
dois jatos no início dos anos 1990. Estes aviões (prefixos PT-MCN e PT-COM) foram devolvidos ao fabricante
(...).”
Na verdade, a TABA recebeu seus dois Fokker 100 apenas em 1993
(respectivamente em 06/07 e 03/12), sendo que a TAM recebeu antes seus
primeiros PT-MRA e PT-MRB (respectivamente em 28 e 29/09/1990). Também a
matrícula (matrícula é o nome correto, não “prefixo”) correta do segundo F-100
da TABA é PT-MCO.
A Pérola da imprensa especializada em março
de 2009 (revista 2)
“O
Boeing perdeu quase sete metros da asa esquerda durante o choque e entrou em
parafuso numa altitude
irreversível.”
Aqui, referindo-se ao choque do Legacy contra o Boeing
da Gol em 2006, o correto nesta legenda é “atitude” e não “altitude” como aliás, está escrito
correto no texto.
A Pérola da imprensa especializada em abril
de 2010 (revista 2)
“No ano
em que a Força Aérea Chilena comemorou 200
anos de existência (...).”
Tá certo, a FACh é bem mais antiga que a FAB mas
completou “só” 100 anos, ainda não chegou aos 200...”
A Pérola da imprensa especializada em outubro
de 2010 (revista 2)
“A NHT
atua na região Sul, a Sol no interior
paulista e no Oeste do Paraná(...)”
Na verdade, a Sol Linhas Aéreas, regional paranaense, nunca voou para
o interior de São Paulo.
A Pérola da imprensa especializada em novembro
de 2010 (revista 4)
“Como
curiosidade, quem leva o prêmio de ‘Hulk Avis Rara’ certamente é o Yak 42 do Clube Náutico Água Limpa,
estacionado há quase dez anos em um canto afastado do aeroporto de Ribeirão
Preto”
O citado avião, na verdade, é um Yak 40. Como foi
escrito corretamente em uma legenda do mesmo texto.
A Pérola da imprensa especializada em
novembro de 2011 (revista 1)
“Alguns
aviões de Congonhas ainda têm poltronas, cintos de segurança, itens de comissária e instrumentos.”
“Comissaria” e “comissária” são duas coisas complementares mas diferentes. “Comissária”, com acento, é a famosa aeromoça
(comissária de vôo é o nome oficial da profissão). Já “comissaria” – sem acento – pode ser a tradução para
“catering”, que é o serviço prestado por empresas que fornecem refeições para
os voos e também se refere ao itens usados para tal, fornecidos justamente
pelas “caterings” ou de propriedade da própria empresa aérea quais sejam
talheres, louças, copos, bandejas e mesmo os carrinhos usados para o
fornecimento das refeições aos passageiros. No caso, claro que não era
referência aos objetos pessoais da “comissária”...
A Pérola da imprensa especializada em outubro
de 2012 (revista 1)
“A NHT
atualmente opera voos em Congonhas (SP) aos
finais de semana.”
Pelo contrário, os voos entre São Paulo e Curitiba
(ida e volta), que é a rota única em Congonhas, são somente de segunda à sexta-feira.
A Pérola da imprensa especializada em outubro
de 2012 (revista 1)
“A
ponte aérea tem história e ela começa em 1959. (...) Assim, foi criada
oficialmente, em 6 de julho de 1969
(...)”
A Ponte Aérea Rio-São Paulo foi criada mesmo em 1959. Na frase
em cima, além do erro, total desatenção do redator, que escreveu errado sem
perceber que já tinha começado certo o texto.
---------------------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO!
Todos os textos e fotos postados neste Blog estão protegidos
pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, a Lei de Direitos Autorias. Não use
sem autorização dos autores.
Veja o texto da Lei em:
http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2008/02/lei_9610-direito-autoral.pdf
***Participe também de Caixa Preta
enviando seus
comentários, elogios, críticas
etc.***