segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Plantão Caixa Preta

OLHA O PUXADINHOOOOOOOOOOOOO!!!

Mais uma obra em aeroporto que provavelmente será permanente, como aconteceu em Guarulhos.


(FONTE: Folha de S. Paulo : http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/01/1400028-na-copa-aeroporto-do-ceara-podera-ter-terminal-de-lona.shtml)

Na Copa, aeroporto do Ceará poderá ter terminal de lona



Por causa dos atrasos nas obras de ampliação do aeroporto de Fortaleza, o governo federal trabalha com a possibilidade de fazer um terminal provisório de passageiros para a Copa do Mundo no local.
Com apenas 25,9% das obras concluídas até dezembro, o caso cearense é o mais grave para o governo.
A Copa começa no dia 12 de junho. Salvador e Cuiabá também têm atrasos que estão preocupando Brasília.

Editoria de Arte/Folhapress
Segundo o ministro Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, o consórcio responsável pelas obras no aeroporto de Fortaleza "visivelmente não tem condições" de entregá-las no prazo.
"Constatei um atraso excessivo. A opção agora é construir alternativas." O status das obras, diz, é "crítico".
O plano B em estudo é erguer um terminal provisório, chamado pela Infraero de MOP (Módulo Operacional), estrutura pré-fabricada, com forro de lona e climatizado, para dar conta da demanda. eles ja foram construídos em Guarulhos (terminal 4) e Florianópolis, entre outros.
As outras opções, consideradas menos prováveis pelo governo, são dar continuidade às obras com outra empresa ou pressionar o consórcio atual a cumprir os prazos.
"Se fico satisfeito? Claro que não", disse Moreira Franco, sobre o constrangimento causado pelos atrasos às vésperas da Copa do Mundo.
O martelo será batido hoje, em visita de Moreira Franco ao Ceará. Representantes da Anac e da Infraero também estarão no local.
O aeroporto de Fortaleza tem capacidade para 6,2 milhões de passageiros por ano. A demanda prevista para este ano é de 6,8 milhões de passageiros/ano, segundo a Infraero, que gere o terminal.
As obras para a Copa pretendiam elevar a capacidade do terminal para 8,6 milhões por ano, o que atenderia à demanda. Segundo o Portal da Transparência do governo, a obra custará R$ 383,8 milhões -dos quais apenas 10% haviam sido executados.
ATRASOS
Mas o projeto atrasou ao menos oito meses: o plano inicial da Infraero era começar as obras em outubro de 2011; o início só ocorreu em junho do ano seguinte.
O último prazo de entrega, segundo a estatal, era março deste ano.
Os problemas com a execução fizeram a Infraero aplicar duas multas ao consórcio CPM Novo Fortaleza, formado pelas empresas Consbem, Paulo Octávio e MPE, no valor total de R$ 1,140 milhão.
A estatal disse estar adotando "as medidas legais cabíveis em contrato" e que está monitorando o consórcio para cumprir o cronograma.
A Folha conseguiu contato com a MPE, uma das integrantes do consórcio de Fortaleza. Segundo a empresa, a responsável pelas obras é a Consbem. A reportagem não encontrou o diretor da Consbem responsável pelas obras.
Ao ser questionado sobre as construções em curso no aeroporto de Cuiabá, onde também cogitou-se os terminais de lona, o ministro Moreira Franco descartou, em princípio, a construção de terminais provisórios na capital de Mato Grosso.
"A hipótese [do terminal provisório] é Fortaleza." Em Cuiabá, 40% das obras estavam prontas em 30 de novembro, segundo a Infraero.




4 comentários:

  1. Oi Solange. Queria que vc me aceitasse no seu face, pois queria comentar suas publicações. Aceita lá: cleverson natiely borges

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Cleverson

    Seu nome não me é estranho mas não lembro de você. No Face só aceito pessoas que eu já conhecia pessoalmente ou amigos "virtuais" de mais de uma década. Caso tenha me conhecido pessoalmente em algum momento, poderia me relembrar? Continuo à disposição aqui no Blog. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Moro em curitiba. Espero que em algum evento, ou no caso de uma matéria que você esteja por perto, nós possamos nos conhecer. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Ok, Cleverson. Sempre à disposição. Grande abraço.

    ResponderExcluir